Senhores, se o assunto é HD eu ouço vocês primeiro aqui, sempre foi assim e sempre será
POr isso reproduzo aqui meu comentário que coloquei na avaliação da Dyna no Motonline para o julgamento de vocês, resolvi colocar pois o nível estava aqu´´em das necessidade dos curiosos e interessados cheio de dúvidas. Se acharem necessário critiquem sim, pois confio abertamente na opinião de todos...
Lá vai
Estou com a minha desde de novembro de 2011. Andei 18 mil Km.
Estou completamente realizado. Custo benefício inigualável, tendo o consagrado motor TC 96 sem os balancis garante o melhor desempenho com esta mecânica além de dirigibilidade perfeita em quase todas as situações. Seu peso não é problema, tem agilidade para andar no corredor e pode ser usada no dia a dia sem nenhum problema, consegui um consumo de 20 na estrada e 17 na cidade. No trânsito se afasta dos problemas com maestria devido ao seu espetacular torque em baixa rotação, aliás sua principal característica.
Apesar de ser a mais arisca entre as HDs com "natureza clássica" (retirando a família V-Rod) é dócil e recompensa muito bem os motociclistas responsáveis, e claro pune a irresponsabilidade e imaturidade na mesma medida. A melhor prova que tenho é minha vivência com esta moto. Foi minha primeira aquisição na vida (sonho de criança), quase sem nenhuma experiência motociclística, não tive qualquer problema em aprender apesar dos 300 Kg e 13 Kgf/m pois lhe dá confiança em todos os sentidos, na chuva evite até ter experiência mínima.
A ciclística é exemplar para uma custom, lembrando o centro de gravidade baixo e no caso da minha sem ABS (sistema muito aconselhável e disponível a partir de 2012) é sempre bom manter a calma em pavimentos ruins, aliás é nesse tipo de piso que a Dyna mostra seus pontos fracos: Suspensão e freios. No caso das suspensões, quase tão duras quanto das sportster definitivamente não casam bem com nosso péssimo asfalto, mas quando encontra pavimento minimamente decente o bichoque traseiro se mostra adequado a sua agressividade de comportamento quando exigido, macia demais não teria dirigibilidade correta. No entanto, no Brasil o conjunto sofre bastante podendo ser perigoso em caso de condições do piso muito ruins e molhados. Os freios caminham na mesma direção, travando com facilidade e no caso da traseira por ser baixa e sem sistema assistido dança com extrema facilidade. Se tocada com tranquilidade nem freios nem suspensões serão problema mas,no máximo um desconforto. No caso de chuva ou piso escorregadio tenha muita delicadeza pois não há (já sabido no meio) qualquer eletrônica embarcada para ajudá-lo.
Antes de falar mais sobre suas características vale uma observação a meu respeito. Não sou purista e nem obcecado pela marca, ela apenas possui características perfeitas para o meu perfil. Dizer "é uma HD" ou "a tradição dispensa comentários" é, na minha opinião a mais pura bobagem e não significa nada se a moto não corresponde a sua história onde mais interessa: nas ruas. A Dyna corresponde e dá mais que as japonesas a meu ver e digo por que:
1- Vibração: Se você gosta de custom e não quer que sua moto vibre absolutamente nada, provavelmente não irá gostar dos buracos, do vento frio e da chuva molhando entre os dedos do seu pé, ou seja, é melhor que ande de carro. As HD vibram e muito, MAS FAÇA A PERGUNTA CERTA: A vibração de uma Harley Davidson atrapalha sua pilotagem? A resposta é um retumbante NÃO e desafio qualquer motociclista sensato a provar o contrário. A Dyna é a melhor motocicleta para provar o que digo. Ela é a HD que mais passa vibração ao piloto por não ter os balancins (as softails não transmitem ao piloto a mesma vibração que tem e mesmo as Sportster com os Evo não vibram tanto) e durante sua pilotagem seu sacolejo passa a ter todo sentido POIS É INTENCIONAL DO FABRICANTE e jamais é incômodo, desaparecendo completamente a partir dos 100 Km/h. Um episódio que vivenciei mostra bem isso: assim que conheci um dono de Boulevard M800 o mesmo me perguntou se minha Dyna vibrava por que pensava em trocar, liguei e mostrei. Perguntei por que ele,com uma moto sabidamente diferente em todos os sentidos queria trocar, e fiz outro questionamento: "Por que pensa em trocar se sua moto é confortável e eficiente? A resposta: "Ela é NEUTRA DEMAIS, acho monótona". Naquele momento compreendi o que muitos dos puristas radicais não conseguem explicar, uma HD é diferente por que é mais divertida e cheia de manias, a vibração é uma das mais conhecidas mas de forma nenhuma é neutra ou ineficiente mesmo em seus defeitos mais conhecidos.
2- Manutenção: Não consigo concordar que a manutenção em concessionárias HD seja de preço normal e eficiente. É CARA E FREQUENTEMENTE MOTIVO DE DOR DE CABEÇA, ou seja, não corresponde a simplicidade da moto e não é justa. Embora a matriz esteja preocupada em melhorar o nível (péssimo principalmente na época do malfadado Grupo Izzo) ainda a muito a ser feito principalmente a respeito de preço e agilidade, embora a melhoria seja clara. Comprei minha moto usada (5 mil Km) numa revenda Yamaha, pequena loja familiar, e fiz todas as revisões e reparos necessários lá. JAMAIS TIVE QUALQUER PROBLEMA COM O SERVIÇO PRESTADO, e o preço bem mais justo que na autorizada. Manutenção e compra de HD? Aconselho (por enquanto) fora do Dealer. EM SUMA, MANUTENÇÃO NÃO É MOTIVO PARA DESITIR, PRINCIPALMNETE SE VOCÊ VAI SER CUIDADOSO COM ELA.
Em tempo: o pós-venda de todas as outras marcas são tão ruins quanto a HD. Mas nenhuma está melhorando como as motos americanas, isso eu reconheço.
3- Manias e Problemas de HD: Tem e muito, apertou cuidou e deu atenção não tem mais. Simples assim, a moto é o reflexo do dono, independente da marca.
4- Durabilidade: mais do que qualquer uma. Isso é conhecido e verdadeiro.
Por fim um comentário puramente emocional: Se uma HD, seja qual for, é seu sonho e você batalhou e agora pode compra-la, ela não possui qualquer porém para que procure algo parecido em outra marca. Se você quer uma custom e a HD é tanto quanto as outras, EXPERIMENTE. Fóruns e sites especializados são importantes e são obrigatórios, mas no fim é o seu gosto que manda e uma HD tem "armas" mais fortes quando o assunto é diversão e satisfação.
Abraço a todos e espero ter ajudado.