Sobre a nova pintura da minha motoca

17 Dez 2011 20:08 #1 por leo162
Primeiramente boa noite pessoal,

bom estou com uma duvida .. a mais ou menos 2 semanas mandei pintar minha motoca toda, ai em seguida coloquei as peças no lugar e depois adesivei ... sendo que um conhecido me disse que deveria passar verniz nos adesivos tbm para o mesmo pegar brilho, e eu como sou leigo no assunto nem lembrei de avisar pro pintor que teria que por os adesivos para depois ele jogar o verniz por cima.... minha duvida é a seguinte, agora com os adesivos no lugar, tem como o pintor passar o verniz somente ao redor e por cima dos adesivos ou vai ter que tirar tudo, para lixar a moto toda, polir ai depois colocar adesivos novos para em seguida passar o verniz em tudo novamente ?

desde ja grato pela atenção.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Dez 2011 20:35 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Sobre a nova pintura da minha motoca
Boas. Também fiquei curioso em saber qual o procedimento.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Dez 2011 14:45 #3 por Correa
Respondido por Correa no tópico Sobre a nova pintura da minha motoca
O ideal era ter adesivado as peças antes de montar a moto. logo depois da lixada para receber o verniz.Vou tentar explicar melhor.A pintura funciona assim:Prepara-se a peça, lixando-a com uma lixa (180) mais grossa para tirar a tinta antiga e imperfeições.Apos essa, passa-se a uma lixada mais fina (320), depois disso emassar a peça para tirar mossas e imperfeições.Lixa-se novamente com a 320 para acertar a superfície, estando certa usa-se a 400 para alisar mais.Feito isso, aplica-se uma mão de primer, deixa secar para ver se ainda há imperfeições, se houver, repita a operação até a superfície ficar totalmente sem imperfeições. (marca de borda de massa, furinhos, arranhões da lixa etc)Estando a superficie preparada , sem imperfeições e com o primre, use uma lixa 600 para alisar o primer antes de aplicar a tinta, a superfície estará boa quando esta, estando molhada, refletir liso e sem ondulações.Pronto, a peça está preparada, agora vamos aplicar a tinta, é lógico que você já sabe qual tinta usar, se esmalte, base PU ou outra.Prepare a tinta, acerte o leque da pistola e mãos a obra, sempre no mesmo sentido e sem sobrepor mais de meia passada sobre a anterior.Acabou de pintar, espere secar bem, toda pintura deixa imperfeições como a "casca de laranja" e escorridos.Após a pintura secar, agora é prepará-la para aplicar os adesivos e o verniz.Lixe toda a pintura com lixa d'água 1200, alisando-a, tirando os escorridos e a casca de laranja, quando molhada a pintura já dará a idéia de como ela ficará após aplicado o verniz.Lixada a pintura, estando a peça toda fosca, porém lisa e sem alterações na tonalidade, é hora de aplicar os adesivos, use um pouco de água com detergente neutro borrifado na pintura e uma espátula macia para esticar o adesivo.Feito isso, deixe secar bem.Agora é aplicar o verniz limpe bem a peça para desengordurá-la e aplique o verniz exatamente com fez com a tinta, uma boa dica é misturar um pouco da tinta no verniz para dar tonalidade da pintura nos adesivos, pouca mesmo.Aplicado o verniz, aparecerão as "cascas de laranja" e escorridos.Deixe secar por pelo menos 24 horas antes de iniciar o lixamento.Use lixa d'água 1200, tome muito cuidado com as bordas dos adesivos, após apure a superfície com lixa 2000.Tendo acabado, é hora do polimento, primeiro com pasta de polir nº 2, depois com cêra de polir. Use estopa ou algodão para polimento.Está pronta a peça.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Dez 2011 15:03 #4 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Sobre a nova pintura da minha motoca
MUITO ESCLARECEDOR. Muit0 bom !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Dez 2011 16:59 #5 por Correa
Respondido por Correa no tópico Sobre a nova pintura da minha motoca
Exemplificando a informação.
A moto abaixo era do DDanielMorales aqui do MO.
Eu a pintei em setembro do ano passado no padrão original.
Nas primeiras fotos ela está lixada para receber o verniz e após a aplicação dos adesivos.
Pode-se perceber que ela está lisa, porém fosca, mesmo com flash, ela não dá muito brilho e reflexo.
As peças foram montadas na moto para aplicação dos adesivos para evitar que eles ficassem desencontrados.










