Vantagens das Velas de Iridium

19 Ago 2007 19:30 #1 por Paulo Couto
Já faço uso dessas velas há algum tempo. A primeira moto que usei foi a DragStar, agora comprei mais duas para uma XTZ 125 e para uma XT600E.

www.ngkntk.com.br/velas/iridium.html

As velas de iridium ou de outros materiais nobres (eu sempre usei as da NGK) diferem das comuns pelo material usado nos eletrodos. o Iridium é mais resistente (dizem que podem durar até 100 mil km), produzem faiscas mais fortes e não apresentam desgastes no eletrodo por corrosão.

na prática, consegue-se uma marcha lenta mais constante e estável, uma partida a frio mais facil e nota-se uma melhora de rendimento considerável nas rotações mais baixas (o primeiro terço do acelerador). Notei isso nas três motos que usei tal vela, e notei tambem melhoras no consumo urbano.

Na dragstar a mudança foi feita junto com uma modificação no filtro de ar e no carburador, portanto é mais dificil notar a melhoria causada só pela vela. na XT600E notei uma melhora na partida a frio e entre a marcha lenta e mais ou menos 3 mil rpm, nada muito pronunciado mas o suficiente para perceber (a sensação é similar a quando notamos a melhora de uma gasolina diferente de outra, parece que o motor está mais solto, mais esperto).

na XTZ 125 a melhoria foi bem mais marcante. a moto ganhou potencia em baixas e médias rotações, está pegando fria com muito mais facilidade que antes e ficou bem mais gostosa de dirigir.

no brasil encontrei essas velas em duas lojas em SP. na primeira "tem mais acabou" e custava coisa de 50 reais cada, na segunda tinha, mas eram 75 reais cada uma.

comprei na www.sparkplugs.com/ (nos EUA) custou 6.95 dolares cada vela e mais 14.50 dolares de frete (o frete foi mais caro que as velas), total 28 dolares ou cerca de 50 reais por DUAS velas.

chegou pelos correios após 20 dias e não foi tributada. talvez pelo valor ser muito baixo.

recomendo a todos que tenham motos de pequeno e médio porte com carburadores. motos com injeção requerem um pouco de pesquisa porque alguns sistemas fazem monitoramento anti-detonação que podem ser incompativeis com essas velas (nas harleys injetadas, por exemplo, não recomendam-se seu uso).

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2007 19:37 #2 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Vantagens das Velas de Iridium
algumas fotos:






Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2007 20:17 #3 por jabsb
Respondido por jabsb no tópico Vantagens das Velas de Iridium
E dá para importar para qualquer modelo?

É uma boa para minha Yes 125cc e seus mais de 100km/dia... (e eu não sou motoboy!)

[]s!

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2007 08:29 #4 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Vantagens das Velas de Iridium
dá pra importar qualquer modelo, desde que esteja disponivel na loja. no site brasileiro da NGK há uma tabela de conversão das velas comuns para as de iridium, há outras tabelas em outros sites que também podem ajudar a determinar a vela correta.

a tabela de aplicações da NGK brasil está aqui www.ngkntk.com.br/aplicacao.html

é bom lembrar que nas velas de iridium não se mexe no "gap" entre os eletrodos. elas são feitas para serem usadas tal como são fabricadas.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2007 09:06 #5 por Queiroga
Respondido por Queiroga no tópico Vantagens das Velas de Iridium
Paulo me interessei pela vela, fui até o site, mas o frete está em $30,35!!! o mais barato!

como vc conseguiu este frete?

[]'s

[]'s
Queiroga

Chuta que é macumba!
Rio de janeiro
EX: Trudi 125
ATUAL: LANDER XTZ 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2007 09:27 #6 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Vantagens das Velas de Iridium
olá, Paulo...


agora eu fico curioso sobre a resistência que essas velas terão à nossa "mistolina", ou "gasolvente", sei lá!...


Qual é a folga original delas, vc sabe?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2007 10:29 #7 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Vantagens das Velas de Iridium
Jduarte, não sei da folga. acho que 0.9mm (na que eu li as especificações). mas ela não desgasta (ou desgasta muito lentamente), portanto não vejo problemas com nossa gasolina.

Queiroga, tem certeza que escolheu o frete certo? é um tal de UPS Mail (correio comum), sem tracking. esse fica por 12 dolares. voce especificou que se trata de frete internacional?

realmente tem uns mais caros, como esse de 30 dolares, mas se voce optar pelo comum mais básico, dá uns 12 dolares só. o pacote é pequeno e cabe várias velas, mas convém não deixar o custo total passar de 50 dolares por causa da fiscalização.

eu acho que o site sparkplugs é uma especie de concentrador de vendas online. a minha invoice veio pela Monarch Products Inc (outra empresa).

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2007 11:04 #8 por hcviana
Respondido por hcviana no tópico Vantagens das Velas de Iridium
Opa, fala ai Paulo, tudo certo?

Eu também estou tentando comprar as velas Iridium para a Virago 250, e o frete também aparece como $30,35. Pelo jeito, retiraram a opção do envio simples....

Abraço!

