Primeira Moto

12 Jul 2013 03:08 #1 por bielgiovanni284
Olá amigos, sou novo no forum, e em assuntos motociclísticos também...
Então, eu tenho 15 anos 1,84m e uns 100 kg, e minha mãe ficou insistindo pra eu começar um consórcio ja, dai eu optei na concessionária Honda, eu vi as motos, e minha mãe disse que pra mim, pela minha altura, seria bom eu pegar uma moto grande, então optei pela XRE 300. Mas agr não sei se fiz uma boa escolha, até pq comecei a pesquisar, e me parece que a Teneré da Yamaha é superior... Então, qual são as suas opiniões? Me digam se minha escolha foi sensata.

Obrigado ^^

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2013 05:00 #2 por bokomoko
Respondido por bokomoko no tópico Primeira Moto
Você está certo em pegar uma moto maiorzinha. Uma 250 ou 300cc é uma boa moto para começar e o fato de ser trail ajuda bastante pois são mais fáceis de pilotar. A XRE é uma boa moto, tem potência e torque de sobra, é econômica e é uma Honda então não tem erro. Comparada a Ténéré 250 ela tem vantagens em alguns pontos e Ténéré 250 tem vantagem em outros pontos. No fim dá um empate técnico entre as duas.

Particularmente eu acho a Ténéré mais resolvida em termos de motor. O motor dela é mais moderno, mais durável, mais simples. É um projeto original.

O motor da XRE é bom mas é inferior. É um armengue. A origem desse motor é o motor da CB500 ! Isso mesmo. O motor da XRE é derivado do motor da Tornado que é meio motor da CB500. Observe as medidas do cilindro e do pistão da Tornado e verá que são exatamente iguais ao motor da CB500.

Mesmo com esses "poréns", a moto é muito boa porque a suspensão é ótima, o quadro é bom. Ela é bem equipada e dizem que o ABS dela é o melhor do mercado. Opcional que vale a pena principalmente para quem vai ter a primeira moto.

Você só errou em ter feito um consórcio.

No seu caso, como você tem 15 anos, você vai começar a poupar agora. Dentro de 3 anos, você teria muito mais dinheiro se você tivesse colocado o dinheiro numa poupança do que se você põe no consórcio.

Um consórcio de 36 meses, que é o prazo para você ter 18 anos e poder andar de moto em vias públicas, vai cobrar uma taxa de administração, seguro e outros pra-que-isso´s em torno de 21 a 26%. Isso significa que de cada 100 reais de prestação que você pagar apenas 74 ou 79 irão para o fundo de compra da moto. O resto do dinheiro vira vapor.

Se você depositar essa grana na poupança, 100% do dinheiro vai para o fundo de compra da moto ! E mais, cada prestação mais antiga vai render 6% ao ano. No fim, pagando a mesma coisa todo mês você tem muito mais grana.

Fazendo uma simulação com o valor da prestação do consórcio da XRE sem abs.

Para o crédito de 14.189 reais em 36 meses você pagará todo mês 484,04

Isso significa que terá pago R$ 17.425,44 para ter direito a 14.189, ou seja, 22,8% mais caro

Se você depositar os 484,04 todo mês na poupança, dando 0,5% ao mês (com perspectivas de dar até mais agora que os juros voltaram a subir), você terá ao fim de 36 meses um total de R$ 19.040,15. Quase 5 mil reais a mais do que terá no consórcio.

Com esses 5000 reais a mais você pode comprar uma Duna 600 !! Uma moto com o DOBRO da cilindrada (mas não vale porque Traxx é outra categoria de qualidade ok ?) Mas ainda assim você pode comprar uma Ninja 300 !!! Uma moto muito mais sofisticada com motor de 2 cilindros refrigerada a água. Uma tetéia. Ou até mesmo uma XRE com ABS e ainda sobre troco.

Pense bem se vale a pena fazer o consórcio, ok ? Faça poupança !!!

