Check List ao retirar sua moto da concessionária

03 Fev 2012 20:03 - 20 Maio 2012 13:11 #1 por DuskTillDawn
Olá pessoal!

Como tenho uma Fazer 250, vi o tópico Probleminhas na FAZER 250 e resolvi dar uma olhada.

Nele o nosso colega Fittipaldi relata o verdadeiro drama que ele passou ao comprar a sua primeira moto Yamaha, e os problemas que ele enfrentou com a concessionária. Vale a pena ler o relato dele, vocês vão ver que muitos de nós já passou por situação semelhante, seja na retirada da moto recém comprada, seja ao recebê-la após uma revisão e, certamente, muitos de nós poderão vir a passar por isto no futuro.

Vi que este tipo de situação é relatado em muitos tópicos aqui no Motonline, independentemente de marca, modelo, cidade, estado ou valor da moto.

Me solidarizei com o colega e postei o seguinte comentário:

"Fittipaldi, quando fui retirar a minha Fazer 250 na CC (Motoryama - Porto Alegre, RS) em set/2011, após ter sido muito bem atendido em todas as etapas da compra, ela me foi entregue pelo próprio vendedor, que com uma planilha nas mãos, foi revisando item por item junto comigo (comandos, instrumentos, luzes, paineis, pinturas, frizos, buzina, manuais, cópia das chaves, ferramentas etc). Na realidade, ele dizia o item, eu revisava e dava o Ok ou não (no caso, ainda bem que só deu OKs!). Ao final eu assinei a planilha e, só então, saí com a moto para a rua."

"Achei legal este procedimento. Fica uma sugestão. Se algumas CCs não adotam procedimento semelhante, o pessoal aqui do forum podia criar "check-lists" para cada moto (não sei se dá pra fazer um genérico), aí quando você for retirar a sua moto da concessionária, leva junto e vai fazendo a inspeção por sua conta, na frente da pessoa que está lhe entregando a moto."

"Se tiver algum problema, põe o nome da pessoa que está lhe entregando, a data, a hora e pede para ele assinar. Caso contrário nem recebe a moto."

"Se alguém topar me ajudar, eu abro um tópico e a gente vai criando o "check-list"."

Então, está aí o tópico aberto. O que vocês acham, vale a pena a gente tocar pra frente este assunto?

Abraço à todos!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Fev 2012 09:14 #2 por Poeta
Parabéns pela iniciativa!
Certo que auxiliará muitos motonliners a evitar problemas já de partida!
Vamos aguardar colaborações do pessoal que entende mais do assunto!
Acredito que seria legal o Bitenca participar, afinal ele é o expert no assunto aqui da equipe do MO!

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2012 08:23 #3 por Marcos Alves
Alô pessoal!
Bela iniciativa!!! Uma pena que ainda sem um chek efetivo, pois vou retirar minha Boulevard M800 nesta semana, e uma ajuda na checagem final seria de muita valia. De toda forma, deixarei aqui um relato assim que a motoca for liberada.

Boulevard M800

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2012 09:36 #4 por DuskTillDawn
Olá pessoal!

Nunca se vendeu tanta moto no Brasil como tem acontecido ultimamente. E o que isto tem a ver com este tópico?

Normalmente as motos são enviadas, para as concessionárias, desmontadas (ou parcialmente montadas), daí me vem à cabeça o seguinte:

- Os mecânicos das concessionárias estão sobrecarregados montando motos (a toque de caixa), logo...
- Menos mecânicos nas concessionárias estão disponíveis para as revisões e reparos, logo...
- As montagens, revisões e os reparos tendem a não ser realizados com o devido cuidado e atenção, logo...
- É possível que a moto que você for retirar na concessionária (nova, após uma revisão ou reparo) tenha uma chance maior de apresentar problemas.

Como "Nunca se vendeu tanta moto no Brasil", um número crescente de motociclistas estará sujeito a enfrentar problemas, devido (em parte) ao exposto acima. Daí a grande importância da inspeção que VOCÊ DEVE fazer ao retirar a sua moto da concessionária.

Quando eu digo inspeção, eu quero lembrar que o mais importante não é detectar apenas os riscos, amassados, manchas, sujeiras etc.

Lembre-se que ao pilotar a sua moto o que está em jogo é a sua vida, não a do mecânico que montou ou cuidou dela, e que riscos, amassados, manchas, sujeiras etc, não vão comprometer a sua segurança, mas um pneu montado ao contrário, um cabo frouxo, ar na tubulação do freio, um parafuso mal apertado, vazamentos etc, ISTO SIM é o que pode comprometer a sua segurança!

