Dafra Roadwin 250R - Por Favor, Preciso de Ajuda (Opinião) para Efetuar A Compra

29 Maio 2013 22:38 #1 por lem0s
Olá colegas!

Seguinte... Estou finalmente comprando meu primeiro veículo! Sou apaixonado por motos... Apesar do preconceito de toda a minha família, noiva, amigos e colegas do trabalho irei efetuar a compra próximo mês.

A escolhida foi a Dafra Roadwin 250R. Pequena na potência, grande no visual e economia!

Estou comprando a moto em Pernambuco.

Recebi as seguintes propostas, ambas são motos 0 km:

Roadwin 250R 2013 -> 13.500,00 (Parcelado no cartão em 10x)
Roadwin 250R 2012 -> 11.500,00 (Parcelado no cartão em 10x)
____________________________________________________________

A minha intenção é ficar com a moto uns 6 anos. Pesquisei bastante e descobri que 100% das pessoas que nunca andaram na Roadwin falam que é perda de tempo e que a moto não presta ao passo que 90% das que têm elogiam de mais a moto.

Em fim,gostaria da opinião de vocês:

1 - Qual ano comprar?

2 - É ou não é uma boa moto para o dia-a-dia? (Não quero perder o estilo "esportivo")

3 - É uma moto capaz de pegar estrada (rodovia, viagem longa, lazer) ?

4 - O consumo da é satisfatório? Alguém sabe quantos kml/l?

5 - Se esse preço já estiver incluso o emplacamento vale a pena? E se não?

6 - É verdade que ao comprar a moto eu estarei comprando a minha morte? (Opinião de amigos e família)

7 - É possível ter moto e não sofrer acidente grave?

8 - É verdade que com técnica é capaz de simular o desempenho de um freio ABS utilizando feio a disco?

9 - Essa é uma moto bonita? Chama atenção na rua?

10 - Vale a pena fazer seguro contra roubo e acidente? (Sou extremamente responsável, 6 anos dirigindo carro - da família - sem nenhum acidente ou perigo)

Pessoal... Agradeço a atenção e peço desculpa pela quantidade de perguntas. Realmente não tenho a quem perguntar, pois, ninguém quer se quer me ajudar nessa escolha. Só sobrou vocês!

Gustavo Lemos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2013 22:51 - 29 Maio 2013 22:55 #2 por Patriarca
Olá Lemos seja bem vindo.
Vou responder da 6 em diante pois as outras não quero expressar minha opinião.

6- Você respira, certo, anda, correto? Logo está vivo e sujeito a morrer de qualquer maneira, quando sua hora chega ninguém poderá fazer nada, nem você mesmo, seja de moto, de carro ou tomando um sorvete e se engasgando ou escorregar no banheiro e bater a cabeça.
7- É possível ter moto, usar equipamento de proteção correto e minimizar as chances de algum acidente acontecer e/ou ser grave.
8- É possível.
9 - Eu acho essa moto bonita, mas tem motos mais bonitas, já viu a Comet GTR?
10- Vale a pena fazer seguro sim, geralmente fazemos para não usar, mas vai que...

Abraço.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2013 23:05 #3 por marceloe
Gustavo.
Seja bem vindo ao MO

Dê uma lida no tópico especifico da Roadwin, você deverá mais informações, tanto dos 100% que reclamam, e dos 90% que elogiam, conforme seu levantamento estatístico :whistle: :whistle: :whistle: .
comunidade.motonline.com.br/forum/dafra/...71-roadwin-250r.html

No MO, tem uma reportagem também:
www.motonline.com.br/dafra-roadwin-250r-chega-por-r-12-49000/

1 - Qual ano comprar?
As 2 zeros, com a mesma garantia de fábrica, e como não houve mudança, eu iria de 2012, com os 2K que sobram você investe em EPI (Jaqueta, luva, capacete, etc)

2 - É ou não é uma boa moto para o dia-a-dia? (Não quero perder o estilo "esportivo")
Para o dia a dia "urbano", acho que todo moto é boa, desde que você cuide dela.

3 - É uma moto capaz de pegar estrada (rodovia, viagem longa, lazer) ?
passo

4 - O consumo da é satisfatório? Alguém sabe quantos kml/l?
passo

5 - Se esse preço já estiver incluso o emplacamento vale a pena? E se não?
O emplacamento varia algumas taxas entre os estados, verifique no detran de seu estado

6 - É verdade que ao comprar a moto eu estarei comprando a minha morte? (Opinião de amigos e família)
Juízo + Prudência, e Juízo + Prudência, e Juízo + Prudência, e Juízo + Prudência, e Juízo + Prudência.