No seu caso a única vantagem que o consórcio tem é que você poderia receber a moto ANTES dos 36 meses. Mas no seu caso essa vantagem é nula porque você não pode pilotar em vias públicas antes de fazer 18 anos.

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: lenilson.haysten, bielgiovanni284

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2013 09:23 #3 por Icaro Castro
Respondido por Icaro Castro no tópico Primeira Moto
É VERO!
No final de 3 anos você terá o dinheiro pra compra à vista, o poder de barganha é outro.
Veja o meu caso, em junho comprei a Comet 250GT por R$10.500,00.
Dinheiro na mão negão, é outro papo!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bokomoko, bielgiovanni284

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2013 14:18 #4 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Primeira Moto
E com o que sobrar, ainda dá para comprar bons equipamentos de segurança, como: Jaqueta, botas, luvas, capacete, etc.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bielgiovanni284

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2013 21:48 #5 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Primeira Moto
opção de moto ou do consorcio?

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bielgiovanni284

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jul 2013 00:56 #6 por bielgiovanni284
Respondido por bielgiovanni284 no tópico Primeira Moto
Mas é que eu fiz o consórcio de 6 anos, pq eu recebo pouco, então se eu depositar no banco a quantia que eu pago por mês, em 3 anos eu não teria o dinheiro necessário pra comprar a moto ainda, mas se eu for sorteado no consórcio eu posso segurar a moto até eu fazer 18 e pegar ela sem ter terminado de pagar ainda... ^^

Obrigado pela ajuda de todos :D

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jul 2013 09:49 #7 por bokomoko
Respondido por bokomoko no tópico Primeira Moto
Você fez as contas ?

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jul 2013 13:23 #8 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Primeira Moto

bielgiovanni284 escreveu: Olá amigos, sou novo no forum, e em assuntos motociclísticos também...
Então, eu tenho 15 anos 1,84m e uns 100 kg, e minha mãe ficou insistindo pra eu começar um consórcio ja, dai eu optei na concessionária Honda, eu vi as motos, e minha mãe disse que pra mim, pela minha altura, seria bom eu pegar uma moto grande, então optei pela XRE 300. Mas agr não sei se fiz uma boa escolha, até pq comecei a pesquisar, e me parece que a Teneré da Yamaha é superior... Então, qual são as suas opiniões? Me digam se minha escolha foi sensata.

Obrigado ^^


Biel, seja muito bem vindo a família.

As duas motos são muito boas.
Eu tive uma XRE300 09/10.
A minha não tinha ABS e foi a moto com o melhor freio que já tive.
Ela para muito.
Eu discordo do BOKOMOKO quando ele diz que ela é econômica.
A minha chegou a fazer até 18km/l com o cabo enrolado.
Nunca fiz mais que 24.
Ela bebe tanto ou mais que uma TRAIL de 600cc.

Eu compraria uma TÉRÉZINHA por ser uma moto mais esguia e mais confiável.
As peças da TÉRÉZINHA são um pouco mais caras, mas duram mais.
Ela tem uma autonomia de quase 800km, na XRE vc terá bem menos da metade disso.

Leve em conta também uma cotação de seguro.
Na sua idade será o mais caro.
Creio que o da XRE deve sero o dobro ou mais que o da TÉRÉZINHA.
Com essas motos não dá pra sair da loja sem seguro.

Mas......................no final.............eu sugiro que vc faça um ass test em ambas para se decidir.
E além do mais, vc só decidirá qual moto pegar quando tiver a carta de crédito na mão.
Hoje, nós fazemos consórcio é de dinheiro, não é de moto ou de carro.
Saiu a carta de crédito você compra a moto que tiver decidido.
Então se vc vai mesmo fazer o consórcio, faça o que apresentar a menor taxa de juros.
Eu fiz uns cálculos meses atrás e o que tinha a menor taxa era o da MAGAZINE LUÍZA.
Mas somente faça consórcio em empresa sólida.