Antes de começar a falar de inspeção ("Check List" - pois acho que tem gente muuuiiitooo mais qualificada que eu para falar sobre isto, aqui no forum), gostaria de dar umas dicas que podem ajudar no momento da inspeção.

- Faça o possível para que a data para a retirada da sua moto caia de segunda a quinta-feira. Por que? Porque, se ao inspecionar a moto para retirá-la, ela apresentar algum problema, você não ficará "tentado" demais em retirá-la de qualquer maneira, a fim de não perder o já "tão longamente aguardado passeio de fim de semana" onde você ia inaugurar a moto. Procure, também, que o horário de entrega seja pela manhã e não no finalzinho da tarde. Jamais em final de expediente! Em sábados, então...!

- Procure não retirar a moto em um dia que esteja chovendo. Lembre-se: os pneus estão novos, e ainda não tem boa aderência, e você ainda não está acostumado com as reações da nova moto.

- Ligue para a pessoa que lhe vendeu a moto, uns dois dias antes da data marcada para a retirada da moto, e confirme se a data permanece a mesma.

- Leve uma câmera ou celular que tire fotos com boa qualidade para registrar as imagens dos problemas que, eventualmente, você notar. Se tudo correr bem, que é o que a gente espera, você aproveita, tira umas fotos de você na moto (todo faceiro!) e posta aqui no forum, pra gente curtir também!

- Procure levar um amigo junto. Se ele for motociclista, ótimo. Se ele já tem uma moto igual a que você esta comprando, melhor ainda. Quatro olhos enxergam melhor que dois e o seu amigo, certamente, não irá estar tão empolgado e ansioso como você, podendo ver coisas que você "tenderá" a não enxergar.

- Procure ser paciente e ouça mais do que fale. Não se altere, não se irrite com ninguém, você sempre tem a a opção de não retirar a moto, ir para casa, e pensar calmamente (depois que a cabeça esfriar) qual a melhor atitude a tomar.

- Caso a pessoa que está lhe explicando a moto para lhe entregar, estiver com um pouco de pressa ("Veja bem, tem mais gente me esperando, não dá pra dar uma apuradinha...". Não, não dá!), peça para ele ter só mais um pouquinho de paciência ("já tô no fim...") e continue sua inspeção no rítmo que lhe for mais adequado.

- Não aceite tudo o que o mecânico disser, tipo "esse barulho é normal", "no começo é assim, depois passa", "na primeira revisão a gente corrige" etc. Verifique (aqui no forum mesmo) como as coisas se passam com o modelo de moto que você escolheu. De preferência ANTES da compra, aí você vai estar bem preparado ao inspecionar a sua moto.

- De posse do manual da moto, LEIA TODO ELE, vou repetir: LEIA TODO ELE! Qualquer dúvida, volte imediatamente à concessionária e fale com a pessoa que lhe fez a venda. Se alguma coisa (no manual) lhe chamar a atenção, vá até a sua moto e verifique.

Por enquanto é isso. Espero que já ajude um pouco.

Um abraço à todos







DuskTillDawn2012-02-05 12:07:48
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: tquadros

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2012 11:16 #5 por Marcos Alves
Amigo Dusk, excelentes dicas!
Esta próxima semana certamente colocarei algumas delas em prática. Digo algumas, porque certamente não poderei buscar a motoca pela manhã, e ainda estudo uma forma de pegá-la antes da sexta-feira. Não por indisponibilidade da moto, mas minha. Para ter a moto que eu quero, e não a que os vendedores querem que eu tenha, vou rodar perto de 300 km (ida/volta). Daí, fica mais complicado fazer isso em horário comercial, pois teria que abortar algumas horas do trabalho, o que não faz meu estilo.De toda forma, pretendo cumprir os checks na retirada, e suas dicas serão muito uteis.
Obrigado, e forte abraço!

Boulevard M800

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2012 11:28 #6 por ezenecon
uma dica que eu dou, é não aceitar a moto com nenhum tipo de problema, mesmo com a garantia de ser arrumada posteriormente!!!!Não aceito, exija a troca da moto ou desfaça o negócio na hora!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2012 17:37 #7 por DuskTillDawn

Marcos Alves escreveu: Uma pena que ainda sem um chek efetivo, pois vou retirar minha Boulevard M800 nesta semana, e uma ajuda na checagem final seria de muita valia. De toda forma, deixarei aqui um relato assim que a motoca for liberada.

