Teste Yamaha YS 250 Fazer

19 Maio 2011 22:53 #31 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer
Olha o que o Motonliner "ribeiro" disse:
Eu já troquei pinhão da minha e realmente faz o mesmo função do pneu que
o amigo COMANDANTE falou, (o que não eh verdade devido a inércia) isso porque a FAZER marca a velocidade dentro
do motor e com o pinhão maior vai marcar a 400 rpm menos com a mesma
velocidade Ex.: a 100km/h 6500rpm com p16 marca os mesmo 100km/h mais
com 6100rpm. E a velocidade tbm alterou marcado no gps antes era de 8%
maior agora só é de 2% na prática a caixa de cambio está na mesma
velocidade mais o pneu está rodando mais por reação do pinhão maior, eu
sozinho na moto não senti perda de velocidade em subidas, no final de
semana vou viajar com a patroa p/ ver o comportamento com garupa!
Depois da viagem:
pessoal fiz uma pequena viagem de 260km ida e volta total,com a patroa.
Com o pinhão 16 na súbida perde um pouco a vel. +- 5% mais nada q
decpiciona, no geral estou contente não vou mais colocar o pinhão
original, deixou o motor mais solto quando for trocar o pneu vou colocar
esse de cb 500.
O pneu a que ele se refere é o de CB 500 que tb alonga a relação pois é mais alto, 130/70 contra 130/80 além de código de velocidade e capacidade de carga maior o que implica em um pneu mais pesado e caro eu não recomendo essa forma de alongar a relação pois: aumenta a inercia rotacional o que por sua vez aumenta o consumo da relação, freios, diminui a agilidade da moto, aumenta o custo de reposição, eleva a traseira e desequilibra toda a moto pois o garfo dianteiro fica mais "em pé" fica ki nem Comet, só estética....aliás o pneu traseiro dela foi "diminuido" por essas razões.
Alongar com pinhão de 16 dentes é melhor devido a não aumentar a inércia rotacional.
Um exemplo bem corriqueiro dessa tal inércia é a arrancada de um scooter que apesar da baixa potência e torque, sai na frente das titans até 60km/h depois disso o motor da titan fala mais alto...
Outro exemplo são os preparadores que aliviam o volante do motor dos carros para que estes subam de giro mais rápido....
Mais um, é o patinador do gelo que ao encolher os braços gira mais rápido...
Diminuir 3 dentes na coroa é praticamente a mesma coisa de aumentar o pinhão em 1 dente (na Fazer) com vantagem de reduzir a inércia rotacional da roda traseira pela coroa menor.
Coloquei pneu 100/90 de strada na titan mix pra nunca mais....
Jamais coloque pinhão de 17 dentes na Fazer pois assim perderá a 1ª marcha (a 1ª vai virar a 2ª original em rendimento) e vai perder a 5ª marcha pois o motor não aguenta empurrar, exceto em longas descidas.

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2011 13:13 #32 por Diego.Cezar
Respondido por Diego.Cezar no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer
Pior que eu acho que já tinha lido...

Duas rodas...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2011 10:06 #33 por JPaulosg
Respondido por JPaulosg no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer
Alô pessoal! Depois de MESES de contratempos, estou
voltando a frequentar o fórum!

Pois achei o teste ótimo, parabéns! As informações estão
detalhadas e, de quebra, ainda temos o BÔNUS de poder
aprender com os feras aqui no fórum!!!

Particularmente, vou pegar meu modelo agora em JULHO,
assim que chegar de viagem. Como a minha proposta é quase
100% URBANA, acho que de fábrica a Yamaha deixou
realmente a moto perfeita: ágil e econômica, sem falar
que extremamente prazeirosa de se conduzir!

Como disseram, o motor 250cc da Yamaha é muito bem
resolvido, mas, sinceramente, quem quer mais
pot6encia/velocidade final, não pode ficar pensando em
arrancar isso de um monocilíndrico de 250cc, não é mesmo?

Para esses objetivos, há motos com maior cilindrada ou
ainda com mais cilindros (vide "ninjinha" 250).

Um grande abraço a todos!

