TITAN 150 KS 2004 VERDE - ATUAL
cg cargo 95 azul - ex
YBR E 01/02 guardada até legalizar o doc.
YBR K 03/04 roubada - EX
TDM 225 97 VERM. - EX
CG ML 125 1983 VERM. - EX
HONDA DREAM 97 VERM. - EX
Olá amigos,
Na manutenção da corrente faço o seguinte:
Coloco a moto no cavalete e verifico se há elos presos, em seguida lavo com querosene ou óleo diesel, verifico novamente e repito a operação até não haver elos presos.
Agora com a corrente solta e limpa, dou uma lavada geral na relação com o querosa, retiro o excesso e ajusto a corrente.
Feito isso lubrifico toda relação com óleo 140, que é o mesmo óleo usado em transmissão dianteira de carro 4X4 e caminhões , específica para engrenagens, portanto acho que o óleo mais recomendado para uma "relação duradoura".
Quanto a graxa, esta não se usa em correntes pois nela prende poeira, transformando-a em abrasiva (Carborundum), graxa náutica muito menos pois esta não foi desenvolvida para lubrificar e sim para proteger, ela adere e endurece impermeabilizando o local onde foi aplicada, protegendo as peças contra maresia, um uso completamente diferente do que a relação da motoca precisa, NÃO usem este tipo de graxa na relação.
No mais é só rodar...
Para mim este é o melhor procedimento, adoto-o desde a infância, quado via os adultos fazendo nas motos e eu fazia na bike...rs. é também o melhor custo benefício para manutenção de relação.
Um abraço a todos.
Analisando todas as postagens, cheguei na seguinte conclusão:
Quer uma corrente com lubrificante que não ira atrair as terrinhas da vida, use o spray para corrente ou o 90. Porém esse produto tem uma proteção curta e faz com que tenha que ter uma frequencia de aplicação dos produtos.
Quer uma corrente lubrificada por mais tempo, utiliza a graxa branca, muito conhecidas e também pelas concessionárias, aplica-se umas 2 vezes ao mes que ele dura, mas atrai um pouco as terrinhas da vida.
Ou seja, os dois tipos de lubrificação são boas, porém tem o seu tempo de proteção diferente e tem uma proposta um pouco diferente.
Eu particularmente utilizo a graxa branca, tem uma boa duração e eu não me preocupo muito. Claro que quando eu lavo a minha moto eu verifico o estado de lubrificação da corrente e se necessário, lubrifico.
a graxa nao é boa pois nao entra nos vao dos elos da corrente.
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A graxa branca é muito boa, já usei também, mas precisa alternar a lubrificação com oleo, gosto de usar oleo próprio para corrente, adere bem e lubrifica com eficiencia.
O problema do oleo comum e do oleo 90, é que não são próprios para correntes, e com o giro da corrente acaba desprendendo e perdendo sua eficiencia rapidamente, sem contar a sujeira toda que faz.
Já usei vários tipos de lubrificantes, e o que me deu melhor resultado sempre foram os especificos para correntes, o proximo vai ser em espray, esse ainda não usei, boa sorte.
Um método aprendido por mim aqui no fórum e que tem dado resultado muito bom, é a limpeza da corrente com querosene, retira-lo totalmente com agua, sem muita pressão e aplicação de óleo de motor seguido pela graxa branca. Desta forma tenho uma lubrificação prolongada (graxa), abrangente (óleo) e com sujeira relativamente pequena.
muito bom seu metodo, so uma coisa que pode ficar melhor, vc tem que jogar agua com muita pressao, ai limpa melhor e tira melhor o querosene.
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jailton escreveu: muito bom seu metodo, so uma coisa que pode ficar melhor, vc tem que jogar agua com muita pressao, ai limpa melhor e tira melhor o querosene.
Eu quis dizer que não é necessário a pressão de uma jateadora para a limpeza, no meu caso utilizo aqueles esguichos com gatilho para mangueira de jardim, e este tem dado conta do recado.
ah ta entao é isso mesmo, mas esses esguichos tem uma boa pressao.
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Desculpem a pergunta idiota, mas la vai:
E o pinhao?!? Deve-se lavar e lubrifica-lo tb, com querosene e oleo de corrente?! É q o rapaz fica la "protegido" e escondido mas um dia desses dei uma olhada e nao gostei muito da aparencia nao
é bom lava-lo, juntamente com a corrente e coroa, e quando vc lubrifica a corrente ja esta lubrificando ele.
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Uso óleo de motor mesmo, antes usava graxa em spray mas não gostei não, ficava em pouco tempo um emplastro grudado na corrente entre os elos, agora só óleo de motor mesmo, foi o que deu melhor resultado, e além diso lubrifico a corrente toda semana.
Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.