Olá pessoal, a respeito da lavagem eu a faço uma vez por mês, acredito que a água não seja uma boa companheira da "possante", tenho receio de lavar muito seguido e enferrujar partes que não estão visíveis... isso é claro, se ela não estiver imunda ao ponto de ter que ficar esfregando para tirar a sujeira... A lavagem é completa, fico um turno em cima (manhã ou tarde), tudo nos mínimos detalhes. Tenho colocado cera Grand Prix na viseira do capacete, e acho que tem o mesmo efeito que o óleo de peroba...
CFESTA, cera não é recomendável... produto químico forte
AQUEUS, outra dica de lavagem: não use jatos fortes, pois assim pode penetrar nas partes elétricas e eletrönicas vedadas... água corrente da mangueira já basta...
a questão de só lavar a moto com o motor frio tbm é lenda, mas é bom evitar né, até pq se estragasse, naum poderia pegar chuva com ela quente... mas evite
dudu_phiberopti valeu a dica, é que faço isso a três anos e nunca tive problemas, não que eu saiba pelo menos hehehehe, mudarei na próxima viseira, abraços...
dudu_phiberopti escreveu: bota zera nisso... cabou de sair do amaciamento (500km)...
as dicas q eu utilizo:
* nunca deixar acabar a gazoza por completo (naum sei se estraga)
* naum passar "pretinho" nos pneus, pois produtos quimicos ressecam borracha
* naum passar queirosene no disco, pois tem óleo e escorrega ao freiar
* só lubrificar a corrente com óleo 90
e etc
desculpe me intrometer:
esqueceu de dizer para nosso irmao que para manter uma moto nova é necessario:
trocar óleo em 1000 em 1000 porque 20 conto nao deixa agente mais pobre
lavagem completa se necessario ou senao apenas cera todo sábado pela manhã
troca de velas aos 10mil ou antes se necessario
sobre o óleo na corrente nao vou descordar com vc mais eu uso um lubrificante a base de silicone que ele da mesma forma protege contra corrosão e lubrifica sem respingar óleo nas rodas que é muito importante.
sobre o pretinho do pneu acredito que alguns ressecam, mais acredito se vc comprar sempre o mais caro vai até proteger seu pneu do tempo.
Olá, gostaria de saber qual é esse produto que lubrifica a corrente a base de silicone sem emporcalhar a roda. É específico para lubrificação de correntes?
simon escreveu: Olá, gostaria de saber qual é esse produto que lubrifica a corrente a base de silicone sem emporcalhar a roda. É específico para lubrificação de correntes?
vou te dever para amanhã, eu lembro que paguei 14,00 dinheiros e é especifico para lubrificação e concervação, sai uma especie de espuminha parece chantili, mais é porque esta em baixa temperatura dentro do recepeinte, depois de um tempo ela se derrete e fica incolor e de alta lubrificação, amanhã te dou o nome completo e a especificação técnica!
simon escreveu: Olá, gostaria de saber qual é esse produto que lubrifica a corrente a base de silicone sem emporcalhar a roda. É específico para lubrificação de correntes?
como prometido
marca: LUXCAR
produto: VASELINA EM SPRAY
Obs: lubrificante protetivo e antioxidante
auto poder de lubrificação
Boa Noite.
Gostaria de confirmar algumas informações:
Pelo que entendi, o certo e desligar a moto pela chave.
Deve-se ajustar a corrente a cada 700 KM.
Utilizar oleo 90 para lubrivicar a corrente.
Caso os posto de minha cidade não tenham gasolina aditivada, qual o procedimento.
Agora como proceder no amaciamento, pois a minha chega agora no dia 15 e eu gostaria de saber o procedimento para amaciamento correto da Pretinha (FAZER).
Contamos com a ajuda de todos.
Valeu.
Os problemas da vida devem ser encarados de frente, como se fossem um tarado bem dotado.
Pois se você virar as costas, o estrago pode ser pior.
Faço trilha de bike há muitos anos e percebi o seguinte: lubrificar a corrente da magrela com óleo de motor (novo) é o padrão. Utilizar óleo 90 (para engrenagens hipoidais, de diferencial, caixa de marchas etc) é melhor. Lubrificar a corrente apenas com aditivo para óleo de engrenagens da bardhal é fantástico!! Eu trocava a corrente dela à cada 1200km, comecei a trocar com 2900 km. A viscosidade é parecida com a do óleo 90 e o desgaste (folga) na corrente diminuiu consideravelmente, assim como o desgaste dos pinhões e das coroas...
Tenho a "mota" desde outubro na troca do meu carro. Peguei com 1800 tá com +/-3500 de todo dia indo pro trabalho, com sol ou chuva (acho q tô viciado
), desde dezembro (quando tirei carteira hehehe
)
... e cara...Caraca tô bolado!
Uso óleo diesel na corrente, tem problema? Uso sabão neutro em toda a moto. E uso uma mistura tipo silicone para as partes de plástico dura a semana toda!!!