JPJPaulosg40691.5468518519

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2011 17:30 #34 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer
Só mais uma questão que ficou esquecida, a durabilidade de relação tb tende a aumentar por 2 fatores;

1º Fator; o pinhão de 16 dentes gira 6,6666... % a menos que o de 15 dentes pra mesma velocidade real o que na teoria ja aumenta aprox. 6,5% a durabilidade deste elemento que na minha opinião é o que mais se desgasta da relação. (o da minha Titan mix já quebrou os dentes por desgaste antes da relação acabar)

2º Fator; trocar o pinhão de 15 pelo de 16 dentes fará com que se tenha que afrouxar a corrente para que ele caiba fazendo o indicador de desgaste da relação retroceder como acontecia ao se tirar um gomo da corrente.

Somados os fatores a considerando as mesma condições de uso bem como materias/marca é possível aumentar a durabilidade da relação em mais de 10%.

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jun 2011 21:37 #35 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer
Mesmo sendo uma excelente moto ela também pode ser aperfeiçoada...
*Eu gostaria de uma 6ª marcha para maior conforto economia e durabilidade em viajens mesmo que a vel max fosse atingida em 5ª.(como acontecia nos câmbios VW 4+E do santana onde E significa economia).
*Uma injeção flexivel de verdade (com subtanque de gasolina) sem frescura de 20% de gasolina pra facilitar a partida.
*Um indicador digital de temperatura do motor no painel (como na XJ6) .
*Ventoinha no radiador de óleo pra arrefecer o motor onde o trânsito não permita velocidade suficiente para tal ou quando a moto ficar ligada por muito tempo parada. (como gerador de energia elétrica com saída nas tomadas tipo acendedor de cigarro).
*Válvula termostática no radiador de óleo pra manter o motor na melhor temperatura assegurando; aquecimento rápido e manutenção da temperatura ideal que influi diretamente no triângulo consumo/desempenho/durabilidade.
*Mais 2 programas de injeção e avanço da ignição sendo o 1º pra economia (respostas suaves ao acelerador), 2º Normal e 3º Pra desempenho máximo possível.
*Se possível, injeção direta de combustível
*Bico pra encaixar máquina engraxadeira na mesa de centro pra não ter que desmontar pra engraxar.
*Transmissão secundária por correia dentada com tensor catracado dimensionada para que dure 100000km sem a maldita graxa/óleo emporcalhando toda a moto.
*Uma versão carenada pra competir em estilo com a Comet e Ninja.
*Opção do ABS a menos de R$ 2.000,00 ou menos de R$ 1.000,00 só na traseira onde ocorre a maioria das derrapagens.
*Trava de acelerador pros viajantes e pra quando a moto for utilizada emergencialmente como gerador/acumulador de eletricidade através da tomada A/C 12v.
Nova tampa de combustível. (mas com o mesmo encaixe pra servir a atual tb)
*Duas tomadas tipo acendedor de cigarros A/C 12v pra conectar GPS, carregar celular, lâmpadas, rádios, etc.
*Opção de desligar o farol com a moto em funcionamento desde que parada. (pros casos em que seja necessário mais energia nas tomadas por longo tempo, como em campings ou carregar a bateria mais facilmente).
*Sistema regenerativo de carga da bateria (como ocorre em veículos elétricos) e bateria de 10 ah se possível de Lítio pra melhor eficiência e menor peso.

Eu pagaria R$ 18.000,00 numa NFZ 250 com tudo isso pelo custo/benefício e versatilidade....










Bonzinho40698.0285416667

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jun 2011 07:40 #36 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer



Quando eu escrevi que a Fazer é uma ótima moto e apenas sugeri que, pra mim, faltava um pouquinho de motor, o amigo Bonzinho respondeu da seguinte forma:

Bonzinho escreveu: Esse negócio de que "a moto tá excelente mas falta um pouco mais de motor..." é coisa de quem nunca vai estar satisfeito ...






Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jun 2011 01:26 #37 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer
Amigo Jota Nunes, pode não parecer mas eu tento ser o mais claro e direto possível pra não escrever tanto e às vezes posso parecer grosseiro, não foi a intenção, desculpe.