7 - É possível ter moto e não sofrer acidente grave?
é possível não sofrer acidente grave de carro ? todos estamos sujeitos a acidentes, o uso de bons EPI pode minimizar o efeito caso sofra um.

8 - É verdade que com técnica é capaz de simular o desempenho de um freio ABS utilizando feio a disco?
Técnica de frenagem, não substitui um sistema eletrônico, mas boas técnicas de frenagem você adquire em cursos de pilotagem.

9 - Essa é uma moto bonita? Chama atenção na rua?
Gosto é gosto, cada um tem o seu, eu não a acho feia mas não sei se acho bonita. :ohmy: :huh:


10 - Vale a pena fazer seguro contra roubo e acidente? (Sou extremamente responsável, 6 anos dirigindo carro - da família - sem nenhum acidente ou perigo)
Motos carenadas costumam ter seguro mais caro, por conta do risco de quebra da carenagem, se o indice de roubos na sua regiao for alto, talvez valha a pena, neste caso como os valores variam muito de região para região, o melhor é consultar um corretor de seguros.

No mais, em breve uma galera mais experiente, começa a dar mais sugestões.
Abs
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: lem0s

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2013 07:38 #4 por lem0s
Respondido por lem0s no tópico Agradecimento
Gostaria de agradecer a todos pelas respostas... EU ainda não comprei a moto pela falta de ABS e de informações sobre a sua qualidade.

Assim que eu comprar farei algumas análises e se possível postarei aqui para auxiliar outros compradores.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2013 08:11 #5 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2013 12:31 #6 por RODRIGO_ALVES
1 - Qual ano comprar?

Eu compraria a 2012 pela diferença de preço vc compra um boa jaqueta, luvas, calça e botas.

2 - É ou não é uma boa moto para o dia-a-dia? (Não quero perder o estilo "esportivo")

acho que para o dia a dia não deve ser uma facilidade por ser carenada, mas mesmo as concorrentes do mercado deve ter o mesmo problema.

3 - É uma moto capaz de pegar estrada (rodovia, viagem longa, lazer) ?

Por ser uma moto esportiva e pela potencia da pra pegar estrada, mas não espere velocidades altas por exemplo acima de 140 km/h.

4 - O consumo da é satisfatório? Alguém sabe quantos kml/l?

Não sei.

5 - Se esse preço já estiver incluso o emplacamento vale a pena? E se não?

A emplacamento não varia de modelo e sim de preço, acho que de todas as carenadas deve ser o documento mais barato.

6 - É verdade que ao comprar a moto eu estarei comprando a minha morte? (Opinião de amigos e família)

Puro preconceito, carro, a pé ou de onibus ou trem pode acontecer um acidente e morrer... Pra morrer basta estar vivo.

7 - É possível ter moto e não sofrer acidente grave?

Sim a segurança da moto é ativa, so depende de vc.

8 - É verdade que com técnica é capaz de simular o desempenho de um freio ABS utilizando feio a disco?

Não como o sistema eletronico, mas a unica que traz isto de fabrica é a honda CBR, mas é muito cara pelo que oferece.

9 - Essa é uma moto bonita? Chama atenção na rua?

Mais do que chamar atenção dos outros tem que ser do seu gosto. toda moto esportiva chama atenção.

10 - Vale a pena fazer seguro contra roubo e acidente? (Sou extremamente responsável, 6 anos dirigindo carro - da família - sem nenhum acidente ou perigo)

Se vc tiver condições porque pelo menos aqui em Sp o seguro é quase um roubo.

Não é propaganda mas da pra se ter uma ideia no site www.portoseguro.com.br da pra fazer uma cotação.


Sobre a marca da moto a Dafra somente monta ela aqui em nosso pais, ela é da marca daelim que é bem forte na asia e europa.

Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: lem0s

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2013 08:21 #7 por ggsjunior

lem0s escreveu: 1 - Qual ano comprar?


Tanto Faz, a moto é a mesma. Se pretende ficar tanto tempo assim, tanto faz.

lem0s escreveu: 2 - É ou não é uma boa moto para o dia-a-dia? (Não quero perder o estilo "esportivo")


Com certeza pode ser usada para o dia a dia. A melhor moto você só vai descobrir depois de andar em várias. Por isso, teste várias motos antes. Pode ser que nem seja esse estilo que você vai gostar mais. Talvez esteja comprando aparência e comodidade apenas.

lem0s escreveu: 3 - É uma moto capaz de pegar estrada (rodovia, viagem longa, lazer) ?


