250cc pode ser uma fria para iniciante?

02 Ago 2013 19:43 #1 por henry250
Primeiramente olá pessoal! Sou novo aqui no fórum.

Estou interessando em entra no mundo das duas rodas!

Minha preocupação é q não pilotei outra moto além da autoescola(uma CG 125). Quanto altura não há problema.
Eu tenho 1,83m de altura e 98kg . Estava querendo uma trail como a Lander mas eu li um alerta de que ela é muito forte e pesada que para iniciante quedas bobas podem acontecer sem a devida cautela em manter o controle dela.

Nesse caso a grandes chances de acontecer isso na Lander? E a Fazer 250 seria o mesmo caso? Não quero acelerar como louco. Quero ter uma potência extra para usar quando necessário. Gostaria de pilotar como uma scooter na tranquilidade.

Peço desculpas se é um tópico repetido.

Obrigado pela atenção!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2013 21:02 - 02 Ago 2013 21:04 #2 por marcelo.coutinho durão
Henry, boa noite!
Como dica, pense no que te motivou a ter uma moto: trabalho, lazer, transporte no dia-a-dia. A resposta vai ajudar a orientar a escolha da cilindrada.
A sua dúvida foi a mesma que a minha há um ano atrás.
Porém, ao contrário do que você está fazendo, não busquei orientação e a opinião dos mais experientes. Logo que tive a habilitação para dirigir/pilotar moto, comprei uma...250cc.
Fiz isto consciente de que não tenho intenção de andar como um louco por ai. Meu objetivo é usar a moto como lazer. E assim tenho feito. No início dava pequenas voltas no quarteirão. Com o tempo passeia a explorar as ruas do meu bairro. Fui aumentando a distância gradativamente, indo a bairros vizinhos. Não tive pressa. Sempre testando mudanças de marchas, frenagens, buscando fazer curvas de forma bem tranquila. Tive alguns sustos no trânsito, não vou esconder, mas como andava bem atento pude sair ileso (e a moto também). Hoje já me sinto confiante a realizar passeias a cidades vizinhas.
Tenho pouco tempo de moto, ou melhor, com poucos quilômetros de experiência...quem sou eu para dar conselhos?... porém espero que a minha experiência lhe ajude.
Abraços,

PS.: tenha sempre em mente, “não importa o tamanho do lago, pato novo não mergulha fundo”. :cheer:

Nunca confundir "Liberdade" com "Libertinagem",

Moto Atual: Next 250 (Prima)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu, henry250, gabriel nappi.carvalhaes, GomesCE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2013 21:15 - 02 Ago 2013 21:18 #3 por Soueu
Henry, seja bem vindo :)
O perigo de uma moto está na cabeça de quem a conduz.
Uma 125cc é apropriada para absolutamente tudo. É falsa essa mentalidade de moto de entrada, moto disso, ou daquilo .
A moto correta é aquela que veste o corpo, o bolso e a mente.... pode ser uma 50cc quanto uma mil e tantas cc. O que vale é a adequação.
Penso que você pode ir para uma lander, ou uma xre com tranquilidade.
As 250 são motos ideais, pois tem bom desempenho, baixo consumo, valor adequado de aquisição e manutenção e proporcionam relativo conforto..

Abraços e Paz

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: henry250, Patricia Ventura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2013 21:49 #4 por tough_monkey

henry250 escreveu: Primeiramente olá pessoal! Sou novo aqui no fórum.

Estou interessando em entra no mundo das duas rodas!

Minha preocupação é q não pilotei outra moto além da autoescola(uma CG 125). Quanto altura não há problema.
Eu tenho 1,83m de altura e 98kg . Estava querendo uma trail como a Lander mas eu li um alerta de que ela é muito forte e pesada que para iniciante quedas bobas podem acontecer sem a devida cautela em manter o controle dela.


Acho que isso td poderia até ser verdade p/ a media dos iniciantes mais já que vc é mais alto do que a media, vc deve ser capaz de segurar a moto numa boa... estou falando isso pensando em exemplos onde alguem mais baixo ficaria "sem pé" p/ segurar a moto.

