O Meu pé esquerdo!

15 Abr 2010 10:55 #2 por Luis Sucupira
Respondido por Luis Sucupira no tópico O Meu pé esquerdo!
Quero parabenizar mais uma vez o ilustrador/cartunista pelo
excelente trabalho e pela captação perfeita do momento!
Simplesmente, fantástico!!!

Luis Sucupira

Jornalista, Colunista Fórum PCs e Motonline

Membro Brazil Riders e MC Guerreiros do Sol

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16 Abr 2010 11:59 #3 por macacoloco
Respondido por macacoloco no tópico O Meu pé esquerdo!
Muito bom, apesar de uma fatalidade serve de alerta e como exemplo para que todos andemos equipados e para analisarmos o que realmente é nescessário ou não em nossas "meninas" apenas estética não basta.

Ah tempo, quando achar um protetor novo (mata cachorro) melhor comente o porque da escolha.

Parabéns.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

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16 Abr 2010 14:12 #4 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico O Meu pé esquerdo!
Bom que o tombo rendeu muito mais experiências para partilhar do que danos para consertar... tá certo que você vai ter de rever essa sua relação... hehehehe.

Eu rodo de motocicleta desde os 13 anos (na moto dos outros e desde os 20 na minha)... já contabilizo mais de 30 anos em cima de duas rodas e é bom ver mais gente conscientizando os colegas da importância do equipamento de segurança.

Minha última experiência não foi comigo, foi com minha esposa que teve a HD FX dela atropelada por um caminhão na chegada em Petropólis... apesar de estar toda equipada, ainda assim o acidente rendeu perda total da motocicleta e 40 dias de cti. E afirmo que não fosse o equipamento de segurança (bom capacete, casaco, luva e bota) ela não teria tido sequer a chance de chegar ao cti.

Hoje ela se encontra em processo de recuperação e sempre que lembra do acidente se sente feliz pela minha insistência no uso do equipamento de segurança eficaz.

Quanto aos chamados acessórios de segurança que muitos adotam para as suas motos como o mata cachorro e o para brisa, minha opinião é contrária ao uso deles. O mata cachorro tem pouca ou nenhuma utilidade em tombos sem ser parado e o parabrisa tira completamente a sensibilidade do piloto em relação a velocidade que trafega.

Pela minha experiência, procuro sempre usar o capacete aberto na cidade para ter no vento um freio a mais além da consciência e nunca usei o parabrisas para me manter dentros dos limites da estrada, onde adoto sempre o capacete fechado (mais confortável com o aumento do vento).

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16 Abr 2010 14:26 #5 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico O Meu pé esquerdo!
Tombo sinistro ... ou um aviso Afinal para quem crê em Maria, também crê em intervenções que podem parecer um mal, mais são para evitar um mal maior !





EU CREIO !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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16 Abr 2010 14:30 #6 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico O Meu pé esquerdo!
Observações importantes do L. Sucupira


"O que eu não uso mais:
1 - Pára-brisa - seja de acrílio ou de outro material eles quebram e quando quebram as partes que ficam presas no suporte viram facas afiadas. Se estivesse em cima da moto eu com certeza teria me ferido com gravidade. Da forma que ficou poderiam entrar numa pessoa mesmo com uma boa jaqueta.
2 - Faróis com abas. São lindos, mas inúteis e cortam como navalhas. Se bate em alguém pode provocar ferimentos graves. "

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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16 Abr 2010 18:28 #7 por danne
Respondido por danne no tópico O Meu pé esquerdo!
Bom saber sobre os acessórios perigosos. Já estava em
dúvida sobre o mata-cachorro, agora que não compro mesmo.
E bastante interessante essa de sentir o vento
relacionado com sua velocidade na pista, não tinha olhado
por esse lado.

Já li comentários aqui mesmo no forum sobre o perigo de
uma queda com a bolha, se for de acrílico então, navalha
na certa.

Agora que terminei de equipar a moto vai sobra tempo e
grana para me equipar. Sei que devia ter feito o
contrário, primeiro minha segurança, depois o conforto e
estética. Mas moleque é fogo né...

Mês passado tive a sorte de ter apenas um arranhão na
mão, depois de trombar no fundo de um carro, a mais ou
menos 40km/h, mal caí e já fiquei de pé para levantar a
moto. Ainda estou muito preocupado com ela e menos
comigo, mas ler estes relatos me abre o olho sempre mais
para minha própria segurança. Moto vem e vai, eu sou
apenas um.

Abraços e boa recuperação pro teu pé.

