minha opinião, pelo preço, compra Yes ou a Truder, pegar estrada cmo Biz, Burgman e cia, eu não confio, além do pneu ser pequeno, se passar no buraco...xiiii..e os ventos tb, pelo tanque ser embaixo do banco, ela desequilibra mais.
Renan: tenho uma burgman há quase 1 ano, mas ainda não botei a mesma na estrada. Na cidade, tchê, é muito boa.
E divertida, porque nas sinaleiras ninguém leva ela a sério, e ela sai na frente de todas motocas pequenas. Uma vez um motoboy parou numa sinaleira e me falou que se apavorava com o que arrancava essa "jogzinha da suzuki". hehehehe
Os problemas dela são o consumo um pouco mais elevado que as motos convencionais (28 a 32 por litro, em média) e o espaço pra garupa (principalmente o apoio dos pés), que incomoda em trajetos maiores.
Fora isso, só elogio.
(Dá pra manter 90km/h sem forçar muito. Forçando vai até uns 105, 110 com vento a favor...)
Jo Leal
Porto Alegre/RS
Ex Suzuki AN125 Burgman 06/07
Atual: Dafra/Sym Citycom 300i 12/12
Olá! Bem, dia 05/07 comprei uma burgman para minha esposa. Gostei tanto que dia 27/07 comprei outra para mim. Antes de decidir, faça um "test drive" nas duas... (vc vai acabar escolhendo a burgman...) e veja qual gostou mais, a qual delas vc se adaptou melhor.., etc.
Agora, se o uso vai ser urbano em sua maior parte do tempo, com usos eventuais em estradas, ai sim a burgman vai ser uma ótima opção, pois é bastante ágil no dia-a-dia da cidade. Ela não foi feita para grandes velocidades (afinal, nenhuma 125cc é para velocidades elevadas), mas vc consegue manter 80 / 90Km/h com tranquilidade. O consumo fica na casa dos 30Km/L (variando uns 2Km/l para + ou para -). No entanto, num fórum no ScooterClub, existem relatos de até 54Km/L (um pessoal de Brasília/DF) com velocodade de 60Km/h constantes.
Em relação aos ventos, tive a oportunidade de fazer um percurso de 15Km na estrada com ela algumas vezes, e não vi problema algum (inclusive cruzando com caminhões). Eu estava entre 70 e 80 Km/h.
Outro fator importante é que a burgman não é muito visada para assaltos.
Fala-se muito do tamanho das rodas da burgman, que representam perigo, etc. No entanto eu não vi esse problema. Os pneus são largos, proporcionam boa estabilidade e conforto. Atendem BEM à proposta da motoneta.
Acredito que o perigo está muito mais na (im)prudência e na habilidade do condutor (ou falta dela) do que no tamanho do buraco propriamente dito (claro que se for uma cratera nem uma moto de trilha se salva). De que adianta, da mesma forma, uma moto com motor de mais de 170cv (como a hayabusa), freio de nave espacial, aerodinamica projetada em túnel de vento, etc.. se o condutor não tem consciência desse conjunto (de como utiliza-lo) e usa a "rua do bairro" como pista de corrida? Por melhor que seja a moto será um risco para ele próprio e, pior ainda, para tantas outras pessoas que utilizam as ruas e que não têm nada com a irersponsabilidade dos outros (mas que poderão sofrer as consequências da imprudência alheia). Para uso no dia-a-dia (uso de uma pessoa comum) o desempenho de uma 125cc (ou 250cc) é mais que suficiênte.
Respeitando os seus próprios limites (bem como o da moto), andando com atenção e fazendo uma manutenção correta você só terá alegrias com sua nova moto (seja ela qual for).
Também acho o An125 Burgman excelente, mas pelo preço dele iria de Yes ou Intruder pelos seguintes motivos.
1 - O Burgman consome muito média de 26Km/l
2 - Um amigo que tem um sofreu um acidente bobo e adivinha o total do orçamento do Burgman 2280 dinheiros, só para dar uma idéia o farol dela custa 311 dinheiros os espelhos retrovisores 83 cada um, a alça do bagajeiro 120 a lanterna traseira 180 as carenagens então
um verdadeiro assalto a mão armada.
