De fato não tem nehum bobo na parada. O Sr. Paulo Izzo também usa a LEI brasileira (o sistema financeiro) para se beneficiar.
Bobos somos nós, que não entendemos nada disso e inocentemente entramos e compramos...mas já temos visto vários casos de consumidores que são contemplados com vitórias em ações na justiça contra grandes grupos.
Eu acho que, no frigir dos ovos, o que tem que melhorar muito é a assistencia técnica da HD. Se bem que eu pergunto aos senhores : A Assist. da Yamaha é boa ? A da Suzuki é boa ? Talvez a Honda. Acho eu que seja a única assistencia que é razoável .
Valeu. Descobri isso ontem meio sem querer, ao passar na HD Band pra ver a liquidação geral que tá rolando. Como tenho um bom relacionamento com o pessoal da loja, especialmente a galera da parte de roupas e acessórios, fui trocar uma idéia com eles.
A versão que eu ouvi (e cada um dê o desconto que julgar necessário) é que a HD USA, com a crise, resolveu tentar o caminho da multiplicação do número de lojas no Brasil como forma de alavancar as vendas. E para isso seria necessário tirar a exclusividade da Izzo, que valeria até 2015/2016.
Para isso, se utilizou dos argumentos que conhecemos - e que são verdade (mas esta parte não falaram, heheheh) - para processar a Izzo.
Ouvi tudo, pensei nos tantos anos de reclamação dos consumidores sem qualquer manifestação da HD USA (muito pelo contrário, como estamos vendo, eles premiavam a Izzo nesse meio tempo), e concluí o seguinte: não se iludam, a HD USA parece estar se lixando pro atendimento de pós-venda. Estão querendo salvar a própria pele através de mais vendas, quem sabe assim melhorando a situação da empresa que já não está muito saudável. Assim, se o caminho for aumentar vendas e não melhorar o pós-venda, que assim seja feito (na visão deles).
Sinceramente, tenho dúvidas quanto ao benefício que traria esse tipo de ação. Simplesmente vender mais e mais motos, popularizando a marca, vai piorar a questão do pós-venda, vai potencializar as compras de pessoas "despreparadas" e consequentemente baratear o preço das usadas (um mar de usadas sendo vendidas porque o coxinha não gostou) e/ou encarecer o preço dos seguros (pois muitos começarão a recorrer ao "mercado paralelo" quando virem que a manutenção é cara).
eu concordo com o Bocuzzi (tá vendo... isso acontece...).
A HD, como qualquer outra marca, está preocupada com a sua sobrevivência.
A assistência técnica da HD é tão boa quanto qualquer outra marca, só que a campanha contra-Izzo marca pressão e coloca o dedo na ferida sempre que pode.
Já fiz serviços em oficinas independentes (o Pimenta inclusive) e já tive alguns problemas para serem resolvidos após reclamação... acontece que nas independentes o fluxo de serviços é menor e na maior parte das vezes se limita a reparos de manutenção corriqueiros e sem grande responsabilidade.
Na minha visão, a exclusividade deve ser quebrada (impossível continuar com esse pós-venda inútil que sequer consegue liberar o licenciamento de motos novas) e a concorrência deve ser estimulada. Se a Izzo tiver que quebrar, que seja pelas mãos do mercado consumidor, atendendo os interesses do consumidor e não aos interesses da fábrica ou do revendedor.
e para quem tem condições e gosta de viver fortes emoções, ainda acho um grande negócio comprar uma motocicleta nessa promoção, ainda mais com a sobrevida da exclusividade até a sentença.
Notícia fresca, de ontem : Harley Davidson solta Nota para a imprensa :
Segue abaixo o esclarecimento da Harley-Davidson, na íntegra, sobre o assunto:
“A satisfação dos consumidores é a prioridade número um da Harley Davidson. Nossa rep**ação é uma das mais reconhecidas e nossa marca, das mais icônicas do mundo, e isso depende da oferta de melhor serviço ao cliente possível que a Harley-Davidson e seus distribuidores podem prestar.Recentemente, nós tomamos conhecimento que nosso revendedor exclusivo no Brasil está violando o contrato com a Harley-Davidson, tirando o foco da experiência de consumo, afetando diretamente nossos consumidores e marca. As violações de contrato, problemas de desempenho e falta de foco na marca Harley-Davidson levaram a níveis crescentes de insatisfação dos consumidores no Brasil, e eles têm sido extremamente vocais sobre suas experiências.
