GS500 x Fazer250

15 Nov 2007 15:27 #1 por vegasus
GS500 x Fazer250 foi criado por vegasus
Olá pessoal, aceitando a ideia do Jujuba vou fazer um relato pessoal comparando as duas motos que tenho atualmente, a minha FAZER 07/07 e minha GS500 07/08.
Bom, pra começar, ambas saem de fabrica com um manual, e nele diz que nos primeiros quilometros a moto tem de ter sua rotação limitada a um valor especificado para que ocorra o correto amaciamento.
Na Fazer entre 0 e 150 quilometros o recomendado é não exceder 5000rpm, nesta rotação consegui chegar a velocidade de 85~90km/h.
Na GS entre 0 e 800 quilometros o recomendado é não exceder 5500 rpm, nesta rotação consegui chegar a velocidade de 115~120km/h.
Ai já deu pra ver a grande diferença entre elas.
A Fazer continua seu amaciamento com as seguintes recomendações:
De 150 a 500 quilometros, não exceder 6000 rpm.
De 500 a 1000 quilometros, não exceder 7500 rpm.
Apos 1000 quilometros não operar com a motocicleta na faixa vermelha, que se inicia a 10.000rpm. Bom, a 7500rpm da pra chegar a 115~120Km/h. Ou seja o mesmo que a gs na sua primeira etapa de amaciamento. Porem a Fazer não cresce muito mais que isso não, pois a 8500~9000 rpm já se está na sua rotação de potencia maxima e a velocidade chega a uns 145~150Km/h, no maximo (isso no painel). Porem acima de 120~130km/h a Fazer começa a passar uma certa insegurança devido a falta de peso, ela fica leve pra velocidades acima de 130, mas ainda da pra crescer mais, porem acima de 140 essa sensação almenta pra caramba. Na gs ja vi que isso não ira acontecer tão cedo pois a 120 tenho mais estabilidade que na Fazer a 80. Como ainda to amaciando a GS não tenho mais o que comparar, tb porque rodei muito pouco (50 quilometros até agora) quando tiver chegado em pelo menos 100 comparo as curvas e freios, pois por enquanto minhas pastilhas estão se acentando e a cera dos pneus novos esta saindo. Até mais. Abraços

Sozinho vou mais rapido, com vcs vou mais longe.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Nov 2007 15:48 #2 por vegasus
Respondido por vegasus no tópico GS500 x Fazer250
A, sobre a posição de pilotagem, ambas são quase identicas, porem tive a sensação de que a fazer é mais alta.
Os bancos de ambas trazem um otimo conforto. Minha esposa disse que achou o banco duro, porem lembrei a ela que ela tb achava o banco da Fazer duro logo apos a troca da minha Yes pela Fazer. E depois passou a achar ele confortavel. Então disse que com certeza o banco vai amaciar um pouquinho.
Não gostei das pedaleiras da GS (dianteiras e traseiras) Sinceremente, prefiro as da Fazer, mas depois resolvo isso.
Quase não senti falta da injeção na GS, o resto da moto compensa isso.
Abraços e até mais.

Sozinho vou mais rapido, com vcs vou mais longe.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Nov 2007 18:23 #3 por Donato
Respondido por Donato no tópico GS500 x Fazer250
vagasus, parabens mano! Vc tem otimo gosto para motos!

*THIAGO DONATO

*João Pessoa - PB



EX: FZ250cc

EX: Bros125cc

EX: XTZ 125CC

EX: H6 PRETA



ATUAL: sem moto.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Nov 2007 19:41 #4 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico GS500 x Fazer250
Interessante relato, pois vem de alguém que está com as duas máquinas em mãos e está sendo sincero em apontar qualidades e defeitos de ambas, sendo portando imparcial.
Sobre vc falar que sente a GS mais na mão a velocidades superiores, além do peso extra da 500, acho que as suspensões da Suzy são mais apropriadas para velocidades maiores. Os pneus da GS são quais? O da CB 500 sei que é de medida 130/80-17 na traseira e da GS?
Mesmo estando as pastilhas novas de sua moto, como vc sentiu a frenagem? É potente? O pessoal repara bem na moto nas ruas??rs

Conforme vc for andando e amaciando, venha contar passo a passo tudo. Tenho certeza que muita gente está atenta a seus comentários para subir de degrau.