Henrique Silva

CBR 450 SR 1990

Citycom 300i 2011

Sao Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2007 14:12 #9 por _AL_
Respondido por _AL_ no tópico Vantagens das Velas de Iridium
Paulo, como você chegou à conclusão que para algumas HDs a vela não é aconselhada ? Foi pela própria tabela de aplicação ?

Porquê se foi por ela, significa que apesar de injetada existe opção para a BM800 em iridium, é isso ?

Obrigado.





AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2007 15:56 #10 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Vantagens das Velas de Iridium
_AL_, essa história sobre as velas iridium e as HDs eu li no HDForums. tem relação com o sensor anti-detonação da injeção eletronica da HD, e há inumeras recomendações para só usar as velas listadas como compativeis pela HD (lembro de ter visto várias marcas nessa suposta lista, mas as NGK de iridium não estavam nela, e eu nem sei mais aonde está essa lista), ou as originais HD como as Platinum com eletrodo em Y, que eu uso.


no caso da BM800 eu não saberia dizer.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2007 16:01 #11 por _AL_
Respondido por _AL_ no tópico Vantagens das Velas de Iridium
Beleza, deve ter sido coincidência então, pois na lista de aplicações que você mandou o link, tem a relação para a BM800 DPR7EIR-9, mas não tem para as HDs injetadas. Pensei que seria por ali então.

Mas tudo bem. Vou dar uma passeada na net para ver se acho algo.

Obrigado.





AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2007 17:10 #12 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico Vantagens das Velas de Iridium
Grande Paulo Couto, mais uma preciosa dica.


Já estgou vasculhando os sites atrás dessa Iridium p/ a Fazer. Vou comprar um par e guardar uma p/ qualquer emergência.


Seria essa a ideal p/ Fazer? Não há problema em relação à IE?


http://www.sparkplugs.com/results_fitment.asp?pid=DR8EIX


Abraços agradecidos,
elio_filho39314,8433101852

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2007 18:15 #13 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Vantagens das Velas de Iridium

Paulo Couto escreveu: Jduarte, não sei da folga. acho que 0.9mm (na que eu li as especificações). mas ela não desgasta (ou desgasta muito lentamente), portanto não vejo problemas com nossa gasolina.



sim, quanto a desgaste, acredito que os eletrodos sejam bem mais duráveis, realmente...


Mas penso no comportamento delas com a combinação normal entre usuário descuidado e "gasolina quase gasolina"... heheh...


Exemplificando, a minha vela atual já tem mais de 23.000 km na Yes, e é a mesma que passou pela troca que eu fiz de carburador. Recentemente suportou uma mistura pobre provocada por sujeira que estava emperrando o pistonete (acionado por vácuo). Claro que para chegar a isso eu cuido bem dela. Retiro-a de tempos em tempos, ou quando percebo alguma queda de desempenho ou aumento de consumo. E faço uma raspagem para eliminar a carbonização, e a regulagem da folga do eletrodo. Geralmente só de fazer essa limpeza já melhora o funcionamento, as carbonizações vão criando dificuldade para a passagem da centelha. E nunca usei gasolina comum nela, mas nunca usei as premium também.


Mas se eu fosse o usuário padrão, provavelmente a vela já teria sido trocada pelo menos 2 vezes.


É nesse aspecto que eu tenho a curiosidade de saber como se comportará um produto de alta tecnologia, com um usuário e insumos geralmente bem longe disso...


Quanto à folga, mesmo a vela sendo contruída em outro material, é algo que eu penso que continua sendo importante. Independente do material, uma folga maior fará com que a faísca atinja instantaneamente um número maior de moléculas da mistura, iniciando a queima de uma forma diferente da que se inicía com a folga normal. Por exemplo, a folga da vela da Yes é entre 0,7 e 0,8 mm . Pode parecer que uma folga de apenas um décimo a mais não signifique nada (no caso de uma vela com aqueles 0,9)... mas pode também significar um belo superaquecimento num motor.


Aí fica outra curiosidade: se essas velas devem ser ajustadas numa primeira vez para um determinado motor, ou simplesmente manda bala, né?...


Bom... sei que com o tempo vc vai nos suprir com suas observações...


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2007 20:20 #14 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Vantagens das Velas de Iridium
há uma documentação que diz claramente que as velas de iridium (entre outras velas especiais) não devem ser ajustadas. portanto, é olhar a tabela de conversão/compatibilidade e mandar bala.

as platinum triple (em Y) da HD também diz que não deve ser ajustada. é tirar da embalagem e colocar na moto.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Ago 2007 08:32 #15 por Queiroga
Respondido por Queiroga no tópico Vantagens das Velas de Iridium
Paulo, fui ao site de novo e não vi a opção de envio simples de $12,00.....só consegui com os benditos $ 30,00.... tem como vc dar uma olhada lá?

JD,

arrumei uma nova missão para vc! faz um tutorial, de ajuste e manutenção de vela, porque não entendo nada disso e estou querendo ver isso no futuro, pq por enquanto a minha Trudi tá com 3000km e ACHO que não preciso me preocupar com isso ainda....

[]'s

[]'s
Queiroga

Chuta que é macumba!
Rio de janeiro
EX: Trudi 125
ATUAL: LANDER XTZ 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.154 segundos