Lavo todo final de semana e cera só uma vez por mês!!!
Ela ainda vai pra revisão dos 5000, eu teria q ter trocado pinhões/coroas/corrente?????? Só na revisão né?
Não completei óleo algum... vou verificar amanhã antes de sair.
Faço trilha de bike há muitos anos e percebi o seguinte: lubrificar a corrente da magrela com óleo de motor (novo) é o padrão. Utilizar óleo 90 (para engrenagens hipoidais, de diferencial, caixa de marchas etc) é melhor. Lubrificar a corrente apenas com aditivo para óleo de engrenagens da bardhal é fantástico!! Eu trocava a corrente dela à cada 1200km, comecei a trocar com 2900 km. A viscosidade é parecida com a do óleo 90 e o desgaste (folga) na corrente diminuiu consideravelmente, assim como o desgaste dos pinhões e das coroas...
Tenho a "mota" desde outubro na troca do meu carro. Peguei com 1800 tá com +/-3500 de todo dia indo pro trabalho, com sol ou chuva (acho q tô viciado
), desde dezembro (quando tirei carteira hehehe
)
... e cara...Caraca tô bolado!
Uso óleo diesel na corrente, tem problema? Uso sabão neutro em toda a moto. E uso uma mistura tipo silicone para as partes de plástico dura a semana toda!!!
Lavo todo final de semana e cera só uma vez por mês!!!
Ela ainda vai pra revisão dos 5000, eu teria q ter trocado pinhões/coroas/corrente?????? Só na revisão né?
Não completei óleo algum... vou verificar amanhã antes de sair.
viciado pela moto entao, eu ja to e ja faz tempo tb, cara vou falar sobre minha vivencia que tive com minha primeira moto que foi a titan 125, eu lavava tb todo final de semana quando necessario, mais uma coisa a única coisa que eu fazia todo sabado que era sagrado era botar cera, as vezes até duas mãos, daí tu vai me pergunta porque essa loucura, muito simples quando vc começa passar cera sempre a moto começa a ficar com uma pelicula metálica e acredite a cor dela fica diferenciada, onde eu ia com minha titan perguntavam se eu tinha pintado pelo estado de zero e pela cor metalica que havia ficado, (posso enviar foto) sobre a corrente eu ja andei se eu nao me engano aproximadamente 10mil com a mesma relação, passava graxa branca, daí vc deve se estar perguntando se eu andava com a moto, pois bem todo dia eu fazia 35Kmn com ela e no verao eu fazia rally dos sertoes com ela tipo subir dunas,
bom vc quer saber como concervo minha FAZER?
Se ha indicios de sujeira como aqueles pingos de chuva que respingam dos carros que estao na frente, eu lavo com sabão liquido aquele mesmo que se lava a louça e com uma esponja, o motor eu esfrego muito com escova, passo o GRANPIX auta proteção nas partes de plastico fosco como pisca cabos e eliminador de paralama, uso a cera liquida chego passar duas vezes, e para relação uso um spray de vaselina segudo o que li na embalagem era ideal para relação, mais estou fazendo teste por em quanto, notei que pelo menos nao respinga no aro.
Vou deixar minhas experiências com relação a limpeza e lubrificação da corrente.
- Lavar com escovinha ou pincel (apare as cerdas para que fiquem mais duras) usando querosene, por ele é o único produto que vai tirar a sujeira e a graxa/óleo velho SEM DANIFICAR OS O RINGS!
- Depois de lavada, a corrente deve ser seca, com um pano que não solte fibras, para que a água não atrapalhe a lubrificação e não acelere o processo de ferrugem.
- Usar óleo 90, 120 ou 140, que não respinga, lubrifica muito e não danifica os O Rings.
Promover a limpeza da corrente a cada 300km, ou depois de lavar a motoca regularmente ou ainda após rodar na chuva.
Gaucho e julioaze vcs meio q me tranquilizaram... ao menos não tô mais tão bolado e fazendo tanta coisa errada!
Após colocar a graxa eu dou uma volta pra secar alguma parte q possa ter retido água (sinistro é ficar sentado, escorrega as pampas após ter lavado
)... e tirar o excesso de óleo da corrente... depois vou com um pano seco e tiro a pouca quantidade de óleo que respinda nas partes de plástico próximas a corrente.
julioaze interessante tu dizer 300Km pq é um pouco menos do q ando por semana.
"O louco da moto falow q deve-se ajustar a corrente a cada 700 KM." É vero?
caramba tô me sentindo no jardim da infância novamente: pegunta atrás de pergunta hehehehe
tô esperando esfriar para ver o nível do óleo hoje!
já que o assunto é conservação, alguém aí sabe o que passar nas rodas e motor da fazer LE. pq apesar de ser preto, e parecer menos, a graxa ainda está lá! pode mandar ver querosene lá, ou sai a camada preta do barato?!