2° Viagem + CG fan + longo texto.

28 Jan 2008 15:19 #16 por piccoli
Jota Dê,
a potência declarada da Katana era de uma época em que as motos não estavam ainda engasgadas para adaptação às normas anti-poluição.
Pode ter certeza de que se pegar uma Intruder 125 com carburador à vácuo modelo 2006, e devolvê-la à época da Katana, igualando carburação, CDI, válvulas, até sistema de escape, é bem provável que você consiga tirar 14 CV dela. Mas só lá na alta, porque esses motores derivados da GN 125 rendem só esbagaçando mesmo, de 7.000 RPM para cima.
Já o motor varetado da Honda FAN empurra desde cedo, ele é torcudo mesmo, e isso certamente influencia no desempenho, dando vantagem ao modelo da Honda. Sabe Deus se num dinamômetro os dois não empatam, mas nas ruas, a FAN tem mais fôlego com certeza.



Piccoli39475,722650463

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2008 16:51 #17 por Jduarte

Mauricio escreveu: Fala JD! ahá, 0,8mm fica difícil de acelerar além dos 10.000rpm é??? hehe

tou brincando. (...)



não..., é uma boa observação.


A Yes, e agora a Intruder a partir do mod. 2007, têm pistão de cabeça plana, e cabeçote com câmara de combustão adequada a ele. E o CDI delas libera a faísca nos momentos mais apropriados para certas faixas de rotação. Esse CDI tem um avanço inicial, e mais 3 mudanças. Isso é estudado para que a velocidade da queima da mistura seja a mais produtiva possível, de forma que ela não atrapalhe o rendimento.


Essa folga de 0,8 é boa para esse conjunto (o manual de serviço da Yes indica folga entre 0,7 e 0,8 mm)... mas para a Intruder anterior, o ideal é entre 0,6 e 0,7 mm. Nessa Intruder, o pistão tem um ressalto no meio da superfície dele, e o cebeçote segue a construção mais adequada a esse tipo. O CDI tem apenas o avanço inicial, e mais um, fixo a partir de uns 3800~4000 rpm. Esse segundo avanço é de 38 graus antes do ponto-morto superior (apms)... na Yes ele é de 34 graus. Então, como o ponto de ignição da Intruder vácuo já é mais adiantado, uma folga da vela maior acaba atrapalhando o rendimento em alta rotação... além de soltar a faísca antes, ainda inicia a reação da queima mais rapidamente, acabando por segurar um pouquinho o pistão num breve instante, mas milhares de vezes por segundo.


Então lembrando: folga da vela para as Intruder que usam carburador vácuo é 0,6 a 0,7 mm... para a Yes e a Intruder 2007 0,7 a 0,8 mm.

Piccoli escreveu:

Jota Dê,
a potência declarada da Katana era de uma época em que as motos não estavam ainda engasgadas para adaptação às normas anti-poluição.
Pode ter certeza de que se pegar uma Intruder 125 com carburador à vácuo modelo 2006, e devolvê-la à época da Katana, igualando carburação, CDI, válvulas, até sistema de escape, é bem provável que você consiga tirar 14 CV dela. Mas só lá na alta, porque esses motores derivados da GN 125 rendem só esbagaçando mesmo, de 7.000 RPM para cima.
Já o motor varetado da Honda FAN empurra desde cedo, ele é torcudo mesmo, e isso certamente influencia no desempenho, dando vantagem ao modelo da Honda. Sabe Deus se num dinamômetro os dois não empatam, mas nas ruas, a FAN tem mais fôlego com certeza.






Piccoli, não acredito que vc julgue que seu motor engasgue devido a normas anti-poluição...


Sabe o que é que eu tento mostrar a todos aqui?


Eu tento fazer vcs entenderem que a potência máxima nesses motores realmente está lá pelos 8~9 mil rpm, mas que isso não significa que esse motor não tem potência nas outras rotações!!, Esses motores também empurram, e muito bem, desde cedo... se tiver a oportunidade de experimentar um desses outros carburadores (menos prejudicados pela configuração), é capaz de vc achar um absurdo a força que esse GN125 tem em baixa!...


