2° Viagem + CG fan + longo texto.

27 Jan 2008 18:27 #1 por mr_fahrrad
Depois da minha primeira viagem hoje eu voltei a viajar com minha moto, ou seja, após quase 4 meses, minha segunda viagem.

Na primeira viagem eu tive alguns desapontamentos com a moto, como a perda muito grande de velocidade em subidas, na época eu atribuí toda a culpa a minha falta de habilidade, a estar sem o macete e um pouco devido a pouca força da motoca.

Porém hoje, estou mais habilidoso e um pouco do macete está feito além disso, um colega

meu, que possui uma cgfan, me acompanhou na viagem, assim teremos um parâmetro de 'comparação'.

Moto1: suzuki intruder 125cc 2004 (poderosa)
Passageiros: eu + namorada + bagagens = +-160kg

Moto2: honda cg fan 125cc 2007 (sem nome)
Passageiros: meu amigo + outro amigo + mochila = +- 150kg

Acredito que é um excelente parâmetro de comparação, pois o peso é quase o mesmo e o arrasto aerodinânico também, pois meus colegas têm quase o mesmo porte que eu.

Vamos ao passeio, logo pela manhã, estávamos em dúvida se pegaríamos a estrada ou não, optamos por apenas passear por parques da cidade, fomos a um parque (tinguí) e lá fizemos um lanche. Conversamos e o plano inicial de ir pra morretes foi cancelado, pois o tempo estava ruim e descer e subir a serra com chuva não é algo muito legal para motoqueiros de praticamente primeira viagem.

Sugeri irmos a lapa (que foi o mesmo destino da viagem passada) pois a estrada, apesar de ser perigosa e ter apenas uma faixa é uma estrada que eu já passei diversas vezes e sei bem o que ficar atento, por isso me sinto seguro.

Então o percurso foi do parque tinguí até lapa-PR, algo em torno de 160km ida e volta.

Já na saída do parque tinguí tinha uma subida, bem ingrime, dessas que a poderosa foge como o diabo foge da cruz! estava eu em terceira marcha, acho que acelerei muito e a moto deu uma afogadona, reduzi pra segunda e nada, pra primeira e nada!!!! quase parei e a moto recuperou o folego. Nisso a cgzinha já estava longe, mais a frente eu encontrei ela parada me esperando!

Seguimos a viagem, no perímetro urbano a poderosa estava faceira, andava fácil nos seus 60km/h habituais, chegamos a rodovia do xisto(araucária) e assim que passamos do trecho urbano começamos a esguelar as pequenas e mantemos os 85km/h (foi essa velocidade que combinamos). Sentia que a cgzinha tinha motor de sobra a a poderosa está quase no limite.

Assim fomos até contenda, onde algumas subidas e vento fortes me deixaram sem graça pela poderosa! aconteceu praticamente o mesmo que da vez passada só foi um pouco melhor pois em um momento eu decidi não passar para a 5º marcha, andar de quarta marcha direto pois na 5° marcha ela estava perdendo velocidade e não conseguindo desenvolver devido aos ventos fortes.

Passeamos um pouco pela Lapa, almoçamos e voltamos. Na volta dei uma esticada na moto para ver se o que aconteceu na viagem passada se repetiria (se ela chega a velocidades altas com facilildade). Dito e feito, esperei uma retona e fui da 3° até a 5° marcha trocando com o giro lá em cima (uns 11mil rpm) e ele chegou, 'fácil', em 110km/h, manti essa velocidade por uns 40s, só caiu devido a uma subida... um novo record pois o anterior era 105km/h com o mesmo piloto e garupa. Nessa esticada a cgzinha não me acompanhou, não sei se é porque não queria ou não conseguiu...

Uma coisa que me espantou, meus últimos tanques foram
30,5km/l (cidade)
30,3km/l (cidade)
27,7km/l(cidade)
29,3km/l (estrada)

minha moto deve estar muito desregulada, pois está consumindo até menos que na cidade (a média da cidade é 28km/l atualmente)

Bom pessoal, desculpe o texto longo, desculpem o desabafo, mas está acontecendo o mesmo que da outra vez o que me deixou ainda mais ansioso para trocar de moto.

Se eu fosse de pesquisar menos eu diria que a intruder é ruim e que 'honda é honda', mas como eu sou de pesquisar bastante sei que meu modelo é mais fraco e minha moto está desregulada, por isso ainda considero uma boa moto, quem sabe até pegue uma intruder 2008, estou na dúvida sobre isso também...

Estou fisicamente acabado, porém mentalmente relaxado, moto é um anti-stress!!

Abraços

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jan 2008 19:16 #2 por pjunior
Olá mr_fahrrad,

Eu acho que um acerto no seu carburador(bs26) deve resolver o problema. Sua moto esta muito bonita pelo que vimos no sábado. Será que um carburador mecânico como os das yes não resolveria seu problema. Se eu não me engano o Jduarte já fez alguns testes.

OBS: Caso queira levar a poderosa na Adrenalina a gente combina um fim de tarde para irmos lá falar com o Ricardo.

Ai Jduarte da ajuda também para o nosso colega.


[]'s

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jan 2008 19:19 #3 por HugoSA
Será que a culpa não é do modelo de carburador da sua moto, que dificulta regulagens? Estou indo para uma Yes, não tenho experiência alguma com motos, e morro de medo de desconhecer macetes como esse de não poder torcer o cabo em uma marcha muito alta...


Abraço

Dafra Speed 150



Santo André - São Paulo - Brasil



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jan 2008 20:42 #4 por Douglas 00
Mr, normalmente motos 125 consomem mais na estrada do que na cidade, pois se exige mais aceleração do que o habitual. Se for pra economizar, não pode passar dos 60~70km/h com pouca aceleração.

