A busca pelo óleo ideal continua...

26 Jul 2008 10:54 #76 por luisrs
LUGOR e qual foi o óleo que vc escolher diz pra nois
O tópico foi trancado.
26 Jul 2008 17:45 #77 por Xamã
Heninhu,

cara, vou rodar 1.500 kms com o Top Turbo. Já estou com quase 1.000 kms desde a troca e, até agora, só elogios à motoca. Bom consumo, bom rendimento, embreagem perfeita e a certeza de estar usando um óleo de primeira linha a um custo muito baixo não têm preço.
Bom, não abordei a questão do preço do Mobil Delvac 1 pelo fato de simplesmente ainda não ter encontrado este lubrificante à venda nos lugares por onde trafego com a "Mulata". Por ser um óleo da Mobil, deve ser achado nos Postos Esso de beira de estrada. No RJ, na região metropolitana, ainda não achei em casas de autopeças ou em postos Esso.
Quanto aos amigos que trocam o óleo a cada 1.000 kms, acho uma excelente idéia quando o produto utilizado possui um API de nível muito defasado, como os óleos SF ou SG. Em óleos de tão baixa aditivação, como estes, acho que 1.000 kms, em motores que giram até 10.000 rpm e são refrigerados a ar, já é até demais.
No caso de um lubrificante tipo SL ou SM com SAE 40 a 100ºC, que aquece menos que um 50 por fluir melhor, não há a necessidade de troca tão precoce. Para ser sincero, minha idéia é avaliar o Top Turbo quando for usá-lo pela 2ª vez e, dependendo do aspecto e viscosidade com que saia do motor, passar a rodar até 3.000 kms direto com ele.
Pelas especificações que possui, muito semelhantes às do Shell Rotella T 15W - 40 mineral, calculo que suporte a quilometragem com a mesma estabilidade físico-química deste óleo de uso severo, de modo que não será nada demais para o Lubrax rodar o dobro dos 1.500 kms.
O óleo foi feito para suportar até 45.000 kms no uso em motores diesel, quando o diesel possui baixa concentração de enxofre (o que significa menor produção de resíduos ácidos...).
O que serão para ele 3.000 kms num motor à gasolina?
Por enquanto, vou rodar por precaução só 1.500 kms. Se eu perceber queda acentuada de viscosidade neste período, optarei por manter esta quilometragem de uso. Se, no entanto, observar que o lubrificante ainda está em excelentes condições, prolongarei a utilização. Para os amigo que seguirem minhas indicações e não desejarem ter qualquer tipo de preocupação com a durabilidade do motor, acho que pelo custo baixo do óleo e do filtro do óleo, vale à pena efetuar a substituição do lubrificante com 1.500 kms rodados, o que já estará excelente.
Só para constar, utilizarei um viscosímetro para a avaliação do produto qando retirá-lo da "Mulata".
Quando for trocar o óleo, postarei aqui as minhas impressões acerca do que encontrei. A princípio, tenho quase certeza de que não haverá surpresas desagradáveis.
A moto está, como eu já disse, ótima.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
27 Jul 2008 09:57 #78 por fabinhus
Tenho certas dúvidas:
1º O manual da Yes, que já está desatualizado, informa diversas qunatidades de óleo. Na pág. 37 fala que para troca de óleo e filtro são necessários 1150 ml de óleo.
Na pág. 38, no início, diz que a quantidade de óleo para troca sem trocar o filtro é de 850 ml e no final desta pág. tem um quadro que diz que somente troca de óleo é 1100 ml e com troca de filtro é 1150 ml. No motor está gravado 1100 ml.
Qual o valor ideal para cada tipo de troca?
O manual recomenda o GP Lubrax Mineral API SG/Jaso MA com viscosidade 20w/50, mas na tampa do motor por onde se adiciona o óleo está gravado 10w/40.
Qual o certo?

Yes 07/08 - Vermelha

Petrópolis - RJ
O tópico foi trancado.
27 Jul 2008 11:43 #79 por Xamã
Fabinhus,

siga o que está escrito no motor.
Troque sempre o filtro de óleo a cada substituição do lubrificante (para evitar a mistura de óleo velho com óleo novo) e adicione a quantidade indcada no bloco da maquina, ou seja, 1100 ml.
Quanto à viscosidade, utilize também a indicada na tampa de óleo, ou seja, 10W - 40 ao invés de 20W - 50. As opções, neste caso, são várias. Já indiquei, aqui, o Motul 5000, que é 10W - 40, com API no nível "SJ", o Lubrax Tec Turbo (10W - 40, API - SL) e estou utilizando na minha motoca o Lubrax Top Turbo 15W - 40, API - SL.
Com qualquer um destes produtos, acima elencados, vc estará muito bem servido e o motor rodará por muito tempo em perfeitas condições.
No que concerne ao tema "lubrificação", impera a máxima: Moto gosta de óleo novo e muito limpo!

