Pessoal, queria pedir uma opinião a vocês que tem (muito) mais experiência.
O disco dianteiro da minha FB Special 2012 começou a fazer aquele baralho de ônibus velho freando ao se reduzir a velocidade (apertar levemente o freio da frente). Dá até pra sentir no guidão uma leve vibração do atrito. Não atrapalha nas freadas mais fortes e nem faz o barulho em freadas fortes, apenas quando o contato da pastilha/disco é parcial (como reduzindo a velocidade de 60km para 40km)
Como a moto foi pra revisão de 1600km ontem, pedi para darem uma olhada, e disse que eu suspeitava que a pastilha estava "vitrificada". Pois bem, lixaram disco e pastilha, e quando pequei a moto o barulho tinha sumido.
No trajeto pra casa eu ouvi o barulho novamente, e depois sumiu. To desconfiado que essa pastilha está com defeito de fabricação. Não acho que possa ser disco empenado pois depois que limpou tudo o barulho sumiu, voltando depois de a pastilha ir aquecendo.
Liguei pra CC (Rio HD) e pedi a troca da pastilha - mas o "técnico" veio falando que é problema no ABS... ai ai
O que vocês acham?
Abraços a todos!
Harley Fat Boy Special
Black Denim
Ultima edição: 09 Out 2012 11:11 por cormackf. Razão: corrigir gramática
O sintoma é mesmo de pastilha "vitrificada", o que ocorre quando há choque térmico. Geralmente, depois que vc lava a moto, molha a pastilha e a exige imediatamente depois, aquecendo-a muito rapidamente. Verifique se vc não está com o hábito de andar segurando levemente a manete do freio dianteiro. Isto não é saudável para o sistema. Caso haja mesmo algum problema nos freios, o mais indicado é executar imediatamente a garantia.
Abç.,
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: cormackf
pois é, é exatamente o que eu suspeito - agora estou tentando enfiar isso no pessoal da CC e acionar a garantia para as pastilhas - pois estão tentando argumentar que o problema é outro, até ABS querem dizer que é.
Eu deixo 2 dedos apoiados no manete, mas tomo o maior cuidado para não acionar nem um milímetro o manete, apenas reduzir o tempo de reação em frenagens de emergência.
Mantenha assim, está chegando o Carnaval e vai fazer o maior sucesso... rsrsr
Disco empenado não faz este barulho ele vibra o guidão nas frenagens mais fortes e parece que está cabeceando nas paradas mais suaves. Vitrificado pode até ser, mas normalmente o material das pastilhas originais é muito duro e assobia, uma das coisas que resolve é pedir para "quebrar" o canto das pastilhas, mesmo assim você está com pouca km e a pastilhas vai se acomodar...
Quando for trocar faça a opção por Carbon Lorraine que são mais macias, freiam melhor e não faz barulho...
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: cormackf
Já dei uma forçada e e acionei a garantia - vou levar lá pro cara ver e fazer o pedido - vamos ver se continua fazendo o barulho tb, pois ontem só fez 1 vez e depois parou... pode ser que a lixada tenha resolvido, vamos ver.
Eu procurei a Carbon Lorraine nos sites americanos (minha esposa está viajando e pode trazer logo) e ainda não achei nada - vou procurar mais - alguma dica?
Eu achei essa aqui, onde tenho um desconto pra gastar, será que presta?
EBC Disc Brake Pads - Harley Davidson - FLSTFB Fat Boy LO Softail - 10-12
Tem tb as originais nas CC de lá, mas se essas forem melhores eu passo a usar
Não compensa trazer de fora, não reparei nos seus posts se você é de São Paulo, mas você pode comprar na Skill Motos na General Osório, senão tente por telefone ou site 11 3223-3338...
Inclusive é mais barata que as originais, desgastam um pouco mais por serem macias, mas mesmo assim compensa pelo preço...
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: cormackf
Diniz, eu tb pensei isso, mas já está com quase 2000km - acho que já daria tempo de acertar, não acha?
Wbugno, valeu pela dica vou checar sim - é bom saber que temos outras alternativas.
De qualquer forma, pedi 1 par de cada (frente/trás) original da HD, pois a CC fica perto de onde minha esposa está, então fica mais fácil. Aí deixo de reserva aqui, pois estou pagando 220 reais nos 2 pares.
Mas claro primeiro vou requisitar a troca pela garantia
blz... o pessoal da Skill é gente fina, se tiver alguma dificuldade em encontrar é só dar uma ligada que eles enviam as pastilhas para você... as originais da HD são metálicas, duram mais, mas são mais barulhentas... a Carbon é orgânica, mais macia, aquece mais rápido e portanto com um grip melhor, ou seja freia mais e não apita...
Sempre uso estas tanto na BMW quanto na HD e são excelentes, acho que o Cele também está usando e também gostou do resultado...
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: cormackf
Valeu Wbugno, eu vou experimentar depois com certeza - só comprei logo as originais pq tava mais fácil e consegui encaixar em um pedido que já está em andamento. Mas foi ótima a dica
Pastilha que nasce barulhenta morre barulhenta.....
Depois da época do amianto, isso acontece com qualquer pastilha de qualquer marca.....o jogo que estou usando atualmente freia muito bem mas dispensa o uso de buzina.....é só acionar que pensam que um trem vai passar.....
Ja estão em fim de vida e vamos torcer para as novas virem mais silenciosas.
Celestino Gomez escreveu: Pastilha que nasce barulhenta morre barulhenta.....
Depois da época do amianto, isso acontece com qualquer pastilha de qualquer marca.....o jogo que estou usando atualmente freia muito bem mas dispensa o uso de buzina.....é só acionar que pensam que um trem vai passar.....
Ja estão em fim de vida e vamos torcer para as novas virem mais silenciosas.
EBC é boa marca.
Abraços,
É bom lembrar também, que as motocicletas HD agora são "fabricadas" na amazônia. E que, sugundo alguma música do passado longínquo, "índio quer apito"... Deve ter alguma relação. A moto agora com traços genéticos nativos, gosta de apitar...
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.
Eu acabei comprando original Harley mesmo, pq a CC está do lado da casa que minha esposa está. Mas mas adiante farei testes com EBC ou algumas de composto orgânico.
Agora o técnico da CC dizer que é problema de ABS é o fim, né não? Já assinou o atestado de incompetência técnica... Ja to procurando um bom mecânico de confiança, pois ja fiz a revisão de 1600... Agora é só garantia do que for necessário e o resto é fora de lá. Cruzes
Harley Fat Boy Special
Black Denim
Ultima edição: 10 Out 2012 09:05 por cormackf. Razão: ortografia
Nunca usei a CC pós-Izzo então não posso avaliar a competência técnica, mas parece que tem muita coisa herdada e abri mão da garantia após a revisão dos 1600 e parti para quem eu acho que atende minhas expectativas...
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP