Xamã escreveu:
Fabinhus,
siga o que está escrito no motor.
Troque sempre o filtro de óleo a cada substituição do lubrificante (para evitar a mistura de óleo velho com óleo novo) e adicione a quantidade indcada no bloco da maquina, ou seja, 1100 ml.
Quanto à viscosidade, utilize também a indicada na tampa de óleo, ou seja, 10W - 40 ao invés de 20W - 50. As opções, neste caso, são várias. Já indiquei, aqui, o Motul 5000, que é 10W - 40, com API no nível "SJ", o Lubrax Tec Turbo (10W - 40, API - SL) e estou utilizando na minha motoca o Lubrax Top Turbo 15W - 40, API - SL.
Com qualquer um destes produtos, acima elencados, vc estará muito bem servido e o motor rodará por muito tempo em perfeitas condições.
No que concerne ao tema "lubrificação", impera a máxima: Moto gosta de óleo novo e muito limpo!
Um abração!
fabinhus escreveu: Xamã:
Muito obrigado pelas dicas. Estou para trovar o óleo e perguntei o mecânico da autorizada Suzuki qual ele usava e le me indicou o ELF, mas não sei sua classificação. Ontem fui em uma lojinha e o cara tinha o Mobil por R$12,00 e o ELF por R$10,00. Acabei compramdo o Mobil por ser mais conhecido, mas ainda não troquei. No supermercado, tem alguns óleos com preço bom, tipo o Havoline Premium SJ ou SL por R$9,90 que é 20W/50, mas tem outros com viscosidade a 15w/40, etc por preços parecidos. Vou dar uma pesquisada e posto aqui.
Grato pela atenção.
Xamã escreveu:
fabinhus escreveu: Xamã:
Muito obrigado pelas dicas. Estou para trovar o óleo e perguntei o mecânico da autorizada Suzuki qual ele usava e le me indicou o ELF, mas não sei sua classificação. Ontem fui em uma lojinha e o cara tinha o Mobil por R$12,00 e o ELF por R$10,00. Acabei compramdo o Mobil por ser mais conhecido, mas ainda não troquei. No supermercado, tem alguns óleos com preço bom, tipo o Havoline Premium SJ ou SL por R$9,90 que é 20W/50, mas tem outros com viscosidade a 15w/40, etc por preços parecidos. Vou dar uma pesquisada e posto aqui.
Grato pela atenção.
Fabinhus,
aí em Petrópolis há a opção de vc procurar o Lubrax Top Turbo 15W - 40 CI - 4/SL nos postos da BR. Se não encontrá-lo em nehum posto de Petrópolis, acho que o vi por coisa de uns R$ 10,00 (o Tec turbo 10W - 40 estava por cerca de R$ 20,00...) no posto da BR em Itaipava, aquele que fica logo na saída da estrada para Teresópolis.
Te digo: é o melhor óleo 15W - 40 que vc pode colocar na motoca por um valor destes.
Um abração e procura por produtos de marca renomada e com API de nível "SL", pois são os melhores óleos.
Dentinho escreveu:
Ôpa! Deve estar havendo algum engano aqui, Dentinho.
O tópico foi criado exatamente porque o óleo recomendado pelo fabricante (o Moto GP da Lubrax) não atende ao que os motores de um cilindro, de alta rotação e refrigerados a ar das Suzuki exigem em termos de lubrificação.
O que tem sido discutido aqui, em um nível bem elevado, é exatamente o porquê de se pagar R$ 12,00 ou mais em óleos ditos "específicos para motocicletas", com um API de 20 ou 25 anos atrás, quando há óleos de uso misto, muito mais eficientes e de qualidade infinitamente superior, por um preço menor ou equivalente.
Me explique uma coisa: qual o porquê das Harley de cinqüenta e poucos mil reais (uma Fat Boy, por exemplo), com embreagem banhada a óleo, utilizarem óleos do tipo heavy duty para motores diesel, de classificação CG - 4, CH - 4 ou CI - 4 e não apresentarem problema algum de durabilidade ou funcionamento?
Seá que os engenheiros de tão renomada marca cometeram tão ledo engano?
Acho sinceramente que não, meu amigo.
Além disso, utilizr um óleo melhor que o original de fábrica não é fazer da moto um laboratório de testes. Já disse e repito que o melhor óleo, para mim, hoje, é o Lubrax Top Turbo, pelas características de viscosidade e de aditivação que apresenta.
Mas, para deixar ainda mais claro o que disse, direi algo mais: o melhor óleo é aquele que permite uma rápida circulação por todo o motor na partida a frio e que circula sem superaquecer quando o motor está quente, sem também sobrecarregar a bomba de óleo. Assim, se está escrito que o motor, originamente, deve utilizar óleo 10W - 40 (está na tampa de óleo da máquina), isto já é uma pista de que a indicação de um lubrificante 20W - 50 talvez não seja o que há de melhor.
Óleos vários já foram citados. Há o Top Turbo, o Tec Turbo, o Mobil Delvac 1, o Motul 5000, o Motul 300v Factory Line e o Valvoline Durablend Synthetic 10W - 40. É questão mesmo de escolha.
Mas dou uma dica para que ninguém se dê mal ao optar: lembrem-se que óleos de classificação "C" (comerciais) são muito superiores aos óleos de classificação "S". Se o óleo for CH -4 ou CI - 4 e também for SL, beleza! Vc estará diante de um óleo muito mais resistente à utilização do que um óleo meramente "SL".
Exemplo disso é o Lubrax Tec Tubo, semi-sintético. Ele é SL e é CH - 4 e, além disso tudo, ainda é ACEA A3/98, significando que se dá muito bem em motores à gasolina.
Ou seja, trata-se de um excelente produto, como acho que o Top Turbo é.
Ninguém , de forma alguma, quer fazer das motos um laboratório de testes. O que quis com este tópico foi oferecer opções mais vantajosas de óleos para as Suzukis, sem que isto significasse gastos a mais para o meu bolso e os dos amigos, entenderam.
O melhor óleos não existe, de fato.
Vejam que o Top Turbo, apesar de ser excelente, não é 10W como eu gostaria que fosse. Ele é 15W.
De outro lado, ele é CI - 4 (clasificão mais moderna atualmente adotaa para motores diesel) ao passo que o Tec Turbo é CH - 4, mas este último é 10W.
Assim, tive de optar entre uma aditivação maior e a viscosidade que considerava ideal. O Tec Turbo atendia à viscosidade do motor, mas é mais atrasado em aditivação. O Top Turbo já é mais avançado em aditivação, mas um pouco mais viscoso do que o desejado na fase fria do motor.
Optei pelo Top Turbo e acoselhei os amigos a escolherem ele também, sobretudo pelo custo baixo e pelas inúmeras vantagens que oferece, mas haverá quem opte pelo Tec Turbo.
É questão de opção mesmo!