Um abração!

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
27 Jul 2008 15:06 #80 por edsonnota1000
Olá amigos em minha moto uso sempre o Yamalube e me dei muito bem com este óleo acho o ideal pra ela, quando não tem coloco sempre o GTX castrol indicado pelo fabricante...agora quanto as medidas de óleo são elas 1100Ml para troca de óleo convencionais sem a troca do filtro e 1300Ml com a troca do filtro sempre faço isso e nunca tive maiores problemas...

PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP
O tópico foi trancado.
27 Jul 2008 15:32 #81 por fabinhus

Xamã escreveu:

Fabinhus,

siga o que está escrito no motor.
Troque sempre o filtro de óleo a cada substituição do lubrificante (para evitar a mistura de óleo velho com óleo novo) e adicione a quantidade indcada no bloco da maquina, ou seja, 1100 ml.
Quanto à viscosidade, utilize também a indicada na tampa de óleo, ou seja, 10W - 40 ao invés de 20W - 50. As opções, neste caso, são várias. Já indiquei, aqui, o Motul 5000, que é 10W - 40, com API no nível "SJ", o Lubrax Tec Turbo (10W - 40, API - SL) e estou utilizando na minha motoca o Lubrax Top Turbo 15W - 40, API - SL.
Com qualquer um destes produtos, acima elencados, vc estará muito bem servido e o motor rodará por muito tempo em perfeitas condições.
No que concerne ao tema "lubrificação", impera a máxima: Moto gosta de óleo novo e muito limpo!

Um abração!


Xamã:

Muito obrigado pelas dicas. Estou para trovar o óleo e perguntei o mecânico da autorizada Suzuki qual ele usava e le me indicou o ELF, mas não sei sua classificação. Ontem fui em uma lojinha e o cara tinha o Mobil por R$12,00 e o ELF por R$10,00. Acabei compramdo o Mobil por ser mais conhecido, mas ainda não troquei. No supermercado, tem alguns óleos com preço bom, tipo o Havoline Premium SJ ou SL por R$9,90 que é 20W/50, mas tem outros com viscosidade a 15w/40, etc por preços parecidos. Vou dar uma pesquisada e posto aqui.
Grato pela atenção.

Yes 07/08 - Vermelha

Petrópolis - RJ
O tópico foi trancado.
27 Jul 2008 15:56 #82 por Xamã

fabinhus escreveu: Xamã:

Muito obrigado pelas dicas. Estou para trovar o óleo e perguntei o mecânico da autorizada Suzuki qual ele usava e le me indicou o ELF, mas não sei sua classificação. Ontem fui em uma lojinha e o cara tinha o Mobil por R$12,00 e o ELF por R$10,00. Acabei compramdo o Mobil por ser mais conhecido, mas ainda não troquei. No supermercado, tem alguns óleos com preço bom, tipo o Havoline Premium SJ ou SL por R$9,90 que é 20W/50, mas tem outros com viscosidade a 15w/40, etc por preços parecidos. Vou dar uma pesquisada e posto aqui.
Grato pela atenção.


Fabinhus,

aí em Petrópolis há a opção de vc procurar o Lubrax Top Turbo 15W - 40 CI - 4/SL nos postos da BR. Se não encontrá-lo em nehum posto de Petrópolis, acho que o vi por coisa de uns R$ 10,00 (o Tec turbo 10W - 40 estava por cerca de R$ 20,00...) no posto da BR em Itaipava, aquele que fica logo na saída da estrada para Teresópolis.
Te digo: é o melhor óleo 15W - 40 que vc pode colocar na motoca por um valor destes.

Um abração e procura por produtos de marca renomada e com API de nível "SL", pois são os melhores óleos.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
27 Jul 2008 17:39 #83 por fabinhus

Xamã escreveu:

fabinhus escreveu: Xamã:

Muito obrigado pelas dicas. Estou para trovar o óleo e perguntei o mecânico da autorizada Suzuki qual ele usava e le me indicou o ELF, mas não sei sua classificação. Ontem fui em uma lojinha e o cara tinha o Mobil por R$12,00 e o ELF por R$10,00. Acabei compramdo o Mobil por ser mais conhecido, mas ainda não troquei. No supermercado, tem alguns óleos com preço bom, tipo o Havoline Premium SJ ou SL por R$9,90 que é 20W/50, mas tem outros com viscosidade a 15w/40, etc por preços parecidos. Vou dar uma pesquisada e posto aqui.
Grato pela atenção.


