Vale a pena comprar a GTR 250 Efi ou Não?

27 Fev 2011 11:20 #151 por mdorigon
Bem segue duas reportagens, aonde colocaram a cb300, fazer 250 e comet gt 250 no dinamometro e extrairam torque e potencia maxima de cada.

Só pra adiantar :
CB300 : potencia maxima na roda 23,0cv á 7.7351
Rpm com Torque de 2,9Kgm á 6.077 Rpm
Comet 250cc Potência máxima na roda 23,1cv á 10.244 Rpm, Torque de 2,1Kgm á 8.641 Rpm
Fazer 250cc (essa me surpreende cada vez mais) Potência máxima na roda 19,5cv á 7.016
RPM

Torque de 2,4Kgm á 6.234 RPM

Segue os link´s : abcmotoclube.blogspot.com/2010/01/teste-kasinski-come t-gt-2010.html e www.motoesporte.com.br/teste/cb300%20x%20fazer250%202 010/teste.htm

Agora tirem as conclusões. Não sei se tem diferença na parte de suspensão e tração da gt pra gtr, mas se não tiver, duvido muito que ela chegue a 170 km/h.

comet gt 160 kg /23,1 cv = 6,96 kg/cv
cb300 com abs 148 kg / 23 cv = 6,4 kg / cv
fazer 250cc modelo 2012 137 kg / 19,5 cv = 7,02 kg/cv

Não sei onde a gtr vai fazer um milagre. Aerodinamica ajuda sim, mas não tanto. Sou fã da comet, mas olhando pra esses numeros, e levando em consideração o consumo dela, preço de manutenção e perda na revenda, vejo o pq a Honda e a yamaha são lideres. Se ela entregasse pelo menos uns 26 cv´s na roda ou mais não pensava duas vezes em comprar uma...mas se for considerar que a diferença não é tanta pra cb300. A decisão é dificil...eu desisti no fim do ano da gt, ia pegar a new fazer...mas ai desisit e comprei um carro e continuei com a minha yes. Mas me assustou o consumo desses kasinkis 250cc, ja que iria acabar usando ela pro dia a dia.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2011 20:12 #152 por Zoom505
Bem... eu teria que ver a reportagem inteira pra falar... pois lá
no COL já demos flagrante em várias reportagens com erros grotescos
de edição onde se dizia, por exemplo, que moto tal tinha torque "X" a 3.000rpm e logo abaixo se falava mal da moto por só apresentar torque em alta...

Enfim... como eu disse antes, o que eu recomendo (aliás, todo mundo) é andar nas duas pra confirmar.

Mesmo com a grotesca diferença de peso entre uma GTR vs CB300 na aceleração acima de 100km/h a CB fica para trás, e não só isso, minha ex-CB não passava de 145km/h (abaixado no tanque, linha reta) enquanto nas mesmas condições minha GTR faz 160-165 em qualquer dia, independente de vento...

Isso é tirado por experiência própria, não por números de revistas. É importante ter os números para comparar, mas existe também aqueles casos onde a moto testada podia estar desregulada, ou em que os técnicos responsáveis pela medição não fizeram um trabalho preciso ou sequer foram à fundo na potência das motos...

Pimenta Bueno-RO
2006 - Honda Biz 125c
2007 - Yamaha Fazer 250
2008 - Honda Biz+ 125cc
2008 - Yamaha Xtz 125X
2009 - Honda CB300R
2010 - Kasinski GT250R EFI
2011 - Hornet 2007 Laranjinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2011 03:32 #153 por mdorigon

Zoom505 escreveu: Bem... eu teria que ver a reportagem inteira pra falar... pois lá
no COL já demos flagrante em várias reportagens com erros grotescos
de edição onde se dizia, por exemplo, que moto tal tinha torque "X" a 3.000rpm e logo abaixo se falava mal da moto por só apresentar torque em alta...

Enfim... como eu disse antes, o que eu recomendo (aliás, todo mundo) é andar nas duas pra confirmar.

Mesmo com a grotesca diferença de peso entre uma GTR vs CB300 na aceleração acima de 100km/h a CB fica para trás, e não só isso, minha ex-CB não passava de 145km/h (abaixado no tanque, linha reta) enquanto nas mesmas condições minha GTR faz 160-165 em qualquer dia, independente de vento...

Isso é tirado por experiência própria, não por números de revistas. É importante ter os números para comparar, mas existe também aqueles casos onde a moto testada podia estar desregulada, ou em que os técnicos responsáveis pela medição não fizeram um trabalho preciso ou sequer foram à fundo na potência das motos...


Realmente andar em cada uma na hora de comprar é o minimo pra começar. O que quero dizer aqui é que as comet, gt ou gtr, não vão dar esse cacete todo na cb300, a diferença do que se entrega na roda é pouca. Pra antiga twister e pra fazer da uma diferença sim. Mas não é esse alarde todo como fazem.
Qto a final, confio nos numero de gps somente e na reta. Na reta minha yes chegou nos 117 km /h no gps e ja tava pra cima de 125 no velocimetro. Numa leve descida ela embalou e manteve na reta seguinte no 123 o gps...o velo tava la pra cima de 135...de peito aberto. Sei la, sou fão da comet a anos, mas como eu disse, ao analisar profundamente o que ela te entrega, não existe tanta vantagem. Amo o visual da gt, e gosto da gtr, pra mim sem contar custos, seriam otimas pra viajar. Melhor que minha yes...