Nesse caso a grandes chances de acontecer isso na Lander? E a Fazer 250 seria o mesmo caso? Não quero acelerar como louco. Quero ter uma potência extra para usar quando necessário. Gostaria de pilotar como uma scooter na tranquilidade.

Quanto a potencia uma 125 aguenta bem uma rodovia, eu já rodei com a minha na via Dutra sem problemas embora já que vc é alguem mais alto e pesado que a media talvez a 250 seja o tamanho ideal... só por curiosidade vc já tentou agendar algum test-drive???

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2013 16:49 #5 por marcelo.coutinho durão
Henry, achei um tópico sobre este tema (Degraus das cilindradas – Importância) iniciado em abril de 2010.
Vale a pena dar uma olhada. Segue link de tópico:
comunidade.motonline.com.br/forum/segura...mport%C3%A2ncia.html

Nunca confundir "Liberdade" com "Libertinagem",

Moto Atual: Next 250 (Prima)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: henry250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2013 12:57 #6 por henry250
Obrigado pela ajuda pessoal! Não marquei teste drive porque sei realmente o básico: oq aprendi na auto-escola. Só sei engatar a primeira e a segunda marcha. Nunca saí daquele circuito de auto-escola.
O trajeto que terei de fazer será longe. aproximadamente 40km até o trabalho. Vou ter de pegar um trecho de rodovia.
Por isso estou pensando em uma 250cc pelo meu peso pode ser crítico em ultrapassagens. Lógico que não entrarei na selva do trânsito sem treinar bastante por perto de casa por bastante tempo.

Tinha perguntado pra vcs sobre a Lander mas estou indo para decisão da Fazer 250 por lembrar muito a moto CG da auto-escola. Ela é pode ser uma boa escolha no aprendizado?

Mais uma vez obrigado pela força!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2013 15:09 - 04 Ago 2013 15:11 #7 por tough_monkey
Achou que a maior diferença entre as duas seria a ergonomia... então o ideal seria vc fazer um butt-test (ir lá e sentar nas duas p/ comparar) e a ergonomia (ou a falta dela) acaba cobrando em trajetos mais longos, nos mais curtos vc não sente tanto a diferença mais apesar disso que eu falei tem vários membros do fórum que apesar do tamanho também usam motos menores sem problema algum, então ai fica totalmente a seu critério mesmo

E quanto a ciclística uma moto mais alta como a Lander tem um estilo de condução um pouco diferente mais mesmo sendo novato eu não acho que esta diferença seja muito preocupante... é só começar com calma que logo vc se acostuma.

Por fim tem a questão do preço, com clara vantagem para a Fazer, seguida pela Lander e por fim a mais cara Teneré.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2013 19:08 #8 por MANDRUVADOIDAO

henry250 escreveu: Obrigado pela ajuda pessoal! Não marquei teste drive porque sei realmente o básico: oq aprendi na auto-escola. Só sei engatar a primeira e a segunda marcha. Nunca saí daquele circuito de auto-escola.
O trajeto que terei de fazer será longe. aproximadamente 40km até o trabalho. Vou ter de pegar um trecho de rodovia.
Por isso estou pensando em uma 250cc pelo meu peso pode ser crítico em ultrapassagens. Lógico que não entrarei na selva do trânsito sem treinar bastante por perto de casa por bastante tempo.

Tinha perguntado pra vcs sobre a Lander mas estou indo para decisão da Fazer 250 por lembrar muito a moto CG da auto-escola. Ela é pode ser uma boa escolha no aprendizado?

Mais uma vez obrigado pela força!


Seja bem vindo Henry.
As motos que você tem como opção são ótimas.
Com qualquer uma das duas você estará muito bem servido.
Com relação a potência, não se preocupe, você se acostuma.
Só não aconselho pegar uma moto que ultrapassa os 200km/h de primeira.
Fora isso, até uma XT660 para uma pessoa da sua estatura tá de boa.
O que manda é o você tem dentro da cabeça.
Eu ainda não comprei uma 4 canecos por falta de juízo.
Me conheço e sei que não posso ter uma moto dessas.
No entanto, se você tem juízo e consegue se controla para não enrolar o cabo a torto e a direita, vá fundo nas 250.
Só recomendo que faça um ass test para ver qual será a melhor para sua necessidade.