Fabinhus,

aí em Petrópolis há a opção de vc procurar o Lubrax Top Turbo 15W - 40 CI - 4/SL nos postos da BR. Se não encontrá-lo em nehum posto de Petrópolis, acho que o vi por coisa de uns R$ 10,00 (o Tec turbo 10W - 40 estava por cerca de R$ 20,00...) no posto da BR em Itaipava, aquele que fica logo na saída da estrada para Teresópolis.
Te digo: é o melhor óleo 15W - 40 que vc pode colocar na motoca por um valor destes.

Um abração e procura por produtos de marca renomada e com API de nível "SL", pois são os melhores óleos.


Vlw pelas dicas. Vou procurar estes com viscosidade mais baixa e experimentar.

Yes 07/08 - Vermelha

Petrópolis - RJ
O tópico foi trancado.
28 Jul 2008 20:35 #84 por Brasileiro
AFINAL QUAL É O MELHOR ÓLEO?!?!? HÁ UM CONSENSO?!?!?!

Brasileiro- Fazer 2009/10 LE

Ex- Suzuki YES 2007/08

Tatuapé - São Paulo - Capital/SP
O tópico foi trancado.
29 Jul 2008 07:05 #85 por Dentinho
Companheiros.Ñ façamos das nossa SUZIKI,experimentos, de oleo tal e qual. Enfatizo,de forma imperial, que se observar os intervalos corretos de trocas,conf. o manual do proprietário,e,atento ao oleo indicado pelo fabricante,ñ teras problemas com desgastes prematuros das partes em atrito,dos motores.Na minha singular concepção,utilizar os"super oleo"com alto poder de aditivação,tão utlizados em motores diesel,q percorre grandes quilometragem,e,em serviço severos em altas temperaturas.NADA se compara os motores refrigerado a ar,de um cilindro e de baixa cilindrada,campeã de vendas nos paises latino americano,e,em particular, o nosso BRASILE. OK!!.


Abraços

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"
O tópico foi trancado.
29 Jul 2008 08:30 #86 por Xamã

Dentinho escreveu:

Ôpa! Deve estar havendo algum engano aqui, Dentinho.

O tópico foi criado exatamente porque o óleo recomendado pelo fabricante (o Moto GP da Lubrax) não atende ao que os motores de um cilindro, de alta rotação e refrigerados a ar das Suzuki exigem em termos de lubrificação.
O que tem sido discutido aqui, em um nível bem elevado, é exatamente o porquê de se pagar R$ 12,00 ou mais em óleos ditos "específicos para motocicletas", com um API de 20 ou 25 anos atrás, quando há óleos de uso misto, muito mais eficientes e de qualidade infinitamente superior, por um preço menor ou equivalente.
Me explique uma coisa: qual o porquê das Harley de cinqüenta e poucos mil reais (uma Fat Boy, por exemplo), com embreagem banhada a óleo, utilizarem óleos do tipo heavy duty para motores diesel, de classificação CG - 4, CH - 4 ou CI - 4 e não apresentarem problema algum de durabilidade ou funcionamento?
Seá que os engenheiros de tão renomada marca cometeram tão ledo engano?
Acho sinceramente que não, meu amigo.
Além disso, utilizr um óleo melhor que o original de fábrica não é fazer da moto um laboratório de testes. Já disse e repito que o melhor óleo, para mim, hoje, é o Lubrax Top Turbo, pelas características de viscosidade e de aditivação que apresenta.
Mas, para deixar ainda mais claro o que disse, direi algo mais: o melhor óleo é aquele que permite uma rápida circulação por todo o motor na partida a frio e que circula sem superaquecer quando o motor está quente, sem também sobrecarregar a bomba de óleo. Assim, se está escrito que o motor, originamente, deve utilizar óleo 10W - 40 (está na tampa de óleo da máquina), isto já é uma pista de que a indicação de um lubrificante 20W - 50 talvez não seja o que há de melhor.
Óleos vários já foram citados. Há o Top Turbo, o Tec Turbo, o Mobil Delvac 1, o Motul 5000, o Motul 300v Factory Line e o Valvoline Durablend Synthetic 10W - 40. É questão mesmo de escolha.
Mas dou uma dica para que ninguém se dê mal ao optar: lembrem-se que óleos de classificação "C" (comerciais) são muito superiores aos óleos de classificação "S". Se o óleo for CH -4 ou CI - 4 e também for SL, beleza! Vc estará diante de um óleo muito mais resistente à utilização do que um óleo meramente "SL".
Exemplo disso é o Lubrax Tec Tubo, semi-sintético. Ele é SL e é CH - 4 e, além disso tudo, ainda é ACEA A3/98, significando que se dá muito bem em motores à gasolina.
Ou seja, trata-se de um excelente produto, como acho que o Top Turbo é.
Ninguém , de forma alguma, quer fazer das motos um laboratório de testes. O que quis com este tópico foi oferecer opções mais vantajosas de óleos para as Suzukis, sem que isto significasse gastos a mais para o meu bolso e os dos amigos, entenderam.
O melhor óleos não existe, de fato.
Vejam que o Top Turbo, apesar de ser excelente, não é 10W como eu gostaria que fosse. Ele é 15W.
De outro lado, ele é CI - 4 (clasificão mais moderna atualmente adotaa para motores diesel) ao passo que o Tec Turbo é CH - 4, mas este último é 10W.
Assim, tive de optar entre uma aditivação maior e a viscosidade que considerava ideal. O Tec Turbo atendia à viscosidade do motor, mas é mais atrasado em aditivação. O Top Turbo já é mais avançado em aditivação, mas um pouco mais viscoso do que o desejado na fase fria do motor.
Optei pelo Top Turbo e acoselhei os amigos a escolherem ele também, sobretudo pelo custo baixo e pelas inúmeras vantagens que oferece, mas haverá quem opte pelo Tec Turbo.
É questão de opção mesmo!


Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
29 Jul 2008 09:12 #87 por Dentinho
Companheiro xamã.Reporto-me novamente a ti,saliêntando q ñ sou PHD, nem sou versado nestes.No tocante a relação da Harley aos óleos tipo heavy duty,simplesmente devido a sua qualidade, atende as especificações do fabricante, daqueles motores,tido como rusticos, para alguns.Quanto aos demais assunto explícitado por ti,concordo contigo em, gênero,numero,menos em grau.Entende!!!!!!!! .


Abraços

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"
O tópico foi trancado.
29 Jul 2008 10:01 #88 por Xamã
Captei vossa mensagem...

Bom, neste caso, se o amigo acha que o óleo 20W - 50 é o ideal, há a opção de utilizar o Yamalube ou o Havoline Premium SL 20W - 50 (são a mesma coisa).

São produtos bem superiores ao Moto GP Lubrax, que ainda é SG.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
29 Jul 2008 10:55 #89 por Sevla
O manual recomenda produtos que são "parceiros comercialmente", visando sempre um custo benefício para o FABRICANTE, é muito comodo para nós consumidores seguir o que está escrito no manual e fechar o olho pro mundo, mas quem é apaixonado pelas motocas e pela mecanica em geral, está sempre pesquisando e se informando sobre as novidades.


A respeito do oleo em especial não só a suzuki, mas tambem a tão "renomada" honda usa oleos defasados, afinal o motul preto é SG de tecnologia atrasada, só a yamaha recomenda oleo SL, melhor que esses outros anteriores, mas mesmo assim já está ficando pra traz.


No mercado já existe oleos melhores, alguns importados e muito caros, no brasil o melhor oleo mineral no momento e com o menor preço é mesmo o Lubrax top turbo 15W 40, tambem pesquisei bastante pra chegar nesse resultado e estou usando tanto no automóvel como nas motos com exelentes resultados.



Muita gente espera por "milagres" na troca de um oleo inferior por outro superior, e fala que trocou e não aconteceu nada, a moto não andou mais não ficou mais economica e não fez menos barulho, o objetivo do oleo não da pra perceber a curto prazo, mas uma coisa é certa, quanto melhor for o oleo menor será a perca de sua eficiencia no uso da motoca, vai refrigerar melhor o motor, vai circular com maior rapidez e vai manter o motor sempre limpo por dentro.


Quem pesquisar um pouquinho vai entender melhor esse tópico, que é muito válido, para todos os motociclistas independente da cilindrada da motoca, e existe muitas matérias a respeito de oleos, principalmente nos sites estrangeiros, abraços.

xt 225 sem destino
O tópico foi trancado.
29 Jul 2008 11:50 #90 por Dentinho
Companheiros, Xamã e Sevla.o q vçs acham do óleo SELLÊNIA EXPERT 4T 20W50!.


Abraços e aguardo!

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"
O tópico foi trancado.
Tempo para a criação da página:0.388 segundos