Minha opinião é de que não existem milagres na engenharia, quem quer mais potencia geralmente não quer maior consumo, pq senão a Sahara 350 e a CB 450 seriam muito valorizadas e não é o que acontece no mercado de usadas. O marketing é uma ciência tão interessante que através de pesquisas as empresas sabem, melhor do que nós mesmos, o que queremos em uma moto. A maior prova de que não sabemos exatamente o que queremos são as pessoas que gastam pequenas fortunas equipando seus veículos e ao final de tudo acabam por vendê-lo ou trocá-lo por um modelo original geralmente perdendo quase todo investimento em equipamentos ou vendendo em separado.


Sou a favor de uma maior eficiência energética pra FZ, o que pode significar inclusive menor potência, menor consumo e maior durabilidade. Pra mim que tenho uma Titan Mix (escolhida pela eficiência do motor) uns 4 cv a mais já fariam com que eu nem desejasse a NFZ (em matéria de desempenho) mas isso é impensável pra Titan Mix pois fatalmente consumiria mais que a NFZ. A minha Titan está fazendo 20~23 kml com 20% de gasolina funcionando aprox 3 minutos antes de sair e trafegando a 110~120kmh pra não ter que ficar olhando no retrovisor, e sinto que estou forçando a moto por isso a NFZ seria perfeita pro meu uso e velocidade e talvez consumindo menos, isso é eficiência com potência sufuciente pro meu uso de 50kmdia no rodoanel, régis, castelo e marginal, essa é a minha opinião.

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jun 2011 07:20 #38 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer
Não tem de quê pedir desculpa, amigo !! Não me senti ofendido ou agrdido por nada que você escreveu, só estou brincando com você!!! Por isso coloquei o emoticon de risos ( ).


É que eu indiquei apenas um ponto que acho que a Fazer poderia melhorar e você disse que isso é coisa de gente que nunca vai estar satisfeita. E depois você vem e posta uma lista enorme de coisas que poderiam ser mudadas na moto!!!


Você há de convir comigo, numa análise imparcial, que há uma certa incongruência de idéias nestas manifestações, não é mesmo?!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jun 2011 11:59 #39 por Diego.Cezar
Respondido por Diego.Cezar no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer
Ainda assim continuo com a idéia de que a Yamaha poderia lançar a Fazer 500.

Duas rodas...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jun 2011 20:01 #40 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer

Jota Nunes escreveu: Não tem de quê pedir desculpa, amigo !!

Não me senti ofendido ou agrdido por nada que você escreveu, só estou brincando com você!!! Por isso coloquei o emoticon de risos ( ).


É que eu indiquei apenas um ponto que acho que a Fazer poderia melhorar e você disse que isso é coisa de gente que nunca vai estar satisfeita. E depois você vem e posta uma lista enorme de coisas que poderiam ser mudadas na moto!!!


Você há de convir comigo, numa análise imparcial, que há uma certa incongruência de idéias nestas manifestações, não é mesmo?!



O que eu quis dizer é que mesmo que se tenha muitas idéias de como deixar a NFZ melhor, vc pode estar satisfeito com ela...
Não existe moto perfeita mas existem motos que satisfazem...
Eu estou satisfeito com a NFZ do jeito que ela é mesmo tendo mil idéias de como melhorá-la.
Uma FZ 500 não poderia ter o mesmo propósito da FZ 250 como moto pro dia-a-dia, econômica, ágil, pequena, leve, barata, etc, seria uma moto completamente diferente da FZ 250cc que conhecemos (vide FZ 600cc). Parafernalha tecnológica como as que eu citei não alteram o propósito da FZ 250cc, um motor muito maior altera completamente o propósito da moto afetando a sua identidade.

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2011 04:58 #41 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer
Tá bom, amigo, deixa eu ver se entendi:


Um motor um pouco mais forte alteraria completamente o propósito da moto. Já colocar um monte de parafernália eletrônica deixando o custo de uma moto 250 em torno R$18.000,00 não alteraria em nada o propósito da moto????

