Fazendo Trilhas: Dicas

18 Fev 2008 09:15 #1 por Jujuba
O NOVATO
Quem nunca foi novato na trilha??? Nas Minas Gerais é o RÔIA (tradução mineira de rolha, que tampa a passagem....). No Sul é chamado de POTOCO. Em São Paulo este ser um tanto pitoresco das trilhas, recebe o nome de PREGO..!! pois segura a trilha e quando enrosca, .... dá trabalho para tirar...!!

Mesmo você, trilheiro experiente e bom de tocada, já deve ter tido seus dias de PREGO, não foi ????

Pois saiba que, percorrer trilhas com pilotos novatos, requer alguns cuidados adicionais.
O ponteiro deve manter um ritmo de tocada adequado as condições do terreno, levando sempre em conta os obstáculos e pontos de riscos da trilha para impedir os novatos de torcer o cabo sem conhecimento e preparo adequado, provocando algum acidente inesperado e estragando a diversão de todos.

Uma trilha, mesmo conhecida, pode estar bem diferente depois de algum tempo ou depois de algumas chuvas, formando novos facões e erosões aleatoriamente. Os Jeeps também podem causar alguns estragos, derrubando algumas árvores pelo caminho e proporcionando algum obstáculo inesperado.Portanto, mantenha os PREGOS no bloco intermediário, evitando que eles te atrapalhem e que possam ajudar-se, observando os pilotos mais experientes a sua frente, seguindo as marcas e aprendendo alguns macetes por conta própria. Claro que
um ou dois pilotos mais experientes devem fechar o pelotão, recolhendo os destroços dos PREGOS pelo caminho, HE HE HE ...!!!

Prepare-se também para sofrer com o cansaço. O PREGO vai atolar diversas vezes e você terá que ajuda-lo a tirar a moto. Claro que você que terá que fazer o trabalho pesado...!!!! PREGO se enrosca e coloca a culpa na moto......!!!! NÃO TEM JEITO ..!!!!

Uma boa dica também e colocar o fotografo do grupo no meio do bloco dos PREGOS. As boas fotos sairão naturalmente....!!!!

Agora, você Novato, deve observar algumas dicas importantes. Elas farão com que você deixe de ser PREGO mais rapidamente, permitindo que você desfrute muito mais do grande barato que é fazer trilhas.

* Pilote sempre com os equipamentos de proteção.

* Tenha uma moto adequada à sua tocada e perícia. Não adianta comprar um canhão se você ainda só tem braço para DT'zinha.

* Pilote sempre com o farol aceso. Observe e aprenda a vencer os caminhos seguindo os passos dos mais experientes. Não invente caminhos alternativos. Você só vai se complicar e atrasar a galera cada vez mais.

* Seja sempre o primeiro a chegar no ponto de encontro, caso contrário ..... Já sabe né ...??

* Leve sempre uma graninha extra.que se preza sempre paga pelo menos uma rodada.

* Quando, numa dessas raras ocasiões, um piloto experiente tomar um chão, seja sempre o primeiro á ajudá-lo. Você conquistará respeito e confiança dos mais velhos de cabo.

* No ponto de encontro da galera, quando tirarem um sarrinho do PREGO, aceite na boa e devolva com outra brincadeira. Isto deixará a turma mais próxima e tolerante com você.

* Feche sempre todas as porteiras por onde passar.

* Leve ferramentas adequadas e, pelo menos, umas 02 velas de reserva. Com certeza você vai afogar a bike na poça de lama mais funda que você já viu.

Última dica ..!! Não tente acompanhar os veteranos enlouquecidos, que torcem o cabo pra valer. Você corre o risco de se quebrar feio mesmo, estragando sua diversão e a dos outros também.

Então é isso PREGO. VAI NA BOA ..... e ótima diversão pra todos, falou ??

