Pêndulo e contra esterço.

24 Nov 2010 08:37 #16 por paulorpaf
Respondido por paulorpaf no tópico Pêndulo e contra esterço.

Khan escreveu: O contra-esterço é alma do negócio... Deviam incluir esse ensinamento nas autoescolas da vida...

Pessoal, o teste é simples mesmo, e a explicação do colega Jota Nunes ficou simples e boa, qualquer leigo entende... Esse é um assunto que não pode querer simplificar demais, e acho que não tem nada demais em se aprender um pouco de física usada no dia a dia, ainda mais que você não vai precisar parar a moto e fazer cálculos complicados para poder realizar o contra-esterço, são apenas os príncipios...

Para finalizar, como citou um colega, o contra-esterço só atua na moto a partir da velocidade de 30 km/h, absixo disso a moto se comportta como uma bicicleta: virou o guidão para direita ela vai para a direita, virou para esquerda ela vai para esquerda.. E não se preocupem, todos usam o contra-esterço diariamente mesmo sem saber, sem se dar conta do bicho; entendendo seu funcionamento fica ainda melhor se pilotar...



Moto grande sempre uso o toque no guidom no sentido contrário, facilita demais a minha vida nas curvas!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Dez 2010 09:45 #17 por Marcinho-Moto
Respondido por Marcinho-Moto no tópico Pêndulo e contra esterço.
Cara as explicações iniciais foram show de bola, excelentes mesmo. E claro que realmente é complicado, pois se trata de física pura. Mas realmente esclarecem e ajudam bastante, principalmente quando se faz os testes mencionados, nos quais para se poder fazer se saber fazer, tem que testar mesmo e treinar muito, pois muitos não sentem o contra-esterço, mas fazem sem saber e perceber.


Obrigado a todos nas dicas que ajudam muito a todos nós. Grande abraço.

Marcinho - Apaixonado por Motos e Aventuras!!!

Atual
Suzuki Burgman
Honda CBR 600RR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Dez 2010 11:37 #18 por Savério
Respondido por Savério no tópico Pêndulo e contra esterço.
vi este tópico e achei muito interessante ... eu particularmente naum sei executar, sempre achei q o contra esterço fosse aquela derrapagem controlada q o pessoal da moto gp faz, tem alguma coisa a ver (contra esterço e derrapagem controlada)... pelo visto é uma manobra pra uso diário... só me esclareçam uma coisa, eu preciso fazer o pendulo pro lado q quero virar quando estou executando esta manobra... tipo empurro guidão pra direita e deito o corpo pra esquerda ?!?! ou naum precisa do pendulo.

Cascavel Pr.

Ténéré 250



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Dez 2010 13:21 #19 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Pêndulo e contra esterço.
Para desenvolver a técnica não precisa se preocupar com
pêndulo, concentre-se apenas em forçar o guidão e "sentir"
a reação da motoca.

Começe em baixas velocidades e forçando bem pouco o guidão
para não ser surpreendido pelas reações da moto.

Lembre-se sempre de uma coisa: não é pra virar o guidão, é
apenas para forçar.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Dez 2010 15:07 #20 por Savério
Respondido por Savério no tópico Pêndulo e contra esterço.
já to com medo

Cascavel Pr.

Ténéré 250



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Dez 2010 15:11 #21 por Leoncio
Respondido por Leoncio no tópico Pêndulo e contra esterço.
Já estou treinando o contra esterço e fiquei impressionado como a mota deita/entra na curva na curva, mas ainda tenho muito receio/inseguraça, mas funciona mesmo


O negócio é treinar praticar!!!!

Leoncio - Curitiba

FZ6-S

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2010 08:40 #22 por Savério
Respondido por Savério no tópico Pêndulo e contra esterço.
pior q funciona mesmo hehehe... só testei na reta com velocidade em torno de 60km, na curva sei lá o q vai acontecer... tenho q executar a manobra só na entrada da curva depois é só fazer o pendulo e continuar a tangencia, é isso ?!?!Savério40539.4453819444

Cascavel Pr.