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2011 12:42 #154 por davidcchh
Números, números e números... A GTR é sim um up comparado
a cb300 e a diferença não é pouca. Até 100 km/h realmente
elas anda juntas, mas depois disso a GTR vai dar sim esse
cacete todo na cb300. A maior final que consegui foi 161
km/h no GPS (plano, sem vento e o gps foi do meu celular
Nokia 5800), o painel marcava 172 km/h (não acredito em
178 km/h, 180 km/h ...) só não sei ainda como fazer isso
e bater um foto ao mesmo tempo! Também não sei explicar
por que números tão próximos geram comportamentos bem
diferentes... Mas também são projetos completamente
diferentes (monocilindrico/bicilindrico), curvas de
potência beeeeem diferentes, aerodinâmica, quadro,
ciclistica, etc... tudo isso não possui uma representação
nos números que você apresentou (obtidos em dinamômetro
onde eles pouco/nada influenciam)! Mas não entendo de
mecânica o suficiente para desvendar isso, talvez alguém
mais expert do forum possa explicar... mas se você
morasse em fortaleza te emprestaria a minha e garanto que
você passaria a ver que a GTR (junto com a ninja) dá sim
um coro na cb300 em veloc. final!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2011 13:07 #155 por mdorigon
David. 161km/h reais numa gtr confesso que é um numero dentro da realidade pra moto pras condições que vc colocou. Agora, realmente a cb300, fazer, comet gt não vão dar isso de velocidade real, mas não ficariam tão longe, chuto que a cb300 e a gt cheguem a uns 150 km/h real sim, mas isso que nem a sua, é o maximo mesmo nas condições colocadas por ti. Agora, sera que a carenagem ajuda tanto assim ? Compensa o peso a mais a tal ponto ? Me lembro de um amigo que tinha um cbr450, realmente ele falou que ganhava no vel uns 20 km/h qdo tava com a carenagem, sem falar que sem ela a moto ficava uma vaca brava literalmente....sem controle nenhum pra cima de 160 km/h.

Qto aos numeros de potencia na roda, as duas entregam basicamente a mesma coisa, mesmo que em giros diferentes, ai cabe ao fabricante escalonar o cambio pra aproveitar essa faixa de giro no motor. Ai que a gente ve como cada engenharia trabalha e qual a mais eficiente. Das tres, a yamaha é com certeza a mais eficiente. Perdeu muito menos potencia do motor até na roda do que as concorrentes...isso tudo é projeto de suspensão e transmissão bem mais elaborado. Com certeza a ninjinha deve perder menos potencia tb...vou procurar por isso na internet.

Edit: Achei em um forum com o teste do dinamometro da ninja250r... ela entrega 26,6 cv´s na roda, dos 33 declarados no motor. Nada mal.







mdorigon40602.6766087963

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2011 16:28 #156 por davidcchh
Concordo com você mdorigon, não sei se a carenagem faz
tanta diferença assim, talvez para motos que ultrapassem
os 180 km/h - 200 km/h, mas nas cb300, gt/gtr acho que é
mais estética do que funcionalidade, confesso que paguei
mais pela gtr por causa do visual e não buscando um
desempenho superior! Mas no teste da cb300 do site
bestcars (uol) a velocidade final da cb300 foi 140 km/h e
vi em outros sites de testes que fixaram a veloc. final
por gps em 132 km/h... se isso for verdade acontece o que
te falei, a gtr dá um coro danado na cb300 acima dos 100
km/h, assim como acredito que a ninja deve deixar a gtr
para trás com toda certeza! Mas como te falei EU paguei
pelo visual e ela tem uma mecânica/desempenho que não
decepciona... então estou muito satisfeito!
Ps.: se não fosse escolher de forma fria e sem emoção com
certeza iria de Yamaha 250 sem dúvida!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Mar 2011 17:58 #157 por Luiz Carlos
Ainda essa historia de potencia?

Minha comet tem 23.000KM e nenhuma cb300 me acompanha na estrada.

Parece que agora o motor ficou realmente bom, dá 180 no painel, antes pouco passava de 160 e eu já gostava muito dela... agora adoro.

COMET 2 AMARELA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Mar 2011 18:18 #158 por MANDRUVADOIDAO
E quanto a manutenção? O que vc me diz? Ela é realmente cara de se manter?

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Mar 2011 07:35 #159 por Luiz Carlos

MANDRUVADOIDAO escreveu: E quanto a manutenção? O que vc me diz? Ela é realmente cara de se manter?


Em quase 4 anos, tirando o tombo, onde gastei 200,00, a manutenção dela se limita a oleo, filtro de oleo, pastilha de freio e eventualmente cabo de velocimetro.

