Injetadas ou carburadas?

18 Jan 2012 19:45 #1 por Paulo Falcone
Gostaria de ouvir a opinião do pessoal a respeito disso, realmente vale a pena investir um pouco mais numa moto 150cc com injeção eletrônica?
Quais seriam as vantagens e desvantagens desses sistemas?
Hoje no mercado só temos 2 motos de 150cc injetadas (corrijam-me se estiver errado), a GSR da Suzuki e a Titan da Honda e a mais barata dela que é a GSR está saindo por 7 mil, temos bons modelos 125/150cc carburada abaixo de 6 mil (Yes, Riva, Apache, Intruder, Mirage, Comet, Fan), essa é a questão principal: vale a pena investir mais de mil reais numa moto de baixa cc que tem como grande diferencial a injeção eletrônica?

Atual Riva 150 2012 Vermelha
1ª BIZ 100 ES 03/04 Preta

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18 Jan 2012 19:48 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Injetadas ou carburadas?
Sem dúvidas que as injetadas são melhores.Esperamos que com o tempo, suas peças de manutenção se tornem fáceis e baratas como as peças das carburadas.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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18 Jan 2012 21:52 #3 por Paulo Ceará
Respondido por Paulo Ceará no tópico Injetadas ou carburadas?
Eu esperei a Honda lançar a moto com injeção(Titam 2009),para trocar a minha(Titam 2007),e não troquei,não achei que valiaa pena.A moto com injeção,segundo a Honda ela era aproximadamente 5% mais econômica,e o desempenhosimilar à carburada,sendo que quando só abastecida com gasolina,ela tem uma perda muito pequena notorque máximo,além de alcança-lo em uma rotação um pouco mais elevada.Todos sabemos que a injeção tem um desempenho melhor que o carburador,eu esperava um desempenhomais otimizado,coisa que não aconteceu,a única razão para isso,ao meu ver,foi falta de concorrência,guardaramas melhorias para uma fase posterior,quando a disp**a estiver mais acirrada.A moto da Suzuki eu não conheço,nunca andei nela e não conheço quem tenha,não posso opinar.A apache,conheço várias pessoas que tem,acabamento bom e a máquina também.A Riva também não conheço quem tem e também nunca pilotei.Comet idem.

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

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18 Jan 2012 22:21 #4 por Atlan
Respondido por Atlan no tópico Injetadas ou carburadas?
Amigo Paulo Falcone esqueceu da Bros 150. Mas ai a diferença de preço é ainda maior. A Bros mais barata ta por volta de 8mil reais.
Sobre o Carburada x Injetadas oque se nota é:
a) injeção em motos pequenas é mais uma questão de diferencial mercadologico e marketing. A injeção nelas não resulta em uma economia superior (algumas carburadas como a ybr chegam a ser mais economicas) e a questão de funcionamento mais homogeneo e eficiente pode ser obtido nas carburadas com manutenção períodica, que nem precisa ser tão constante assim. uma limpeza dos filtros de ar e carburador a cada 1 ou 2 mêses ou com cada troca de óleo (1 mil km), limpeza da vela e evitar abastecer em postos que não sejam de confiança (a gasosa barata que sai caro...) também ajuda.
ps: é bom lembrar que no caso de falarem: "mas ai a injeção se paga com os valores gastos na manutenção" que a injeção não dispensa manutenção. e a manutenção da injeção em caso de algum problema não custa tão barato e não é feita em qualquer lugar.
b) falam da partida a frio e tal. Meu vizinho tem uma bros mix. hoje de manhã na chuvinha aqui no Ceara que é um estado "quente" ele precisou empurrar a bros. e ela não tava com excesso de alcool, nem tava com bateria ruim e nem com o tanque quase seco. Se aquilo é eficiencia da injeção da honda eu prefiro minha suzuki carburada com afogador no punho 10 vezes. carburadinha mas excelente, nunca empurrei a yeszinha. duas vezes ela não aquis pegar. uma ela tava com gasosa ruim e a outra ela tinha quebrado o motor de partida. As duas vezes eu puz ela no apoio central e fiz pegar só rodando o pneu traseiro. a vez com gasosa ruim foi a mais cara. paguei 25 reais pela limpeza do carburador. A moto andava mas tava como se tivesse com pouca potencia. e olha que só limpo o caburador a cada 6 mêses. Tenho um amigo que tem uma ybr que limpa a cada ano.
No geral para mim eu considero que a injeção não é importante. Claro que tem pessoas que vão argumrentar que é. ai é questão de pesar os prós e contras.
ps: no caso meus "contratempos" com a yes foram com minha yes anterior. Uma azul 2009 que tive de 2009 a 2011. a minha atual que pequei em setembro num teve nada ainda.