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Nov 2007 19:57 #5 por vegasus
Respondido por vegasus no tópico GS500 x Fazer250
Donato, obrigado.
Jujuba, os pneus da GS são 110 na dianteira e 130/70-17. Ou seja, tem o perfil traseiro mais baixo que na cb 500. Sobre as frenagens, o freio dianteiro é show, melhor que o da Fazer. Porem o traseiro ta precisando regular pois está estremamente baixo. Amanhã vou dar uma ida na Suzuki pra regular a altura do freio e almentar uma casa na regulagem da suspensão traseira. Pra quem quer saber ela vem com 7 regulagens diferentes. Sendo da mais macia para mais dura em ordem numerica crescente. Ela sai de fabrica com a regulagem de numero 4, estarei passando ela para a de numero 5. Não por instabilidade mas porque peso 96 quilos ai quando junta mais os 50 da patroa a moto abaixa um tiquinho. Não vou estranhar se endurecer ela pois na minha Fazer sempre usei a ultima regulagem. Isso pq um dia eu tinha de levar minha mãe na casa da minha vó e ela pesa 85
Ou seja 96+85=181.
E a moto só comporta 164.
Depois acabei deixando a regulagem desse jeito.
Inclusive, por curiosidade, a GS tem carga maxima de 190 quilos, segundo o manual.
Sim, muita gente repara ela, só que na Fazer carenada o pessoal olhava e respeitava mais. Mas td bem, em breve ela será carenada tb.
Amanhã falo pra vcs como ficou o freio e a suspensão com as novas regulagens.
Abraço

Sozinho vou mais rapido, com vcs vou mais longe.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Nov 2007 20:09 #6 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico GS500 x Fazer250
O curioso é que a GS mesmo tendo o dobro da potência da Twister ou Fazer, tem pneus de mesma medida. Isto mostra que os fabricantes de motos estão carregando beeeem na maquiagem das motos, mais preocupados em passar uma certa imagem de moto maior,(vide a Comet que tem pneus de medida 150 na tras.). Na Europa a CBF 500 que usa a mesma base mecanica da CB 500, usa pneus de largura 160 na traseira.

No caso os pneus originais da GS 500, mostra como deve ser barata sua manutenção. Excelente motocicleta para o mercado lisarbiano, onde tudo é caro. Com certeza os proprietários da GS não irão se endividar como os proprietários de Bandit e Hornet e terem de por isto vender suas motos prematuramente quando se tem de fazer algumas manutenções cotidianas, como por exemplo troca de pneus ou algum tombo parado da moto.
Vejo neste forum, vários motociclistas sainda de uma 250 e indo para uma Hornet, sem muitas vezes se darem conta do preço do seguro da 600cc e tão pouco do alto preço de manutenção de uma moto 4 em linha.Jujuba39401,9320833333

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Nov 2007 20:19 #7 por vegasus
Respondido por vegasus no tópico GS500 x Fazer250
Sim, embora eu gostaria de ter um 150 na traseira. Ou um 140, só que não existe pneu 140/70-17. Poderia ter um 150/60-17, pois como seria /60 o diametro e o peso não almentariam pois ele tem o perfil mais baixo. Mas não vou pensar nisso agora. Alem do que os pneus são brigstone e não pireli. Então se eu for colocar o traseiro mais largo teria de trocar o dianteiro, pois o tite ja disse que não é bom casar pneus de marcas diferentes. Eu colocaria sim um 150 na traseira, já que tenho um desses na minha Fazer que tem só 250 cilindradas por que não na 500? É um pneu muito bom de curva, só que detesta piso molhado.