"ex" - Mirage 150 - Mijadinha
Harpias das Gerais MC
Indaiatuba - SP

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16 Abr 2010 19:21 #8 por Luis Sucupira
Respondido por Luis Sucupira no tópico O Meu pé esquerdo!

soueu escreveu: Tombo sinistro

... ou um aviso
 Afinal para quem crê em Maria, também crê em
intervenções que podem parecer um mal, mais são para
evitar um mal maior !


 


EU CREIO !


Amigo, na dúvidas eu fui a Aparecida e logicamente
agradeci por ter apenas inchado o pé. Ando de moto desde
os 15. Estou com 45, portanto 30 anos e esse foi o
acidente mais pesado. Os meus amigos que não usavam
equipamento, depois do meu tombo - ou melhor - do tombo
que a Poposuda me deu - passaram a se preocupar mais com
o equipamento do piloto. Viram que fáz diferença sim!
Sempre tiravam onda comigo por que sempre saia equipado e
não bebia pilotando - quando pertguntavam por que só
andava assim eu dizia que não saberia o dia que iria cair
então estaria sempre preparado. Não deu outra - hj eu
pergunto a eles por andam assim agora todo equipado e a
resposta é - pergunta pro Sucupira... ehehehe.

O pé está bom e já fiz nova viagem, obviamente retomando
a confiança. Nossa Senhora Aparecida já recebeu duas
visitas minhas e todas para agradecer e dizer a ela que
eu faço a minha parte e ela basta desviarf do caminho as
coisas ruins.

É isso! Cair é parte do levantar e aprender e repassar é
solidariedade. Obrigado pelos comentários, isso é o
espírito motociclista! Sempre irmãos por uma paixão -
liberdade em duas rodas.

Luis Sucupira

Jornalista, Colunista Fórum PCs e Motonline

Membro Brazil Riders e MC Guerreiros do Sol

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16 Abr 2010 19:57 #9 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico O Meu pé esquerdo!
Legal


Eu não sou católico não, sou Kardecista descompromissado com caráteres religiosos, mas sou fã de carteirinha da "Mãe" de Maria. Se eu for relatar o quanto de benefícios Ela já proporcionou a mim e à minha família...


Ela é referencia no espiritismo "os filhos de Maria" No Alcorão ela é especialmente tratada, pois o mesmo Gabriel que a ela anunciou Jesus, a Maomé ditou o Korão, ou Alcorão. Ela é amada por todo o mundo e vejo que os motociclista também tem por Ela grande devoção, e não é para menos, pois Ela está sempre nos guiando .


Apesar de andar de moto 75 só a partir de 2005, passei a visitar de moto anualmente o santuário e noto que ano a ano o pátio delas só aumenta.


É isso aí, este tua queda, pelo menos a mim trouxe a luz detalhes que desconhecia em matéria de segurança... E... Uma coisa eu tenho a mais absoluta certeza. Deus auxilia o homem pelo homem !


Abraços e muita paz

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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16 Abr 2010 20:18 #10 por Rdantas
Respondido por Rdantas no tópico O Meu pé esquerdo!
Também deixou algumas coisas claras sobre segurança.


Soueu, esses dias depois que coloquei a cabeça no travesseiro. Estive pessando nos 2 ultimos acontecimento Pilotante minha Moto, que poderian ter mudado minha vida. E causando muito sofrimente para minha familia.


É DEUS ,que me Protegeu e Abençoa.


Pelo contrario desta historia, minha Moto me sauvou, cochilei pilotando a 80km/h, mas ela me Jogou para fora da Pista e me Tirando de "bater de frente" na Carreta.

Creio que a maior coisa que as pessoas precisam saber não é até que ponto fui no passado.Não interessa o que alguém era.A única coisa que interessa é o que se pode fazer para alterar o amanhã; Childer

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17 Abr 2010 05:23 #11 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico O Meu pé esquerdo!

Luis Sucupira escreveu: Amigo, na dúvidas eu fui a Aparecida e logicamente
agradeci por ter apenas inchado o pé. Ando de moto desde
os 15. Estou com 45, portanto 30 anos e esse foi o
acidente mais pesado. Os meus amigos que não usavam
equipamento, depois do meu tombo - ou melhor - do tombo
que a Poposuda me deu - passaram a se preocupar mais com
o equipamento do piloto. Viram que fáz diferença sim!
Sempre tiravam onda comigo por que sempre saia equipado e
não bebia pilotando - quando pertguntavam por que só
andava assim eu dizia que não saberia o dia que iria cair
então estaria sempre preparado. Não deu outra - hj eu
pergunto a eles por andam assim agora todo equipado e a
resposta é - pergunta pro Sucupira... ehehehe.




um detalhe que acaba passando desapercebido é o treinamento em manobras de emergência como freadas e slalow forçado.

