Primeira motoca Fazer 250cc

08 Jan 2014 17:00 - 08 Jan 2014 19:21 #1 por botrelino
Olá pessoal!

Até outro dia eu fazia parte daqueles que chamava motociclista de motoqueiro e achava que andar de moto era igual a assinar atestado de óbito. Só que aí, num belo dia na roça, um amigo me deixou sentar e dar um rolê com sua menina! Foi paixão à primeira vista! Quase roubei a gatinha e deixei o chegado com um chifre na cabeça...

Desde então tenho ponderado sobre a possibilidade de me tornar um destemido sobre duas rodas (nem tão destemido assim...hehehe)
Recentemente, junto com minha esposa, resolvemos nos mudar para uma cidade menor, na região metropolitana de BH. Junto com a idéia veio outra, melhor, por que não comprar uma moto pra dar umas voltinhas, resolver os trampos de dia a dia e, eventualmente, fazer umas pequenas viagens (não mais que 100km)?

Pesquisei muito na internet sobre o assunto, li de cabo a rabo o fórum do motonline (que me foi muito útil e encorajador)e me senti apto a tomar a decisão que agora vós comunico: vou entrar no esquema!

Já estou pesquisando preços de moto escola e já acertei a compra de uma Fazer 250cc/2007. Não pretendo andar sem antes tirar a a habilitação A (já tenho a B há mais de 10 anos e dirijo há quase 20).

Por mais que eu tenha pesquisado e conversado muito com amigos motociclistas ainda me restam diversas dúvidas. A que mais me aflige no momento é sobre se fiz a escolha certa sobre a moto. Tenho 1,87 e peso 87kg. A Fazer é uma boa escolha pra um novato deste porte e que pretende usá-la como acima descrito?

Desde já agradeço as eventuais contribuições neste tópico e, antes, agradeço aos participantes do fórum pela riqueza de informações que aqui contém!

Saudações alvinegras!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jan 2014 20:39 #2 por Guibo_AKVA
Respondido por Guibo_AKVA no tópico Primeira motoca Fazer 250cc
Olha cara, eu tenho uma pequena experiência com a FAZER 250 2007. É a moto que o meu sogro tem há um bom tempo e uma vez eu fiz uma viagem São Vicente - Jundiaí, que de ida deve dar uns 100 e poucos KM. Fui e voltei no mesmo dia. A experiência? Eu senti a bunda doer demais durante o trajeto, meio desconfortável e a patroa achou mais ainda no garupa. Tudo bem que isso pode ser pessoal, mas foi o que senti. No mais, na velocidade que mantive de 110km/h foi absolutamente normal e ela foi econômico demais. Não lembro exatamente quanto ela fez, mas fui e voltei e deu meio tanque.

Agora (essa semana) tô com ela emprestada dele pra usar no dia-a-dia, da casa pro trabalho e algumas tarefas perto, e ela responde muito bem até os dias de hoje. Ela agora tá com um vazamento de óleo meio estranho que vamos mandar ver sexta, mas não sei dizer o que é. Mas o que posso dizer é que ela é muito tranquilo para quem acabou de aprender a andar de moto. Minha cunhada comprou uma FAZER 2011 quando tirou a habilitação e tá até hoje feliz com a escolha.

Comparo ela sempre com a CB300, que foi uma outra moto que tive em mãos, e achei que a FAZER responde melhor e vibra menos em baixa velocidade+baixa rotação do motor. Sei lá, não sei se era a forma como tava conduzindo a CB, mas quando fazia curva fechada, meio a uns 30km/h, sei lá e em segunda marcha, ela fazia um "toc toc toc" no motor forte e tremia todo. Era meio incômodo. Vai saber né, porque novamente a moto não era minha =P.

Quanto ao peso e a altura...eu tenho 1.80 e peso 82. Não sei se os 7cm vão fazer toda a diferença, mas eu não acho ruim de conduzir a moto.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: botrelino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jan 2014 21:02 - 08 Jan 2014 21:03 #3 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Primeira motoca Fazer 250cc
Tópico no lugar devido. :)

O mesmo terá uma chamada no facebook do site:

www.facebook.com/motonline?fref=ts

:)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: botrelino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jan 2014 21:05 #4 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Primeira motoca Fazer 250cc
Guibo, respeito muito sua opinião, mas acho que foi devido à pouca prática ou ao pouco uso da moto!!!

