Rapaz... Perguntas difícieis...
Devem haver dezenas de tópicos aqui discutindo esses
aspectos...
No fim o fato é que não existe uma resposta certa para as
suas perguntas. Cada uma delas depende de um número
considerável de fatores.
A única que dá para responder de fato é a dos tempos do
motor.
Não sou mecânico e pode, eventualmente, ter algo errado
no que vou escrever. Se alguém perceber algum erro, por
favor corrija-me.
Seguinte: o motor 2 tempos é mais simples, tem menos
partes móveis e maior potência. Mas foi abandonado em
função das restrições do PROMOT. Se não me engano nas
motos produzidas a partir de 2003 (sua faixa inferior) já
não tínhamos nenhuma com esse tipo de motor. O 4 tempos é
o comum que vemos todos os dias em todo tipo de veículo a
gasolina/álcool/GNV. É mais complexo, tem menos potência
que o 2 tempos mas polui menos.
Dentro do motor tem os cilindros e dentro de cada um
deles um pistão que faz um movimento para cima e para
baixo (ou para um lado e para o outro no caso dos motores
boxer). Esse movimento é que gira a roda (através de uma
série de engrenagens).
No 2 tempos quando o pistão sobe já vai entrando uma
mistura de gasolina, ar e óleo por uma janela lateral no
cilindro. Chega um momento em que o pistão passa na
frente da janela fechando-a. Aí a mistura é comprimida
até o ponto em que o cilindro fica mais alto. Nesse
momento a vela solta uma fagulha e a mistura explode
empurrando o pistão para baixo. Aí o pistão passa na
frente de uma outra janela (deixando-a aberta) por onde
saem os gases resultentes da queima. Um pouco mais para
baixo é liberada novamente a primeira janela mencionada
no início e começa um novo cliclo.
Chama-se 2 tempos porque um é a admissão/compressão
(pistão subindo) e outro é a explosão/exaustão (pistão
descendo).
O quatro tempos tem aberturas no topo do cilindro (não
na lateral, como o 2 tempos) que são fechadas por
válvulas. Uma delas se abre e a mistura de ar/combustível
é sugada para dentro do cilindro cujo pistão está
descendo. A válvula se fecha e o pistão começa a subir
comprimindo a mistura. No ponto mais alto ocorre a
fagulha da vela e a explosão empurrando o pistão para
baixo. Quando ele chega lá em baixo abre-se a outra
válvula do topo do cilindro e os gases são empurrados
para fora pelo pistão que vem subindo. Quando o cilindro
chega de novo no topo a válvula de exaustão se fecha e
abre-se a de admissão iniciando um novo ciclo.
Chama-se 4 tempos porque um é a admissão (pistão
descendo) outro é a compressão (pistão subindo), outro é
a explosão (pistão descendo) e por último a exaustão
(pistão subindo).
Percebe que para completar um ciclo o motor 4 tempos dá
duas voltas? Significa que no mesmo tempo um dois tempos
fez dois ciclos. Por isso são muito mais potentes.
Só que esse lance de abre e fecha janela do 2 tempos não
é preciso e tem uns momentos que as duas janelas (de
admissão e de exaustão) ficam abertas ao mesmo tempo. Com
isso uma parte do combustível que está entrando sai
direto pela janela de exaustão sem ser queimado. Por isso
esse tipo de motor é tão poluente, gasta tanto e não foi
enquadrado nas novas normas de emissão. Sem contar o óleo
de lubrificação que entra junto com o combustível para
ser queimado...
Ufa...
Uma animação do ciclo 2 tempos:
ciencia.hsw.uol.com.br/motor-2-tempos2.htm
Uma animação do ciclo 4 tempos:
carros.hsw.uol.com.br/motores-de-carros.htm
se essa que era a pergunta que dá para reponder, imagina
as outras...