Fonte: www.trilhadoverde.com.br/

Bom pessoal, achei importante criar este tópico para a galera iniciante que quer pegar trilhas e até para quem já é veterano, por que nunca se sabe de tudo!
Eu adoro viajar de motos, mas por motivos de força maior, não disponho de muito tempo para tal coisa, então penso em me desestressar pegando umas trilhas no domingo pela manhã com o pessoal daqui de minha cidade. Penso em pegar uma XR 200R ou DT 180/200 por serem motos mais baratas, leves e que se encaixará no meu nível tecnico de iniciante.
Aguém tem algum comentário a fazer ou dicas para mexer numa moto para trilhas?


DT 180, a moto mais barata e que dá boa diversão aos seus pilotos, dá para personaliza-la imitando as YZ ou outras motos especiais. Sua potência é de 16cv e destaca pelo baixo peso, em torno de 106kg originais

DT 200: Ótima moto para iniciantes que queiram mais emoção, são 25CV de potência e muita leveza. Esta da foto foi bem personalizada.


XR 200R: uma moto leve, boa de torque, economica(dá para rodar) e resistente, mas seu preço geralmente é mais salgado para aquisição

Tem tb a XLR 125, mas com motor muito fraco, pode até ser ruim para o iniciante para escapar dos imprevistos.

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2008 10:32 #2 por cdp2x
Respondido por cdp2x no tópico Fazendo Trilhas: Dicas
Pronto ! voltei...

Então Jujuba ! tem q pensar bem pra escolher a moto...

A DT 180 é 2t e apesar do custo de manutenção ser baixo é muito frequente as trocas e os consertos das peças... tem que gostar e saber mexer na moto e ter bastante tempo também...Pra mim não deu certo...comecei com a DT , mas logo passei pra CRF 230... é outra coisa.
Eu acho que a XR 200 é mais negócio...4t é bem mais confiável e a chance de voce ser um roia/prego/potoco é bem menor...
Muita gente opta pelas Tornados de leilão...uma boa opção...só que é mais pesadona.
Não vou falar tudo agora se não vai ficar um post gigante e chato de ler...vamo trocando idéias com outros amigos da lama também

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2008 12:43 #3 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico Fazendo Trilhas: Dicas
Então, as Tornados de leilão são as preferidas por aqui. Mas queria algo menor e de menor manutenção, então parece que a XR 200 é melhor pelo que vc disse. Meu cunhado tinha até pouco tempo uma DT 180 que ele dizia que gostava, mas moto é igual filho, a gente gosta de qualquer jeito mesmo!!

A CRF 230 é a perfeita para iniciantes, não é uma ESPECIAL, especial mesmo( CRF 150 e CRF 250), mas já vem pronta. Até no escape ela vem aberto sem precisar regular a carburação, tem rodas DID de alumínio, excelente freio dianteiro(o traseiro é fraco), suspensões boas, filtro de ar lavável e fácil de tirar/instalar, pedaleiras apropriadas para se usar com botas, cambio macio e com escalonamento muito bom, tendo 6 marchas, com a 1ª reduzidíssima e uma 6ª bem longa para baixar os giros nos deslocamentos.

Vou começar a procurar uma XR. Gostaria de pegar uma moto não muito cara, pois preciso investir em equipamentos de proteção, e um bom conjunto de armadura, botas, luvas, capacete não é barato.
O f*d* é que não é chegar numa loja e comprar uma moto usada, tem de caçar por aí, encontrar uma boazinha não muito nova mas tb não muito judiada e trabalhar nela.Jujuba39496,6568518519

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2008 20:14 #4 por cdp2x
Respondido por cdp2x no tópico Fazendo Trilhas: Dicas
Depende também da tocada que tu quer mandar...XR200 mais sossegada(R$ 4... 4,5 mil) e CRF230 mais esperta(R$ 7,5...8 mil)  (usadas boas)
Equipamentos pode ir comprando aos poucos...primeiro bota e capacete, pois no começo a gente ainda não arrisca nada e vai em trilhas bem leves...cdp2x39496,9694212963

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Fev 2008 05:58 #5 por caico1983
Respondido por caico1983 no tópico Fazendo Trilhas: Dicas
To na mesma do Jujuba, afinzão de comprar 1 moto para colocar no mato!!


