Fala Patrão !!!
Citei o seu caso pois você é um dos poucos que conheço que já abriu o motor da Intruder.
Então imaginei que você tivesse visto o cilindro e o sistema desmontado.
Exato, falávamos do sistem Pair, que a figura postada apresenta em detalhes.
Como bem definiu o Tite, no teste da intruder, este sistema só " coloca mais água no feijão" ou seja, dilui os gases do escape.
Mas funciona, e atendia as exigências do Promot da época.
Outra causa de vazamento de óleo alí, poderia ser excesso de óleo, como bem lembrou o ezenecon. Mas segundo o autor, o óleo está sempre no nivel (850 ml). Excesso de óleo tambem provoca sobre pressão.
No seu manual, não tem a figura dos componentes do sistema de ventilação do cárter ?
Tive uma cg titan 98, que começou sem motivo aparente, a vazar óleo pelo retentor do pinhão e pela vedação da tampa de válvulas do cabeçote.
O "defeito" era apenas o tubo de borracha da ventilação do cárter, aquele que sai do bloco do motor da titan, embaixo do carburador, que estava passando fora de posição.
Quando levantava o cavalete central, o tubo ficava prensado entre ele e a balança do quadro elástico traseiro, dobrava e fechava.
Isto gerava a sobre pressão no cárter, pois o pistão quando desce, tambem bombeia ar para baixo.
A própria "explosão" dos gases gera uma sobre pressão que desce para o cárter, que é reduzida pelo não alinhamento das aberturas dos anéis do pistão.
Veja bem, reduz, mas não elimina a passagem de gases .
Por isto, ao se montar o pistão no cilindro, devemos sempre deixar as aberturas dos anéis defasadas em 180 graus.
Inclusive do Raspador de óleo, o terceiro "anel" de motores quatro tempos.
O dois tempos não tem este anel. E no caso de motores de competição, já ví até dois tempos com um só anel.
Bem, voltando...
Passei o tubo na posição correta, e sumiu o vazamento.
Quanto a desativar o sistema, como ele não existia nos motores da Katana (avô do motor da intruder) creio que não deve causar danos a curto prazo. Mas deve aumentar o nível de poluição emitido pelo motor.
Enfim , vamos aguardar. Mas eu começaria checando o sistema de ventilação...
Silver
Mecânico amador (devia ter feito engenharia mecânica..., que droga
....)
silver knigth2012-04-29 15:37:10