Corrente: Oleo ou graxa

03 Set 2008 08:38 #121 por Trust No 1
Respondido por Trust No 1 no tópico Corrente: Oleo ou graxa
Não sou eu que estou dizendo que querosene resseca o o'ring, quem disse isso foi o Tite, tem um texto aqui falando sobre como lavar a moto. Se eu achar o link aqui eu posto. Sobre o spray da Repsol para lubrificar corrente, não sabia que o manual condenava, vou dar uma olhada.

CBX Strada

Mauro Santos - O PAI DO LUCAS!!!



“Eu não patrocino o crime, não compro peças roubadas!”


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09 Set 2008 17:11 #122 por AdrianoOliveira
Respondido por AdrianoOliveira no tópico Corrente: Oleo ou graxa
Graxa não vale nada, a branca é uma delas, uma verdadeira farça. Tem que ser óleo mesmo.

CG 125 FAN / 2007

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09 Set 2008 19:03 #123 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Corrente: Oleo ou graxa
A maioria das correntes não posui o´ring, mesmo as originais vem sem, então não tem problema usar querosene, mesmo se tiver o´ring, usando querosene e enchaguando com agua em seguida não tem problema, boa sorte.

xt 225 sem destino

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09 Set 2008 20:00 #124 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Corrente: Oleo ou graxa
Trust acho que esse link já foi postado aqui, mas aqui vai de novo:

Moto suja

Abraço. Patriarca.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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10 Set 2008 05:45 #125 por Trust No 1
Respondido por Trust No 1 no tópico Corrente: Oleo ou graxa
Deste mesmo texto foi que retirei a informação:





"Da mesma forma, muitos componentes móveis da moto são protegidos por anéis de borracha (os chamados o-rings), que estão na corrente e juntas como balança, pedal de câmbio e outros. Ao mandar um jato de querosene por cima de tudo, (ou qualquer outro solvente), estas borrachas sofrem um ressecamento e irão rachar, perdendo a capacidade de vedar a entrada de sujeira ou permitindo o vazamento de óleo. A água quente elimina a lubrificação de muitas peças móveis, sobretudo rolamentos e a corrente. Aliás, esta é a maior vítima do excesso de lavagem."

CBX Strada

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10 Set 2008 15:02 #126 por jailton
Respondido por jailton no tópico Corrente: Oleo ou graxa
uso um spray, tipo esses da repsol e motul, so que por
aqui(SP) eles custam +- 15 reais, ja o que comprei custa
5 reais, e to achando bom.

TITAN 150 KS 2004 VERDE - ATUAL
cg cargo 95 azul - ex
YBR E 01/02 guardada até legalizar o doc.
YBR K 03/04 roubada - EX
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10 Set 2008 15:02 #127 por jailton
Respondido por jailton no tópico Corrente: Oleo ou graxa
quem quiser comprar, e so procurar nesses shopping de
pecas de carros, la sempre tem.

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16 Set 2008 20:27 #128 por Correa
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Olá amigos,
Na manutenção da corrente faço o seguinte:
Coloco a moto no cavalete e verifico se há elos presos, em seguida lavo com querozene ou óleo diesel, verifico novamente e repito a operação até não haver elos presos.
Agora com a corrente solta e limpa, dou uma lavada geral na relação com o queroza, retiro o excesso e ajusto a corrente.
Feito isso lubrifico toda relação com óleo 90, que é o mesmo óleo usado em transmissão de carro, específica para engrenagens, portanto acho que o óleo mais recomendado para uma "relação duradoura".
Quanto a graxa, esta não se usa em correntes pois nela prende poeira, transformando-a em abrasiva (Carborundum), graxa náutica muito menos pois esta não foi desenvolvida para lubrificar e sim para proteger, ela adere e endurece impermeabilizando o local onde foi aplicada, protegendo as peças contra maresia, um uso completamente diferente do que a relação da motoca precisa, NÃO usem este tipo de graxa na relação.
No mais é só rodar...
Para mim este é o melhor procedimento, adoto-o desde a infância, quado via os adultos fazendo nas motos e eu fazia na bike...rs. é também o melhor custo benefício para manutenção de relação.
Um abraço a todos.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
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20 Set 2008 11:17 #129 por AdrianoOliveira
Respondido por AdrianoOliveira no tópico Corrente: Oleo ou graxa
Bom mesmo, pra tirar TODA a graxa velha é o THINER, esse sim é um solvente muito poderoso.