Fiz recentemente uma viagem de + de 3.500 km, com a a garupatroa, com uma Fazer 250, sendo a última trip de Piçarras-SC à São Paulo capital (uns 650 km), saindo de lá as 12:00, passando por Paranagua e pela Serra da Graciosa, e te digo que foi sossegado.

A Fazer é uma das motos mais confortáveis do mercado!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: botrelino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jan 2014 21:15 #5 por krlos.eduardo lopes
alem de confortavel é uma moto de facil adaptação... pois serve pra qualquer um, do mais baixinho ao girafales...

Ex factor 125 k 11/11 72 mil km
Atual fazer 250 15/15
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: botrelino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jan 2014 21:32 #6 por botrelino
Respondido por botrelino no tópico Primeira motoca Fazer 250cc
Fera demais esse fórum! Postei minha dúvida há pouquíssimo tempo e a galera prontamente veio ajudar! :lol:

Guibo, obrigado por seu depoimento. Bom saber que do alto de seus 1,80 a Fazer é capaz de proporcionar boa acomodação.

Patriarca, valeu pela correção do meu vacilo! rsrsrs ;)

ezenecon, o dono da moto que estou comprando (um grande amigo, o que me dá mais segurança de não estar entrando numa fria) percorreu de Belo Horizonte a Rosário, na Argentina, com garupa, nessa Fazer e disse que foi muito tranquilo. A questão é que ele é muito mais baixo que eu...

Por isso agradeço tb o Krlos, pois se ela se adéqua a girafales tb se adequará a mim (nem tão girafales assim), espero!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jan 2014 22:34 #7 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Primeira motoca Fazer 250cc
Saudações CELESTES Botrelino. :evil: :evil: :evil: :whistle: :whistle: :whistle:


Cara, a FAZER é "a moto" das street 250 hoje no mercado nacional.
Se quer mais economia, conforto, confiança mecânica e durabilidade, não vai encontrar uma que a bata nesta categoria.
Vá com fé (e com a esposa, isso ajuda muito) que vc terá muitas curvas felizes.


Essa cerveja é ORIGINAL? :woohoo:

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: botrelino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2014 09:17 #8 por TonCassiano
Respondido por TonCassiano no tópico Primeira motoca Fazer 250cc
Posso dar um pitaco quanto a consumo. Já consegui 36 km/l na Fazer 2008 que eu tive. Peso pouco menos de 60kg e tenho 1,60 de altura. Se maneirar na mão, a bichinha é econômica que só. A suspensão traseira é regulável, o que pode ajudar você, Botrelino. O motor dela é meio barulhento, mas não superaquece nem com reza. Saí da Fazer para uma XJ, mas confesso que às vezes dá saudade. Abraço e boa sorte.

Yamaha XJ6n "Branca"
VW Fusca 1978 "Borges"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: botrelino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2014 10:39 #9 por botrelino
Respondido por botrelino no tópico Primeira motoca Fazer 250cc

MANDRUVADOIDAO escreveu: Saudações CELESTES Botrelino. :evil: :evil: :evil: :whistle: :whistle: :whistle:


Cara, a FAZER é "a moto" das street 250 hoje no mercado nacional.
Se quer mais economia, conforto, confiança mecânica e durabilidade, não vai encontrar uma que a bata nesta categoria.
Vá com fé (e com a esposa, isso ajuda muito) que vc terá muitas curvas felizes.


Essa cerveja é ORIGINAL? :woohoo:



Pô, Mandruvadoidão, meu prezado conterrâneo, só falta você fazer a piada pr'eu tomar cuidado pra não derrapar na RAJA (pra quem não é ou não conhece BH, Raja é uma importante avenida daqui e que virou piada pra nós atleticanos depois que o Galo perdeu no Mundial pro RAJA Casablanca :( )

Sua fala sobre a Fazer só corrobora com tudo que vi sobre ela, inclusive aqui no Fórum. Conjunto muito bem equilibrado o dela, né? Tô ansioso pra descobrir eu mesmo o como ela é boa! B)

A cerveja, infelizmente, não era uma Original! Mas era a boa e velha Brahma! E olha que na mão do fotografo tinha um copo daquela cachacinha mineira que deve ser um dos motivos da sua saudade da nossa Minas Gerais! Bão demais, sô!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2014 10:41 #10 por botrelino
Respondido por botrelino no tópico Primeira motoca Fazer 250cc

TonCassiano escreveu: Posso dar um pitaco quanto a consumo. Já consegui 36 km/l na Fazer 2008 que eu tive. Peso pouco menos de 60kg e tenho 1,60 de altura. Se maneirar na mão, a bichinha é econômica que só. A suspensão traseira é regulável, o que pode ajudar você, Botrelino. O motor dela é meio barulhento, mas não superaquece nem com reza. Saí da Fazer para uma XJ, mas confesso que às vezes dá saudade. Abraço e boa sorte.


