É verdade Thiago, eu tb estava bem empolgado com a V-Strom 650. Fiz o teste-drive e gostei. Acho até q a moto tem um bom custo/benefício (apesar q acho q a Suzuki vai abaixar o preço dela mais um pouco).
Mas depois q andei na F 800, foi como se a outra nem existisse mais. Me senti igual um garoto com um briquedo novo e q desejasse mto. Durante o teste-drive ficava rindo à toa, foi mto legal.
E ainda por cima acho q a diferença entre as 2, a F 800 é mto superior mesmo. São tantos detalhes q fica até difícil falar tdo. Só acho q o preço poderia ser melhor, pois na Europa a diferença de preço entre as 2 não chega a 20%.
E André, qto ao pós-venda não posso dizer ainda, mas o pré-venda já tem uma diferença enorme. Na Suzuki fui atendido meio nas coxas, tratamento fraco. Depois q disse q conhecia o dono da concessionária é q melhorou um pouco. E o teste-drive só pude fazer acompanhado. Vai um cara em outra moto mostrando o roteiro e controlando velocidade e tal. Quer dizer, isso tb atrapalhou um pouco pra sentir a moto de forma completa. Até falei q tinha sido pouco, mas o pessoal nem deu bola.
Na BMW o tratamento é VIP! Super bem recebido, pessoal mto bem informado e treinado. Tratamento de primeira. E o test drive? Totalmente livre e à vontade. Só tive q assinar o termo de responsabilidade (perfeitamente compreensível) e a moto ficou à minha disposição. Pude ir aonde eu quis e do jeito q eu quisesse, sem limites de tempo ou distância. E sozinho. Com uma máquina daquelas. Pude ususfruir mto da moto. Tvz até por isso tenha gostado mto mais, pq pude experimentar a moto como se já fosse minha msm.
Então acredito q o pós venda deve ser melhor tb. Tenho visto comentários de donos de BMW e Suzuki. Na BMW o q se reclama é preço, mas na Suzuki a reclamação é geral. Preço alto, revisão com apenas 3k (na BMW é com 10K), mal atendimento e outros.
A moto é fantástica, o motor enche bem, estável, design lindo, e toda a tecnologia embarcada nela apesar de não justificar o preço é ótima, os freios ABS são fantásticos, fiquei louco com a moto, se não tivesse com outras dívidas teria feito a loucura
.
Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.
Pesquise bem o representante para não ter problema.
Suzuki ? Muito Boa a Vstrom! Bom desempenho com preço bem acessível.
Mas o atendimento pós-venda vai te deixar louco ...
Mecânico e Peças ??? KKKKKKK!!!!!!! Esquece !!!
BMW é ótima opção , tudo mais caro mas o sossêgo pós-venda de mecânicos especializados e mais agilidade na reposição de peças valem cada centavo.
É, pelo que eu já pesquisei em sites de testes e tb fóruns, acredito que a melhor opção seja a BMW msm. Msm custando 80% a mais, pq a diferença entre ela e a strom 650 é mto grande, por todos os fatores já comentados.
Só q nas minhas pesquisas tb vi q a BMW vai começar uma pareceria com a Dafra pra iniciar a "fabricação" de um modelo 650 aqui no Brasil. Parece ser o modelo anterior da F 650 GS, aquele monocilindrício. E o preço vai ficar em torno de 30 mil reais.
Bom, meu projeto então é o seguinte: com essa novidade, q segundo fontes, será divulgada oficialmente em outubro no Salão Duas Rodas, acredito q o preço geral das motos BMW vai ser reduzido um pouco. Penso q o fato de ter uma moto mais barata necessita q os outros modelos tb reduzam um pouco para não ficar com defasagem mto grande.
Tb a concorrência é grande e o dólar está só caindo. E no salão tb virá oficialmente a linha 2010 q pode significar alguns planos de ofertas pra queima do estoque atual.
Então vou fazendo minha economia e espero mais alguns meses pra ver o q vai acontecer. Acredito q as condições para comprar uma BMW vão ser melhores.
Agradeço a participação dos amigos do fórum.
Claro q, caso tenham algo mais a acrescentar, continuem contribuindo.
O André Garcia tem razão , a Dafra só usaria a experiência da BMW.
A nova F650 tem motor 800cc é uma máquina impecável , pode comprar e esquecer pois não quebra e não tem os defeitos da anterior que não era uma legítima BMW.
Se "montarem" no Brasil aquela versão APRILIA com motor ROTAX 650 disfarçada com logotipos da BMW desista ,foi descontinuada lá fora mas não duvido que a montem aquí e os modelos que usam este motor não são confiáveis.
Aquele motor não é durável , não aguenta viagens longas , voltando de Campo Grande p/ SP travou o girabrequim com 3.800km , ficou parada 2 anos devido ao custo alto das peças (girabrequim original=R$7mil) , fora o mão de obra ...