Sim, é mais que suficiente 250 cc para quase todas as situações do dia a dia e do limite das estradas brasileiras. Mas mais cilindrada, se bem usada, pode ser mais divertido. Vai de cada um.

lem0s escreveu: 4 - O consumo da é satisfatório? Alguém sabe quantos kml/l?


Deve ser econômica, pois é injetada. Por volta de 25km/l.

lem0s escreveu: 5 - Se esse preço já estiver incluso o emplacamento vale a pena? E se não?


Se vale a pena ou não, é uma combinação de fatores. O emplacamento é apenas um deles.

lem0s escreveu: 6 - É verdade que ao comprar a moto eu estarei comprando a minha morte? (Opinião de amigos e família)


Não. O risco de morrer é constante na vida. Seja na moto, dirigindo um carro ou andando a pé. Isso é muito relativo. Procure usar sempre equipamentos de segurança. Quem não conhece o mundo motociclístico, realmente imagina muita coisa. E só coisas ruins. Não é bem assim. Certamente não é para qualquer um, com certeza. Precisa gostar e querer muito. Muitas pessoas certamente não se adaptarão com o uso de motos, mas se você realmente quiser e experimentar, descobrirá um mundo fantástico, de infinitas possibilidades, que mudará sua vida e te dará prazeres que nenhum carro jamais vai proporcionar.

lem0s escreveu: 7 - É possível ter moto e não sofrer acidente grave?


Desculpe amigo, mas vou ser sincero com você. Só existe dois tipos de motociclistas no mundo: os que já cairam da moto e os que ainda vão cair. Acidentes acontecem, e com você certamente não será diferente. Mas podemos minimizar muito as consequências deles com atitudes simples e pilotagem defensiva o tempo todo. Mas o risco será constante, como é ao sairmos de casa com um carro, ou andarmos a pé na calçada. Viver é um risco constante. Na moto também é, mas nada muito diferente dos demais veículos. Pratique direção defensiva intensamente sempre, e minimizará muito o risco de acidentes. Fique longe dos carros. Eles não gostam de você, eles tem inveja de você. Por isso você tem agilidade e força para fugir de perto deles. É a melhor política para se manter inteiro.

lem0s escreveu: 8 - É verdade que com técnica é capaz de simular o desempenho de um freio ABS utilizando feio a disco?


Quase isso. Frenagem sem ABS por uma pessoa que saiba o que está fazendo, chega a ser mais eficiente do que com ABS. Mas nem sempre no susto, na emergência você vai conseguir aplicar a técnica corretamente. Portanto, se puder tenha ABS, apesar do preço absurdo que custa. Só as Honda oferecem para motos menores. Aí muda os preços também. Precisa analisar melhor a relação custo/benefício.

lem0s escreveu: 9 - Essa é uma moto bonita? Chama atenção na rua?


Gosto é gosto. Tem bastante cara de chinesa, acabamento bem inferior. Vai do seu gosto. Como eu disse, você precisa ver outras motos para ver se realmente é essa que você vai querer mesmo. Há muitos fatores envolvidos além da aparência.

lem0s escreveu: 10 - Vale a pena fazer seguro contra roubo e acidente? (Sou extremamente responsável, 6 anos dirigindo carro - da família - sem nenhum acidente ou perigo)


Depende do seu perfil e de onde mora. Pense que, dependendo da moto, em três anos você compra outra com o valor do seguro.