Sei que o carburador da Katana não é igual, é um BS24... mas sempre penso que quando mediram a potência do motor dela, deve ter sido sem a presença dessa configuração de tubo e caixa de filtro de ar. Quanto ao CDI dela, creio que seja o mesmo da Intruder.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2008 19:07 #18 por mr_fahrrad
Umas fotos, não tem nada a ver com o lugar (o objetivo da viagem foi viajar de moto) mas pra não dizerem que não coloquei nenhuma


Poderosa visitando seu lugar de direito


poderosa e cgzinha


organização e limpeza, meu lema!! A moto ficou bem suja, ainda não limpei!

é isso...

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Fev 2008 15:11 #19 por mr_fahrrad

Então lembrando: folga da vela para as Intruder que usam carburador vácuo é 0,6 a 0,7 mm... para a Yes e a Intruder 2007 0,7 a 0,8 mm.


Pessoal, com muito esforço eu regulei a folga da vela para 0,65mm, ou ao menos acho que regulei, peguei uma régua e fui a busca de alguma coisa que desse, aparentemente uns 0,65mm e com isso ajustei a folga da vela nessa altura.

A vela é a D8EA mesmo e a folga estava em mais ou menos entre 0,75 e 0,8mm.

JD, com essa regulagem 'correta' melhora apenas o rendimento em alta rotação?

Para minha surpresa, a vela não estava encharcada, estava marrom mais para o marrom escuro do que para o claro.

O penúltimo tanque, que foi na estrada de algo como 29km/l, o último tanque, que foi na cidade, deu 29,43km/l. Antes ela estava ali na média de 28km/l, agora parece que melhorou um pouco, está numa média de quase 29km/l. Então, JDuarte, eu ter afastado a caixa de ar como você sugeriu parece ter me dado aproximadamente 1km a mais a cada litro de gasolina, apesar de, como disse em outro tópico, não ter sentido dirferença de força nela.

Bom, lavei a poderosa, agora ela já secou, é hora de ir passar um silicone nela

Até mais...

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Fev 2008 16:33 #20 por AceDaniel
Parece que essas intruders com carburador a vacuo bebem mto... é impressao mha, ou procede? e alguem saberia me explicar o pq da foga do eletrodo? e em que isso afeta o motor? e na yes 2005 qual seria a folga ideal?

falow...

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Fev 2008 16:57 #21 por Jduarte
folga de vela para todas as Yes e todas as Intruder a partir da 2007 (carburador mecânico) 0,7 a 0,8 mm.


Folga para a Intruder com carburador vácuo, de 0,6 a 0,7 mm.


Daniel, podemos considerar a faísca como uma coisa instantânea. Então, a faísca que salta numa vela com folga no eletrodo de 0,8 mm, por exemplo, atinge instantaneamente um número maior de moléculas daquela mistura bem comprimida de ar e gasolina, do que seria numa vela com folga de 0,6 (e 0,7 também, claro!). Com isso, a reação em cadeia da queima dessa mistura já inicia com uma quantidade maior de moléculas, e se torna mais rápida do que a outra.


Mr_fahrrad, essa folga de 0,7 (até agora) apenas permite o motor girar mais macio em alta-rotação... e ele realmente consegue passar dos 10 mil rpm um pouco mais fácil. Não sentí diminuição na força nas outras rotações...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Fev 2008 19:40 #22 por AceDaniel
Jd, valew pela explicação mas fiquei com outra duvida...
é melhor, ou seria melhor se aumentasse ou diminuise a folga do eletrodo?

falow...

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Fev 2008 13:41 #23 por mr_fahrrad
JDuarte, também fiquei com outra dúvida:

Daniel, podemos considerar a faísca como uma coisa instantânea. Então, a faísca que salta numa vela com folga no eletrodo de 0,8 mm, por exemplo, atinge instantaneamente um número maior de moléculas daquela mistura bem comprimida de ar e gasolina, do que seria numa vela com folga de 0,6 (e 0,7 também, claro!)

Mr_fahrrad, essa folga de 0,7 (até agora) apenas permite o motor girar mais macio em alta-rotação... e ele realmente consegue passar dos 10 mil rpm um pouco mais fácil. Não sentí diminuição na força nas outras rotações...


