Vazamento de óleo na intruder

25 Abr 2012 23:41 #16 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Vazamento de óleo na intruder
Pablo, ali não pode, não deve e não sai óleo... ali é um duto de ar... não sei o que quebra dentro do motor mas se tá passando óleo ali alguma coisa dentro do motor foi pro saco... o Will não disse se arrumou esse safadão hehehe.

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Abr 2012 01:22 #17 por pabloreg
Respondido por pabloreg no tópico Vazamento de óleo na intruder

Pablo Regino

Goiânia/GO - Intruder 06/07

Job Fotografo: www.pablofotos.com.br



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Abr 2012 01:23 #18 por pabloreg
Respondido por pabloreg no tópico Vazamento de óleo na intruder
Pois é, e o problema é que os mecanicos 'comuns' nao entendem.

Autorizada vamos lá.... :/

Pablo Regino

Goiânia/GO - Intruder 06/07

Job Fotografo: www.pablofotos.com.br



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Abr 2012 09:04 #19 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Vazamento de óleo na intruder
Pablo, conversei com o Will e ele ainda está com o problema... ele simplesmente lacrou o tubo e tá segurando a onda até poder parar pra olhar.

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Abr 2012 11:19 #20 por pabloreg
Respondido por pabloreg no tópico Vazamento de óleo na intruder
Valeu! Agradeço a atenção!!

e ele está meses com o problema... o mais estranho é ele isolar o tudo... isolar o tubo que sai do motor, acho até mais perigoso.

Mas vou ver se levo amanha a autorizada e posto o resultado.



pabloreg2012-04-26 14:21:21

Pablo Regino

Goiânia/GO - Intruder 06/07

Job Fotografo: www.pablofotos.com.br



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Abr 2012 11:32 #21 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Vazamento de óleo na intruder
Concordo contigo pablo, convenci ele a irmos ao mecânico resolver isso este sábado hehe!

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2012 15:42 #22 por silver knigth
Respondido por silver knigth no tópico Vazamento de óleo na intruder
Srs. , Boa Noite...Michel, vou tentar ajudar. O Patrão, que já abriu o motor da trudinha dele, pode confirmar as informações que vou passar. Este cano de metal, tem a função de injetar ar no sistema de escapamento, para que o oxigênio nele contido ajude a queimar eventuais excessos de combustível na mistura, mal queimados. Este ar, vem da caixa do Filtro de Ar, após a filtragem e é injetado por demanda, por aquela peça existente embaixo do tanque, do lado direito da moto, ao lado do motor. Ela funciona como uma válvula que impede o refluxo dos gases de escape ao filtro de ar, oque seria terrível para o motor, sob vários aspectos. Pode observar que ela fica quente com o motor funcionando, por efeito dos gases do escape. Mas cuidado, em trânsito parado, ela pode até queimar a mão ao tocar, aquece muito. Pois bem, voltando... Só existe uma maneira de vazar óleo por alí, que eu saiba. Por vazamento na guia de válvula de escape e em seu retentor. Vários fatores podem causar este vazamento, inclusive sobre pressão no cárter, gerado pelo bombeamento do pistão, e por vazamento de gases para o cárter. Por tentativa e erro, pois estou distante da moto (palpite...rsrsrsrsrs....) inicialmente eu tentaria limpar o sistema de ventilação do cárter, que pode estar com o caninho entupido ou dobrado. Este é um dos motivos (simples) que pode gerar sobre pressão no cárter. Gostaria de acompanhar as novidades e estou no aguardo.Silver
(aprendendo sempre... até o último dia. )


silver knigth2012-04-27 18:46:34

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2012 15:54 #23 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2012 15:55 #24 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2012 16:03 #25 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Vazamento de óleo na intruder
Silver gostei muito da sua explicação, mas eu não acompanhei a manutenção da minha moto a ponto de saber qual a exata função dessa mangueira, mas se está lá é porque serve pra alguma coisa e tirar a função dela pode acarretar algum resultado ruim.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Abr 2012 08:47 #26 por silver knigth
Respondido por silver knigth no tópico Vazamento de óleo na intruder
Fala Patrão !!!
Citei o seu caso pois você é um dos poucos que conheço que já abriu o motor da Intruder.

Então imaginei que você tivesse visto o cilindro e o sistema desmontado.
Exato, falávamos do sistem Pair, que a figura postada apresenta em detalhes.
Como bem definiu o Tite, no teste da intruder, este sistema só " coloca mais água no feijão" ou seja, dilui os gases do escape.
Mas funciona, e atendia as exigências do Promot da época.
Outra causa de vazamento de óleo alí, poderia ser excesso de óleo, como bem lembrou o ezenecon. Mas segundo o autor, o óleo está sempre no nivel (850 ml). Excesso de óleo tambem provoca sobre pressão.
No seu manual, não tem a figura dos componentes do sistema de ventilação do cárter ?
Tive uma cg titan 98, que começou sem motivo aparente, a vazar óleo pelo retentor do pinhão e pela vedação da tampa de válvulas do cabeçote.
O "defeito" era apenas o tubo de borracha da ventilação do cárter, aquele que sai do bloco do motor da titan, embaixo do carburador, que estava passando fora de posição.
Quando levantava o cavalete central, o tubo ficava prensado entre ele e a balança do quadro elástico traseiro, dobrava e fechava.
Isto gerava a sobre pressão no cárter, pois o pistão quando desce, tambem bombeia ar para baixo.
A própria "explosão" dos gases gera uma sobre pressão que desce para o cárter, que é reduzida pelo não alinhamento das aberturas dos anéis do pistão.
Veja bem, reduz, mas não elimina a passagem de gases .
Por isto, ao se montar o pistão no cilindro, devemos sempre deixar as aberturas dos anéis defasadas em 180 graus.
Inclusive do Raspador de óleo, o terceiro "anel" de motores quatro tempos.
O dois tempos não tem este anel. E no caso de motores de competição, já ví até dois tempos com um só anel.
Bem, voltando...
Passei o tubo na posição correta, e sumiu o vazamento.
Quanto a desativar o sistema, como ele não existia nos motores da Katana (avô do motor da intruder) creio que não deve causar danos a curto prazo. Mas deve aumentar o nível de poluição emitido pelo motor.
Enfim , vamos aguardar. Mas eu começaria checando o sistema de ventilação...