Ténéré 250



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2010 09:17 #23 por Leoncio
Respondido por Leoncio no tópico Pêndulo e contra esterço.
tenho pouca experiencia no assunto, mas peguei a estrada no domigo e treinei mais pouco, mas quando entrava na curva e durante eu dava uma forçadinha de leve no guidom no sentido contrario da curva de acordo com necessidada!


mas sou muito cagão ainda não tenho abilidade de entrar valendo

Leoncio - Curitiba

FZ6-S

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2010 12:35 #24 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Pêndulo e contra esterço.
Pô, que legal que os amigos estão "acertando a mão " !


É muito difícil de tentar repassar a técnica por escrito
ou mesmo falando, tanto que a maioria duvida, mas é
impressionante quando a gente a executa, não é mesmo?!


Amigo Savério, na curva é como o colega Leoncio
descreveu:
você usa técninca durante toda a curva e vai modulando a
intensidade da força conforme a necessidade. Quanto mais
você forçar o guidão para o lado externo da curva, mais a
moto deita e, portanto, mais "puxa" pra dentro da curva.

Você não pode executar a manobra só na entrada da curva e
depois aliviar, senão a moto levanta e você sairá da
trajetória correta.

Vá fazendo como o Leoncio, aos poucos.

Mais uma dica: quanto maior a velocidade, mais sutil deve
a força aplicada no guidão, pois quanto maior a
velocidade mais forte será a reação da motoclicleta.

E quem já aplica a técnica sabe: é muito mais fácil,
muito menos cansativo e muuuuuuuito mais prazeroso fazer
curvas controlando a moto no contra-esterço !!!

E mais uma coisinha: a técnica é muito útil não só pra
fazer curvas. É fantástica também para desviar de
obstáculos em linha reta. Para mudar rapidamente a
direção da moto e desviar de um buraco, de um cachorro,
de um carro de freou de repente, etc não existe manobra
mais rápida do que o contra-esterço. Sempre
lembrando que o contra-esterço para desviar bruscamente
de um obstáculo deve ser seguido de outro contra-esterço
em sentido oposto para retomar a trajetória anterior! De
que adiantaria desviar de um cachorro e bater no barranco
!!!! Aliás, isso é muito comum acontecer !!!
Porquê? falta ou emprego inadequado da técnica. Jota Nunes40539.6093055556

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2010 12:49 #25 por Savério
Respondido por Savério no tópico Pêndulo e contra esterço.
assim q tiver a oportunidade vou testar em curvas, dentro da cidade fica difícil, mas em linha reta to quase craque já... eu executo e fico rindo sozinho é muito bom hehehe... quem me olha fazendo zig zag em linha reta deve achar q to doido

Cascavel Pr.

Ténéré 250



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2010 15:22 #26 por Leoncio
Respondido por Leoncio no tópico Pêndulo e contra esterço.
Savério, um dia chegamos lá!

Leoncio - Curitiba

FZ6-S

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2010 16:10 #27 por Savério
Respondido por Savério no tópico Pêndulo e contra esterço.
a prática leva a perfeição

Cascavel Pr.

Ténéré 250



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Dez 2010 18:43 #28 por Paulo Motard
Respondido por Paulo Motard no tópico Pêndulo e contra esterço.
Bem, vou tentar esse troço, se eu levar um chão vou postar as feridas .

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Dez 2010 05:24 #29 por Leoncio
Respondido por Leoncio no tópico Pêndulo e contra esterço.
Feliz ano novo !!! galera!

Leoncio - Curitiba

FZ6-S

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Dez 2010 10:18 #30 por Paulo Motard
Respondido por Paulo Motard no tópico Pêndulo e contra esterço.
Feliz ano novo para todos.
Que suas motos nunca quebrem, seus filhos nunca fiquem órfãos, suas mulheres nunca fiquem viúvas e suas sogras nunca se chamem Esperança

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.268 segundos