Freio dianteiro apitando na FAT - Ajuda

09 Out 2012 11:09 - 09 Out 2012 11:11 #1 por cormackf
Pessoal, queria pedir uma opinião a vocês que tem (muito) mais experiência.

O disco dianteiro da minha FB Special 2012 começou a fazer aquele baralho de ônibus velho freando ao se reduzir a velocidade (apertar levemente o freio da frente). Dá até pra sentir no guidão uma leve vibração do atrito. Não atrapalha nas freadas mais fortes e nem faz o barulho em freadas fortes, apenas quando o contato da pastilha/disco é parcial (como reduzindo a velocidade de 60km para 40km)

Como a moto foi pra revisão de 1600km ontem, pedi para darem uma olhada, e disse que eu suspeitava que a pastilha estava "vitrificada". Pois bem, lixaram disco e pastilha, e quando pequei a moto o barulho tinha sumido.

No trajeto pra casa eu ouvi o barulho novamente, e depois sumiu. To desconfiado que essa pastilha está com defeito de fabricação. Não acho que possa ser disco empenado pois depois que limpou tudo o barulho sumiu, voltando depois de a pastilha ir aquecendo.

Liguei pra CC (Rio HD) e pedi a troca da pastilha - mas o "técnico" veio falando que é problema no ABS... ai ai

O que vocês acham?

Abraços a todos!

Harley Fat Boy Special
Black Denim

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2012 11:27 #2 por LandoHD1600
Olá Cormackf

O sintoma é mesmo de pastilha "vitrificada", o que ocorre quando há choque térmico. Geralmente, depois que vc lava a moto, molha a pastilha e a exige imediatamente depois, aquecendo-a muito rapidamente. Verifique se vc não está com o hábito de andar segurando levemente a manete do freio dianteiro. Isto não é saudável para o sistema. Caso haja mesmo algum problema nos freios, o mais indicado é executar imediatamente a garantia.

Abç.,

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: cormackf

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2012 11:39 #3 por cormackf
Oi Lando, obrigado pela resposta

pois é, é exatamente o que eu suspeito - agora estou tentando enfiar isso no pessoal da CC e acionar a garantia para as pastilhas - pois estão tentando argumentar que o problema é outro, até ABS querem dizer que é.

Eu deixo 2 dedos apoiados no manete, mas tomo o maior cuidado para não acionar nem um milímetro o manete, apenas reduzir o tempo de reação em frenagens de emergência.

Forte abraço

Harley Fat Boy Special
Black Denim

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2012 11:43 #4 por wbugno
Mantenha assim, está chegando o Carnaval e vai fazer o maior sucesso... rsrsr

Disco empenado não faz este barulho ele vibra o guidão nas frenagens mais fortes e parece que está cabeceando nas paradas mais suaves. Vitrificado pode até ser, mas normalmente o material das pastilhas originais é muito duro e assobia, uma das coisas que resolve é pedir para "quebrar" o canto das pastilhas, mesmo assim você está com pouca km e a pastilhas vai se acomodar...

Quando for trocar faça a opção por Carbon Lorraine que são mais macias, freiam melhor e não faz barulho...

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: cormackf

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2012 12:07 #5 por cormackf
Wbugno,

Já dei uma forçada e e acionei a garantia - vou levar lá pro cara ver e fazer o pedido - vamos ver se continua fazendo o barulho tb, pois ontem só fez 1 vez e depois parou... pode ser que a lixada tenha resolvido, vamos ver.

Eu procurei a Carbon Lorraine nos sites americanos (minha esposa está viajando e pode trazer logo) e ainda não achei nada - vou procurar mais - alguma dica?

Eu achei essa aqui, onde tenho um desconto pra gastar, será que presta?

EBC Disc Brake Pads - Harley Davidson - FLSTFB Fat Boy LO Softail - 10-12

Tem tb as originais nas CC de lá, mas se essas forem melhores eu passo a usar

Abraços!

Harley Fat Boy Special
Black Denim

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2012 12:27 #6 por Diniz
Não leve minha opinião a sério, mas tenho comigo que isso é sintoma de pastilha nova. Se eu estiver certo, rodar é a solução.

