Olá! Eu uso o Chain Lube da Repsol. É específico para correntes de motos e por ser líquido não a deixa "empapuçada" de terra. Até limpa. Durante a aplicação escorre um líquido preto e sujo deixando a corrente limpa e lubrificada.
A recomendação é lubrificar a cada 400km aproximadamente. Eu seguro umas folhas de jornal atrás da corrente para não espirrar sujeira na roda.
É barato e na minha cidade dependendo do lugar o preço varia muito, então faça uma pesquisa de preço. O mais barato que encontrei foi por R$ 8,00 a embalagem com 150ml. Mas tem a de 400ml com um preço muito em conta.
O mecânico da Suzuki me indicou também graxa branca em pasta. Diz ele que tem que ser em pasta, não é apenas graxa branca. Ele aplica com um pincel depois de limpar a corrente (com outro pincel com querosene acho eu).
Ainnem escreveu: Qual óleo vocês recomendam para se fazer a lubrificação da corrente? Algum procedimento especial? Valeu!
O produto que uso é este:
O procedimento que adoto é este:
Se for lavar a moto execute este procedimento antes da lavagem:
1- Proteja a roda/pneu com jornal velho e limpe/remova tanta sujeira quanto julgar necessário com WD-40 ou outro similar. Tais produtos além de limpar atingem pontos dos elos/rolamentos que óleos espessos e graxas não atingem, ou seja, limpa e ajuda a lubrificar inicialmente.
2- Com a moto no cavalete central, dê partida e engate 1ª, 2ª, 3ª e faça com que o excesso saia.
3- Desligue o motor!
4- Aplique o lubrificante para correntes em quantidade que acredite ser suficiente enquanto vai girando a roda manualmente, até ter aplicado em toda a corrente.
5- Saia com a moto para um passeio em baixa/média velocidade.
6- Pronto! Se for lavar a moto, este é momento. Não jogue água sob pressão diretamente sobre a corrente.
Meus caros amigos, eu faço um verdadeiro ritual, olha só:
1-) Coloco a moto no cavalete central;
2-) Desmonto aquela caixa da relação próximo do motor, lavo com querosene e pincel toda aquela região que acostuma acumular pó e resto que oléo e graxa velha;
3-) Lavo toda corrente com querose e pincel;
4-) Lavo com agua e sabão com pressão; (VAP)
5-) ligo a moto e engato a 1ª e 2ª para retirar um pouco a agua;
6-) Passo WD40 ou Chain Lube da Repsol nos elos para tirar a umidade;
7-) Passo um oleo nos elos chamado GERARD que custa em média R$ 2,00 na G.O.;
Passo graxa grafitada em toda corrente...
Depois deste ritual a corrente esta devidamente lubrificada para + ou - uns 500km...
Duração do ritual +/- 1 hora... rsrsrs
ia esquecendo.. protejo a roda com um papelão para não sujar muito de oleo e graxa durante a lubrificação.. e depois de 02 ou 03 dias eu lavo a moto...
eu uso graxa branca em spray, falando nisso eu abri aquela tampa de plastico do motor... tinha muita graxa velha ali... acho que na autorizada eles passam graxa comum...
Eu levo a moto pra lavar em um local que faz lavação própria para motos Com produtos adequados, então ela sai de lá com pouca sujeira na corrente e coroa. Depois eu passo Chain Lube da Repsol sem esquecer do lubrificante nos pontos de lubrificação descritos no manual do proprietário (manetes, cabos, etc). Uso para lubrificação um spray da Loctite que não lembro o nome agora.
Mas eu uso tudo isso depois da lavação pra não sair com a água e o detergente.
Companheiros.utilizo um pincel pequeno com querozene,dissolvendo todos pontos de óleo,graxa,piche,borrifando a relação,e locais de dificil acesso.Após isso, água,shampoo e secagem, lubrificação,esta, na corrente,uso óleo fino e graxa branca.Na parte emborrachada,ñ uso silicone, e sim, óleo AFT,levemente......... !
Tem que lubrificar a corrente sempre que necessário.. eu lubrifico a cada 400km e quando pego uma chuva muito forte sempre dou uma olhada pra ver se não precisa lubrificar de novo...
ompanheiro tiagosds,ñ necessariamente,salvo se ñ estiver bem lubrificada.Acredito,q o maior inimigo da corrente, é a areia,lama,barro.Para tanto, faça uma lubricação periodica,ok!!!!