Marcos,

Uma inspeção bem geral, apenas relacionando alguns itens, sem maiores detalhes, creio que deve incluir, pelo menos:

- Lataria em geral: estado geral, fixação das chapas, placas (metálicas e plásticas), frizos, ruidos
- Carenagens e spoilers: estado geral, alinhamento, fixação, folgas, ruidos
- Para-brisas, bolha: estado geral, alinhamento, fixação, folgas, ruidos
- Tanque de gasolina: estado geral, tampa (abertura e fechamento), bocal
- Assento: estado geral, riscos, rasgos, costuras, fixação, condição do estofamento, regulagem (se tiver)
- Guidão: alinhamento, folgas
- Manetes e pedais: altura em que ocorre o acionamento
- Espelhos: estado geral, fixação, facilidade de ajuste
- Painel de instrumentos: fixação, folgas, alinhamento, funcionamento de todos os mostradores e indicadores
- Luzes de advertência
- Farol(is), lanterna traseira, piscas, acionamento da luz de freio pela manete e pelo pedal
- Acionadores: piscas, buzina, partida, comutador de farol alto e baixo, lampejador de farol, pisca de emergência, corta corrente
- Suspensão dianteira e traseira: folgas, alinhamento
- Rodas (alinhamento, trincas) e pneus (direção correta da montagem do pneu e pressão)
- Freios: tambores, discos (fixação, alinhamento, folgas das pinças, riscos), tubulações, sensação de "borrachudo" ao ser acionado o pedal ou manete
- Chave de ignição: cópias, facilidade de inserir/retirar/girar/trancar
- Motor: vazamentos, superaquecimento, barulhos estranhos, trepidações, engasgos, dificuldade ao ligar, desliga sozinho
- Embreagem: altura da embreagem, dificuldade para achar o neutro, barulhos e trancos no engate das marchas
- Bateria e cabos
- Radiadores (oleo, água): estado geral, fixação das tubulações, vazamentos
- Fluidos e lubrificantes (níveis e vazamentos): motor, transmissão, freios, arrefecimento
- Quadro/chassis
- Transmissão secundaria (corrente/correia/cardã): folgas
- Manual(is)
- Kit de ferramentas
- Cavalete, pézinho, apoios para os pés (piloto e carona): fixação
- Acessórios (sliders, sissy bar, bauleto etc): estado geral, correta instalação

Liga a moto, deixa aquecer por uns 10min e verifica os barulhos, superaquecimento, acionamento da embreagem, troca de marchas, vazamentos etc.

Foi o que me ocorreu. Espero que ajude.

Um abraço!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Chicolau, tquadros

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2012 18:51 #8 por Karas
Dusk, que excelente relação de itens que devem ser verificados. Parabéns!!!

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2012 19:50 #9 por DuskTillDawn

Karas escreveu: Dusk, que excelente relação de itens que devem ser verificados. Parabéns!!!

Obrigado, Karas, mas o mérito não é meu não. Eu apenas tenho pesquisado bastante na internet por artigos como "Pre-delivery checklist for a new bike", "Inspection Checklist", "New Motorcycle Check list" e por aí vai (pra variar em português não achei nada), buscando juntar as informações, traduzir e tentar colocar em um formato bem bom de ser seguido. O meu conhecimento é muito pequeno. Por isso eu espero poder contar com a colaboração de vocês, colegas (bem) mais experientes pra gente conseguir fazer um documento útil para todos nós.

Um abraço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2012 21:06 #10 por Jean_SP
Parabéns Dusk. Muito bom.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2012 21:17 #11 por chunda
Isso deveria ser padrão para todas as concessionárias.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2012 20:57 #12 por Marcos Alves
Maravilha Dusk!! Era o que eu precisava!
Tá impresso e quase decorado. Até o fim da semana eu posto como foi a retirada da minha Cruella.

Boulevard M800

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Fev 2012 20:46 #13 por Patriarca
Tópico em destaque.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2012 07:22 #14 por Bitenca

Karas escreveu: Dusk, que excelente relação de itens que devem ser verificados. Parabéns!!!

A lista do Dusk está completíssima.
Adicionaria um item que considero de extrema importância porque muitas fábricas economizam graxa nas junções dos links da suspensão traseira e caixa de direção. Na revisão dos 1000 Km é essencial que sejam desmontadas as articulações, inclusive caixa de direção e renovadas as lubrificações com graxa de qualidade. (Lithium, de preferência resistente a água usada em motonáutica).
Abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2012 07:48 #15 por Poeta
Valeu, Bitenca!

Dusk, pode atualizar sua lista?

Agora é só o pessoal imprimir e lista e prestar atenção na checagem, evitarão muitos problemas!

Obrigado a todos que somam e colaboram para auxiliar os demais amigos no MO!

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.251 segundos