moto de trilha para mulher baixinha

28 Maio 2007 12:24 #1 por Paulo Couto
Amigos, talvez voces possam me ajudar.

de tanto que falei com minha esposa sobre ter uma segunda moto, ela acabou me dando uma dura e quis que comprassemos mais DUAS motos, uma pra ela e outra pra mim, para fazermos trilhas leves (na verdade passear em estrada de terra na região de penedo/mauá/itatiaia com chances de subir até as prateleiras do pico de itatiaia - que dá pra ir de 4x4).

a minha moto é facil, provavelmente uma tornado 250 mais velha, o problema está em achar a moto pra ela. de tudo que procuramos o que mais se aproxima é a XTZ 125 da yamaha, e hoje fomos a uma concessionaria para ela montar em uma e ver como se saía.

o problema é que minha mulher tem 1.55 de altura, e mal alcança a XTZ (que ficou imensa e altissima pra ela). resultado: estou em um grande dilema porque não há no mercado uma moto adequada pra alguem pequeno. mulher pequena.

faz sentido rebaixar uma XTZ 125 ? é melhor partir pra uma moto mais antiga e rebaixar (tipo uma DT180)?

sabendo que ela ainda está aprendendo a pilotar, e há esse problema da altura, qual a moto mais adequada pra ela?

existe alguma oitentinha no mercado brasileiro?

se a opção for rebaixar a XTZ 125 (e eu creio que faltam uns 10cm pelo menos) o que é melhor? pensei em reduzir as suspensões um pouco (vi que dá pra descer uns 3 cm) e talvez trocar as rodas por diametros menores (nem sei se faz sentido...) alguma sugestão?

a ideia é manter a moto emplacada e legalizada, pois algumas trinhas vão requerer passar em estradas ou cidades com transito regular...

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2007 13:08 #2 por cybersuin
Minha esposa é um pouco mais alta, mas não se adaptou na XYZ. Ainda assim acho uma boa pra mulher, muitas aqui na minha cidade usam a XYZ no dia-a-dia. Teria a opção da XL 125, mas ela é muito fraca, só que por outro lado, é super-barata.

Vc poderia baixar a suspensão da XTZ e ainda mandar rebaixar a espuma do banco, isso tudo somado a altura de uma boa bota pra trilha, quem sabe fica na medida.

Você poderia também fazer o inverso, tipo, aumentar a suspensão de uma CG e trocar seus pneus. Tem muita gente que faz isso e até que a monstrenga não faz feio na trilha.

No mais, esta coisa de altura é só questão de praticar e perder o medo, eu mesmo precisaria de mais 10cm de perna pra tocar com os 2 pés no chão quando estou com a falcon.

[ ]´s

Atual: Titan 125 KSE´03 azul

Ex: CBX 150 Aero, NX 150, CG 125, XTZ 125E, NX4 Falcon (q saudade!)

Futuras: Quando der, tô de falcon novamente!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2007 14:28 #3 por Paulo Couto
pelo que pesquisei a altura do acento da XL125 é 820mm, praticamente a mesma da XTZ (acho que é 825mm). mas eu estou me convencendo que trabalhando bem a XTZ talvez dê pra ela usar. uns 3cm na suspensão, mais uns 3cm no banco somando com a bota acho que vai dar "quase" para elea colocar os pés no chão.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2007 15:05 #4 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico moto de trilha para mulher baixinha
Nunca fiz trilha... Nem entendo de mecânica e das implicações em alterara a suspensão.

Mas acho que seria mais negócio mexer só na suspensão: o banco das trail já é duro e estreito.

Deixá-lo com menos espuma... Só se você tem algum motivo para triturar a sua esposa...

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2007 15:49 #5 por kado
Respondido por kado no tópico moto de trilha para mulher baixinha
No seu lugar, compraria uma xtz125, baixo peso (104 kg com partida elétrica, com pedal 103), baixo custo, a mais fácil de controlar das trail de série nacional, mais até que uma bros, que meu sobrinho de 13 anos, 159cm, 45 kg usava até poucos dias para trilha, agora trocou por uma crf230. O banco é até macio, para trilha (tipo passeio )o original é bom . Como o peso de sua esposa não deve ser muito, a xtz 125 servira como uma luva, e se achar muito fraquinha de motor, andei com uma com kit 176cc, que é barato, ficou bem valente, bem mais forte que a bros, com o baixo peso, não fica devendo quase nada para uma dt180...Eu vi cg 125 em um passeio de trilheiros, como o cybersuim falou que poderia ser feito, o cara que pilotava era bem baixinho, andava e subia legal, mas a motinha era feia de dar dó, acho que foi mais por custo de aquisição... kado39230,8279976852

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2007 16:51 #6 por cybersuin
Na verdade eu tinha pensado na XL 125S ou uma Duty, que são bem baixinhas e dão de troco de tão baratas.

Eu mesmo comprei uma 89 por 1000,00 e vendi no mesmo dia por 1500,00... tem bom torque, mas pega 60 km/h morro abaixo!