Mas vou te falar a verdade sobre a moto. É uma moto chinesa, que não é fabricada aqui. O acabamento dela é inferior, mas não é ruim também. Pode dar muito problema, ou pode funcionar direitinho por muitos anos. Depende do uso e do cuidado que vai dar pra ela, e de um pouquinho de sorte também. Todas são assim. E também vai ter muito problema se quiser vender ela. Certamente vai perder muito dinheiro, pra achar outro troux ... Ops! cliente que queira a moto. Brincadeirinha, mas é quase isso mesmo. Se tiver ciência disso a moto pode ser muito boa e divertida por anos pra você. Mas certamente não terá a durabilidade das marcas tradicionais. A Dafra evoluiu muito, e a Comet GTR também é bem tentadora, embora também seja chinesa. No caso da Comet, a posição esportiva é horrível. Precisa experimentar pra ver em qual você vai se encaixar melhor. E dependendo do tanto de uso diário, qual vai ser mais confortável no fim do dia.
As concorrentes de marcas maiores (Honda, Yamaha e recentemente Kawasaki) nesta faixa de cilindrada tem produtos mais maduros, principalmente a Yamaha para iniciantes.
Como primeira moto, recomendo fortemente você experimentar outras motos, outros estilos, pra ver se realmente é essa moto que você quer, ou se está apenas apaixonado pela aparência dela. Pode ser que você nem goste de esportivas. E no caso de cair, saiba que motos carenadas ficam bem mais caro para arrumar. Tem muito mais coisas pra estragar, e presume-se que se você tem dinheiro para uma moto dessas, você também pode pagar o conserto dela.
Para o dia a dia, motos street são muito melhores com certeza. Mas moto tem um componente emocional envolvido que não pode ser desprezado. E isso faz toda a diferença na hora de decidir que moto comprar. Mais vale um gosto do que ...
Pondere tudo isso, e junte o máximo de informações que puder, para conferir tudo isso pessoalmente em cada moto que puder experimentar e tomar a melhor decisão para você. Porque para cada motociclista, será uma diferente, pode ter certeza.

Abraços

Jr

Kansas 150 2008 - Preta
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: lem0s

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jun 2013 02:44 #8 por Nobre
Só corrigindo...
Tanto a Daelim qnto a Hyosung que fabrica algumas motos da Kasinski são Sul Coreanas e não chinesas como foi citado acima!

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Ago 2013 15:05 #9 por alexandreaolima
Lemos, boa tarde,
Esta é a minha primeira participação neste fórum. Gostaria de saber se você já adquiriu a moto. Eu também pensei muito, e acabei resolvendo comprá-la.
Caso ainda esteja na dúvida ou tenha comprado, vamos trocar experiências. Não sei se ainda não sei procurar direito ou pouca gente tem, mas não encontrei muitas informações sobre ela aqui.
Caso tenha desistido da compra por favor desconsidere.
Um abraço!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: lem0s

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Ago 2013 21:16 - 22 Ago 2013 21:24 #10 por lem0s
Cara comprei sim! vai estou com ela a alguns meses... A moto é ótima! Principalmente os freios.

Falando francamente observai os seguintes problemas:

1 - A moto quando pega chuva fica cheirando a plástico queimado. (Devido a uma abertura na frente - entre os faróis - a água acaba batendo na parte eléctrica.)

2 - Definitivamente não é uma moto para correr. Ela corre, sempre dentro dos limites do trânsito. Resumindo: Se você obedece a sinalização é uma moto perfeita, pois nem é lenta nem rápida. A velocidade máxima que peguei foi 120. Mas ela ainda é muito nova, não está amaciada.

3 - A passagem de marcha para o ponto morto é um pouco complicada. E algumas vezes ela diz que não está em ponto morto quando na verdade está (a luz verde do ponto morto não ascende apesar de estar em ponto morto) - Curiosamente esse problema acontece após eu chegar na quinta marcha e parar num sinal, tendo que reduzir até o ponto morto.

4 - Peso máximo de 150 kg. Isso é bem chato cara... Sou ma pessoa grande a minha nova também, juntos somamos 160 kg. Se você passar em um quebra molas com esse peso a roda traseira acaba tocando a carenagem.

Pontos positivos na minha humilde opinião de comprador e utilizador para ir ao trabalho e sair:

1 - A moto é linda e chama bastante atenção;

2 - É uma moto muito mais "leve" de manobrar, possui mais conforto na pilotagem do que outras de mesma cc da categoria. O guidão dela é acima da mesa, o que não dá dor nas costas mesmo depois de pilotar durante horas.

3 - A moto apesar do modesto motor tem um ronco bastante bonito de fábrica.

4 - O manual é completo e hoje sou bastante independente para dar manutenção; (eu mesmo aperto corrente, verifico óelo, etc)

5 - É uma ótima moto para dar curvas, porém, se você descer muito até o chão pode tocar o cavalete central... Nada que danifique ou provoque acidente... Apenas assusta o barulho.

6 - Consumo: hoje consigo fazer 25km litro pegando engarrafamento e tráfego pesado. É um ótimo custo.

7 - Painel bonito quando ligado a noite;

9 - Sistema de freio muito seguro e responde bem. Diria que é perfeito para quem sabe manusear, só perde para ABS;

10 - Rodas se comportam bem e o amortecimento também! já cai em buraco e não fui jogado para fora da moto... A suspensão aguentou bem.