Exemplo de BMW com motor rotax ( Não é legítima...) :
http://www.motonline.com.br/testes/teste-BMW-G450X-14jun09.h tml
e
http://www.motonline.com.br/aventuras/aventuras-gostosa21jun 09.html
Peço desculpas aos colegas, pois tvz não tenha sido mto claro na msg anterior.
O q eu quis dizer é q, caso realmente a BMW venha a comercializar um modelo nacionalizado e a informação parece quente, pois o próprio gerente da loja aqui de BH confirmou a informação (q virá e custando algo bem próximo de 30K-parece com proposta de querer concorrer com a XT 660 e V-Strom 650), isso poderia significar uma melhoria geral na tabela de preços da BMW.
Isso pelo fato de não deixar uma defasagem mto grande de preços entre os modelos, ainda mais se considerando o mercado, a baixa do dólar, a concorrência, etc. Outra informação q vi é q os preços dos veículos importados em geral, estão baseados no custo do dólar de 2,2 (em média), o q daria tb uma boa margem de redução pra empresa q queira fazer uma política de vendas um pouco mais agressiva.
Sendo assim, minha intenção ainda é de comprar a F 800GS. Só penso q a melhor estratégia no momento é observar o andamento do mercado pra ver como os preços vão ficar. Isso pra mim é um Hobby, não uma urgência, então posso aguardar mais e esperar um momento mais favorável.
Tudo o q comentei, mesmo q não aconteça tdo, deve acontecer no máximo nos próximos 2,3 meses. Então não custa esperar para ver o q acontece.
Estive novamente na concessionária BMW aqui de BH ontem (sábado) e conversei com o vendedor.
Ele informou que a estrutura da Dafra, apesar de oferecer motos com qualidade ainda questionável, é a montadora com a melhor estrutura e ferramental do Brasil. Disse que a BMW pesquisou mto pra encontrar um parceiro e q a Dafra foi a única com capacidade suficiente pra sustentar o padrão exigido. Tvz tb pq outras como Honda e Yamaha não dariam essa moleza pra BMW, rssss.
Bom, de qq forma ainda disse q já estão treinando os técnicos de montagem, maioria mulheres segundo ele por estarem apresentando melhores resultados.
E ainda confirmou que o modelo q será montado é a F 650 GS monocilíndrica e q o preço vai ficar em 29 mil msm. Querem o mercado da XT e da V-Strom 650, oferecendo um produto que, teoricamente, atrairia clientes dos dois modelos com preço convidativo.
Não sei até q ponto tdo é verdade, mas tb não vejo motivos pra q ele estivesse contando lorota. Mas de qq forma acho q é uma informação bem interessante e q, segundo ele, a BMW fará uma divulgação oficial em breve, mais provável no Salão Duas Rodas agora em outubro.
Acho q quem, como eu, está buscando uma motocicleta nesta faixa, seria melhor esperar um pouco pra ver o q acontece. Até pq, caso isso se confirme, os preços e/ou condições de compras das outras tb deverâo ficar mais interessantes.
Rick a BMW não fará nada com a DAFRA! Só vai utilizar o galpão existente em Manaus. Galpão este ocioso.
O fato da BMW usar o galpão é pelo motivo de ganhar tempo, caso comprasse um terreno para erquer uma insdústria.
Tendo o local físico, fica fácil trazer só o maquinário.
quanto a opção pela BMW eu compraria a F650GS que é o mesmo motor de 800cc, mas a única TRAIL para quem não tem uma altura avantajada, pois o banoc pode ficar a 790mm, enquanto a F800GS vem com 880mm e pode ficar com 850mm.
Ele disse q vão usar o espaço e estrutura. Equipamentos específicos e pessoal especializado, só da BMW msm. Inclusive aquela observação q estão contratando e treinando mais mulheres para a montagem q achei bem interessante.
Eu tenho 1,78 e no teste drive com a F 800 GS me senti confortável. Mas tb gostaria de testar a F 650 GS para ver se tem mta diferença. Acho q ela tem um custo/benefício mais interessante msm.
Eles estão me oferecendo é para fazer um teste com a 1200 GS q não é mto mais cara q a 800 e dizem q é bem melhor. Eu particularmente acho meio grande demais com aquele motor "pra fora". Sei lá, acho estranho, tvz seja falta de costume.
Rick, conselho: nao escute vendedores, a maioria nao sabe de nada, nao sao entusiastas, e nao leem uma noticia sequer sobre motos.
Eh mais facil consultar sites e jornais e comparar as informacoes.
Só lembrando que a 650 é o mesmo motor mas amansado. São 70cv da 650cc contra 85cv da 800cc. Além de outras diferenças como disco duplo, suspensaõ invertida, etc