lem0s escreveu: 1 - Qual ano comprar?
Tanto Faz, a moto é a mesma. Se pretende ficar tanto tempo assim, tanto faz.
lem0s escreveu: 2 - É ou não é uma boa moto para o dia-a-dia? (Não quero perder o estilo "esportivo")
Com certeza pode ser usada para o dia a dia. A melhor moto você só vai descobrir depois de andar em várias. Por isso, teste várias motos antes. Pode ser que nem seja esse estilo que você vai gostar mais. Talvez esteja comprando aparência e comodidade apenas.
lem0s escreveu: 3 - É uma moto capaz de pegar estrada (rodovia, viagem longa, lazer) ?
Sim, é mais que suficiente 250 cc para quase todas as situações do dia a dia e do limite das estradas brasileiras. Mas mais cilindrada, se bem usada, pode ser mais divertido. Vai de cada um.
lem0s escreveu: 4 - O consumo da é satisfatório? Alguém sabe quantos kml/l?
Deve ser econômica, pois é injetada. Por volta de 25km/l.
lem0s escreveu: 5 - Se esse preço já estiver incluso o emplacamento vale a pena? E se não?
Se vale a pena ou não, é uma combinação de fatores. O emplacamento é apenas um deles.
lem0s escreveu: 6 - É verdade que ao comprar a moto eu estarei comprando a minha morte? (Opinião de amigos e família)
Não. O risco de morrer é constante na vida. Seja na moto, dirigindo um carro ou andando a pé. Isso é muito relativo. Procure usar sempre equipamentos de segurança. Quem não conhece o mundo motociclístico, realmente imagina muita coisa. E só coisas ruins. Não é bem assim. Certamente não é para qualquer um, com certeza. Precisa gostar e querer muito. Muitas pessoas certamente não se adaptarão com o uso de motos, mas se você realmente quiser e experimentar, descobrirá um mundo fantástico, de infinitas possibilidades, que mudará sua vida e te dará prazeres que nenhum carro jamais vai proporcionar.
lem0s escreveu: 7 - É possível ter moto e não sofrer acidente grave?
Desculpe amigo, mas vou ser sincero com você. Só existe dois tipos de motociclistas no mundo: os que já cairam da moto e os que ainda vão cair. Acidentes acontecem, e com você certamente não será diferente. Mas podemos minimizar muito as consequências deles com atitudes simples e pilotagem defensiva o tempo todo. Mas o risco será constante, como é ao sairmos de casa com um carro, ou andarmos a pé na calçada. Viver é um risco constante. Na moto também é, mas nada muito diferente dos demais veículos. Pratique direção defensiva intensamente sempre, e minimizará muito o risco de acidentes. Fique longe dos carros. Eles não gostam de você, eles tem inveja de você. Por isso você tem agilidade e força para fugir de perto deles. É a melhor política para se manter inteiro.
lem0s escreveu: 8 - É verdade que com técnica é capaz de simular o desempenho de um freio ABS utilizando feio a disco?
Quase isso. Frenagem sem ABS por uma pessoa que saiba o que está fazendo, chega a ser mais eficiente do que com ABS. Mas nem sempre no susto, na emergência você vai conseguir aplicar a técnica corretamente. Portanto, se puder tenha ABS, apesar do preço absurdo que custa. Só as Honda oferecem para motos menores. Aí muda os preços também. Precisa analisar melhor a relação custo/benefício.
lem0s escreveu: 9 - Essa é uma moto bonita? Chama atenção na rua?
Gosto é gosto. Tem bastante cara de chinesa, acabamento bem inferior. Vai do seu gosto. Como eu disse, você precisa ver outras motos para ver se realmente é essa que você vai querer mesmo. Há muitos fatores envolvidos além da aparência.
lem0s escreveu: 10 - Vale a pena fazer seguro contra roubo e acidente? (Sou extremamente responsável, 6 anos dirigindo carro - da família - sem nenhum acidente ou perigo)
Depende do seu perfil e de onde mora. Pense que, dependendo da moto, em três anos você compra outra com o valor do seguro.
Mas vou te falar a verdade sobre a moto. É uma moto chinesa, que não é fabricada aqui. O acabamento dela é inferior, mas não é ruim também. Pode dar muito problema, ou pode funcionar direitinho por muitos anos. Depende do uso e do cuidado que vai dar pra ela, e de um pouquinho de sorte também. Todas são assim. E também vai ter muito problema se quiser vender ela. Certamente vai perder muito dinheiro, pra achar outro troux ... Ops! cliente que queira a moto. Brincadeirinha, mas é quase isso mesmo. Se tiver ciência disso a moto pode ser muito boa e divertida por anos pra você. Mas certamente não terá a durabilidade das marcas tradicionais. A Dafra evoluiu muito, e a Comet GTR também é bem tentadora, embora também seja chinesa. No caso da Comet, a posição esportiva é horrível. Precisa experimentar pra ver em qual você vai se encaixar melhor. E dependendo do tanto de uso diário, qual vai ser mais confortável no fim do dia.
As concorrentes de marcas maiores (Honda, Yamaha e recentemente Kawasaki) nesta faixa de cilindrada tem produtos mais maduros, principalmente a Yamaha para iniciantes.
Como primeira moto, recomendo fortemente você experimentar outras motos, outros estilos, pra ver se realmente é essa moto que você quer, ou se está apenas apaixonado pela aparência dela. Pode ser que você nem goste de esportivas. E no caso de cair, saiba que motos carenadas ficam bem mais caro para arrumar. Tem muito mais coisas pra estragar, e presume-se que se você tem dinheiro para uma moto dessas, você também pode pagar o conserto dela.
Para o dia a dia, motos street são muito melhores com certeza. Mas moto tem um componente emocional envolvido que não pode ser desprezado. E isso faz toda a diferença na hora de decidir que moto comprar. Mais vale um gosto do que ...
Pondere tudo isso, e junte o máximo de informações que puder, para conferir tudo isso pessoalmente em cada moto que puder experimentar e tomar a melhor decisão para você. Porque para cada motociclista, será uma diferente, pode ter certeza.
Abraços
Jr