Motor 300

26 Nov 2010 12:49 #61 por Mapelu12
Respondido por Mapelu12 no tópico Motor 300
Acho que está havendo uma confusão aqui.Um fala do motor da cb 300 e outro da 250 twister.
Esses motores são diferentes e tem a "red zone" diferente também!!

CB 300 C-ABS 10/10

Motul 300V Factory Line 5W/40

NGK iridium/Pódium

Rio Grande do Sul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Nov 2010 13:04 #62 por Rafael.P.Silva
Respondido por Rafael.P.Silva no tópico Motor 300
não houve confusão, houve uma comparação.

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Nov 2010 22:05 #63 por Comandante
Respondido por Comandante no tópico Motor 300
lembrem-se que a faixa vermelha não é um botao de liga e desliga....

o gráfico de destruição do motor (ou durabilidade) diminui junto com a elevação da rotação do mesmo... a faixa vermelha a 10.000 rpm na twister ou a 9000 na cb300 , só indica que este regime de trabalho é inaceitável e a durabilidade do motor será muito pequena....

mas se a faixa vermelha se inicia em 10.000 RPM e você conduz a motocicleta sempre a 9000 ou 9500 RPM, não pense que a durabilidade do motor será muito diferente do que se você estivesse andando na faixa vermelha a 10.000....

enfim.....como eu disse, não é um botao de liga e desliga onde o limite maximo da faixa branca pode todo o tempo sem nenhum problema ; e o começo da faixa vermelha não pode nem um pouquinho...

......andar a 9500 rpm (dentro da faixa branca na twister) mas perto da faixa vermelha..ou andar a 10.000rpm no inicio da faixa vermelha é quase a mesma coisa...

motores a gasolina são projetados para funcionar no máximo a 75% da sua rotação máxima durante todo o tempo...mais rotacao que isso, independente de estar ou não dentro da faixa branca ou da faixa vermelha, acarretará vida útil prematura do mesmo....

isso vem muito bem especificado e explicado nos manuais de operação de aeronaves com motores a pistão (aeronaúticos) que são os melhores , mais confiáveis e mais duráveis feitos hoje em dia.....
só se usa potencia máxima na decolagem , manobra de emergencia ou em uma exceção de võo...ou seja, todo tipo de manobra que dura bem pouco tempo....


Comandante40509.0132638889

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2010 05:56 #64 por Mapelu12
Respondido por Mapelu12 no tópico Motor 300
Perfeito "comandante".
Resumindo,a cb 300 deve girar até 6750 RPM ,arredondando para 7000 rpm.Ascima disso deve se ir exporadicamente,e não constante,como um "user" de cb 300 que diz andar 3 horas direto a 8000/8500 e estranhar a sede das válvulas ir pro "pau".
Lembrando que que o motor 300 tem potência máxima em 7500 RPM.
É como já disse anteriormente,assima de 7500 rpm não adianta nada.....são só perdas.

O pessoal pega a cb 300 e quer andar como uma 600 cc,aí não vai......

Mapelu1240509.3312962963

CB 300 C-ABS 10/10

Motul 300V Factory Line 5W/40

NGK iridium/Pódium

Rio Grande do Sul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2010 07:19 #65 por Dalto
Respondido por Dalto no tópico Motor 300
Deixa eu ver se entendi na pratica:
realizar uma viagem com uma moto de 125 cc é reduzir
drasticamente a vida util do motor dela?
Issu se emprega até em motos 250~300cc que a faixa de giro
do motor estará acima de 75% caso ele ande na velocidade de
cruzeiro de uma rodovia de 110Km/h!

XRE-300

Penápolis - SP


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2010 16:36 #66 por Virabrequim
Respondido por Virabrequim no tópico Motor 300
Que a twister 250 e falcon 400 são motos com um consumo de combustivel meio exagerados já é um fato consumado.


Com a adequação para o promot3 desses motores a honda se viu num mato sem cachorro,pois os mesmos não aceitavam um sistema de injeção eletronica.


Ao colocar um bico injetor na twister,ela não ia passar de 100km,pois esse motor nescessita de bastante combustivel para funcionar bem.


E ai os engenheiros da honda acharam uma solução que eu considero uma tacada de mestre,eu tiro o chapéu para esses senhores por sua esperteza,com um tiro acertaram dois alvos.


Aumentar o pistão de 73mm para 79mm,ficou o mesmo conjunto virabrequim biela e algumas modificações nas marchas para aproveitar o aumento do torque.


Ficou um motor com 300cc e o consumidor brasileiro que não procura por informações mais a fundo ficou maravilhado por possuir uma moto com mais cc.


Esse motor "novo"foi lançado sem muita preocupação com problemas que poderiam surgir com essas adaptações e o resultado tá ai,mas só pra quem quer ver.

Não se deixe levar por pequenas coisas.

Navegantes SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2010 17:23 #67 por Comandante
Respondido por Comandante no tópico Motor 300

Mapelu12 escreveu: Perfeito "comandante".

Resumindo,a cb 300 deve girar até 6750 RPM ,arredondando para 7000 rpm.Ascima disso deve se ir exporadicamente,e não constante,como um "user" de cb 300 que diz andar 3 horas direto a 8000/8500 e estranhar a sede das válvulas ir pro "pau".

Lembrando que que o motor 300 tem potência máxima em 7500 RPM.

É como já disse anteriormente,assima de 7500 rpm não adianta nada.....são só perdas.



O pessoal pega a cb 300 e quer andar como uma 600 cc,aí não vai......



