Novata rumo a habilitação! Ajuda!

09 Out 2008 08:39 #1 por Ravena-DF
[font="Times New Roman, Times, serif"][font="Arial, Helvetica, sans-serif"]Olá para todos![/font][/font]


[face=Arial color=#990000 size=2>Sou novata no fórum e no mundo das duas rodas... Procurei alguns fóruns na internet e este me pareceu uns dos mais completos e interessantes, por isso aqui estou! [/b]


[face=Arial color=#990000 size=2>[font="Arial, Helvetica, sans-serif"] apesar de ter uma paixão imensa por motos. Enfim, cansei da vida de garupa e decidi aprender a pilotar![/font] [/face=Arial color=#990000 size=2>Sou novata no fórum e no mundo das duas rodas... Procurei alguns fóruns na internet e este me pareceu uns dos mais completos e interessantes, por isso aqui estou! [/face=Arial color=#990000 size=2>[font][/b]


[face=Arial color=#990000 size=2>[font]


[font="Arial, Helvetica, sans-serif"]Que diabos será que estou fazendo errado pra deixar ela morrer? Ajudem aí... =)[/face=Arial color=#990000 size=2>[font][/b]


[font][/b]

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (C.L.)



*Sem carteira

*Sem moto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2008 09:22 #2 por Original_40
Ravena

Primeiramente. Seja Benvinda à esta comunidade de hérois. (Heróis porque viver nos grandes centros andando de moto... só super-herói! ).

Vamos lá, por partes, como diria Jack:

-1o. Mude de auto-escola. Se o instrutor não esta perto para te ajudar. Saia desta escola e entre numa que te ensine.
-2o. É natural que o "rookie" tenha dificuldade no manuseio da moto, então sugiro que você vá adequadamente trajada para suas aulas.
.Nunca use bota com salto.
.Calça jeans, caso não possua uma específica, é equipamento obrigatório, NUNCA BERMUDA, tá?
.Luvas se gostar/precisar, prefira por hora (já que não vai andar em alta velocidade e pegar trânsito), as que possuem os dedos livres.
.Capacete...SEMPRE!.

No manuseio:
. se a moto dispoe de conta-giros, coloque aprox. 3.000 rpm´s e engate a 1a. (claro com a embreagem acionada ).
.Solte a embreagem devagar até sentir a "altura" que ela esta regulada e treine no terreno plano.
.Depois de umas 20 vezes...vc. já terá controle da embreagem.
.Use sempre local aberto.

Como não dá para fazer um livro aqui, um instrutor atencioso vai te ensinar a lidar com a motoca.

O resto... infelizmente é dia-a-dia.

Abraço e nos vemos na próxima esquina.! Original_4039730,516400463

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2008 09:30 #3 por Ravena-DF
Original, valeu pela atenção e obrigada pelas boas-vindas!


Gostei das dicas! Bom, graças a Deus não fiz nada de muito errado até agora, equilibrar foi fácil de aprender, o que está me matando mesmo é deixar a moto morrer nas saídas. A moto é uma Titan já bem baqueada, por isso conta-giros ela nem tem. Daqui a pouco estou indo pra mais uma aula, vamos ver se dessa vez a coisa anda.


Agora... mudar de auto-escola na altura do campeonato acho que não consigo. A prova está marcada pra terça-feira, até lá tenho ainda mais umas 3 aulas. Mas enfim, se não passar dessa, passa na outra, né?


Rookie é um termo novo pra mim. Seriam os novatos no assunto?


Abraço!

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (C.L.)



*Sem carteira

*Sem moto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2008 10:05 #4 por Patriarca
Por acaso você é a Ravena dos novos Titãs?
Samantha, muito bem vinda ao fórum, siga as orientações do Original sobre pilotagem, eu só acrescento uma coisa, aumente o número de aulas, ou aumento o tempo delas, se vc já está com a prova marcada é porque já está na hora de enfrentar isso, não se preocupe, vc vai se dar bem nisso, só precisa de mais tempo com a motoca pra se sentir íntima dela ,.
Abraço e continue com a gente, boa prova!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2008 10:22 #5 por Original_40
Sim.. "rookie" quer dizer estreante na "catiguria". .
Se tiver uma motoca ou que possa te emprestar, bom conselho este do "Moisa".
Prática é tudo quando se esta tirando habilitação.

Boa sorte e TREINE!

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2008 13:00 #6 por Ravena-DF
Oi Moisés!


Não... não sou a Ravena dos novos Titãs! Apesar de também gostar de HQ´s... Na minha cabecinha de melão o nome surgiu de dois termos: Raven (corvo, em inglês) e Ravenna (cidade italiana que se Deus quiser e o dinheiro ajudar um dia vou conhecer).


Mas tá certo, o negócio é que eu estou mesmo meio nervosa. Fiz outra aula agora há pouco e me dei bem melhor! Nem deixei a bichinha morrer dessa vez! Tem que ter paciência e calma... e confiança em si mesmo também, a gente acaba descobrindo isso.


Vou pegar mais umas 3 aulas e mandar ver. Se pudesse, tomava um goró antes pra relaxar...


Pois é, Original... sou a mais nova "rookie" aí do pedaço, ehehe... Vou ver se tem alguém pra me emprestar uma cgzinha nesse fim de semana... seria uma ótima idéia...


Abraços!

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (C.L.)