Sozinho vou mais rapido, com vcs vou mais longe.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Nov 2007 20:26 #8 por vegasus
Respondido por vegasus no tópico GS500 x Fazer250
A jujuba, tem um 140 sim, é o sport demon 140/70 - 17 M/C 66H TL. Seria um almento de apenas 1cm (ou 5mm de cada lado) Mas é um pneu tb bem mais bonito e esportivo, o preço deve estar na faixa de 290,00. Já que o 130 ta 250,00 e o 150 ta 310,00. Ai troco o da frente por um da mesma medida tb pireli sport demon. Vai dar uns 500 reais mas acho que vale a pena. O tite mesmo disse que não gostou desses brigstone no teste comparativo que fes entre a cb500 e a gs 500.
Vou pensar nisso com carinho.

Sozinho vou mais rapido, com vcs vou mais longe.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Nov 2007 08:38 #9 por Stradeir0
Respondido por Stradeir0 no tópico GS500 x Fazer250
Poderia comentar um pouco do consumo delas? alias a KM atual delas tambem ajudaria...

Agora me surgiu o dilema, Fazer 0km ou GS 97~99.

To preocupado com seguro da moto, pois pretendo botar somente um protect car e rezar um bocado.
Sera que a GS tem muito perigo de roubo? (moro zona leste de SP)



Que com ferro fere, com ferro será baleado :P

Strada 220cc - Malagueta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Nov 2007 10:18 #10 por vegasus
Respondido por vegasus no tópico GS500 x Fazer250
Cara, to utilizando os dados que ja tenho da Fazer, pois ela está atualmente com 3800 km rodados. Já a Gs ta com 50km rodados. Quanto ao consumo, na fazer nunca consegui fazer mais de 25~27 quilometros por litro. Isso porque gosto de arrancar forte e correr bastante. Como o tite disse no teste dela a Fazer só tem duas valvulas e isso deixa ela beberrona em alto giro.
Na gs vai demorar eu poder fazer medição de consumo pois enchi o tanque e pelo que sei ela da 18~20 quilometros por litro, então vou ter de rodar uns 350 km.
Acho que a Fazer é mais visada do que a GS, então neste caso preferiria uma gs usada em bom estado.
Abraços

Sozinho vou mais rapido, com vcs vou mais longe.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Nov 2007 10:28 #11 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico GS500 x Fazer250
Tem de sublinhar que sua FAZER é um pouco mexida e com pneus maiores, então o consumo dela deverá ser ligeiramente maior do que uma FZ original.

Sobre os pneus, a GS 500 2001 se não me engano usava pneus da marca Metzeler. No caso de alguém que não queira modificar o tamanho dos pneus, eu recomendaria usar os mesmos pneus originais da Fazer, o SportDemon da Pirelli, que tem melhor agarre, ou então, até o MT da Twister, que pelo menos é barato e não desgasta muito rápido.

Sobre o consumo, num teste da 2001 que tenho numa revista, a GS teve um consumo mínimo de 28,2km/l e consumo máximo de 11,8km/l, com média de 18,4km/l.

A aceleração de 0 a 100km/h foi feita em 5,5seg., enquanto o 0 a 150km/h fechou em 14,8 seg.
Lembrando que a Fazer ou Twister fazem o 0 a 100 na casa dos 11 ou 12 segundos!

O peso desta GS 500E 2001 era de 173kg, mas a revista não trouxe a potência dela. A velocidade máxima real foi de 171,8km/h, mas vale destacar que a moto testada, foi levada a pista 0 km, e no final do teste, o hodometro(foto do painel) só marcava 76 km rodados. Então era moto que foi testada sem amaciamento algum do motor!!
Destaque para o freio da marca Tokiko e disco de 310mm na dianteira.Jujuba39402,5261574074

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Nov 2007 10:34 #12 por hardmen
Respondido por hardmen no tópico GS500 x Fazer250
Tá aqui a resposta:

http://gs500online.com.br/gsForum//index.php?showtopic=6813& hl=

http://gs500online.com.br/gsForum//index.php?showtopic=6807

Minha dica, se for comprar uma GS, tente sair com ela da loja (no caso de zero) já segurada, pois com o relançamento, tá grande a procura viu!??!??!