Se uma folga menor (a correta) ajuda o motor em altas rotações e uma folga maior 'garante' a queima de todo combustível se eu for usar a moto na cidade, apenas em baixa-média rotação (até no máximo 8milrpm) não seria vantajoso eu por uma vela com folga em torno de 0,8mm(ou mais) e nas viagens trocar a folga para 0,6mm ?

Abraços.mr_fahrrad39481,6575462963

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Fev 2008 20:17 #24 por luisrs
JD a minha trudy era vácuo agora é carbura mecânicoVM20 qual a folga dos eletrodos q uso pra vácuoou pra mecãnico?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2008 00:23 #25 por Jduarte
Luis, não importa muito qual carburador. Mas na Intruder que era carburador vácuo, o ponto de ignição um pouco adiantado, em conjunto com aquele tipo de pistão, não favorecem o alto-giro. Então o melhor é a folga 0,7.


Entretanto, se o CDI tivesse uma nova curva de avanço, na qual a partir de uns 8500~9000 rpm ele recuasse um pouquinho, aí acredito que a folga 0,8 se sairia melhor. A idéia do Mr_fahrrad, de duas velas reguladas para dois usos um pouco diferentes é boa. Mas um CDI reprogramado seria o ideal.


Daniel, vc perguntou sobre aumentar ou diminuir a folga... mas em relação a quê? à folga indicada para um motor qualquer? Então vamos pegar por base o motor da Yes, com folga recomendada de 0,7 a 0,8 mm na vela. Se vc diminuir para 0,6 provavelmente o motor ficará mais macio nas baixas e médias rotações, mas certamente ficará mais fraco nas altas. E se colocar folga de 0,9 , provavelmente ele ficará bastante estúpido nas baixas rotações (algumas pessoas usaram uma vela um pouco mais comprida, não sei se é a da CG, e com folga maior também e relataram essa força) mas com tendência a bater pino e ficar muito rançoso em alta, talvez com alguma perda de potência também.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2008 13:44 #26 por luisrs
Então o vc acha colocar o pistao a nova trudy (2007) pra favorecer o giro alto será q é uma dica? ou ja q vai abrir colocar o pistao de aero ou strada claro volata o bura BS26 hãã to começando a gostar da coisa.....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2008 14:01 #27 por luisrs
mr_fahrrad
mas o o que importa é sempre estar pronto pra uma viagem sempre a trudy esatr reguladinha : velas, valvulas carbura, pressao de pneus freios e assim vai .... claro e vc

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2008 16:18 #28 por Jduarte

luisrs escreveu: Então o vc acha colocar o pistao a nova trudy (2007) pra favorecer o giro alto será q é uma dica? ou ja q vai abrir colocar o pistao de aero ou strada claro volata o bura BS26 hãã to começando a gostar da coisa.....



eu não sei como ficaria a taxa de compressão, Luis...


O cabeçote original tem um formato de câmara de combustão, e da sede de válvulas, desenhado para trabalhar em conjunto com o formato do pistão, que tem um ressalto no meio dele (depois coloco uma ilustração que há no manual de serviços). Trocando-se o pistão pelo de cabeça plana vai resultar numa taxa de compressão diferente. Claro que dá para trabalhar no acerto dela... e apenas imagino que o resultado possa ser muito bom...


Mas ainda ficaria faltando o casamento disso com o CDI... teoricamente, com a troca desse pistão um CDI das 2007 também trabalharia bem a contento.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Fev 2008 20:20 #29 por AceDaniel
Valeu JD, vou ficar na folga de 0,8 msm, achei que mudando a folga mudaria alguma coisa tipo potencia, ou torque...(na yes)

falow...

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2008 15:07 #30 por luisrs
DIZ Aiiii JD Que tal um pistão de aero ou de strada aumentaria a taxa, somente o comando bravo aumenta uns 2cv (não achei o comando nem no mercado livre) ou ainda um vira da burgmam ele é maior q das trudy/YES se alguem sabe de alguma coisa sobre aumento de potencia pra trudy diga aiiiii

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.175 segundos