TonCassiano, a Fazer que vou comprar é modelo 2007. Ela também possui suspensão traseira regulável? Eu mesmo consigo ajustá-la ou é necessário um mecânico? Qual ajuste você me sugere? Muito obrigado pelas dicas!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2014 11:05 #11 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Primeira motoca Fazer 250cc
Amigo Botrelino (acho que já posso chamá-lo assim)

O amortecedor traseiro da Fazer tem 5 regulagens, sendo a 1 mais macia e a 5 mais dura, porém não é fácil de efetuar a mudança não. Quando eu fiz a mudança para a posição 5 da minha (ando regularmente com + de 200 kg nela), tive que soltar a balança traseira para ter acesso ao amortecedor. Coisa rápida, mas é necessário MO que, no mínimo, saiba o que está fazendo.
Porém, sua maior concorrente não tem essa regulagem!!!!!

Quanto à posição, é só vc que poderá responder , pois está diretamente ligada ao seu uso.

Um conselho: se vc anda mais garupado que sozinho, deixe mais dura, mas se vc anda mais sozinho que garupado deixe mais macia. O ideal seria que a regulagem fosse como nas BMW GS, que é manual e do lado direito da moto, com aceso facílimo, mas..........

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2014 12:54 - 09 Jan 2014 12:55 #12 por botrelino
Respondido por botrelino no tópico Primeira motoca Fazer 250cc

ezenecon escreveu: Amigo Botrelino (acho que já posso chamá-lo assim)




Claro que pode, ezenecon! Ser chamado de amigo é sempre bom! E botrelino é uma corruptela do meu sobrenome, Botrel! Fique à vontade, meu caro!

Eu pretendo neste início, até pegar o jeito da moto e adquirir confiança e segurança na pilotagem, andar sem garupa! A patroa vai ter que esperar um pouco até começarmos a passear juntos... hehehe

Imagino que a regulagem deve levar em conta meu peso e a postura de pilotagem que desejo. Acho que encontrar o melhor ajuste só vai ser possível quando eu pegar a moto, sentar nela e andar, né?

Uma outra coisa importante, e você talvez também possa me ajudar nisso, é sobre qual ajuste mais adequado para tem maior ganho de estabilidade em curvas e frenagens (lembrando que pelo menos por enquanto não devo fazer curvas muito deitado). Um ajuste mais rígido é melhor para isso, imagino. Por outro lado, pelo que tenho lido, um ajuste mais macio deve ser melhor pra enfrentar asfaltos irregulares. O que achas?

Um abraço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2014 13:26 #13 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Primeira motoca Fazer 250cc
Amigo Brotelino (agora devidamente autorizado :lol: :lol: :lol: )

Parta da posição 3, médio. Acho que pelo seu peso será a ideal, mas vc pode alterar se achar necessário.

Mas de onde vc é?????

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2014 13:47 - 09 Jan 2014 13:51 #14 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Primeira motoca Fazer 250cc
A minha moto está no 5 porque ela anda assim!

Ainda tem eu com cerca de 100 kg e a garupatroa com uns 80!!!!

PS: A almofada de gel ajuda muito quando vc anda mais de 3.500 km!!!!! ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2014 15:27 #15 por botrelino
Respondido por botrelino no tópico Primeira motoca Fazer 250cc

ezenecon escreveu: A minha moto está no 5 porque ela anda assim!

Ainda tem eu com cerca de 100 kg e a garupatroa com uns 80!!!!

PS: A almofada de gel ajuda muito quando vc anda mais de 3.500 km!!!!! ;)



Nú! Você anda carregadaço! Esse banco de gel é só pro garupa?

Sou de Belo Horizonte! Mas devo me mudar para Lagoa Santa até o meio deste ano. A ideia é usar a moto lá, pois tem um trânsito menos selvagem e carregado, bom pra aprender (eu acho)!

Quando eu tiver adquirido um mínimo de confiança pretendo pegar estrada, mas em curtos trechos. Tô querendo fazer alguns passeios aqui em MG pra cidades históricas (minha preferida e Diamantina, conhece?) e pra região da Serra do Cipó!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.166 segundos