Silver

Mecânico amador (devia ter feito engenharia mecânica..., que droga ....)

silver knigth2012-04-29 15:37:10

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Abr 2012 18:29 #27 por wilcox
Respondido por wilcox no tópico Vazamento de óleo na intruder
tem como explicar melhor como fazer essa limpeza?

"Coragem é a sua de ver a vida passar dentro de casa!"(José Albano)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2012 09:55 #28 por silver knigth
Respondido por silver knigth no tópico Vazamento de óleo na intruder
Wil, bom dia. Desculpe, só agora ví teu post. Bem, vamos por partes. Para que não fique dúvida, estamos falando de dois sistemas diferentes, que interagem. O Sistema Pair, que eu e o Patrão discutimos, e ele postou uma imagem detalhada é um. O sistema de ventilação do cárter, é outro. Para uma manutenção preventiva ou corretiva do sistema de ventilação, sugiro que vc. inicie pela parte externa dele, e de fácil acesso.Olhando a intruder pelo lado esquerdo, atrás do cilindro e saindo do bloco do motor, quase embaixo do carburador, vc. verá um cano de borracha que sai em direção a traseira da moto. Este cano se divide e um deles sobe em direção a caixa do filtro de ar. Ele serve para recuperar os vapores de óleo formados no cárter/câmbio, pelo aquecimento e efeito daquele vazamento de gases que comentamos anteriormente. Se este cano estiver dobrado ou obstruído internamente cria a tal de sobre pressão. Oque pode gerar esta obstrução interna : borra de óleo, gerada por mistura de marcas diferentes, óleo vencido, falta de limpeza por muita quilometragem, combustível ruim/adulterado, dentre outros fatores. Então, vamos ao trabalho. Verifique se eles não estão dobrados ou com as pontas obstruídas (prensados, passando fora dos suportes, etc...)As braçadeiras originais que prendem este tubo são anéis simples, que podem ser abertos com o uso de um alicate de bico. Retire as braçadeiras, e libere os tubos. Tenha cuidado ao desconectar os tubos, pois como recebem calor, e são pouco removidos, podem estar ressecados e rachar. Após retirar os tubos, verifique se eles permitem a passagem de ar, assoprando por eles. Verifique também a saída dele, externa e internamente, na caixa do filtro de ar, se está escorrendo óleo por alí. Um pouquinho de óleo é normal, por condensação dos vapores. Limpe o escorrido, e passe um arame com cuidado no interior da conexão para verificar se existe borra obstruindo. Caso haja, duas opções : Ou desmonta e retira a caixa, para uma limpeza cuidadosa, ou lave com querosene e um pedaço de arame e uma "boneca" de estopa ou pano. Faça um "cotonete" e molhe no querosene a vá passando pela tubulação e conector, até ele sair limpo.ATENÇÃO : Não se esqueça que este procedimento não pode ser feito com o cano que sai do motor conectado, para não ocorrer a contaminação do óleo do motor ou entrada de solvente com impurezas lá . E após a retirada do cano do motor, tampe a entrada dele no bloco com um "tucho" de pano, ou um pedaço de estopa, enquanto estiver trabalhando.A lei de murphy existe, acredite em mim... Aquele "mardito" pedacinho de arame, aquela porquinha, arruela ou pedaço de braçadeira que quebra, sempre cai ou entra onde vc acha impossível que aconteça... Após, lave com água corrente as peças, enxugue e monte tudo com as braçadeiras. Não esqueça de retirar aquele pedaço de pano/estopinha do tubo que sai do cárter, lembra ? Esta manutenção é prevista no manual técnico de manutenção da intruder, aqueles que os mecânicos das concessionárias tem (e deveriam usar...) mas não me lembro com qual quilometragem.Quanto Mil tem sua pequena Guerreira ? Ah, lembrei agora. Patrão, você não tem a figura deste sistema no seu manual, igual a do PAIR ? Se tiver, será bom !Wil, pode ser uma tentativa válida, e não vai custar nada, a não ser alguns minutos e umas cervejas... para vc. tomar enquanto trabalha... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs...... Afinal, ninguém é de ferro, não é E depois, de toda maneira, uma hora vc vai ter de limpar o sistema, pode ser que seja esta. Boa divertimento e boa sorte.
Silver





silver knigth2012-04-29 13:32:55

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2012 09:58 #29 por silver knigth
Respondido por silver knigth no tópico Vazamento de óleo na intruder
Caramba, agora que postei, ví o tamanho que ficou...Moderação, desculpe. Tentei explicar o mais detalhado possível.Como não sei postar fotos... ...Silver

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2012 15:13 #30 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Vazamento de óleo na intruder
Nossa, fiquei cansado só de ler

Muito bem esplicado!!!!!!!!!



ezenecon2012-04-29 19:06:38

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.264 segundos