Primeira Moto

12 Jan 2010 22:51 #1 por Neocortex
Primeira Moto foi criado por Neocortex
Fala galera... tenho a carteira B e pretendo tirar a A para comprar uma moto para trabalhar. Gostaria de uns toques sobre que marca e modelo comprar. Disponho de cerca de R$5000 para investir inicialmente, o suficiente apenas para pegar uma usada (acho). Mas nao sei nada de mecanica e muito menos sobre motos. Possuo as seguintes duvidas.

1- Qual a marca recomendada para usadas antigas (2003 a 2007)?
2- Uma 125cc da conta de rodar na cidade ou deveria dar preferencia a 250? Sou do Rio de Janeiro.
3- Qual o consumo medio (km/l) de uma moto bem tratada?
4- Devo pagar seguro? Qual a media de valor?
5- O que sao os tempos do motor?

Desculpem a ignorancia mas vou começar a ler os postos do forum pra sanar minhas duvidas... uns toques pessoais tbm seriam bastante uteis.

Abraço

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13 Jan 2010 08:09 #2 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Primeira Moto
1- Honda, Yamaha, Suzuki.

2- Sim

3- Isso depende, mas se tudo estiver certo, faz bem mais
que 30km/l...

4- Sempre é bom. Principalmente se for uma Honda, e
Yamaha, pois essa são mais visadas para roubo.

5- São os cilcos do motor; Admissão, compressão, explosão
e escape. Se vc não for comprar RD ou Yamaha antigas,
todas as 125 são 4T, igual aos carros.


Com 5,000 vc compra uma Yes zero Km ou bem nova. A
manutenção é um pouco mais cara, mas a moto é boa,
completa e menos visada para assaltos.

Outras opções são a YBR da Yamaha, (Factor, porém mais
cara e pelada) e as Honda CG 150 (As novas vem com
injeção eletrônica) e Cg 125 Fan. As Hondas em geral tem
uma boa qualidade, mas vc pega modelos mais pelados em
relação as concorrentes. tem melhor revenda, apesar que
motos estão com a revenda cada vez pior.

Comparando com os carros, Honda é Volks, pelados mais
resistentes e visados pra roubo, Suzuki é um pegeout da
vida, porém super completa e menos visada, quase
dispensando seguro e Yamaha é Ford(meio termo entre essas
duas)

Dá uma pesquisada aqui no forúm, pergunte ao pessoal que
tem motos em 125 na parte das yamaha, suzuki também... dê
uma boa olhada na opinião dos usuários no best cars web
site também...
Douglas 0040191,4311805556

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

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13 Jan 2010 08:21 #3 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Primeira Moto
Rapaz... Perguntas difícieis...

Devem haver dezenas de tópicos aqui discutindo esses
aspectos...

No fim o fato é que não existe uma resposta certa para as
suas perguntas. Cada uma delas depende de um número
considerável de fatores.

A única que dá para responder de fato é a dos tempos do
motor.

Não sou mecânico e pode, eventualmente, ter algo errado
no que vou escrever. Se alguém perceber algum erro, por
favor corrija-me.

Seguinte: o motor 2 tempos é mais simples, tem menos
partes móveis e maior potência. Mas foi abandonado em
função das restrições do PROMOT. Se não me engano nas
motos produzidas a partir de 2003 (sua faixa inferior) já
não tínhamos nenhuma com esse tipo de motor. O 4 tempos é
o comum que vemos todos os dias em todo tipo de veículo a
gasolina/álcool/GNV. É mais complexo, tem menos potência
que o 2 tempos mas polui menos.

Dentro do motor tem os cilindros e dentro de cada um
deles um pistão que faz um movimento para cima e para
baixo (ou para um lado e para o outro no caso dos motores
boxer). Esse movimento é que gira a roda (através de uma
série de engrenagens).

No 2 tempos quando o pistão sobe já vai entrando uma
mistura de gasolina, ar e óleo por uma janela lateral no
cilindro. Chega um momento em que o pistão passa na
frente da janela fechando-a. Aí a mistura é comprimida
até o ponto em que o cilindro fica mais alto. Nesse
momento a vela solta uma fagulha e a mistura explode
empurrando o pistão para baixo. Aí o pistão passa na
frente de uma outra janela (deixando-a aberta) por onde
saem os gases resultentes da queima. Um pouco mais para
baixo é liberada novamente a primeira janela mencionada
no início e começa um novo cliclo.

Chama-se 2 tempos porque um é a admissão/compressão
(pistão subindo) e outro é a explosão/exaustão (pistão
descendo).

O quatro tempos tem aberturas no topo do cilindro (não
na lateral, como o 2 tempos) que são fechadas por
válvulas. Uma delas se abre e a mistura de ar/combustível
é sugada para dentro do cilindro cujo pistão está
descendo. A válvula se fecha e o pistão começa a subir
comprimindo a mistura. No ponto mais alto ocorre a
fagulha da vela e a explosão empurrando o pistão para
baixo. Quando ele chega lá em baixo abre-se a outra
válvula do topo do cilindro e os gases são empurrados
para fora pelo pistão que vem subindo. Quando o cilindro
chega de novo no topo a válvula de exaustão se fecha e
abre-se a de admissão iniciando um novo ciclo.