E pelas minhas pesquisas, de fato a xr 200 deve ser a melhor moto para iniciantes: confiável, boa potência e leve.


Tenho 2 dúvidas que acho que a galera pode me ajudar:


1ª compensa pegar uma moto assim sem placa e consequentemente sem documentos? Como fica a comprovação que a moto é sua caso seja perquirido por um policial? Acho que deve ser fria pq todos os deslocamentos deverão ser feitos com uma carretinha.


2ª tendo visto que a maioria das botas especialmente produzidas para o off-road são bastante caras, e que possuo uma bota da zebra TRs para viajens, que paguei R$ 235,00 e acho bastante confortável, será que seria adequado utilizar uma bota dessa na trilha? Ou ficaria com uma proteção insuficiente?


Link da bota: motosavages.locaweb.com.br/loja/det_produto.php?pro= 176


Abraço galera.

"A vida é feito andar de moto,

Se parar vc cai"

Adaptado de Gabriel o Pensador em Sem Parar

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Fev 2008 09:40 #6 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico Fazendo Trilhas: Dicas

caico1983 escreveu: 1ª compensa pegar uma moto assim sem placa e consequentemente sem documentos? Como fica a comprovação que a moto é sua caso seja perquirido por um policial? Acho que deve ser fria pq todos os deslocamentos deverão ser feitos com uma carretinha.


Sobre isto, como estamos num país sem muitas leis(sem serem cumpridas) pode até ser difícil de ser parado por policiais. Mas uma moto sem documento algum de procedencia deveria ser sim apreendida, já que muitas podem, e são frutos de roubo. Aqui o pessoal tb pega motos on/off e põe na trilha quando estão cheias de impostos atrasados e não compensa legalizar tudo.
No caso da CFR 230 caico, ela não precisa ser emplacada ou pagar qualquer tipo de impostos para circular, desde que vc só utilize em trilhas. Nesta moto basta vc carregar a cópia da nota fiscal dela.

cdp2x, este meu cunhado da DT 180 me disse ontem que as motos 180/200 2T, dão mais manutenção, mas é um motor baratíssimo de mexer. Ele disse ainda que compensa eu pegar uma moto destas ou até XR 200R já transformadas para trilha que saem mais baratas do que pegar uma "stander" e depois mexer nela. Segundo ele de 2,5 mil a 4500,00 se pega motos já preparadas. Ele disse que os trilheiros gostam de pegar a CR 125 (suspa invertida) e colocar motor de DT 200.

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Fev 2008 18:38 #7 por cdp2x
Respondido por cdp2x no tópico Fazendo Trilhas: Dicas
Jujuba é muito barato mesmo a manutenção das DTs 180/200, mas tem que gostar e saber mexer...tem que ter tempo... eu não tinha nenhum desses requisitos
Tem um site/fórum muito bom com bastante material pra aprender, veja lá...

www.lidermotos.com.br/forum/index.php?sid=f712de95a52 5bc8d8ee63c6d68dd782c

Dá busca lá e veja quanta coisa a respeito...só não vai abandonar a gente aqui hein ?!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Fev 2008 19:01 #8 por kado
Respondido por kado no tópico Fazendo Trilhas: Dicas
Alem das botas, indispensáveis que não quiser ossos quebrados contra troncos e pedras, não esqueça de uma boa joelheira e luvas, é onde mais se machuca nos tombos bobos...entra no site da amazon motos e veja os modelos 250cc off...a primeira vista, me pareceram melhores que as crf230 e ttr230, por 8500,00 zero...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2008 10:48 #9 por cdp2x
Respondido por cdp2x no tópico Fazendo Trilhas: Dicas
Caraca Kado...muito show as motas lá dessa Amazon...vc conhece ? Já viu alguma rodando ? Porque eu nunca vi anuncio dela em revistas ? É pra gente grande mesmo aquela 250cc ou pra criança ? Porque o aro traseiro é só 18`` na 250cc ?cdp2x39499,5801041667

