Manutenção da Corrente de Motocicletas

25 Jun 2009 08:42 #16 por Zizo Mendel
Excelente!!! Este com centeza é um dos artigos sobre manutenção da motoca mais contundente que já ví. Claro e conciso!!!


Recentemente tive um problema com a minha corrente justamente por falta deste carinho semanal que deve ser esta limpeza.


Vou instituir uma limpeza semanal, após o banho da motoca...


Valeu Tomás

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

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25 Jun 2009 08:46 #17 por Lourenço
Eu uso um spray própio para correntes, ele gruda não faz sujeira e é resistente a agua tem de varias marcas.
Comprei um de marca nacionalo nome é Molysil gostei muito, custa dez reais em media.

Lourenço_São Paulo-Maringa

XTZ125-XR250Tornado-NX4Falcon-XF650 Freewind

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28 Jun 2009 09:41 #18 por Pena
Acabei de lavar minha corrente!


Caramba...deveria ter fotografado pra vocês verem como ela ficou depois de lavada. Segui o que o Tomás falou usando sabão liquido juntamente com o querosene só que depois, lavei muito bem a corrente com água e sabão pra retirar totalmente o querosene.


O chão de casa ficou limpo e a corrente impressionante! Saiu umas crostas de graxa suja da região próxima ao pinhão quando joguei o jato de água.


Aí, fiz uma mistura de óleo para transmissão SAE 90 com graxa brnca e coloquei numa bisnaga para molhos e depois de colocar a mistura na corrente, espalhei com uma escova de dentes!


Minha corrente ficou demais!!!!!!


Obrigado pela dicas amigo Tomás!

ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black

São José dos Campos-SP

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08 Jul 2009 05:38 #19 por Superman
Vou começar a fazer isso tb, fazia tudo errado, muito importante as informações aqui relatadas amigos.

Jamais o fracasso conseguirá me surpreender; se a vontade de vencer for mais forte!



CG 150SPORT 07 >>>
CBX 250 TWISTER 07>>> CB 300 10

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11 Jul 2009 12:36 #20 por _MoU_
Putz só usava o óleo sem a escova depois de cada lavada ou muita quilometragem e achava que tava abafando, hehehe. Nunca lavei minha corrente, só usava jato de água na coroa pra tirar um pouco da poeira e areia. Agora vou passar a adotar tais dicas. Valeu pessoal!

Intruder 250 97/97 - Ruiva
Guarapari - ES

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17 Jul 2009 07:45 #21 por Gustavo P
Esse fim de semana vou tentar fazer a limpeza e a
lubrificação da corrente conforme a orientação postada
aqui. Vou ver também se consigo fazer o ajuste da corrente.
Não tenho muita experiência com motos. A minhao tá com
7.000km e a corrente só foi mexida nas revisões de 1.000,
3.000 e 6.000...

Gustavo Pessoa

Intruder 125 2009

São Paulo - SP

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17 Jul 2009 11:17 #22 por Pena
É...e vou aproveitar esse final de semana pra fazer a lavagem e lubrificação da minha denovo. Andei pegando chuva e fui pra Salesópolis com a galera e ainda não lubrifiquei.


Vou aproveitar e tirar umas fotos pra galera ver como fica o trampo.


Abraços.

ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black

São José dos Campos-SP

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18 Jul 2009 20:36 #23 por Superman
e ai Pena, lavou já?? como ficou?

Jamais o fracasso conseguirá me surpreender; se a vontade de vencer for mais forte!



CG 150SPORT 07 >>>
CBX 250 TWISTER 07>>> CB 300 10

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21 Jul 2009 08:45 #24 por Pena
Lavei no sábado Moisés!


Quero ver se hoje ou no máximo amanhã posto as fotos aqui pra galera!


Ficou show de bola como sempre.


hehehe

ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black

São José dos Campos-SP

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21 Jul 2009 15:36 #25 por Superman
blza, assim que vc puder, posta as fotos, sempre faço na minha tutu esse tipo de limpeza, qro ver se posso melhorar ainda mais, abraço.

Jamais o fracasso conseguirá me surpreender; se a vontade de vencer for mais forte!



CG 150SPORT 07 >>>
CBX 250 TWISTER 07>>> CB 300 10

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25 Jul 2009 09:40 #26 por Zacalusni
qual a melhor proporção graxa/oleo?

depois que fizeram hagada em cima de hagada na revisão dos 1000 na autorizada daqui de guarapuava, resolvi eu mesmo faze a manutenção =P

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25 Jul 2009 15:32 #27 por tasmotos

Zacalusni escreveu: qual a melhor proporção graxa/oleo?

depois que fizeram hagada em cima de hagada na revisão dos 1000 na autorizada daqui de guarapuava, resolvi eu mesmo faze a manutenção =P



Zacalusni,


Eu coloco sempre mais oleo que graxa.


A coisa é simples:



Mais graxa é igual a mais limepza e menos lubrificação.


Mais oleo é igual a mais sujeira, mas mais lubrificação.


Ai cada um acha seu ponto ideal.


Abraços


tasmotos

=TAS= MOTOS

SOROCABA-SP

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28 Jul 2009 10:31 #28 por Frank Brun
Qual a regulagem correta para a hornet 2005?

Frank

Vitoria-ES

GSXR 1100W

HORNET 600

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28 Jul 2009 17:50 #29 por Gogeta
Sem querer ser chato mas ja sendo... pq insistem em oleo e graxa se ja existem produtos especificos pra lubrificar correntes?! Os sprays pra corrente simplesmente unem o melhor da graxa (durabilidade) e do oleo (penetraçao) num unico produto de facil aplicaçao, sem melecar nada, sem misturar nada e com preço legal...

Duvido q usem oleo, graxa ou a "mistureba" deles em motos de competiçao q sao exigidas ao maximo, eu mesmo ja vi na sportv o mecanico com o frasco da repsol metendo spray na moto do pedrosa antes da corrida

Saudosismo nem sempre é saudavel...

Honda CB300 Vermelha 2010

João Pessoa - PB

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28 Jul 2009 18:38 #30 por tasmotos

Gogeta escreveu: Sem querer ser chato mas ja sendo... pq insistem em oleo e graxa se ja existem produtos especificos pra lubrificar correntes?! Os sprays pra corrente simplesmente unem o melhor da graxa (durabilidade) e do oleo (penetraçao) num unico produto de facil aplicaçao, sem melecar nada, sem misturar nada e com preço legal...



Duvido q usem oleo, graxa ou a "mistureba" deles em motos de competiçao q sao exigidas ao maximo, eu mesmo ja vi na sportv o mecanico com o frasco da repsol metendo spray na moto do pedrosa antes da corrida

Saudosismo nem sempre é saudavel...



Gogeta...


Primeiramente gostaria de ressaltar que apesar de ser um pouco mais velho que a maioria dos usuarios do forum eu não sou nada saudosista. Sempre falo nos diversos sites que sou colunista, que sou uma pessoa do futuro e acho que atualmente as coisão são bem melhores que no passado. Inclusive gosto sempre de dizer brincando que "Quem gosta de velho é reumatismo".


Se você leu atentamente meu trabalho sobre lubrificação de correntes, resultado de uma perquisa que durou quatro anos, mas elaborada recentemente e não no passado. Essa pesquisa contou com testes e consultas a especialistas de fabricantes e engenheiros.


Antes de mais nada é importante ressaltar que existem muitos produtos que podem lubrificar realmente as correntes, assim como tem outros que não conseguem um excelente resultado.


Por ser polemico teve alguns pontos que constaram da minha pesquisa mas não utilizei na matéria final, um desses pontos é exatamente a utilização de spray lubrificante.


Conclusão da pesquisa sobre os spray lubrificantes:


1- Em geral os oleos utilizados nos spray são muito finos, ou seja não são Sae 90 indicados pelos fabricantes de correntes.
2 -A utilização dos Spray é focada em condições extremas de uso, como as motocicletas de competição, pois para que o o oleo penetre perfeitamente no conjunto de transmissão, deve estar a uma temperatura elevada e constante, o que não ocorre em motocicletas utilizadas no dia a dia da cidade.
3 - No caso do oleo não diluir ele fica sobre a corrente como uma cera, que provoca facilmente a aderencia de sujeira, que funcionara como abrasivo aumentando o desgaste da corrente.


Mas apesar do resultado acima, como disse antes, isso é uma questão muito pessoal.


Elaborei minha matéria visualizando um publico alvo muito grande e que em sua maioria não utiliza a motocicleta em condições extremas, eu optei por indicar oficialmente para a lubrificação da corrente o Oleo Sae 90, recomendado com unanimidade por todos fabricantes.


Quando falo da mistura deixo bem claro que é uma questão pessoal e não tem confirmação tecnica.


Como ve não tem nada de saudosismo em minha matéria. Mesmo assim gosto de respeitar a opinião de todos, e gosto de dizer tambem que ela não tem a pretensão de ser a palavra final sobre o assunto.


Abraços


tasmotos
tasmotos40022,9039467593

=TAS= MOTOS

SOROCABA-SP

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