Intruder barulho seco na troca de marchas?

10 Dez 2008 20:12 #1 por aryperna
Quando estou trocando a marcha principalmente em baixas rotações estou ouvindo um tec. Um barulho seco tipo uma batida. Nas rotações mais altas não. Com ela parada se passar da primeira para a segunda e der aquela soltada na embreagem (só para engatar) tb faz o barulho bem alto. Pensei que fosse a corrente frouxa mais já apertei e continua igual. Parece ser no motor ou na marcha (que não deixa de ficar no motor). O que pode ser?

OBS: minha moto é uma intruder com 25600KM, troquei o óleo com 24000.

EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!
intruder 125 2004 + intruder 250 2001 RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2008 20:27 #2 por megacustom
Cara eu sei que é meio desagradavel este barulho, mas parece ser "normal" a minha ta com 5 mil km e as faz isso direto, não com essa intensidade que você descreveu, mas ocorre. O que você pode fazer para amenizar é investir num óleo de boa qualidade, e estar com o cabo de embreagem bem regulado.

Atual: intruder 125

Proxima: Preciso de ajuda para decidir...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2008 20:33 #3 por Patriarca
Na minha é assim também, da primeira pra segunda, o resto é problema, e o megacustom falou tudo!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2008 21:36 #4 por sidneyt

aryperna escreveu: Quando estou trocando a marcha principalmente em baixas rotações estou ouvindo um tec. Um barulho seco tipo uma batida. Nas rotações mais altas não. Com ela parada se passar da primeira para a segunda e der aquela soltada na embreagem (só para engatar) tb faz o barulho bem alto. Pensei que fosse a corrente frouxa mais já apertei e continua igual. Parece ser no motor ou na marcha (que não deixa de ficar no motor). O que pode ser?

OBS: minha moto é uma intruder com 25600KM, troquei o óleo com 24000.



A minha também faz o tal barulho, melhorou um pouco depois que passei a usar o yamalube, minha intruder está com quase 3000km, tenho a impressão que depois dos 300km da troca do oleo é que o motor fica mais "macio". Tive uma Katana há anos atrás que tinha o mesmo sintoma, rodou mais de 70000Km e nunca foi mexido em nada do motor.....

Sidneyt

Natal - RN

XT 600 2002/2002

“Eu não patrocino o crime, não compro peças roubadas!”

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2008 22:27 #5 por pjunior
Olá aryperna,

Primeiramente verifique se o bracinho do trocador não esta com folga.
Vc usa a ponta do pé para fazer a troca ou o peito do pé?
Faça um teste usando o peito do pé vc vai notar que a força a ser feita será menor assim como o barulho tende a reduzir em 80% quando feita a troca.

OBS: Cuidado ao fazer isso em uma curva voltada para a esquerda senão vc pode ficar com o sapato raspado.

[]'s

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2008 06:52 #6 por edsonnota1000
Parece ser algo besta mais tenta dar uma verificada como esta a bucha da coroa traseira, pode ser que ela esta já no osso e o barulho que vc esteja ouvindo seja a bucha que esta deixando encostar ferro com ferro

PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2008 07:00 #7 por arthurbonilha
A minha ta com 15.5K e desde ZERO tem esse mesmo barulho ...
Com quase 16K rodados ainda nao deu nada ... acho q é uma caracteristica dela.

Yamaha XTZ 250X - Sem palavras para descrever como é !!

"Para quem tem não é necessário explicar; Para quem não tem, nem adianta tentar explicar"

Osvaldo Cruz - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2008 09:41 #8 por aryperna
O pessoal aqui é rápido mesmo. Eu não escutava esse barulho antes não, só quando estava descendo ladeira e ia aumentando as marchas. Mas sei lá pode ser que quando a moto é nova a gente se preocupa menos, mas tenho quase certeza que ta diferente. Vou ver se comparo com a de alguem então.

pjunior o braço do trocador não ta com folga e realmente costumo trocar com a ponta do pé vou fazer esse teste de trocar com opeito do pé.

edsonnota1000 não sei onde fica essa bucha não. É aquela tipo um anel que fica por trás da coroa envolvendo o eixo? se for aparentemente parece estar direita.

EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!
intruder 125 2004 + intruder 250 2001 RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2008 14:40 #9 por edsonnota1000
Não na verdade a bucha que estou falando é essa da foto abaixo:


Ela é responsável por fazer com que sua coroa passe a força de transmissão para a roda traseira sem bater ferro com ferro e tenho quase certeza de que seu barulho é isso porque a minha yes estava com esse mesmo problema, fazendo um barulho de ferro seco batendo toda vez que eu soltava a minha embreagem (a cada troca de marcha).
Quando troquei essa peça minha moto acabou o barulho e a bucha que estava na minha moto estava detonada mesmo....
Efetue um teste para saber se a sua moto esta com essa bucha ruim..
1 - Engate primeira marcha na moto com ela no cavalete central com a moto desligada mesmo
2 - Faça força na roda traseira no sentido que a moto anda...
3 - Se notar que a roda rodou muito antes de travar ou seja existindo folga até o ponto em que se trava porque a moto esta engrenada, é porque a bucha precisa ser trocada e ai pode estar o problema de sua moto....
Não sei se vc conseguiu entender tudo certinho , mas se não fala ai que te explico novamente...
OBS... Essa peça fica internamente na Roda só será possível a visualização da mesma retirando a roda traseira e tirando a coroa... ela fica como se fosse uma lona...dentro da roda mesma atrás da coroa...desmontando a roda vc verá...

PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2008 20:52 #10 por aryperna
edsonnota1000 acho que você matou a charada. Se a roda era para ficar completamente travada, realmente não ficou.
Diria que ela rodou uns 30 graus. Para ser exato com o último dente da coroa encaixado em um elo da corrente, ela rodou o suficiente para o dente seguinte encaixar no elo seguinte. É assim mesmo ou rodou demais?

obs: com essa foto procurei no catalogo de peças e parece que se chama oficialmente de coxim do cubo traseiro. Número 12 da figura:
www.suzukimotos.com.br/extranet/Catalogo/catalogo_de_ pecas/CPS/intruder/fig44_gn125.html

EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!
intruder 125 2004 + intruder 250 2001 RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2008 21:13 #11 por Patriarca
Esse coxim tem uma leve folga, LEVE!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2008 22:37 #12 por aryperna
edsonnota1000 refazendo o teste que você comentou observei que a coroa não esta totalmente apertada no tambor de fixação da coroa. Tipo com ela engatada desligada antes da roda travar a coroa dá uma leve dançada em relação ao tambor e a arruela da coroa (item 28 da figura) da uma leve deslizada.
Será isso normal??? Alguem me diga por favor.
De qualquer forma amanhã vou dar uma apertada na porca do ajustador da coroa e depois posto minhas impressoes.
Opiniões continuam bem vindas

EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!
intruder 125 2004 + intruder 250 2001 RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2008 23:14 #13 por Patriarca
Essa porca não resolve esse problema ary

Essa leve deslizada é normal, não se preocupe

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2008 23:37 #14 por GuilhermeRS
A minha moto tb dá uma deslizada como se tivesse uma borracha entre a coroa e a roda, as vezes quando acelero na arrancada dá um TLEC, será que é as buchas??? 9k km só????

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2008 08:52 #15 por aryperna
Acho que resolvi o problema. Os 4 parafusos que seguram a coroa estavam frouxos. Acho que o mecanico que trocou a relação não entortou de novo aquele fixador para cima do parafuso e com o tempo ele afrouxou. O barulho por enquanto parou, se eu reparar de novo posto aqui.

EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!
intruder 125 2004 + intruder 250 2001 RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.161 segundos