Aqui ela já está pronta e em atividade.









Correa2011-12-19 14:48:20

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Dez 2011 18:03 #6 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Sobre a nova pintura da minha motoca
Muito Bom !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2011 10:24 #7 por LVC
Respondido por LVC no tópico Sobre a nova pintura da minha motoca
Muito bacana essa aula de pintura, correa!

Andar de moto é um vício, você arruma um monte de motivos para pegar sua máquina e ir "trabalhar".

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2011 14:59 #8 por Douglas 00
Ficou filé a Cbzona!

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2011 18:11 #9 por MANDRUVADOIDAO
Eu não sabia dessa sua habilidade Correa.
Parabéns!!!

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2011 20:22 #10 por leo162
Respondido por leo162 no tópico Sobre a nova pintura da minha motoca
Correa tu mora aonde ? tu que tinha que ter pintado minha moto mano^^ a cb ficou show demais !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2011 20:37 #11 por Correa
Respondido por Correa no tópico Sobre a nova pintura da minha motoca
Valeu gente,Obrigado. Leo, Moro no RJ.Tô procurando alguma foto de como ela estava antes, mas não sei se vou achar.No ruim de tudo, pedirei ao DDM para me enviar uma, ele deve ter.Havia muito tempo que não pintava, mas ficou legal sim. Um abraço.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Dez 2011 11:13 #12 por leo162
Respondido por leo162 no tópico Sobre a nova pintura da minha motoca
Correa você que entende bem do assunto, me diz o seguinte ... a pintura da minha moto foi feita a pouco tempo, sendo que eu to achando que o pintor deu mole no verniz, eu comprei verniz novo pra ele nao sei se ele usou um velho, ou entao nao fez mesmo o negocio da forma correta, da uma olhada na foto da minha moto e ve como ficou, diz se o cara vacilou no verniz ou sei la .. ta até com os adesivos faltando passar o verniz nessa foto, tirei bem depois que eu peguei as pelas com o pintor e coloquei os adesicos. http://img683.imageshack.us/img683/108/motoleo.jpg [/b]

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Dez 2011 11:16 #13 por leo162
Respondido por leo162 no tópico Sobre a nova pintura da minha motoca
desculpa pelos erros de português acima, não da pra editar a mensagem se nao teria arrumado, escrever rapido é f*d* ^^

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Dez 2011 12:33 #14 por Correa
Respondido por Correa no tópico Sobre a nova pintura da minha motoca
Fala Leo,Depois que o verniz seca, não á conselhável dar outra mão por cima.Essa tal de pintura, vai muito da sensibilidade e zêlo de cada um, na pintura não pode ter pressa.No caso da sua moto, talvez tenha faltado só o polimento no verniz, na foto não dá para ver, e agora, já com os adesivos e o verniz sêco, não aconselho dar outra mão de verniz, deixa assim mesmo e vai polindo a pintura aos poucos até ela ficar lisinha.Muita coisa pode prejudicar a qualidade da pintura, desde a preparação, passando pela temperatura no ato da pintura e o acabamento.O mais comum de acontecer, á não se lixar a pintura para tirar as imperfeições (casca de laranja e outras) antes de aplicar o verniz, assim as imperfeições ficam "presas" embaixo do verniz e por mais que se dê polimento, não fica um brilho e acabamento 100%.Foi por essas razões que resolvi aprender a pintar, por nunca ficar satisfeito com a qualidade que me ofereciam......rsss.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Dez 2011 10:23 #15 por leo162
Respondido por leo162 no tópico Sobre a nova pintura da minha motoca
Correa mais me diz uma coisa mano, tirando que a moto ta um pouco sem brilho até ai tudo bem, mais e sobre os adesivos ficarem sem vernix, nao é meio perigoso para descolar os adesivos, ou entao danifica-los ? o que me recomenda fazer, mandar pro pintar passar um verniz somente em cima dos adesivos, ou entao da uma lixada na motoca toda e depois passar verniz novamente ?
Tipo conversando com um camarada da auto escola, ele me falou sobre o verniz flake, você ja ouviu falar ? disse que da um brilho da po**a você recomanda ?
abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.169 segundos