RESUMINDO: Nâo me arrependo nem um pouco da compra, a única coisa que me deixa triste é a moto não aguentar água, pois, eu vou ao trabalho todos os dias com ela... E algumas vezes o tempo está ruim.

É uma moto perfeita para quem quer iniciar com esportividade sem abrir mão da dinâmica de uma moto de rua. Se comporta bem em ultrapassagens e a frenagem é realmente perfeita. O ponto forte da moto é o freio!

CAra... indico a moto para quem quer andar no dia-a-dia e gosta de sair para curtir.

Não indico a moto para quem acha que vai correr 140 na estrada. Também não indico a moto para quem vai pegar muita chuva.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraço!

ATUALIZADO: VER FOTOS DA MINHA MOTOCA. (SEGUE ANEXO)
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Ago 2013 22:00 #11 por zelador250
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: lem0s

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Ago 2013 17:01 #12 por bruno.lombizani
"Curiosamente esse problema acontece após eu chegar na quinta marcha e parar num sinal, tendo que reduzir até o ponto morto."

Lemos vc deve ir reduzindo as marchas uma a uma conforme for diminuindo a velocidade, câmbio de moto é sequencial, não é como carro. Embreagem desregulada também dificulta encontrar o neutro.

Quantos km tem sua moto? Mantenha-nos atualizados, tem pouca informação sobre a Roadwin na net e seria importante seu relato! :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: lem0s

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Ago 2013 17:26 #13 por lem0s
Olá amigo! Beleza?

É exatamente isso que faço. Eu vou pulando as marchas: 5,4,3,2,1 N. Só que para engatar a N fica dando esse probleminha que citei.

A minha tem 600 km só. Tá novinha... Sou um dono muito cuidadoso. (Não guardo no sol, evito andar na chuva, lavo todo domingo, passo anti-ferrugem em cada parafuso, etc)

Abraço! Vou mantendo informado! Por enquanto está perfeito, depois da revisão eu dou outro aval! Abraço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Ago 2013 18:32 #14 por bruno.lombizani
600km tá bem novinha ainda. Depois que amaciar o motor vai ficar bem mais solto. Outra pergunta, vc mora em cidade grande? Como é pegar engarrafamento/corredor com ela?
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: lem0s

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2013 09:53 #15 por lem0s
Olá!

Eu moro na capital de Pernambuco (Recife). Quando eu ia de ônibus para o trabalho no horário normal gastava cerca de uma hora e meia. Hoje consigo fazer o mesmo percurso em 30 minutos.

Em relação a corredor e "cortar carros"... Eu só ando na linha pontilhada da pista quando o sinal está fechado ou o trânsito está parado. Quando o trânsito está fluindo eu ocupo o espaço de um carro (pilotagem defensiva).

Passo no "corredor" apenas quando estou seguro de que a moto passará sem dificuldades, não gosto muito de arriscar. Seguem os pontos positivos:

1 - O retrovisor da Roadwin é alto e muitas vezes preciso apenas me preocupar com o guidão, dando aquele velho jeitinho de colocar para um lado e para o outro para passar;

2 - A moto em relação às esportivas é pequena, esse fator facilita muito o seu manejo em espaços restritos;

3 - É uma moto confortável de manobrar;

Pontos negativos:

1 - Como qualquer outra esportiva os seus retrovisores são fixos, isso limita um pouco a passagem quando estamos entre carros "altos";

2 - Ela é um "pouco" gordinha e as vezes dá aquele medo de tocar a sua "calda" na ponta de um carro ultrapassado no corredor;

3 - O fator mais óbvio de todos: Sua carenagem ocupa muito espaço, reduzindo muito sua agilidade em relação a motos street.

Resumindo: É uma moto modesta para engarrafamento, porém, na minha opinião é a melhor opção das esportivas de baixa cilindrada para o seu dia-a-dia, pois, seu consumo é baixíssimo, seu retrovisor é alto e o conformo é muito superior à suas concorrentes. Na hora de passar entre carros, como toda esportiva, o piloto precisa estar atento com o sue retrovisor fixo e lembrar que a carenagem pode atrapalhar as manobras. Para aqueles que gostam de esportividade, mas não têm coragem de comprar uma moto desse estilo para usar diariamente, essa é uma ótima oportunidade.

Espero ter ajudado de alguma forma! Abraço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.197 segundos