São Paulo
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: cormackf

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2012 12:37 #7 por wbugno
Não compensa trazer de fora, não reparei nos seus posts se você é de São Paulo, mas você pode comprar na Skill Motos na General Osório, senão tente por telefone ou site 11 3223-3338...

Inclusive é mais barata que as originais, desgastam um pouco mais por serem macias, mas mesmo assim compensa pelo preço...

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: cormackf

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2012 16:13 #8 por cormackf
Diniz, eu tb pensei isso, mas já está com quase 2000km - acho que já daria tempo de acertar, não acha?

Wbugno, valeu pela dica vou checar sim - é bom saber que temos outras alternativas.

De qualquer forma, pedi 1 par de cada (frente/trás) original da HD, pois a CC fica perto de onde minha esposa está, então fica mais fácil. Aí deixo de reserva aqui, pois estou pagando 220 reais nos 2 pares.

Mas claro primeiro vou requisitar a troca pela garantia

Abs

Harley Fat Boy Special
Black Denim

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2012 16:13 #9 por cormackf
Ah, estou no RJ :-)

Harley Fat Boy Special
Black Denim

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2012 17:09 #10 por wbugno
blz... o pessoal da Skill é gente fina, se tiver alguma dificuldade em encontrar é só dar uma ligada que eles enviam as pastilhas para você... as originais da HD são metálicas, duram mais, mas são mais barulhentas... a Carbon é orgânica, mais macia, aquece mais rápido e portanto com um grip melhor, ou seja freia mais e não apita...

Sempre uso estas tanto na BMW quanto na HD e são excelentes, acho que o Cele também está usando e também gostou do resultado...

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: cormackf

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2012 17:48 #11 por cormackf
Valeu Wbugno, eu vou experimentar depois com certeza - só comprei logo as originais pq tava mais fácil e consegui encaixar em um pedido que já está em andamento. Mas foi ótima a dica

Abs

Harley Fat Boy Special
Black Denim

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Out 2012 06:50 #12 por Celestino Gomez
Pastilha que nasce barulhenta morre barulhenta.....

Depois da época do amianto, isso acontece com qualquer pastilha de qualquer marca.....o jogo que estou usando atualmente freia muito bem mas dispensa o uso de buzina.....é só acionar que pensam que um trem vai passar.....

Ja estão em fim de vida e vamos torcer para as novas virem mais silenciosas.

EBC é boa marca.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: cormackf

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Out 2012 09:02 #13 por LandoHD1600

Celestino Gomez escreveu: Pastilha que nasce barulhenta morre barulhenta.....

Depois da época do amianto, isso acontece com qualquer pastilha de qualquer marca.....o jogo que estou usando atualmente freia muito bem mas dispensa o uso de buzina.....é só acionar que pensam que um trem vai passar.....

Ja estão em fim de vida e vamos torcer para as novas virem mais silenciosas.

EBC é boa marca.

Abraços,


É bom lembrar também, que as motocicletas HD agora são "fabricadas" na amazônia. E que, sugundo alguma música do passado longínquo, "índio quer apito"... Deve ter alguma relação. A moto agora com traços genéticos nativos, gosta de apitar... B) ;) :S :evil: :whistle:

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Out 2012 09:04 - 10 Out 2012 09:05 #14 por cormackf
Valeu Celestino!

Eu acabei comprando original Harley mesmo, pq a CC está do lado da casa que minha esposa está. Mas mas adiante farei testes com EBC ou algumas de composto orgânico.

Agora o técnico da CC dizer que é problema de ABS é o fim, né não? Já assinou o atestado de incompetência técnica... Ja to procurando um bom mecânico de confiança, pois ja fiz a revisão de 1600... Agora é só garantia do que for necessário e o resto é fora de lá. Cruzes

Harley Fat Boy Special
Black Denim

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Out 2012 10:44 #15 por wbugno
Nunca usei a CC pós-Izzo então não posso avaliar a competência técnica, mas parece que tem muita coisa herdada e abri mão da garantia após a revisão dos 1600 e parti para quem eu acho que atende minhas expectativas...

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.168 segundos