No mais, ainda acho a XTZ e mais indicada, desde que devidamente equipada.

[ ]´s

Atual: Titan 125 KSE´03 azul

Ex: CBX 150 Aero, NX 150, CG 125, XTZ 125E, NX4 Falcon (q saudade!)

Futuras: Quando der, tô de falcon novamente!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2007 20:04 #7 por Paulo Couto
após várias pesquisas, fiquei com duas opções:

1) a yamaha XTZ 125 (E ou K) na faixa de uns 5 mil reais, pra reduzir o banco e talvez reduzir as suspensões um pouco (3cm na frente e atrás).

2) uma perereca mais velha (DT 180Z, XL125 ou equivalente) na faixa de 2 mil reais, pra rebaixar também (mais ou menos a mesma coisa da XTZ).

a vantagem da XTZ é o fato da moto ser mais nova, confortavel e melhor de trilha, o que acaba deixando a claudia mais satisfeita (é a primeira moto dela), mas o custo é alto e certamente não passará intacta pelas suas mãos. o que é justamente a vantagem da moto mais barata, por mais perereca que seja, é pra cair e aprender a andar.

eu provavelmente vou de tornado 250, não porque prefira essa moto (gosto mais da lander) mas como a ideia é gastar pouco, dá pra encontrar umas tornados em bom estado por um bom preço

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2007 06:30 #8 por mantabodyboarde
Pega logo uma xiselinha!

Sabe que sempre corre o risco de dar pra trás a ideia, então o investimento é baixo.

DT180 pra ela que é baixa e primeira moto? Cuidado com o coice... Vacilou moto 2T voa no peito....

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2007 06:35 #9 por Tato
Respondido por Tato no tópico moto de trilha para mulher baixinha
Paulo, espero que meu palpite possa te ajudar em alguma coisa.


Pela tua descrição, acredito que motos trail nacionais não se adaptariam ao tipo físico da tua esposa.


Talvez um modelo importado de cross ou enduro, com 80, 85 cc, usado em categorias para pilotos jovens, até 15-16 anos, seja mais adequado. Me parece que a única diferença que essas motos tem em relação as maiores é o tamanho das rodas e exatamente a altura do assento.


Acredito que o Tite e/ou Biaggio possam te dizer se essa alternativa é válida ou não.


A dificuldade seria andar em uma "motinho" acompanhando uma tornado.


Minha esposa tem estatura parecida (1,54 m) e é complicado quando se procura roupas (P ou PP), calçados (33), etc, imagina para comprar uma moto trail. Se tua esposa quizesse uma Biz , seria mais fácil.


Um grande abraço e boa sorte .

Osório - RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2007 07:39 #10 por Paulo Couto
o problema é que ela quer uma biz, e eu quero levar ela pra passear em estradas de terra. tô cansado de levar só na garupa e a biz vai se destruir nessas estradas.

falando em tamanho, em daytona ela sofreu pra comprar roupas. casacos de couro, botas, roupas em geral, tudo isso pelo padrão americano coloca a claudia como uma criança pequena. e ninguem vende tamanhos tão pequenos.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2007 08:18 #11 por cybersuin
Tenho certeza que a sua esposa não iria te acompanhar, mesmo com uma moto mais potente, pois é preciso muita prática no offroad pra sair ileso. Então acho acertada a opção por uma moto nacional de menor custo, na trilha a gente não anda como aloprado, principalmente onde não conhece. Gosto de trilha pra curtir, passar o tempo, tirar umas fotos, diversão, etc... se for pra correr, partia para o veloterra. Além disso, sempre existe (ou não?) a possibilidade da sua esposa não gostar de idéia e desistir de tudo (a minha é assim, se passou um gambá na frente dela, para tudo e sair correndo!).cybersuin39233,7277083333

Atual: Titan 125 KSE´03 azul

Ex: CBX 150 Aero, NX 150, CG 125, XTZ 125E, NX4 Falcon (q saudade!)

Futuras: Quando der, tô de falcon novamente!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2007 08:55 #12 por mantabodyboarde
Hum... será que tem como uma XLinha motard???

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2007 14:39 #13 por cybersuin
Caramba, só se fosse meio retrô, motard com peças antigas, sei lá... ficaria esquisito!

Atual: Titan 125 KSE´03 azul

Ex: CBX 150 Aero, NX 150, CG 125, XTZ 125E, NX4 Falcon (q saudade!)

Futuras: Quando der, tô de falcon novamente!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2007 17:15 #14 por kado
Respondido por kado no tópico moto de trilha para mulher baixinha
E é para estrada de chão...Na xt125, no máximo botaria uns pneus mais off, se sua esposa gostar dos passeios, ai melhora a moto...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2007 09:36 #15 por Paulo Couto
tá pintando que vai ser uma XTZ 225
vi hoje uma e ela é mais baixa (uns 4 dedos) que a XTZ 125, além de ser mais forte

tem umas 1997 baratas (abaixo de 4 mil) no mercado.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.159 segundos