Após muitas tentativas de remediar a situação diretamente com o distribuidor, que se recusou a reparar a infração do contrato, a Harley-Davidson decidiu tomar providências legais para assegurar que seus consumidores sejam bem atendidos. Em 15 de março, um juiz da 26ª corte do Estado de São Paulo concordou com que a Harley-Davidson encerrasse o contrato atual com a HDSP em 120 dias. Este é o primeiro passo em permitir que a Harley-Davidson selecione novos distribuidores e garanta que as necessidades dos consumidores sejam supridas. A Harley-Davidson está comprometida em fazer o que for necessário para assegurar que os consumidores no Brasil recebam o melhor possível.” Harley-Davidson Motor Company
Por fim, a Harley Davidson baseia sua ação no suposto mau atendimento a clientes. A empresa cita que alguns consumidores chegam a esperar entre 30 e 60 dias pelo emplacamento de suas motos. O atraso seria resultado de um esquema ilegal em que a concessionária empenharia as motos já vendidas a bancos como garantia para empréstimos de fluxo de caixa. Em resposta, Izzo afirmou que o único modelo utilizado pela concessionária é o chamado "floor plan". Segundo ele, trata-se de uma estratégia legal e comum entre concessionárias de veículos em que os bancos passam a financiar a revendedora com a fábrica.
No processo, a Harley Davidson cita, ainda, diversos blogs e comunidades na internet em que consumidores reclamam da qualidade do serviço prestado pela Izzo. "Para a Harley Davidson, a satisfação do cliente é a grande prioridade. Com a frustração dos consumidores, a empresa viu que precisava agir", diz Ronald Mincheff, presidente da agência de comunicação Edelman no Brasil e porta-voz da fabricante americana.
Izzo rechaça as acusações. "Qualquer marca recebe reclamações. Somos premiados pela Harley Davidson por nosso desempenho há anos. Só em 2009, ganhamos prêmios globais da empresa de melhor design de loja, maior taxa de crescimento e excelência em serviço", diz Izzo. "Como alguém pode ganhar tanto prêmio e ser tão incompetente como a empresa diz?"
Para Izzo, a explicação para a disp**a judicial movida pela fabricante americana está na intenção da Harley Davidson em mudar seu modelo de atuação no Brasil. "Fui comunicado pela matriz que a empresa queria assumir a gestão do negócio no Brasil e abrir espaço para novos concessionários antes do fim do nosso contrato, que vai até dezembro de 2015", diz. Hoje, muitas das decisões estratégicas da Harley Davidson no Brasil estão sob responsabilidade da HDSP, como a política de marketing e comercial. A Harley Davidson afirma, no entanto, que a ação contra a concessionária foi motivada apenas pelo desrespeito às regras contratuais.
Leoclima40269,5040277778
Mas voltando ao assunto, acho que HD americana nao ta nem ai para
ninguem nao ... ela esta preocupada com seu desempenho na bolsa e só !
Nesta historia toda nao tem nenhum santo, o merito da HD US foi ter
construido uma marca forte, legendaria e centenaria, e é isso que motiva
todos nos a continuar andando/gostando/querendo uma HD. O ajuste
natural de mercado vai levar a eles repensarem sua atuaçao nao so no
Brasil mas no mundo todo. Uma vez que esta marca que estimamos seja
manchada a recuperaçao é muito dificil !!!
Do me lado, um consumidor que nao tem muito conhecimento ainda
sobre as harleys, vou pensar muito antes de colocar minha motoca na
izzo para manutençao pela mesma razao que eu nao voava mais de vasp
dois anos antes de eles quebrarem. Como é que uma empresa que nao
paga seus alugueis, financia seu proprio estoque, pode ter condiçoes de
prestar um bom serviço e fazer tudo como manda o figurino ?
Eu vou ter que engulir a garantia guela a baixo... Vou fazer uma revisao
antes dos 1600k com o DOTz assim que chegarem minhas ponteiras so
para ver se a moto nao saiu com alguma coisa bem feia la da izzo, e dai
para frente vou seguir a recomendacao do fabricante e rezar para que
entre um outro grupo comprometido para assumir a garantia da fabrica.
Infelizmente este foi meu prejuizo ate agora, somente a garantia que
acho que nao sera honrada, e tomara na verdade que nao use a garantia
para nada, espero que o produto seja muito bom mesmo e bem solido.
Eu já vi e fui vítima de muitos problemas com assistência técnica, envolvendo não só motos, mas carros também.