Atlan2012-01-19 00:28:44

Suzuki YES Vermelha 2011!

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19 Jan 2012 00:19 #5 por Deee_Carlos
Respondido por Deee_Carlos no tópico Injetadas ou carburadas?
Vendo uns vídeos de carros injetados tem tanto sensor que dá raiva, parou de funcionar = a reboque ao contrário de carro carburado parrou até o borracheiro resolve o problema ou o próprio dono.

Pra mim o carburador teria mais cem anos.

Se é pra não poluir vamos deixar de poluir em outras coisas como queimadas, queimadas de cana de açúcar e por ai vai...

Pra mim carro injetado é menos dinheiros no bolço do infeliz.

Fazer o que é um pensamento bem atrasado meu, sou um (novo-velho).



Deee_Carlos2012-01-19 02:29:27

Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.

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19 Jan 2012 07:16 #6 por marcus.pedroso
Respondido por marcus.pedroso no tópico Injetadas ou carburadas?
O pessoal anda crucificando a injeção injustamente. Tudo tem suas vantagens e desvantagens. Ando num celta 05/06 que tá com 45k km rodados e nunca deu problema de injeção. Lógico que a injeção requer um pequeno cuidado a mais, como colocar combustível de boa qualidade SEMPRE!

Sou fã de carburadores e já passei muita raiva com alguns. Adoro ver o som de uma Harley carburada com motor evolution, shovelhead ou panhead trotando em marcha lenta baixa. Mas a injeção traz muitos benefícios, como estabilidade no funcionamento e economia real se souber usar esta economia dela, como o cut-off que acho ser um grande avanço da injeção se comparado com carburadores.

E ao meu ver a desvantagem de usar uma moto com injeção eletrônica é a eletrônica embarcada, que se der algum problema atualmente é certo que será de manutenção mais cara que os carburadores, e realmente pode deixar alguém na mão quando se menos espera, mas não se vê isso acontecer a torto e a direita.

Acho que essa nova tecnologia que chega para as motos de pequena cilindrada é só questão de adaptação. Infelizmente as coisas não serão mais resolvidas só com um pedaço de arame e deixadas assim até que o dono se lembre ou realmente queira consertar o defeito. Quem tiver um pouco mais de conhecimento técnico em eletrônica pode se dar muito bem e não ficar na mão em uma situação de dificuldade. Mas é fato que as novas injetadas podem ter popularmente o mesmo destino injusto que tiveram boa parte das motos 2 tempos no nosso país.

Comprar moto carburada ou injetada, depende da moto. Eu por exemplo sonho em ter uma Ténéré 660 que é injetada e uma harley shovelhead ou evo carburada.

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

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19 Jan 2012 09:54 #7 por JulianoPaes
Respondido por JulianoPaes no tópico Injetadas ou carburadas?
qual mais economico? Biz injetada ou Biz carburada?






Garanto q 100% vão errar na resposta, KKKKKKK




Respondam ai!

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

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19 Jan 2012 11:26 #8 por ogaitnas
Respondido por ogaitnas no tópico Injetadas ou carburadas?
nmho só não precisar esperar o motor esquentar no frio e não ficar cuidando para não morrer nos semáforos já vale a injeção eletrônica, no carburador, por melhor regulado e novo que seja, no frio vc sempre tem probleminhas... e a injeção está aí para ficar, acho que carburador só fica em motores 50cc e menores e olha lá...

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

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19 Jan 2012 11:57 #9 por Paulo Ceará
Respondido por Paulo Ceará no tópico Injetadas ou carburadas?
Das motos citadas,eu esqueci da,mirage(andei alguns metros nela,não posso opinar),comet ,aindanão andei nela,e a fan,também não andei nela,a yes eu acho uma boa opção,moto de boa qualidade,a intruder não foi citada,é como o caso da yes,moto consolidada no mercado.Eu não sou contra a injeção eletrônica,só acho que no caso da titam,economizaram tecnologia,para ficar parecido com a carburada,que mantenha a carburada.Como eu disse antes,se a concorrência lançar um produto que possa incomodar,eles vão mexer nosoftware da injeção(não conheço o software) da mesma,digo isso pela similaridade de desempenhoentre as duas(carburada x injetada).