Um escadera candando procê.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jul 2013 14:28 - 13 Jul 2013 14:31 #9 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Primeira Moto
O fato de você ter feito o consórcio da XRE, não quer dizer que você não possa pegar a TÉNÉRÉ, pois quando a carta de crédito for liberada, você terá a possibilidade de pegar a moto que desejar, inclusive a TÉNÉRÉ, que na minha opinião tem muita mais qualidades que a XRE.

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jul 2013 15:02 #10 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Primeira Moto

vandeco escreveu: O fato de você ter feito o consórcio da XRE, não quer dizer que você não possa pegar a TÉNÉRÉ, pois quando a carta de crédito for liberada, você terá a possibilidade de pegar a moto que desejar, inclusive a TÉNÉRÉ, que na minha opinião tem muita mais qualidades que a XRE.


Viu como você consegue fazer bonito quando lê o que eu escrevo? :whistle: :whistle: :whistle: :whistle:

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jul 2013 18:32 #11 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Primeira Moto

MANDRUVADOIDAO escreveu:

vandeco escreveu: O fato de você ter feito o consórcio da XRE, não quer dizer que você não possa pegar a TÉNÉRÉ, pois quando a carta de crédito for liberada, você terá a possibilidade de pegar a moto que desejar, inclusive a TÉNÉRÉ, que na minha opinião tem muita mais qualidades que a XRE.


Viu como você consegue fazer bonito quando lê o que eu escrevo? :whistle: :whistle: :whistle: :whistle:


Eu acho que vou mudar o seu nome de MANDRUVADOIDÃO para MANDRUVAPALHAÇO!!! :P :P :P

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jul 2013 07:16 #12 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Primeira Moto

vandeco escreveu:

MANDRUVADOIDAO escreveu:

vandeco escreveu: O fato de você ter feito o consórcio da XRE, não quer dizer que você não possa pegar a TÉNÉRÉ, pois quando a carta de crédito for liberada, você terá a possibilidade de pegar a moto que desejar, inclusive a TÉNÉRÉ, que na minha opinião tem muita mais qualidades que a XRE.


Viu como você consegue fazer bonito quando lê o que eu escrevo? :whistle: :whistle: :whistle: :whistle:


Eu acho que vou mudar o seu nome de MANDRUVADOIDÃO para MANDRUVAPALHAÇO!!! :P :P :P



Já tá registrado. Tem jeito não. :P :P

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jul 2013 20:12 - 14 Jul 2013 20:14 #13 por DenisCriado
Respondido por DenisCriado no tópico Primeira Moto
Já andei na XRE adorei, seu torque é impressionante para uma 300, mas o visual da TENERÈ me fascinou, sem contar o ja consagrado motor 250 da yamaha, que ja mostrou seu respeito. Vou de Teneré

Honda ML125 1986 - Titan 2001 - Cbx 200 Strada 1996 - CG Fan 125 2009
ATUAL - CRYPTON 115 2012 (ESPOSA)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jul 2013 21:43 #14 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Primeira Moto
O que mais me agrada dentre muitas coisas na TETE, é a posição de pilotar, extremamentíssima agradabilíssima!!! :silly:

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jul 2013 21:56 #15 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Primeira Moto
Por experiência própria, vou falar da posição de pilotagem da XRE.
É a melhor possível. Nesse quesito ela ganha da TÉRÉZINHA. O banco da TÉRÉZINHA é mais duro e se torna desconfortável após uns 150km. Na XRE já rodei mais de 1000km em um só dia indo de Minas para o sul e saí inteiro.
uM AMIGO FOI DE mINAS PARA 2°ENM em Curitiba pegando sol, chuva, poeira e acho que até neve e chegou lá novo também.
Posição de pilotagem é ponto pra XRE. Conheço várias pessoas que investiram no ERÊ para a TÉRÉZINHA.
Mesmo assim eu iria de TÉRÉZINHA.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.163 segundos