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jun 2011 22:19 #42 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer
Imagine que a Yamaha em uma pesquisa de satisfação de clientes através do depto de marketing venha fazer uma visita neste site e atenda os seus pedidos por um motor mais potente e lance uma Nova Fazer 300 em 2013, após 2 anos e algumas reclamações de potência (que sempre vão existir até mesmo em superesportivas) e a Yamaha decide "aprimorar" a Fazer e cria a Nova Fazer 400cc... não teremos mais a moto barata, leve, ágil e econômica de antes... é por isso que um pouco a mais de potência muda o propósito da moto ao longo do tempo.

Existe certo consenso de que moto de alta cilindrada não é adequada pra cidade, então uma Fazer com mais cilindrada ficaria pior onde ela se destaca, economia e agilidade direcional na cidade. Na realidade uma Fazer 400cc não seria ideal nem na cidade e nem na estrada...

As parafernalhas tecnológicas são tendência inevitável, hj em dia muita gente já possue GPS nos carros e logo as motos populares tb terão. Uma Fazer cheia de parafernalhas terá o desempenho e consumo próximos a uma Fazer "pelada" diferentemente do que seria uma Fazer 300cc ou 400cc.

Sou a favor de uma extensa lista de opcionais nas motos para que a moto não seja apenas um objeto de locomoção mas sim uma ferramenta multi-uso para atender outras necessidades do cotidiano ... A Fazer pra mim tem um conjunto tão equilibrado mecanicamente, cumprindo 100% do que se destina, que faria mais sentido melhorá-la através de itens de conveniência...

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Nov 2011 06:41 #43 por RhinoKako
Respondido por RhinoKako no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer

soueu escreveu: Pelos números do consumo e pelas considerações explicitadas sobre a faixa de uso (rpm) nas estradas, considero, que este teste foi todo "paulera"

, não pouparam nada a bixinha


Essa moto é muito boa e pode rodar o mundo que ela "guenta" e o mais importante: O piloto também !


Usando-a dentro dos limites máximos legais de velocidade, que chega no máximo a 120km/h nas rodovias brasileiras, ela é tudo de bom.


O bom é viajar com ela entre os 80 e 110 km/h, assim garante-se segurança e o consumo passa fácil dos 30 km/l.


Todos os usuários desta moto que conheço, gostam muito dela. E aqui no Motonline tem bastante.


Eu me enquadro nos que gostam muito dela.

Frota: Peugeot Speedake 50cc /Biz 100cc /Kasinski GF 125 /Honda Cg 150 Sport /Yamaha Fazer 2011 Roxa(20.000km)
Belém - Pa.
Pretensões 2012: Traxx Dunna 600cc; DAFRA Next 250cc; KTM DUKE 200cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Nov 2011 11:39 #44 por Diego.Cezar
Respondido por Diego.Cezar no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer
Bonzinho a idéia não é mexer no time que está ganhando é montar outro time que entraria ganhando por WO, pois não há outra moto nessa faixa de CC para que podemos dar um UP com um passo maior do que a perna. As motos maiores têm muito mais potência e pode ser um tiro no pé subir tanto de potência de uma só vez.

Duas rodas...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2011 13:19 #45 por Edii
Respondido por Edii no tópico Teste Yamaha YS 250 Fazer
A Fz250 é 10. A minha, 2008, está com 40 mil km de alegrias. Coincidência legal postar aqui após o Diego. Lembro-me que, quando me cadastrei no fórum, estava pesquisando sobre a Fz. Ele e o Macacolouco, tbém. de Brasília se não estou enganado, foram fundamentais para minha decisão final em favor da Fz.
Quanto à minha opinião, recomendo com louvores a moto, pro dia-a-dia e prás viagens. De fato, faltam uns cavalinhos quando se está com garupa e bagagens em certassituações na estrada. Mas, conhecendo-se os limites da moto e tendo paciência, não chegaa ser um problema.Hoje, estou a fim de trocar a Fz. em outra moto, não porque esteja insatisfeito com ela, mas por estar afim de uma on-off, questão de segurança, conforto e funcionalidadepara a estrada. Abraço!!!

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.217 segundos