Chama-se 4 tempos porque um é a admissão (pistão
descendo) outro é a compressão (pistão subindo), outro é
a explosão (pistão descendo) e por último a exaustão
(pistão subindo).

Percebe que para completar um ciclo o motor 4 tempos dá
duas voltas? Significa que no mesmo tempo um dois tempos
fez dois ciclos. Por isso são muito mais potentes.

Só que esse lance de abre e fecha janela do 2 tempos não
é preciso e tem uns momentos que as duas janelas (de
admissão e de exaustão) ficam abertas ao mesmo tempo. Com
isso uma parte do combustível que está entrando sai
direto pela janela de exaustão sem ser queimado. Por isso
esse tipo de motor é tão poluente, gasta tanto e não foi
enquadrado nas novas normas de emissão. Sem contar o óleo
de lubrificação que entra junto com o combustível para
ser queimado...

Ufa...

Uma animação do ciclo 2 tempos:
ciencia.hsw.uol.com.br/motor-2-tempos2.htm

Uma animação do ciclo 4 tempos:
carros.hsw.uol.com.br/motores-de-carros.htm

se essa que era a pergunta que dá para reponder, imagina
as outras...

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

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13 Jan 2010 11:51 #4 por Neocortex
Respondido por Neocortex no tópico Primeira Moto
Douglas 00, valeu pelas dicas... a comparacao ajudou bastante o entendimento. Depois dessa estou pensando em pegar a suzuki... vo ler mais o forum. VinnyRun vo pegar o de 4 tempos mesmo entao...

Vou ler mais o forum...
quais os documentos que preciso ver pra saber se ta tudo em dia?

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13 Jan 2010 11:55 #5 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Primeira Moto

Neocortex escreveu: Douglas 00, valeu pelas dicas... a comparacao ajudou bastante o entendimento. Depois dessa estou pensando em pegar a suzuki... vo ler mais o forum. VinnyRun vo pegar o de 4 tempos mesmo entao...

Vou ler mais o forum...
quais os documentos que preciso ver pra saber se ta tudo em dia?



No Brasil TEM que ser 4 tempos... De 2 tempos, só moto velha street/trail ou de competição...


Não se fabrica mais.

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13 Jan 2010 11:59 #6 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Primeira Moto
Documentos- Se for usada:


Principalmente conferir o número do quadro e motor com o documento.


IPVA pago pelo menos de 2009 (se for assumir o de 2010, pedir desconto do preço da moto).


Com o número do renavam, consultar pela internet se tem multas ou pendências.

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13 Jan 2010 12:15 #7 por Neocortex
Respondido por Neocortex no tópico Primeira Moto
Opa.... Valeu Matusa.... 4 tempos será entao com certeza.
o pessoal daqui é rapido ein... hehehehe

Por enquanto dou preferencia pela suzuki, R$5000 da pra pegar???
To pesquisando no zap.com.br. Tem algum outro bom? Esqueci de perguntar qual a kmetragem boa pra pegar.

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13 Jan 2010 12:35 #8 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Primeira Moto
Ai no rio, ouvi falar que com 5,000 vc pega uma zero sim.
Tem a intruder 125, que já tem um visual retrô. Porém acho
a Yes mais acertada, mais moto.

Ali na parte do pequenas suzuki o pessoal é bem parceiro,
vão te ajudar a esclarecer suas dúvidas.

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

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13 Jan 2010 12:44 #9 por Neocortex
Respondido por Neocortex no tópico Primeira Moto
achei aqui no rio no site www.egomotos.com.br/index.asp (fui direcionado direto do site oficial da suzuki) e tem uma YES 125 ED 2005 por R$3.900,00. Será q ta valendo?

Aqui tem uma ficha tecnica mas acho q é das ultimas www.motokando.com/index.php/quatro-tempos/31220-suzuk i-yes-125-ed?jjpage=13

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13 Jan 2010 12:47 #10 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Primeira Moto
Acha mais nova e mais em conta...

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13 Jan 2010 12:48 #11 por Neocortex
Respondido por Neocortex no tópico Primeira Moto

MATUSA escreveu: Acha mais nova e mais em conta...


blz vo continuar na busca...

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13 Jan 2010 12:57 #13 por MATUSA

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13 Jan 2010 13:00 #14 por Neocortex
Respondido por Neocortex no tópico Primeira Moto
opa... show matusa... e quanto a kilometragem? A partir de quanto é considerado muito??

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13 Jan 2010 15:33 #15 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Primeira Moto
Essas motocas que o matusa mostrou são ótimas opções.
Quanto a Km, depende muito. Tem motos que rodaram
30,000km e estão ok. Tem moto que marca 10.000, mas estão
um caco.

Aparentemente estas duas motos estão bonitas. Gostei
daquela 2008.

No caso de comprar uma Yes, tente descubrir por que o
cara esta vendendo a moto. Evite comprar moto "de
magrão". Aqui no site tem matérias que ensinam o que
olhar ao comprar uma moto. No blog motite tem algum
material a respeito.

No caso da Yes, veja como estão as rodas, sem amassados,
se a moto não esta com uma aparência judiada, se o motor
apresenta uma pintura bonita, se os punhos, comandos não
estão muito gastos. Procure os pequenos ralados nas
pedaleiras, veja se a moto já caiu pra valer...

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

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