Uma coisa que auxilia muito no momento de emergência é o reflexo condicionado para agir em determinadas situações. Sempre que posso procuro treinar frenagem de emergência e fazer manobras em baixa velocidade para manter os reflexos apurados.

Procuro um estacionamento vazio (aqui no Rio uso o local de prova do Detran para aproveitar as marcações) e vou treinando.

Muitos colegas acham isso uma bobagem, mas conhecimento não ocupa espaço e muitas vezes uma técnica aprendida em um curso de pilotagem é a diferença entre um tombo de graves consequencias e um susto.

Não discuto a validade do "talento" de cada um para enfrentar essas situações, mas o treinamento é um plus mesmo para os mais talentosos.

Não sou um piloto seguro só porque tenho a preocupação em me preparar para a eventualidade, mas com certeza sou um piloto seguro porque também tenho essa preocupação.

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17 Abr 2010 07:37 #12 por Luis Sucupira
Respondido por Luis Sucupira no tópico O Meu pé esquerdo!

wolfmann escreveu: um detalhe que acaba passando desapercebido é o
treinamento em manobras de emergência como freadas e
slalow forçado.


Acho que eu esqueci de citar, mas eu tive treinamento
para ser batedor e nele vc aprende a cair e livrar-se da
moto. Acontece que num acidente surpresa esse treinamento
tbm é importante pois é o cérebro que condicionado faz vc
afastar-se da moto. Isso pode fazer toda a diferença.

Como disse um amigo - motos vêm e vão, mas vc não.

Abs,

Luis Sucupira

Jornalista, Colunista Fórum PCs e Motonline

Membro Brazil Riders e MC Guerreiros do Sol

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17 Abr 2010 08:26 #13 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico O Meu pé esquerdo!

Rdantas escreveu:
Também deixou algumas coisas claras sobre segurança.


Soueu, esses dias depois que coloquei a cabeça no travesseiro. Estive pessando nos 2 ultimos acontecimento Pilotante minha Moto, que poderian ter mudado minha vida. E causando muito sofrimente para minha familia.


É DEUS ,que me Protegeu e Abençoa.


Pelo contrario desta historia, minha Moto me sauvou, cochilei pilotando a 80km/h, mas ela me Jogou para fora da Pista e me Tirando de "bater de frente" na Carreta.



A gente acha que estamos sós e desamparados... Ledo engano!


Muito mais acompanhados do que possamos imaginar

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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18 Abr 2010 09:15 #14 por Harada
Respondido por Harada no tópico O Meu pé esquerdo!
Amigos, é importante estudar também os quase acidentes e não apenas os acidentes.

Este estudo/pesquisa(individual) nos prepara para evitarmos o mal maior de forma consciente.

Muitos comentam que os "quase acidentes" foram evitados pela habilidade mas este raciocínio "baixa guarda" para o próximos "quase acidentes". A razão deve prevalecer para estudar de forma constante o quase acidente de cada um.

Expressando uma opinião apenas desejando contribuir com o colunista e os demais participantes que relataram as suas experiências abertamente,



Harada40286,5118287037

Valorize quem promove a ética e transparência !

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18 Abr 2010 09:29 #15 por Luis Sucupira
Respondido por Luis Sucupira no tópico O Meu pé esquerdo!

Luis Sucupira escreveu:

Harada escreveu:
Amigos, é importante estudar também os quase acidentes e
não apenas os acidentes.Este estudo/pesquisa(individual)
nos prepara para evitarmos o mal maior de forma
consciente.Muitos comentam que os "quase acidentes" foram
evitados pela habilidade mas este raciocínio "baixa
guarda" para o próximos "quase acidentes". A razão deve
prevalecer para estudar de forma constante o quase
acidente de cada um.  Expressando uma opinião apenas
desejando contribuir com o colunista  e os demais
participantes que relataram as suas experiências
abertamente, 


Concordo com vc Harada! Baixar a guarda, achar que é o
bom, que nunca vai acontecer com vc é o primeiro passo
para cair.

Quando falo dos cuidados e alerto sobre manobras
arriscadas de alguns irmãos, a maioria não gosta, mas
depois entendem que aquilo foi um alerta. Ruim é quando
ninguém nos dá nenhum toque sobre a pilotagem e ai...

A postura mental é fundamental.

Luis Sucupira

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