Filtro de oleo da yes = 8,00
pastilha de freio xl250 ou 350 = 20,00
cabo de velocimetro da intruder 125 = 10,00

Essa é a manutenção que ela requer.

O filtro de ar pouco suja, depende de onde se usa a moto, mas se achar caro o original basta por filtros esportivos por 25,00 cada.

Revisão qualquer bom mecanico faz, eu pago 80,00, que inclui limpeza e regulagem de carburadores.

Acho que mais barato que isso só bicicleta.

COMET 2 AMARELA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2011 07:35 #160 por j.elvio
Acredito q esse "enforcamento" do segundo cilindro, seja pra "segurar" esse, evitando que ele trabalhe plenamente, que seria "ruim", pois a ventilaçao desse é prejudicada pelo primeiro cilindro... entao, trabalhando "enforcado", deixaria ele com margem boa, pra nao travar, ou sofrer danos por superaquecimento (se trabalhasse a todo vapor)...
Um escape dimensionado (ponteira e curvas principalmente) libertaria o segundo cilindro desse problema.... no entanto como disse o colega la atraz... pra suprir o superaquecimento, seria necessario um ajuste de carburaçao (enrriquecer a mistura atravez da troca dos gicles principais por um de maior vazao (pra se ter noçao, os dois cilindros do meio da Hornet, usam gicles de alta com 2 pontos a mais (120), do que os das extremidades (118))... e tambem um meio de conduzir ar fresco pra esse cilindro de traz.... claro, isso é exigido se ela for utilizada ao maximo...
Alguem se lembra da Yamaha Jog50?? lembra quando foram liberadas pra maiores de 16 anos? a velocidade foi limitada a 50km/h... a Yamaha limitou a velocidade dela a 50m/h com um sistema semelhante... na entrada do escape (saida do cilindro), pos uma tampa, tipo akele redutor que pomos em chuveiro pra diminuir a vazao da agua, e ai, o motor ficava estrangulado... era só tirar essa tampa, que a Joguinha tava 70 no plaino....
Quando eu pegar uma GTR, vou fuçar nisso pra conferir minha teoria... a injetada deve ser necessario um ajuste na injeçao, e talvez abrir o bico inj do segundo cilindro...
Mas uma coisa é certa.... ela vai beber mais..

//thumb19.webshots.net/t/69/569/6/74/33/2774674330103518119eSrfHX_th.jpg][/URL]

Obrigado Sr.Deus por tudo de bom...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2011 08:54 #161 por mdorigon
Que eu me lembre, a comet phase2 tinha alterações como a curva de escape com um desenho otimizado e a mistura enriquecida no cilindro de dentro para evitar esse aquecimento anormal. Tanto que pelo que vi, a curva foi desenvolvida pela roncar mesmo, e por isso quase só se ve ponteira pra vender, as curvas ja estão bem dimensionadas. Curva mesmo só para as anteriores a phase 2. Como ficou a questão da mistura na injetada eu não sei dizer, seria interessante saber mesmo, se eles deixaram levemente rica nesse cilindro.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2011 12:38 #162 por j.elvio
Podem ate ter "melhorado"... mas a comet GT do Lord, 2008, é visivel na curva do segundo cilindro, o "estrangulamento"... Gostaria de saber se alguem aki tem ou sabe de alguem que trocou o conjunto completo por outro dimensionado... Se souber, postar o sit com fotos das curvas...

//thumb19.webshots.net/t/69/569/6/74/33/2774674330103518119eSrfHX_th.jpg][/URL]

Obrigado Sr.Deus por tudo de bom...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2011 12:45 #163 por mdorigon
tb queria saber como que é essa questão. Me lembro de ter perguntado uma vez pra representantes da roncar e da sarachu sobre a curva da comet phase2 em diante e me disseram que essa curva ja estava bem dimensionada (alias a roncar dimensionou) por isso só se via mesmo a ponteira no site. Será que é isso mesmo ?

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2011 13:30 #164 por Luiz Carlos

j.elvio escreveu: Podem ate ter "melhorado"... mas a comet GT do Lord, 2008, é visivel na curva do segundo cilindro, o "estrangulamento"... Gostaria de saber se alguem aki tem ou sabe de alguem que trocou o conjunto completo por outro dimensionado... Se souber, postar o sit com fotos das curvas...


O estrangulamento serve para acelerar os gases de escape, o que melhora a saida dos mesmos do cilindro, diminuindo a temperatura, auxiliado pela ligeira riqueza da mistura no cilindro de trás.

Altera-lo sem o devido estudo pode levar ao superaquecimento.

Claro que isso limita um pouco a potencia, um modo de resolver isso seria como nas buell, que tem uma ventoinha no cilindro de tras.

COMET 2 AMARELA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2011 14:19 #165 por j.elvio
Porisso, uma compensaçao.... aumento do gicle principal do cilindro trazeiro...

//thumb19.webshots.net/t/69/569/6/74/33/2774674330103518119eSrfHX_th.jpg][/URL]

Obrigado Sr.Deus por tudo de bom...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.196 segundos