Como disse foi um tombo bobo ( ele colidiu lateralmente em uma Fan e praticamente não se machucou ) e terão de ser trocadas as carenagens, o assento, farol, lanterna traseira e mais um tanto de itens menores.
Aconselho a qualquer pessoa que for comprar uma Burgman que simule um orçamento de conserto em caso de tombo pois nenhuma moto está livre que isto aconteça.
Só como exemplo sofri um acidente a cerca de dois anos com minha Intruder ( Fui atropelado por um ônibus ) e gastei 700 dinheiros no conserto dela e olha que tive de trocar muita coisa.
Então façam uma lista de itens que se danificam em um tombo e façam um orçamento para a Burg, Intruder e Yes e verão como o custo das peças deste scooter é extremamente elevado considerando o seu valor de compra e revenda.
Quando fui comprar a minha moto tinha idéia em pegar uma biz ou uma burgman porém depois de andar numa yes não tive dúvida fiquei com a yes. Cada um tem um gosto eu mudei o meu depois de ver outras opções, tenho amigos que tem burgman e curtem pra caramba. Acho que é questão de gosto, pede para fazer o testdrive e seja feliz.
Aqui em Curitiba tem um motogrupo chamado Amigos da Burgman, que anda com elas na estrada. Um amigo motonliner flagrou esse pessoal numa viagem com a Burgman. O grupo é formado por donos de esportivas que tem a Burgman e, como me disseram, gostam de pagar mico de vez em quando.
Falando do que interessa mesmo, comprei a Yes por atender melhor às minhas necessidades. Poderia ter comprado também a Intruder, mas não faz muito o meu estilo não (minha mulher quer uma de qualquer jeito). Acho que a Burgman é muito pequena. Olha a Future (não que eu considere a Sundown melhor que a Suzuki), que é mais encorpada, dá um "ar" de mais segurança. Para a cidade a Burgman pode ser uma boa, mas nem para ir para Pinhais, ou Fazenda Rio Grande que ficam aqui na região metropolitana (coisa de 10km de estrada) eu teria coragem de colocá-la.
Assim, acho que seria melhor você dar uma olhada na Yes (mesmo preço) e na Intruder (pouco mais em conta) já que pretende pegar uns trechos de estrada...
A praticidade de andar num scooter pra mim contou muito. Sem estresse, só acelera e freia.
Fora a questão do visual diferenciado. De scooter, ninguém te confunde com motoboy. Nada contra a classe, mas existe muito preconceito, principalmente por alguns motoristas de carro, ônibus, táxi...
Enfim, eu não trocaria a minha por nenhuma outra moto 125/150.
Jo Leal
Porto Alegre/RS
Ex Suzuki AN125 Burgman 06/07
Atual: Dafra/Sym Citycom 300i 12/12
Não entendi...vc diz q gosta de moto e quer comprar uma scooter? Mas enfim, se fosse pra pegar uma scooter eu pegaria a Biz por ter marcha. E pelo preço da burgman com certeza pegaria uma Intruder ou Yes.
A burgman é de uso urbano, nada de estrada...só serve pro transito. Eu fico com receio de andar na estrada com a intruder imagine se eu pegasse uma burgman. Acho q vc não vai fazer um bom negócio, desculpe a sinceridade
Como disse antes pesquise os preços das peças de reposição da Burgman antes de comprar principalmente as que se quebram com um tombo..................................
creckboy escreveu: Como disse antes pesquise os preços das peças de reposição da Burgman antes de comprar principalmente as que se quebram com um tombo..................................
se preocupar com as peças q quebram com tombo? Se for pensar assim, prefiro preocupar nos ossos q vou quebrar num tombo, KKKKK
Se a intenção é economizar vai de BIZ mesmo, Burgman é só pra quem pode.
Cada Parlamentar brasileiro custa para o país R$ 10,2 milhões/ano.