CG 125 FAN / 2007

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20 Set 2008 19:06 #130 por Thon
Respondido por Thon no tópico Corrente: Oleo ou graxa
O problema é que o Thiner, se cair na roda (de liga-leve) pode estragar a mesma.....sempre uso querosene e óleo específico para corrente.....custa 3,50 e dura MUITO....





ABS

*VIDA LONGA Motonline!



BERNÔ CITY

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20 Set 2008 19:28 #131 por Correa
Respondido por Correa no tópico Corrente: Oleo ou graxa
Olá amigos,

Eu com certeza não usaria Thiner, seria fatal para as correntes com o'ring, estes são de borracha e ressecariam na certa. Além é claro do risco de cair em alguma pintura da moto, como roda, balança, quadro etc.
O mais aconselhável é o querozene e óleo específico como dito acima.

Saúde a todos.

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20 Set 2008 21:10 #132 por Sevla
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Ou oleo diesel

xt 225 sem destino

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21 Set 2008 06:26 - 07 Abr 2013 21:38 #133 por Correa
Respondido por Correa no tópico Corrente: Oleo ou graxa
Olá amigos,

Talvez o AO não tenha se referido ao "Thiner, Thiner" e sim ao removedor, que também é usado em pinturas mas esse é a base de querosene, "esse poooode...".
O oleo diesel também é bom, mas também tem que ser bem lavado com água depois, pois ele tembém faz mal aos o'rings, não tanto quanto o Thiner. (o Thiner resseca, o diesel dissolve)
Eu diria que a solução popular é lavar com óleo diesel, limpar bem com água, aplicar óleo 90 em abundância.
A solução que uso é lavar com querosene, lubrificar com óleo de máquina fino e por último óleo 90, ambos em abundância.
A "babação" é certa, por isso forre o local com bastante jornal, ou providencie um aparador de resíduos para re-utilização dos óleos.

Abraços,

Viva e deixe viver.
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21 Set 2008 10:01 #134 por Sevla
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E a gasolina, correa, é bom?

xt 225 sem destino

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21 Set 2008 11:04 #135 por Correa
Respondido por Correa no tópico Corrente: Oleo ou graxa
Olá Sevla,
Acho que incorrerá no mesmo caso do óleo díesel, os o'rings das correntes são de borracha e cada borracha tem composição específica para sua utilização.
No casso da corrente esta borracha é resistente a óleo e graxa.
Por esta razão encontramos tantos tipos de borrachas e mangueiras com especificações diferentes.
Mangueiras para combustíveis, para água, para óleo, para óleo de freio, para ar e por ai vai.
Com retentores, o'rings e coxins acontece o mesmo.
Por isso o melhor é não inventar e seguir o que determina o manual do usuário, caso não o tenha, use o básicão, lave com água, escovinha e sabonete e lubrifique com óleo recomendado.(Caso não saiba use o 90).
Prá falar a verdade, essa preocupação, hoje, eu só tenho se a relação for original.
Se a relação for Vaz, Riffel, eu nem me preocupo com ela, só ajusto e boto óleo, pois ela vai durar o mesmo tempo que o pneu traseiro, sendo assim, toda vez que troco o pneu traseiro, troco também toda a relação, ficando com o conjunto motriz sempre novo.
Valeu?

Um abraço.

Viva e deixe viver.
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