Mas o que nunca antes havia visto foram coisas como comprar à vista e não conseguir emplacar um veículo porque não tomaram de antemão uma providência besta como registrar o BIN.
Nunca antes vi alguém comprar um veículo à vista e o mesmo vir alienado.
Nunca antes havia visto, também alguém comprar um veículo financiado e este vir sem reserva de domínio.
O que sempre considerei constrangedora, ainda, foi a questão da falta de peças e acessórios, o que é inacreditável, pois uma legião de consumidores quer comprar, tem o dinheiro o para isso e o revendedor não atende porque certamente não tem capital de giro para guarnecer as lojas.
Isso nunca antes tinha visto.
Como também não tinha visto a inútil multiplicação de despesas fixas com a abertura de várias lojas a menos de 20 minutos de distância uma da outra, ao passo em que importantes e potenciais mercados consumidores ficam desguarnecidos.
Isso tudo eu nunca tinha visto antes.
Abç
JF
p.s. já que ultimamente estamos focando muito a BMW aqui, li na seção de cartas do Motonline alguns problemas de natureza Izzoniana enfrentados por donos de BMW, tais como falta de peças, defeitos recorrentes que não são consertados, etc.
Quer fazer um teste de como eles estão preocupados com a nossa opinião?
Procure um canal de reclamação no site da HD USA. Um telefone, um email, um site, qualquer coisa.
Já falei há meses... não vai achar. Só vai achar um endereço pra mandar uma carta!!
Em pleno século XXI, a empresa está tão preocupada conosco que aceita até que enviemos carta pra eles!!! Email nem pensar!!
Leoclima escreveu:
Notícia fresca, de ontem : Harley Davidson solta Nota para a imprensa :
Segue abaixo o esclarecimento da Harley-Davidson, na íntegra, sobre o assunto:
“A satisfação dos consumidores é a prioridade número um da Harley Davidson. Nossa rep**ação é uma das mais reconhecidas e nossa marca, das mais icônicas do mundo, e isso depende da oferta de melhor serviço ao cliente possível que a Harley-Davidson e seus distribuidores podem prestar.Recentemente, nós tomamos conhecimento que nosso revendedor exclusivo no Brasil está violando o contrato com a Harley-Davidson, tirando o foco da experiência de consumo, afetando diretamente nossos consumidores e marca. As violações de contrato, problemas de desempenho e falta de foco na marca Harley-Davidson levaram a níveis crescentes de insatisfação dos consumidores no Brasil, e eles têm sido extremamente vocais sobre suas experiências.
Após muitas tentativas de remediar a situação diretamente com o distribuidor, que se recusou a reparar a infração do contrato, a Harley-Davidson decidiu tomar providências legais para assegurar que seus consumidores sejam bem atendidos. Em 15 de março, um juiz da 26ª corte do Estado de São Paulo concordou com que a Harley-Davidson encerrasse o contrato atual com a HDSP em 120 dias. Este é o primeiro passo em permitir que a Harley-Davidson selecione novos distribuidores e garanta que as necessidades dos consumidores sejam supridas. A Harley-Davidson está comprometida em fazer o que for necessário para assegurar que os consumidores no Brasil recebam o melhor possível.” Harley-Davidson Motor Company
JF-HD/FAT escreveu:
p.s. já que ultimamente estamos focando muito a BMW aqui, li na seção de cartas do Motonline alguns problemas de natureza Izzoniana enfrentados por donos de BMW, tais como falta de peças, defeitos recorrentes que não são consertados, etc.
JF,
Se me permite.....a grande diferença entre os autorizados BMW e o IZZO é a "aparente" atenção que eles dedicam no atendimento.
Qualidade? Vamos lá....
1 - a minha LT insistia em acender a luz do mau funcionamento do ABS. Passei DIVERSAS vezes pelo comp**ador da loja, resetava e...voltava o problema. "Diagnosticaram" o sensor de acionamento da manopla como "defeituoso". Ok, pode trocar a peça...."nao temos em estoque". Ok, podem pedir....."nao temos previsão de entrega". Alô, chegou a peça? "Que peça? Ah....é mesmo...vou verificar e te informo".....nem vc nem ele me ligaram até hoje...
Detalhe: os freios sempre funcionaram perfeitamente, apesar dessa incomoda luz no painel.....ao trocar as pastilhas, no nosso amigo GILSON, problema resolvido....era AR NO SISTEMA.