Abraços...

Maurício Ricci -Itapeví- SP - XR 200R 97

EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS "USADAS"!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Nov 2007 13:26 #13 por vegasus
Respondido por vegasus no tópico GS500 x Fazer250
Hoje fui na Zoom Moto Center aqui de bh e pra minha surpresa tinha um cara lá com uma gs com os pneu 140 sport demom. Conversei com ele e ele me disse que tentou por o 150 mas tem de cortar o cobre corrente. Vou colocar o 140 então, só que mais pra frente.
Hoje regulei o freio traseiro e almentei 2 regulagens na suspensão traseira. Vou dar mais uma volta nela agora. Até mais.

Sozinho vou mais rapido, com vcs vou mais longe.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Nov 2007 13:56 #14 por Stradeir0
Respondido por Stradeir0 no tópico GS500 x Fazer250

Jujuba escreveu: Tem de sublinhar que sua FAZER é um pouco mexida e com pneus maiores, então o consumo dela deverá ser ligeiramente maior do que uma FZ original.

Sobre os pneus, a GS 500 2001 se não me engano usava pneus da marca Metzeler. No caso de alguém que não queira modificar o tamanho dos pneus, eu recomendaria usar os mesmos pneus originais da Fazer, o SportDemon da Pirelli, que tem melhor agarre, ou então, até o MT da Twister, que pelo menos é barato e não desgasta muito rápido.

Sobre o consumo, num teste da 2001 que tenho numa revista, a GS teve um consumo mínimo de 28,2km/l e consumo máximo de 11,8km/l, com média de 18,4km/l.

A aceleração de 0 a 100km/h foi feita em 5,5seg., enquanto o 0 a 150km/h fechou em 14,8 seg.
Lembrando que a Fazer ou Twister fazem o 0 a 100 na casa dos 11 ou 12 segundos!

O peso desta GS 500E 2001 era de 173kg, mas a revista não trouxe a potência dela. A velocidade máxima real foi de 171,8km/h, mas vale destacar que a moto testada, foi levada a pista 0 km, e no final do teste, o hodometro(foto do painel) só marcava 76 km rodados. Então era moto que foi testada sem amaciamento algum do motor!!
Destaque para o freio da marca Tokiko e disco de 310mm na dianteira.


Vlw, eu tenho esse teste que você tava falando, foi logo quando lançou o novo modelo né? Tá duro de achar aqui, mas uma hora eu procuro direito. (meu pais tão de mudança)

Não quero fazer o upgrade tanto pela potência da moto, sim pela segurança. Eu acho que moto tem que pesar o suficiente pra dar aderência no asfalto, tenta frenar com uma strada de 100km/h pra 0, eu acho que leva mais de 100 metros. Quero a GS porque tem mais estabilidade também. Vamo ver se eu acho uma inteira vendendo, vi uma 97 boa por 12k, mas acho que se garimpar melhor eu acho ate uns 10k ou uma 98~99 ate uns 11k.



Que com ferro fere, com ferro será baleado :P

Strada 220cc - Malagueta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Nov 2007 14:22 #15 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico GS500 x Fazer250
Stradeiro, o teste é da revista MOTO! de 2001 e foi feito logo que esta moto sofreu algumas mudanças, como a retirada dos semi-guidões, regulagem no carburador, mudança no banco e outras coisinhas mais. A GS testada era da cor amarela e o piloto que a testou foi o Edu Zampieri.

O curioso é que nesta revista tem a foto do nosso Tite testando uma Kawa ZX-7R.

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.216 segundos