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

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19 Jan 2012 17:48 #10 por Paulo Falcone
Respondido por Paulo Falcone no tópico Injetadas ou carburadas?
Atlan valew por lembrar da Bros, pois é acho que vou ficar mesmo com uma carburada, pelo que andei vendo aqui por perto não tem nenhum mecanico que mexa com essas motos injetadas, isso significa que se caso eu comprasse uma moto injetada eu ficaria amarrado com a cc, isso implicaria num custo de manutenção maior pois arrumar moto na cc é sempre mais caro. Além disso conversei com um colega que tem uma titan esi e o que ele disse vai de encontro com isso que o Paulo Ceará postou lá em cima, ele não sentiu grande diferença de rendimento na carburada (ele tinha uma fan 125 antes) com a titan injetada, as principais vantagens que ele citou foi a questão da partida a frio e que a moto ficou com uma aceleração mais linear, sem engasgos.

Atual Riva 150 2012 Vermelha
1ª BIZ 100 ES 03/04 Preta

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19 Jan 2012 19:31 #11 por mad max
Respondido por mad max no tópico Injetadas ou carburadas?
bom, a manutençao de moto injetada é mais cara, pois uma moto injetada tem bomba de gasolina pra injetar gasolina nos bicos (na carburada quem faz isso é a gravidade e a gravidade nao quebra ) tem bicos injetores (que podem sujar e te dar dor de cabeça). Mas tem suas vantagens, como nao precisar usar afogador e uma economia de combustivel (algums dizem que nao sentiram economia das injetadas em relaçao as carburadas).eu estava na duvida entre uma injetada e carburada, peguei uma carburada e nao me arrependo.

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19 Jan 2012 20:31 #12 por Gui Jungkenn
Respondido por Gui Jungkenn no tópico Injetadas ou carburadas?
Se andar de cabo enrolado, tanto faz se é injetada ou carburada as duas vão estar jorrando gasosa na camara de combustão, a economia só aparece se andar na manha ai sim tem diferença.

Viva para ter o que lembrar, Pois vai chegar o dia em que a sua maior riqueza serão as lembranças.
RD135
NX350

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20 Jan 2012 07:00 #13 por marcus.pedroso
Respondido por marcus.pedroso no tópico Injetadas ou carburadas?

Gui Jungkenn escreveu: Se andar de cabo enrolado, tanto faz se é injetada ou carburada as duas vão estar jorrando gasosa na camara de combustão, a economia só aparece se andar na manha ai sim tem diferença.


Falou tudo! Se o piloto só souber usar o acelerador como on e off não vai fazer diferença. Dessa forma as injetadas gastam até mais.

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

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26 Jan 2012 00:17 #14 por MOTARD
Respondido por MOTARD no tópico Injetadas ou carburadas?
Talvez futuramente as injetadas possuam maior lquidez (facilidade de revenda) pense nisso.
Abraços.

ATUAIS:
SUZUKI BANDIT 1250S
YAMAHA LANDER 250
DAELIM MAGMA VT(alguém conhece isso? hehehe)

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26 Jan 2012 08:22 #15 por Duende
Respondido por Duende no tópico Injetadas ou carburadas?
Vixi,
Em
outro fórum, eu já postei minhas impressões sobre este tema.
Tudo tem seu
tempo, e o tempo do carburador já está acabando. Foi assim com Disco de Vinil,
Fita K7, Fitas de VHS. Muitas coisas e até geladeiras que são controladas
eletronicamente, e não pelo antigo Relê e Térmico.
Não é só uma questão de
fazer economia, mas de melhorar o aproveitamento de um todo.
É certo que a
manutenção da injeção é mais cara, mas a combinação de eficiência e eficácia é
sem dúvidas indiscutível.
Caso contrário, as melhores equipes de F1 e outras
modalidades de auto e moto, não estariam focados nessa tecnologia para obter o
melhores rendimentos de seus motores.
Existem
mecânicos que não se adaptam a esta nova tecnologia, e os motivos são muitos.
Mas o principal deles é o gasto com equipamentos e
conhecimento.
Um Moto Diag
que apenas faz a leitura de parâmetros dos atuadores e sensores, custa uma grana
forte (2k), sem contar as cargas de sistemas para cada marca de moto, e
modelos(350). Precisa ter um bom curso de injeção, conhecer toda essa tecnologia, e se
manter atualizado.
Tudo isso
consome tempo e dinheiro.
É mais fácil condenar o que é novo do que aceitar o declínio de uma
tecnologia que já foi muito útil mas está ultrapassada.


- Softail Deluxe - 2011
- Mirage 250 - 2010

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