é isso aí mapelu...

você compreendeu bem a coisa...quem compra uma moto de 250cc a 300cc com velocidade máxima em torno de 140km/h, é feita pra rodar todo o tempo a 100 ou 110 km/h.... com conforto e tendo sobra de motor pra uma ultrapassagem...nenhum veículo é feito pra rodar na velocidade máxima....
os projetistas, quando vão especificar a resistencia as forcas envolvidas no funcionamento do motor, consideram razoável um funcionamento de apenas 5% do tempo de uso na velocidade máxima (ou giro máximo permitido).

já uma 125cc ou 150cc na estrada, deve-se manter de 75 a 85 km/h pra que o motor não trabalhe perto do limite....elas dão 100 ou 110 km/h de velocidade final e ainda por cima não conseguem manter esse rojão...definitivamente são motos urbanas...

quem quer velocidade de cruzeiro acima de 120 km/h até uns 150km/h tem que montar no mínimo numa 500cc....

velocidade de cruzeiro acima de 150km/h só em 600cc de quatro cilindros, esportivas ou motos de alta cc e boa performance.
Comandante40509.81125

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2010 17:29 #68 por marcus.pedroso
Respondido por marcus.pedroso no tópico Motor 300
Dalto, eu tinha uma Twister 2008 e viajei um pouco com ela (cerca de 1500 Km de rodovias). Minha velocidade de cruzeiro nela era de 110Km/h e eu conseguia isso a exatos 7500 RPM, ou seja 75% da faixa útil do motor.

Virabrequim, de fato esses motores da honda são mesmo beberrões. Já me assustei com a Falcon. Como anoto tudo no papel, tenho uma média a cada abastecimento. A última média dela bateu os 16Km/l . A primeira média deu 19Km/l.

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2010 21:03 #69 por Virabrequim
Respondido por Virabrequim no tópico Motor 300
Seu Marcos,o senhor está de parabéns,sua honestidade quanto ao assunto da economia da sua moto é um fato inédito aqui no forum.


Pasme o senhor que já vi por aqui twister e cbr300 que faz 35 km por litro a 100 por hora,e outras mesmas que chegam a 160km.


Nem invocando o poder do olho de tandéra eu consigo imaginar como se consegue este feito.


PS.Apesar de não ser a rainha da economia,a falcon é muito confortavel e boa para viagens longas.

Não se deixe levar por pequenas coisas.

Navegantes SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2010 01:07 #70 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Motor 300

Virabrequim escreveu: Nem invocando o poder do olho de tandéra eu consigo imaginar como se consegue este feito.



"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2010 09:00 #71 por betobriza
Respondido por betobriza no tópico Motor 300

Virabrequim escreveu:
Ficou um motor com 300cc e o consumidor brasileiro que não procura por informações mais a fundo ficou maravilhado por possuir uma moto com mais cc.


Esse motor "novo"foi lançado sem muita preocupação com problemas que poderiam surgir com essas adaptações e o resultado tá ai,mas só pra quem quer ver.






A ideia do topico é esta, mais muitos aqui, so querem defender "X" ou "Y" por uma é melhor que a outra


A faixa de segurança do motor é bem mais além que a faixa vermelha indica, tanto que alem da faixa ainda tem o corte do motor para que o motor não suba as rotações prejudiciais.


A CB300 foi para garantia por 03 vezes com o mesmo problema, as sede de valvulas, ainda é um motor novo.

Que o raio não o parta e ilumine seu caminho....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2010 13:25 #72 por marcus.pedroso
Respondido por marcus.pedroso no tópico Motor 300

Virabrequim escreveu: Seu Marcos,o senhor está de parabéns,sua honestidade quanto ao assunto da economia da sua moto é um fato inédito aqui no forum.


Pasme o senhor que já vi por aqui twister e cbr300 que faz 35 km por litro a 100 por hora,e outras mesmas que chegam a 160km.


Nem invocando o poder do olho de tandéra eu consigo imaginar como se consegue este feito.


PS.Apesar de não ser a rainha da economia,a falcon é muito confortavel e boa para viagens longas.


Pois é, Virabrequim. 35Km/l faz minha YBR, e com muuuuita calma consigo uns 38Km/l. Por muito tempo a média dela se manteve em 30Km/l de qualquer forma que eu pilotasse.

Comprei esta Falcon a 1 semana justamente com o intuito de usá-la para passeios e viagens. Economia com ela não é minha prioridade. Por isso tenho a YBR.

Como disse, em todo abasecimento coloco tudo no papel. Dá pra ter um controle exato do consumo da moto, quando bebe menos ou mais, numa rodovia ou na cidade, pilotando rápido ou com calma tudo reflete exatamente na hora de colocar no papel.

Agora que tem muito pescador espalhado pelo mundo... isso não dá pra negar.

Um abraço!

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2010 23:49 #73 por Comandante
Respondido por Comandante no tópico Motor 300
[style="color: rgb(255, 0, 0);"]" Pasme o senhor que já vi por aqui twister e cbr300 que faz 35 km por litro a 100 por hora,e outras mesmas que chegam a 160km.[/style]

Nem invocando o poder do olho de tandéra eu consigo imaginar como se consegue este feito."




ahhh....




tudo tem jeito, menos pra morte...


cb300 faz 35 km/l ...é so você colocar um litro e andar 20km e rebocar os outros 15 km....(20 + 15 = 35)


cb300 faz 160 km/h....é só você subir até o 45° andar do prédio com a moto...joga a moto de lá..e quando chegar ao chao, vai estar aprox a 160km/h.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2010 06:55 #74 por Fabiocomex
Respondido por Fabiocomex no tópico Motor 300

Comandante escreveu:
[size=4>

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2010 07:20 #75 por Rafael.P.Silva
Respondido por Rafael.P.Silva no tópico Motor 300

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.238 segundos