Boa sorte e não suma do motonline.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: henry250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Ago 2013 00:39 - 05 Ago 2013 00:43 #9 por henry250
Pois é pessoal!
Vi muitos querendo começar com 600c ou 1000c. Mas quero ir pro caminho da escada mesmo até porque não quero ser um Valentino Rossi hehe! Só preciso de algo forte e durável pro dia-a-dia. Eu já sentei na Lander,Tenere e a Fazer. Meu desejo era a Tenere porque gosto de trails. Apesar de minha estatura as duas trail me assustaram pelo tamanho(principalmente a Tenere). Sendo assim pensei na Fazer apesar de não ser chegado em streets mas vai mais pelo aprendizado. O que me preocupava mais seria esse motor 250cc ser muito forte para iniciante. Depois de formado a XT660 seria interessante se a experiência e o $$ der chance!

Vlw pelo conselho pessoal!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2013 23:50 #10 por espinafre
Henry,

Apenas dando um pitaco de quem viveu (e vive ainda!) esse dilema, contando a minha história talvez te possa ajudar. Sou casado, pai de duas lindas crianças, no comecinho da casa dos 30 anos. Nunca havia pego uma moto na vida. Cansado de perder tempo no trânsito aqui na capital federal (hora e meia pra ir pro trabalho, outra hora e meia pra voltar), e perder qualidade de vida, com um mau humor incontrolável, refletindo até na família, resolvi tirar habilitação A e comprar uma moto.

Pesquisei muito, li bastante, fiz "teste de bunda". Em março comecei as aulas, abril fiz a prova prática (duas vezes, na primeira levei pau porque atropelei um cone na saída da pista. Viseira embaçou por causa do frio e não enxerguei nada), passei, tirei a habilitação. 2 de maio tirei minha primeira moto da concessionária: uma Fazer 250 flex. Agora, indo para o 4º mês de moto, depois de deixar a moto cair parada duas vezes e de dois tombos bestas no trânsito (com mais danos ao orgulho e ao ego do que ao corpo e à moto), e com o "asterisco" na mão em determinadas situações, acho que eu fiz as melhores escolhas possíveis: 1. andar de moto; 2. andar de Fazer 250.

Essa 250 é muito dócil, mesmo comparando com as 125/150 da auto-escola, e ao mesmo tempo tem potência suficiente pra acompanhar o trânsito nas vias expressas com muita tranqüilidade. Eu acho a Fazer confortável (mas sou baixinho, 1.65), e no trajeto só de asfalto, ainda que com alguns buracos e lombadas, me atende muito bem.

Economia de combustível? Meu Uno Mille fazia 14 km/l nesse trajeto. O Siena 1.6 faz 10. A Fazer tem feito, consistentemente, 35 km/l. Não sei se é meu jeito de andar, ainda com os receios de iniciante e o trauma dos tombos bestas, mas a economia de combustível é absurda.

Quando estava considerando que moto comprar, pensei comprar uma velhinha de leilão, já que eu sabia que os tombos iam acontecer, e o prejuízo seria menor. No entanto, pra quem não entende nada de moto, nada melhor que começar com uma 0 km mesmo.

O peso da Fazer é de +- 150 kg, um pouco maior que as CGs.

As motos médias (600 cc) e grandes são bonitas, tentadoras, mas pelo que andei lendo, qualquer escorregão na mão direita (o que é muuito fácil de acontecer, inda mais com os iniciantes), um buraco, uma irregularidade na pista pode dar uma caca e um prejuízo muito grande.

A Triumph Bonneville T100, de 865 cc, tem me tirado o sono, mas resolvi que antes de dois anos não encaro uma dessas, até estar mais calejado sobre duas rodas com motores.

Se você quiser, dê uma olhada na minha trajetória de moto até agora:

comunidade.motonline.com.br/forum/fazer-...er-250-blueflex.html

Espero ter contribuído para sua decisão. Grande abraço, e boa sorte!