*Sem carteira

*Sem moto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2008 13:06 #7 por JAL.
Respondido por JAL. no tópico Novata rumo a habilitação! Ajuda!
Olá Ravena, seja bem vinda.
Moro em Brasília e conheço o percurso onde é feita a prova.
1- Pede para seu instrutor acelerar mais a moto. Atualmente a prova é feita no plano(antes tinha uma pequena subida), não haverá problemas se a moto ficar um pouco mais acelerada. Provavelmente isso resolverá o problema da moto "morrer".
2- Quando estiver fazendo o percurso, não acelere, deixe a moto ir "no embalo". Use somente o freio traseiro e não olhe para baixo. Olha lá para frente. Alias essa é uma regra para se andar de moto, olhar bem a frente.
3- Não se1 se o instrutor de falou. Mas na hora da prova não esqueça de estar com a viseira fechada, senão vai ser reprovada.
4- Na hora de parar(durante o exame) não retire a mão da embreagem. Os fiscais do Detran costumam fazer uma "pegadinha" entregando o comprovante direto para a mão esquerda do motociclista, que distraidamente retira a mão da embreagem e a moto apaga. Não faça isso, use a mão direita ok?
5- Faça a prova com um casaco/jaqueta e deixe um bolso aberto, para colocar o papel que lhe será entregue. Ninguém da essa dica e na hora os motociclistas se enrolam.
No mais, boa prova, garanto que ira ser aprovada.
Abs!!

CB1300SF

CBR600RR



Brasília - DF e Itaipava - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2008 13:38 #8 por Ravena-DF
Olá, Jal!


Nossa, muito boa essa dica do casaco, hein... Esses malas do Detran não têm jeito mesmo... eheheheh... ô povo que me irrita!


Então... Hoje na aula, coincidentemente a moto estava bem mais acelerada que o normal, mas não foi uma boa experiência não.. o 8 quase que não sai. Daí pedi pro instrutor dar uma desacelerada. Mas acho que agora ela não morre mais,tô indo bem na manha... tirando a mão da embreagem beeeeeeeeeeem devagarinho.


Amanhã tem mais aula, vamos ver como me saio...


Mas é engraçado, depois de estar dirigindo (carro) há quase sete anos, passar por essas mesmas perrengas na moto-escola... rs...

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (C.L.)



*Sem carteira

*Sem moto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2008 14:08 #9 por lirowjp
Respondido por lirowjp no tópico Novata rumo a habilitação! Ajuda!
Dica: na reta final não olhe para a faixa no chão !
mantenha o olhar reto e a aceleração constante, claro, passando por cima da faixa !

Treina bastante o controle da aceleração e embreagem pq nesse percurso é praticamente só isso que é utilizado. É mais facil fazer um zigue-zague no "embalo" do que com a aceleração, principalmente em baixa velocidade que é o caso, pq tem o freio motor qnd vc para de acelerar e como vc ta só de 1ª, ele desequilibra muito !

Boa sorte !

Lir0W

Yamaha YS 250 Fazer (Preta) -"Darth Fazer"
Ex.Suzuki EN125 Yes (Prata) - "Tonka"
Ex.Sundown Web 100 (Azul) - "Tonkinha"
São Paulo/SP - interlagos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2008 16:19 #10 por Jeff Bogard
huahhauua

nem eskenta em deixar morrer


no dia do exame a moto vai ta tão acelerada q vai andar ate no neutro

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2008 16:59 #11 por fsaworks
Respondido por fsaworks no tópico Novata rumo a habilitação! Ajuda!
Aqui em Sergipe as motos da auto escolas são tudo aceleradas, dá pra fazer o percusso todinho sem precisa acelerar em momento algum, com exceção da saída né. Ai quando chega nos cones(ziguezague) é só equilibrar a motoca e deixar a aceleração te levar hehehe

"Embora ninguém possa voltar atrás para fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."

Chico Xavier



2009 - NXR BROS 150 ESD PRETA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2008 17:21 #12 por Patriarca
Só pra não deixar você triste, fiz esse exame 7 vezes!!!
Então tenha fé que vc consegue!!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2008 21:05 #13 por GilVix
Respondido por GilVix no tópico Novata rumo a habilitação! Ajuda!
Opa, então estou bem na fita. Só fiz uma

Vitória- ES

CBR250R

"A paz do mundo começa em mim"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2008 21:55 #14 por Jo.Leal
Respondido por Jo.Leal no tópico Novata rumo a habilitação! Ajuda!
Eu passei só na terceira vez.

Pior que aqui no RS são 3 voltas na pista, e no meu segundo exame, tava na última parte da última volta e era só passar na tábua de 8m e estacionar. No finalzinho da tábua a roda desceu e eu tive que esperar mais 15 dias e pagar a taxa de novo.

É tudo uma questão de controlar o nervosismo e a ansiedade. E daí, como disse Bob Marley: "Everything is gonna be alright...", que o Gilberto Gil traduziu como: "Tudo, tudo, tudo vai dar pé..." em "No woman, no cry".

Jo Leal
Porto Alegre/RS
Ex Suzuki AN125 Burgman 06/07
Atual: Dafra/Sym Citycom 300i 12/12

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Out 2008 09:31 #15 por Ravena-DF
Jeff, se a diaba estiver tão acelerada assim eu vou ter um troço... ontem o mala do instrutor fez isso que eu quase não fiz o oito direito... Aff!

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (C.L.)



*Sem carteira

*Sem moto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.232 segundos