Troquei o pinhão da minha miraginha de 15 para 16 e fiquei muito satisfeito, tô querendo saber se trocar para 17 vale à pena em consumo e velocidade final, alguém pode me ajudar?
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"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Vish, ninguém opinou ainda. Eu também quero colocar o pinhão 17, mas minha corrente está muito esticada e teria que gastar com uma nova. Quando sobrar uma grana farei o teste... daqui 1 ano... ou 2... Ser pobre é chato.
Pelas minhas pesquisas notei que a opinião é dividida. Tem quem usa e diz andar a 130km/h e tem quem achou sofrível e a moto não melhorou. O melhor seria testar nós mesmos, pois temos peso e trajetos diferentes de quem experimentou o pinhão de 17. Estragar a moto não vai, porém, no meu caso, se eu não gostar estarei desperdiçando R$ 70,00 na corrente maior.
E eu quero trocar para conseguir fugir dos caminhões da Sadia, que me perseguem nas descidas a 120km/h, que é o máximo (NA DESCIDA) na minha Mirage 150.
Um comentário fora do assunto: Teve alguém que trocou o giclê por um bem maior, dizendo que isso melhorava a moto na subida. Fiz o mesmo e meti a cara a viajar 200km com esse giclê maior. Uhum. Me dei mal, pois a moto queimou o dobro de gasolina e não melhorou na subida. Já voltei o giclê original.
Xandao RS, posso dar uma de intrometido e responder antes do JRD? Eu uso o pinhão de 16.
PRÓS
1. O melhor benefício, imediato e fácil perceber é que a 1ª marcha fica mais longa.
2. Outro benefício óbvio é a moto usar menos rotação para chegar à velocidade final.
3. A moto não perde força ou arrancada com o pinhão de 16.
4. Aumenta uns 5km na velocidade final...
5. Diminui a vibração da moto em alta rotação.
CONTRAS
1. Ter que gastar R$ 10,00 pra comprar o pinhão.
Superleosam não tem como comprar a relação separada? Coroa, corrente e pinhão?
É só ter a numeração dos mesmos, pra não precisar comprar o jogo completo e depois só o pinhão separado, será que me fiz entender?
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Patriarca, não vejo necessidade de um pinhão maior que 16, então, não precisa comprar a relação inteira. Até a corrente original foi mantida. É uma mudança sutil mesmo, pra poder arrancar e não ter que trocar logo pra 2ª marcha.
Agora, eu que particularmente pretendo colocar um pinhão de 17 poderei trocar a coroa também. PORÉM, estou dando um tempo para quem já colocou dar resposta a longo prazo. Talvez essa motoca quebre algo trocando somente o pinhão para 17 e usando pra correr na BR. Aguardemos as cobaias se manifestarem.
Vi relatos de pessoas que colocaram o pinhão de 17 com coroa de 42 se não me engano.
Parece que a relação ficou um pouco mais curta do que com o pinhão de 16 com o restante original.
Se for trocar a corrente e quiser uma relação longa, creio que a coroa precisa ser cada vez menor para um pinhão maior.
Acho que é isso.
Ah, não aguentei de curiosidade e finalmente coloquei o pinhão de 17!!!!! Fui testar na BR:
1. A aceleração ficou mais lenta, porém diminuiu a vibração que me incomodava a 120km/h.
2. Perdeu arrancada.
3. Fez 130km/h numa descida. Acho que iria até um pouco mais, mas faltou-me coragem.
4. Nas subidas ainda vou de 4ª marcha a 90km/h. Lembrando que peso 110kg e estava sem passageiro.
Enfim, NÃO RECOMENDO.
Com o pinhão de 16 você anda bem na cidade e viaja a 110km/h. Coloquem o de 16.
Vou manter na minha por necessidades particulares:
1. Adeus à vibração que me cansava as mãos.
2. Agora não corta potência quando passo de 120km/h. Quando eu passava de 120 algo cortava bruscamente a potência até o ponteiro voltar a 120.
Pena essa moto não ter conta-giros, pois tenho certeza que isso iria te ajudar muito nessas impressões Superleosam.
Mas gostei das informações.
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Depois de pensar bastante e ver a minha real necessidade, não vou mais querer deixar a relação mais longa.
Muito pelo contrário, vou dar uma pequena encurtada nela em relação ao pinhão de 16.
Mas isso só quando for trocar toda a relação, vou colocar coroa maior com o pinhão de 17, vai ficar um meio termo entre a moto original e original com pinhão de 16.
Daqui 6 mil km pretendo fazer isso, ai digo a vocês.
Um dos motivos de querer isso, é a perda de potência na subida. Ela perde velocidade muito rápido, as vezes até carro 1.0 me passa na subida por que a moto não consegue mais desenvolver a 80km/h.
Patriarca:
Um conta-giros realmente faria muita diferença na minha análise. Só estou confiando nas sensações de velocidade e som do motor no momento. Qual pinhão você utiliza?
GuilhermeBSB:
Uma Honda 150cc, que tem alguns cavalos a mais que a nossa moto, subiria a mesma estrada a 100km/h? É curiosidade minha mesmo, que nunca pilotei uma Honda fora da auto-escola.
Partindo do fato que temos menos potência, não poderíamos então simplesmente trocar o pistão do motor (sou leigo) para compensar essa diferença e andar de igual pra igual?
Minha moto é uma Intruder 125, por isso falei do conta-giros, estou de molho, a mais de um ano e meio sem andar com ela, se me lembro o pinhão dela é 15 o original é 14, gostei muito da mudança, a moto ficou mais suave e mesmo com meu peso ela desenvolve bem na cidade, só na estrada que eu não exagero muito, chegou a 90km/h pra mim está bom e o motor está suave.
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E eu só pego estrada com a minha. A moto fica parada mais de um mês esperando por um passeio.
Teve uma vez que fiquei entre 2 caminhões na BR, numa ladeira com apenas meia pista livre. O da frente não distanciava e o de trás não diminuia. Quando começou a subida, já fiquei preocupado, sabendo que o caminhão de trás não iria querer perder o embalo e que eu sim perderia. Para minha sorte, a pista interditada reapareceu livre, apenas com cones e alguns buracos. Troquei de pista e deixei os caminhões irem. Estávamos os 3 a 120km/h na descida... Malditos caminhões da Sadia.
Daí venho tentando ganhar uma folga a mais para fugir destas situações. Não me importo em andar atrás de caminhão a 90km/h (já fiz isso, tinha uma fila grande na frente), mas um atrás de mim não quero mais.