Essas 1997 tem 20cv, pesam 118kg sem depenar, se quiser aliviar o peso, consegue baixar para 110kg trocando o escape, tirando pedaleiras do carona e outros ferros.Na minha, troquei os aros, coloquei de aluminio, adaptei freio a disco na traseira, troquei paralama, coloquei valvulas nas bengalas, melhorou muito, e o farol é muito bom...Só tem que cuidar para não pegar uma bichada, ai sai caro...
A xt225 tem um sistema de 5 ajustes de altura, muito simples, bom, eu regulei na posição mais baixa para meu filho e ele consegue botar os dois pés no chão, sentado na moto, faça um teste com sua esposa, essa altura no manual é da posição mais alta...
obrigado pela dica, kado. eu vou ver uma xt225 na quarta feira e se a moto estiver boa vou fechar o negocio. essa vai ser a da claudia e vou regular bem baixa.
eu mudei de ideia em relação à tornado. vou usar pouco e sempre com ela, então pagar de 7 a 8 mil por uma tornado não faz muito sentido se posso pagar menos de 4 mil por outra xt225 e regular ela mais alto. ter duas motos iguais vai facilitar a manutenção e reduzir meu orçamento. acho que com 10 mil vai dar pra comprar as duas motos, revisar, transferir os documentos, equipar com algumas coisas importantes para terra e curtir bastante.
Acho que voce vai gastar um pouco mais, e, se fosse eu, tentaria adquerir mais novas, de 2000 em diante, são bem mais bonitas...tem um tópico nas yamahas que dá dicas do que olhar numa xt225 usada...
acabei fechando negocio com uma XTZ 125 preta com partida a pedal. a moto está novinha (2005, 4 mil km só). comprei em conscessionária yamaha por 4.900 reais, incluindo revisão geral (oleo, filtros, etc), rebaixamento da suspensão dianteira (na mesa), e a colocação de alguns acessórios off road.
a suspensão traseira ainda não sei como vou fazer pra rebaixar. a claudia está no limite da moto (na ponta dos dedos do pé). mas depois de muita pesquisa achei melhor pegar uma 125 do que uma xt225.
estou na duvida quanto a minha. uma sahara velha para depenar (uns 6 mil), uma tornado seminova (7 a 8 mil) ou uma XT600 ano 2002 a 2004 (12 a 14 mil).
tô gostando da ideia de pegar uma XT600, acho que vou acabar usando mais do que as outras opções.
Se for trilhas tipo estradão, feitas só por voces, não encontro de trilheiros, eu pegaria a xt600, é muito boa para isso, mas é complicada para trilhas um pouco mais travadas,(165kg+15 litros) os poucos que vi em encontros de trilheiros, passeios e enduros, participando de xt600 sofriam nas subidas com raizes, resaltos e pedrães, por causa do peso.Provavelmente não precisara trocar o tipo de pneu, o original é 70%on/30% off, se tiver que encarar um asfalto e terra sem muito barro liso ele vai bem, pneus mais off vão ser ruins se tiver asfalto no pedaço. Minha segunda opção seria a tornado, a sahara é quase tão pesada quanto a xt, mas com muito menos motor, e nem de perto tão confiavel quanto a 600, uma xl 350 seria igual, ao meu ver. Uma quarta opção seria uma falcon, voce pode conseguir seminovas com bom preço, mas teria que trocar os pneus, e trocar o paralama dianteiro por um alto, vi uma 2005 adaptada para trilha, ficou muito boa, claro que para um cara de 100kg e 1,90cm, conseguiram baixar para uns 135kg, trocando escape, aros, e tirando todo ferro possivel...não conheço o sistema de ajuste de altura da xt125, vou pedir para um mecanico amigo meu que preparou várias para trilha se pode baixar a traseira...
Ps:e ve umas botas com sola grossa para sua esposa, trabalhando ela num sapateiro dá para ganhar uns cms...kado39256,9651388889
meu objetivo não é trilhas ou encontro com trilheiros. a ideia (pelo menos no inicio) é acompanhar a claudia enquanto ela aprende e fazer algumas viagens bate-volta na região de penedo (RJ) com predominancia de estradas de terra e ruins.
estou falando de ir a visconde de Mauá e cercanias, subir o pico de itatiaia até as prateleiras (pego uns 30km de dutra, depois só terra), ir até o parque da bocaina (cerca de 1 hora de dutra e asfalto, depois só terra), coisas do tipo.
Bocaina eu fui de sahara uma vez, a estrada é bem ruim (só 4x4). Mauá é mais simples, automovel comum já chega apesar dos 30 km de terra em subida. itatiaia eu desconheço como está a estrada, mas quando eu fui (há muito tempo) era um horror mas deu pra chegar com um carro comum.
é a primeira moto dela. vai tirar a carteira ainda (está fazendo provas), e certamente vai levar uns 6 meses até a gente poder se aventurar em dupla com mais segurança. eu creio que pelo menos por 2 anos, a programação será sempre muito leve, até porque a ideia é ir a penedo uma vez a cada 45 dias em média. serão poucos passeios por ano...
Em outras palavras, vai usar pouco as motos. Vai ter que liga-las semanalmente, por uns 5 minutos, usar podiun, recarga regular nas baterias. Besteira minha lhe falar isso, visto que já possuiu posto de combustivel e conhece os procedimentos necessários, mas fica a lembrança. Sujiro que, caso não tenha conhecimento mais profundo sobre baterias, mas se interesse, que acesse :http://www.1001pilhas.com.br/manual.pdf
É um dos melhores e mais fáceis de entender, mesmo para quem não é de area técnica, que achei na net, muito bom mesmo, não achei erros.
Pelo seu uso previsto, vai ser uma questão de gosto pessoal mesmo, todas as motos citadas servem, e eu incluiria a lander na lista, visto que está disposto a gastar até 14.000,00 de uma xt600 2004(aqui em nossa região, não acha por menos de 16000,00 uma dessas em ótimo estado), se quiser economia, vai de lander, conforto, vai de falcon(só se lembre do paralama e pneus), conjunto, vai de xt600, só perderia em relação ao consumo para a lander ou uma tornado andando na maciota, no resto, é a melhor das motos citadas...
Essa do estator é verdade, o minha começou a enfraquecer a faisca de novo, vou adaptar o radiador de oleo da twister nela, como vi numa TDM, parece que resolve, nunca mais queimou...
RONALDCB400, eu concordo com voce mas a ideia da XT600 é talvez fazer algumas viagens mais longas, sozinho ou com ela na garupa, e como o preço para uma lander ou falcom é muito proximo (estou vendo XT600 2002 a 2004 por 12 a 14 mil) acaba compensando pegar a 600.
mas concordo com voce, pegar a XT600 só para acompanhar a 125 é um exagero. mas a ideia é outra.
Comprei a minha hoje. paguei 14.500 em uma 2004 com 8 mil km. a moto veio com bau givi e escape de aluminio (que eu não gostei e pedi para trocar pelo original, que estava incluso no kit). olhei pouco a moto, mas o suficiente pra saber que era "honesta" nos 8 mil km. e está muito bem cuidada. comprei em loja séria (de confiança), com garantia, revisão, moto nova, perfeito estado, etc.
se juntar o que vamos gastar com botas, luvas, capacetes, óculos, etc. o custo total dessa empreitada em dupla na terra chega a 20 mil reais.
eu pretendia gastar 15 mil em tudo, mas paciencia... pelo menos compramos coisas boas.