Sei que já faz um tempo que vc postou suas dúvidas, mas deixarei aqui minhas dicas, pois comecei a andar de moto há poucos meses pelo mesmo motivo que você, fugir do trânsito de São Paulo. Não fosse isso, jamais teria cogitado andar de moto. O processo de adicionar a categoria A é penoso! Estou andando de moto desde o final de novembro de 2012.
Eu pesquisei muito, como novato, queria uma scooter, pois poderia adquirir mais prática de pilotagem sem me preocupar em trocar as marchas, depois partiria pra uma moto de fato. Pois na auto-escola a única coisa que vc aprende é fazer o percurso pra passar na prova, a realidade é bem outra nas ruas!
Tive medo das pequenas por causa do tamanho diminuto das rodas, vi a Lead, com rodas um pouco maiores, mas o limitador de velocidade me fez desistir.
Acabei comprando a City. É uma excelente scooter, mas além de novato, sou baixinho, tenho 1,70m e quando fui tirar ela pela primeira vez da garagem, deixei ela cair, pois "perdi o chão", fico com um apoio muito "frágil", só nas pontas dos pés, qualquer desnível do terreno me faz ficar sem apoio nenhum.
Ela é muito pesada pra um novato, como eu não tenho muito apoio não me arrisco em manobras muito apertadas em baixa velocidade pois qualquer erro, a moto vai pro chão.
Mas se vc é mais alto e consegue bom apoio, acredito que passará menos dificuldades, só que levará um tempo até se arriscar nos corredores mais apertados, pois devido ao peso vc acha que ela é maior do que realmente é.
Já peguei estrada com ela, viajando em grupo, e não tem nada mais confortável, pois além do banco te acomodar bem, ela tem potência pra acompanhar o ritmo dos outros carros na estrada.
Ela esterça pouco, isso torna o ato de manobrá-la na rua algo chato, pois dependendo da vaga vc terá que fazer ajustes (ir pra frente e pra trás).
A suspensão não é das melhores, ela pula muito, o asfalto de rally de São Paulo aliado a essa suspensão me rendeu dores na coluna.
Ela pega velocidade rápido, e a bolha (parabrisa) é boa e ruim ao mesmo tempo, é boa pra proteger o peito da chuva e do vento frio, na estrada fica mais fácil manter a velocidade pois sem o vento no peito fica mais fácil pilotar, mas se transforma num forno no calor, principalmente em baixas velocidades e parado no semáforo. Dependendo da sua altura a bolha vai atrapalhar o desembaçamento da viseira, principalmente na cidade.
Mas não pense que por ela ter bolha e carenagem vc fica livre de usar capa de chuva, dá até pra andar sem a calça da capa de chuva quando só está garoando, mas numa chuva mesmo a calça molha, o calçado também, pois vc tem que colocar o pé no chão uma hora, e sempre um carro passa e te molha pelas laterais.
O baú (espaço embaixo do banco) é menor do que da Lead, e dependendo do tamanho e modelo do capacete ele não vai caber ali.
Pela minha falta de experiência, sinto que o peso, o pouco esterço da City e o fato d'eu não conseguir colocar os pés inteiros no chão, me atrapalham bastante pra andar na cidade, e eu estou pensando seriamente em usar a City só pra lazer e comprar uma menor pra deslocamentos pro trabalho pois isso me proporcionará maiores possibilidades de evasão e troca de corredor nos congestionamentos eternos.
Mas ela nunca me deu problemas, nunca quebrou nada, e é muito boa pra viajar! Depois que comecei a andar de moto meu carro tá encostado, e quando eu tenho que pegar o carro, me sinto enjaulado!
É uma ótima scooter, mas não aconselho pra novatos baixinhos.