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2008 17:29 #10 por ViNi_MG
Respondido por ViNi_MG no tópico Fazendo Trilhas: Dicas
estou super afim de comprar uma moto pra colocar na trilha tbm, dei umas voltas na minha tornado, só estradão, e já fiquei doido...o problema é que não tenho coragem de fritar a tornado na trilha, então fico limitado. minha vontade é pegar uma xr200, meu tio andou um bom tempo em uma e só tem elogios pra moto, um amigo que andava de dt200 agora esta na captura de uma xr tbm... pelo que pesquisei por aqui uma xr para esse fim gira em torno de R$3.500 / R$4.000.

XR 250 Tornado



(E a violência vem diminuindo a cada dia...

nos tempos de Cain e Abel a população criminosa era de 50%)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2008 15:11 #11 por kado
Respondido por kado no tópico Fazendo Trilhas: Dicas

cdp2x escreveu: Caraca Kado...muito show as motas lá dessa Amazon...vc conhece ? Já viu alguma rodando ? Porque eu nunca vi anuncio dela em revistas ? É pra gente grande mesmo aquela 250cc ou pra criança ? Porque o aro traseiro é só 18`` na 250cc ?

Praticamente todas as motos de enduro para adultos que conheço usam pneu 21" na dianteira(maior o pneu, mais facil passar por troncos e pedras grandes) e 18" na traseira, se o pneu fosse maior, reduz o torque e eleva a altura do banco...aqui na minha região, só as falcon adaptadas para trilha usam 17", e é dificil arrumar pneu off nesta medida... não conheço, cdp2x, é uma fábrica nova, acho que praticamente não tem representantes, mas todos os trilheiros da região já botaram o olho no site, inclusive um amigo meu que é carreteiro, tem programado uma viajem a manaus e está pensando em se trazer uma...é questão de tempo para um ou outro comprar, ai vou poder palpitar melhor...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2008 16:06 #12 por cdp2x
Respondido por cdp2x no tópico Fazendo Trilhas: Dicas
Valeu Kado...muito obrigado...fico no aguardo...qualquer novidade a gente se fala aqui nesse mesmo bat-canal...nesse mesmo bat-horário

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2008 16:08 #13 por cdp2x
Respondido por cdp2x no tópico Fazendo Trilhas: Dicas
E ae Jujuba já escolheu qual moto vai ser ? A XR 200 mesmo ? Eu acho que pra começar e pra médio prazo também é a melhor opção...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2008 19:03 #14 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico Fazendo Trilhas: Dicas
Escolhi, a XR 200, por que não entendo picirica nenhuma de mecanica de motos para ficar regulando uma 2T toda hora. Mas minha mulher deu de encher o saco por eu querer fazer trilhas, acho que ela tá com ciumes por que a galera depois que volta do barro vai tomar umas cervas aqui perto. Hoje vi uma CR 250 e vou dizer, que espetáculo!! Estava vendo o preço do capacete ASW por 250,00, bota a 350,00, camiseta desde a 50,00 reais. E poxa, tem uma infinidade de peças para pôr na moto que se deixar levar, um moto filé fica cara.

Não vou estipular datas de quando vou participar do próximo enduro(o coitado), mas não vejo outra coisa na minha frente no que se refere a duas rodas a não ser trilhas. Então vamo que vamo!

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2008 19:17 #15 por kado
Respondido por kado no tópico Fazendo Trilhas: Dicas
Jujuba, quanto você pesa? a xr200 tem 17 cvs, se você pesar mais que 80 kg ela pode te deixar na mão em morro pesado e longo, mas da para colocar kit de crf230 nela, melhora legal...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.204 segundos