Pessoal vou postar aqui o meu relato negativo sobre os produtos Fisher infelizmente perderam um cliente, e a TECJET fabricante também de produtos para freios ganhou um cliente
Esse fim de semana fui até a R. General Osório para comprar os produtos que a semanas já estou para trocar pois já havia passado da hora, comprei Lona de freio, pastilhas e Fluído de Freio, como na loja só tinha produto fisher e a pastilha de freio só tinha a metálica resolvi levar do que passar mais uma semana arriscando a pastilha acabar e comer o disco de freio...
Chegando em casa peguei a câmera digital e fui fazer o tutorial de troca da pastilha e fluído de freio, quando acabei de fazer o tutorial fui fazer o teste....
E pasmem para a minha surpresa a moto ficou com o freio pior do que já estava...logo pensei "ar no sistema de freio", como o meu freio ao trocar o fluído entrou um pouco de ar achei normal que ainda tivesse ficado um pouco de ar no duto de óleo, fiz novamente o processo de sangramento, mas sem sucesso além do óleo novo estar descendo sem nenhum ar, estava só gastando fluído novo...
Ví que o problema não estava no fluído de freio e pensei que poderia ser a pastilha que não havia assentado no disco ainda....e desencanei da moto e guardei ela e deixei de lado...pensei "Quando for usar a moto segunda-feira ela vai assentar a pastilha"
Mas nesse Domingo com o calor que tava com capacete novo que comprei resolvi dar umas voltas e testar como a moto realmente tinha ficado e dar umas freadas com a moto em maior velocidade para realmente assentar as pastilhas...tirei a moto da garagem a na primeira frenagem percebi que o manete do freio quase encostou no acelerador e a moto não tinha freio algum dianteiro...
Percebi que tinha feito algo errado e era melhor procurar a ajuda de um profissional...mas onde ??? Domingo...
12:00 o que fazer ???
Vamos indo para ver no que da...fui ao meu mecânico que levo a moto nas horas que eu não sei o que esta acontecendo (é bom sempre ter a ajuda de um profissional)
ele lógico... estava fechado ele fica perto da Av. cupece em Diadema, fui para a cupece e pensei "Lá vou encontrar algo aberto", rodei muito e acabei encontrando um mecânico muito simpático que me atendeu muito bem...
Ele examinou a pinça de freio e retirou a mesma, constatamos que o problema foi ocasionado pelo empenamento da pastilha de freio....
, sendo assim a pastilha de freio não estava pegando no disco por completo, ai com certeza a moto não teria freio mesmo, depois disso ele me falou que o problema não tem como resolver a menos que se troque a pastilha....(pensei putz...novinha
a pastilha)com não tinha jeito mesmo falei para ele trocar...ele veio com uma pastilha de nome diferente "TECJET"....me explicou uma breve história de como a qualidade era boa...não confiei muito mas...só fiquei satisfeito após ele me mostrar na parede que o produto tem ISO 9001 e 2000...isso me deu mais tranqüilidade.
Um fato que me chamou muito a atenção foi a grossura da pastilha fisher que estava nova e da pastilha TECJET...
A TECJET é muito mais grossa...e parece ter muito mais durabilidade e não é metálica, levando a vida útil do disco muito mais longe, após a colocação das pastilhas o freio ficou muito bom e gostei muito...e de quebra soube que minha relação já esta no fim da vida útil...minha moto ainda esta com a original e tem 17.400Km...acho que já esta na hora mesmo os dentes estão finos...
Vamos para o tutorial:
TROCA DE PASTILHA
Retire a roda dianteira...após isso com a ajuda de uma chave de fenda volte o cilindro mestre é só colocar a chave de fenda entre as duas pastilhas e fazer pressão para os lados opostos ao acionamento do freio...vc vai notar que elas vão se retrair...
Os parafusos que seguram as pastilhas são esse dois com porca estilo arlen (certifique - se de ter a chave antes da troca das pastilhas)
Solte os parafusos dessa forma...
Olhem os parafusos soltos...com eles fora é possível retirar as pastilhas velhas e ter acesso ao local onde os dois cilindros de freio ficam...possibilitando assim a troca das pastilhas...
Notem que as pastilhas possuem placas metálicas (as duas ao centro) nelas, para que as pastilhas fiquem com a força de frenagem distribuída
Coloque as placas metálicas nas pastilhas novas se preciso for dobre as linguetas que seguram elas nas pastilhas
Coloque a pastilha interna primeiro, isso vai ser fácil de ver qual é a melhor para se colocar primeiro...
Coloque a pastilha externa, pronto...
Re - coloque os parafusos que seguram as pastilhas e monte tudo novamente.
Pronto seu freio esta trocado e pronto para ser utilizado...cuidado antes de andar com a moto bombe algumas vezes o freio para que o cilindro se ajuste as novas pastilhas a as façam encostar no disco....
LEMBRE -SE UTILIZE PASTILHAS SEMPRE DE QUALIDADE, ELAS PODEM SALVAR SUA VIDA EM UMA EMERGÊNCIA