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: MANDRUVADOIDAO, AlexandreAvelino, henry250, Patricia Ventura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2013 18:07 #11 por donytello
henry250,

vou dividir sua dúvida em duas.
1ª começar em uma 250cc, é uma boa opção sim. São motos leves e relativamente "mansas".
Elas possuem uma boa potencia para pegar a estrada com segurança em qualquer região do país.
Se gostar com o tempo vai querer mais potência ai parte-se para o próximo degrau 600/700 cc.

2ª darei conta de pilotar uma Trail (XRE, Tenere, Lander).
Tenho 1.72 sou baixinho e já levei dois tombos com a XRE que tinha. Esses tombos foram parados e porque não "achei o chão" quando fui parar.

No começo - primeiros 4 meses - você achará essas motos grandes e pesadas, depois achará uma delícia. Na minha opinião são até melhores de pilotar do que as motos "City (Fazer, CB300)".

A impressão que moto trail é pesada para iniciantes esta mais relacionado a diferença do centro de gravidade que é mais alto se analisar o peso seco verá que a diferença é pouca:
Ténéré 133 kg | XRE 145 kg | Lander 130 kg | CG ESD 121 kg

O único conselho que lhe dou é começar aos poucos, pois moto-escola só adestra para tirar a carteira, não ensina pilotar. Se tiver um amigo ou parente que já pilote para lhe dar uma ajuda melhor ainda.

Espero ter contribuido.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: henry250, Patricia Ventura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2013 17:57 #12 por AlexandreAvelino
Henry250, boa tarde,

Cara, gostei muito do post do espinafre, parece muito com minha trajetória e minhas escolhas há 7 anos quando passei na prova para categoria A.

Só complemento o seguinte: tenho 1,85m e também peso 98kg, acho que, assim como eu, você está na medida para tentar uma trail. Foi por onde comecei e, olhe, vejo que fiz muito bem. Certamente evitei alguns tombos por ter tanto curso de suspensão! Elas são leves e te colocam numa postura que te força a exercer mais controle sobre a moto, com centro de gravidade alto, guidão largo (grande alavanca) e suspensões moles. Se caem, pouco riscam os plásticos, que são mais moles. Consomem quase o mesmo tanto que suas equivalentes nakeds, exceto pelos pneus, que costumam ser mais caros.

Quanto à potência do motor, a Lander, que você citou, é uma mãe: dócil e econômica, mas muito ágil e durável. Se tivesse que comprar uma trail 250, ela seria minha escolha.

Boa sorte! Abraço!

Honda XR 200R 1999
Honda Biz 125 ES 2009
Honda CB 300R ABS 2010
Kawasaki Ninja 300 (Atual)

Seja você o motorista que gostaria de encontrar nas ruas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Set 2013 15:08 #13 por rafael94
SAlve cole blz ? tive essa duvida a alguns meses atras . Tenho 1,93 e optei por uma xre300 2013 como primeira moto não me arrependo nem um pouco. Moto não é perigo perigoso é quem esta em cima dela conduzindo e de vez em quando outros motoristas kkkkkkkkkk. No Brasil existem poucas opções de motos. Porem como primeira moto 250cc esta de bom tamanho. Não aconselharia a pegar uma 600cc por exemplo porque ai o negocio ja começa a complicar mas abaixo disso é tranquilo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2013 07:19 #14 por Harada
Suas posições são ponderadas. Só por isso não vejo nenhum problema. As recomendaçôes dos demais idem! Nunca perca o medo pois isto nos obriga a pilotar racionalmente. Comentando que nos USA a moto 883 tem sido preferência feminina mas lá moram americanos..

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2013 07:36 #15 por MANDRUVADOIDAO

Harada escreveu: Suas posições são ponderadas. Só por isso não vejo nenhum problema. As recomendaçôes dos demais idem! Nunca perca o medo pois isto nos obriga a pilotar racionalmente. Comentando que nos USA a moto 883 tem sido preferência feminina mas lá moram americanos..


...americanos, tailandeses, indus, asiáticos, brasileiros, xerofônfilos, marcianos,...


A questão é lá......

Veja o exemplo.

www.greencard.com.br/os_eua/eua/eua2c.htm

A diferença é que lá a polícia funciona.
E VIVA NICOLAU MAQUIAVEL. :)

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.179 segundos