A uns 2 meses atrás instalei na minha Intruder 125 um par farol de milha. A potência de cada um é de 35W. Após a instalação minha ignição passou a apresentar mal contato, pensei que fosse um problema de desgaste físico entre a chave e a ignição; não era!
Levei numa oficina para dar um jeito provisório até a ignição original chegar na conssecionário Suzuki, porém ao retirá-la verifiquei que a parte elétrica da ignição estava toda mexida e existiam vários mal contatos, eram tantos a ponto de não conseguir dar nem um jeitinho provisório. Tive que fazer uma ligação direta para poder me dirigir até a conssecionária. Chegando lá viram que tinha uma nova ignição e consegui trocar na hora.
Ao trocar o mecânico autorizado me disse que a ligação do farol de milha foi errada, pois a alimentação vinha da ignição e não na bateria, essa sobre carga na ignição provocou os problemas de mal contato. O certo seria ligar direto na bateria, mas... ...não no caso da intruder, pois a bateria dela é muito fraca e não suporta nenhuma carga a mais, por isso a Intruder não aguenta nenhum farol auxiliar.
Vou no cara que me fez a instalação e reclamar, pedir que ele retire os faróis de milha, para que eu posso guardar e usar qdo tiver um moto maior.
Gostaria de saber dos demais Intrudeiros se eles tem problemas com seus faróis de milha, o minha moto por exemplo ficava sem buzina qdo os fáróis auxiliares estavam ligados.
Rabucazz, discordo em partes, seu problema devido à má instalação, sem dúvida.
mas a intruder aguenta muito bem faróis auxiliares, a não ser que queira usá-los no dia-a-dia por vários períodos.
basta uma instalação bem feita e terá sua moto e seus faróis sem problema nenhum, claro que a bateria vai se desgastar um pouco mais rápido, mas nada absurdo.
recomendo que procure um profissional competente e que saiba trabalhar com instalação elétrica em motos.
um exemplo do bom funcionamento é o elio_filho (postou até um tutorial no forum) que colocou 2 farois de milha de 55w e ficou aprox. 1 ano sem problemas até que vendeu a moto sem sequer apresentar problemas.
Eu tenho duas lanternas dianteiras auxiliares que são ligadas junto com o farol, são 20 W apenas, mas como mencionei, elas ficam permanentemente acesas. Isso já indica que o sistema elétrico da Intruder, incluindo os interruptores, aguentam mais carga.
Entretanto, quando coloquei um par de buzinas tipo Mini Fiamm, liguei direto na bateria e usei relé. Sem problemas, a bateria nem sente as buzinadas.
Oi, eu ando tendo idéias sobre farois auxiliares e gostaria de dividir com os colegas:primeiro o Contran não autoriza...mas noto que a fiscalização não dá muita bola. A idéia é elétrica: puxar o chicote para os farois auxiliares diretamente do retificador da moto, paralelamente antes de chegar na bateria, assim com a moto desligada, eles não deverão funcionar e com a moto ligada , não vão gastar a bateria (poderá haver um relé por aí que impedirá o contra-fluxo elétrico da bateria) ?! Será que dá certo? Outra idéia é colocar um outro retificador , pode ser de qualquer moto em paralelo com o retificador original em sua entrada, assim o gerador irá alimentá-lo também , só que este não tem bateria e manda a carga diretamente para os farois auxiliares apenas com a moto ligada. O meu objetivo é não sobrecarregar os circuitos elétricos da moto e ter a tranqüilidade de saber que ela sempre vai responder bem eletricamente. Abraços!
Eu sabia que ao escrever esse tópico eu teria a informação de que é possível desde que se faça correto.
Gostei das sugestões do Marteiga. Seriam viáveis? Gostaria de saber que a forma de ligação correta. Puxando da bateria c/ relé, ou colocando direto do retificador? Será que esse retificador aguentaria?
essa moto tem frescura com a bateria num recomendo faze isso naum se naum ce fika na rua
esse ficar sem buzina q vc diz ai eh porq a bateria descarrego
se fosse vc num instalava isso naum depois pode ser seu motor de arranque que num keira pegar ai se fica na rua
Funcionar, funciona. Os faróis extra fazem TODA diferença do mundo e eu recomendo desde que seja feita uma instalação bem-feita.
Instalação bem-feita implica em relés próprios de 4 pólos, fios de cobre, fusíveis na amperagem certa e até um diodo (no meu caso), tudo ligado sem interferir no sistema original.
Vedando e isolando bem os contatos p/ evitar fuga de corrente e curtos, vc terá uma instalação MELHOR do que a que vem de fábrica. Duvida? Chequem que ridículo é o soquete dos piscas e como é precária a solda, sem falar no fiozinho de telefone...
E tem mais: em moto 125cc carburada, se ficar sem bateria, qual o galho? Põe uma segundinha, empurra, senta no banco e liga com um pequeno tranco. Quase dá p/ ligar o motorzinho rodando a roda traseira com a mão... CONTAAATOOO!
Abraços 2 X auxiliares de 55W cada,
elio_filho39229,9679166667
compartilho da idéia de que se quiser vc faz melhor que na concessionária.
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jahlikebike, alguma dúvida com MAC? fiz a instalação de 2 mac mini aqui na empresa e volta e meia trabalho neles, não entendo muito mas talvez possa ajudar.
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De todas as motos que ja andei, a Intruder é a que tem o melhor farol. a minha ilumina muito bem à noite. acho que os farois auxiliares seriam mais por estética mesmo. se bem que eu ainda não peguei estrada com a minha. talvez eles sirvam bem para aumentar o campo de visão iluminado, aumentando a área frontal iluminada. dias atras andei numa Fan de um amigo que o farol não iluminava p* nenhuma!
Por enquanto só andei na cidade e a impresão que tenho é que não ilumina nada. Ao passar por um túnel com iluminação deficiente, o farol ligado e nada é a mesma coisa.
Elio, como foi feita a ligação do farol de milha? Direto na bateria, direto no regulador, ou com um regulador específico para o farol de milha? Quero fazer minha ligação igual a tua.