Quanto a CG Fan, de fato, ela anda mais sim. Tive Titan 125 es, e fiz uns testes com a intruders 03,04 e de fato, essa eram bem fracas na comparação.

Não andei nas 0km, mas dizem que estas são mais espertas.

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jan 2008 20:47 #5 por GuilhermeRS
MR meu caro, se possível, calcule os gastos que está tendo com ela e os que terá mandando em mecânicos e talz e veja se não vale mais a pena pegar uma trudinha 2008 zero bala...

A minha é das 07/08 e agora depois de amaciada ficou andando junto com qualquer 125 que botar do lado, as vezes ela perde um pouco mas na estrada anda junto, realmente a Fan anda muiiito pra uma 125cc, mas não se deixe levar pelos seus donos, tenho um amigo meu que possui uma e diz que ela vai aos 130km/h facilmente na reta, então a twister vai a 200 na reta seguindo essa lógica...

Quanto ao consumo, a minha faz até menos que a tua, 28-29 se andar na manha faz 32-33 e se andar beeemm na manha faz 35 até 40...

É isso ai meu caro, não adianta tb ficar judiando da coitada pq ela não tem culpa... Só está meia desregulada

PS: QUAL COMBUSTÍVEL VC USA?? JÁ EXPERIMENTOU TROCAR POR OUTRO POSTO DE MESMA BANDEIRA?? TUDO ISSO TEM QUE TESTAR...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jan 2008 20:54 #6 por Dubas
Oi Mr_fahrrad

Concordo com o Pjúnior, talvez seja caso de afinação, pelo q o Pjúnior falou da Yes dele, me deu vontade de fazer o macete do tudo de novo, agora com mais calma.

Abraço

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2008 06:59 #7 por mr_fahrrad
Então galera, já tentei algumas vezes a regulagem (3x em mecânico e umas 2x eu mesmo - dada as limitações de meu conhecimento, óbvio) e também já usei
brsupra (é a que mais uso)
vpower e texaco tecthon
e já troquei de posto algumas vezes também, não senti diferença, nem na troca de posto nem na troca da marca da gasolina.

Trocar o carburador deve ajudar, mas mesmo assim ainda deve ficar um pouco pior que as mais novas além de um carburador novo ser meio carinho, o que me faz achar mais vantagem economizar esse dinheiro para a compra de uma nova moto.

O jeito é evitar pegar a estrada pois na cidade vai bem, desde que se fuja das ladeiras também ( ) e na estrada, realmente, judia muito da moto, coisa que eu não gosto de fazer.

Abraços.

Abraços.

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2008 07:18 #8 por iikozen

mr_fahrrad escreveu: ...Trocar o carburador deve ajudar, mas mesmo assim ainda deve ficar um pouco pior que as mais novas além de um carburador novo ser meio carinho, o que me faz achar mais vantagem economizar esse dinheiro para a compra de uma nova moto.


Trocar não seria a solução, pois ainda assim precisaria de um bom mecânico pra fazer a regulagem. Ou seja, tudo que ela precisa é de um bom mecânico pra regular carburador, vávulas e vela.

mr_fahrrad escreveu: ...O jeito é evitar pegar a estrada pois na cidade vai bem, desde que se fuja das ladeiras também (

) e na estrada, realmente, judia muito da moto, coisa que eu não gosto de fazer.


Pegar estrada não judia da moto não! Na verdade quando bem regulada, ela agradece o passeio!!!

Abçs e boa sorte pra encontrar um bom mecânico!
iikozen

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2008 10:05 #9 por Jduarte
vou ter que ir a Curitiba, é???


Marcos, algumas perguntas:


sei que fez o macete (afastar o tubo), mas conseguiu alterar a posição da agulha do pistonete?


percebeu alguma mudança no comportamento com aquele teste de mudar a posição da caixa do filtro de ar?


com que folga de eletrodo a sua vela está?... recentemente mudei a minha, para 0,7 mm. Devido ao ponto de ignição ser bastante adiantado (na minha opinião), juntamente com o pistão "cabeçudo", a folga de 0,8 dificultava para o motor passar dos 10 mil rpm... e de quebra, o motor ficou com menos vibração e não houve mudança na força em baixas e médias rotações, que permaneçe ótima. Depois ainda vou experimentar a folga de 0,6...


Aqui eu lembro que estou usando o carburador da Yes na minha Intruder, que é 2004 tb. Esse carburador se deu muito bem com esse conjunto pistão/cabeçote/CDI das anteriores ao modelo 2007, e posso afirmar que o investimento num desses (que por aqui encontrava-se usado a menos de 150 reais) compensa, pela maior uniformidade no funcionamento (com o macete feito nele também).


O BS26 é ótimo, mas tinha que ficar livre da interferência do tubo, coisa que eu ainda não conseguí fazer.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2008 10:22 #10 por piccoli
Fahrrad, é o seguinte: a Intruder 125 modelo até 2006 é fraca, e não tem jeito: vai continuar tendo desempenho inferior a algumas 125 como FAN e YBR, mesmo com todos os macetes disponíveis.
Não sei quanto à Intruder 2007 com os 12,5 CV iguais a FAN e YBR, mas essa 2006 para baixo é sofrível em estrada, vibra demais, berra demais, e perde boa velocidade com qualquer subida moderada.
Eu tive uma Titan ano 1996 que tinha o mesmo conjunto motor/câmbio da atual FAN 125. Não há dúvida, o desempenho daquela Titan era bem superior ao desempenho da minha atual Intruder com BS 26.
A compensação da Intruder até 2006 está no conforto, na boa estabilidade, na economia (faço de 35 a 40 Km/l na cidade), sem contar o estilo que a mim agrada muito, tanto que sempre digo: se ela tivesse 200 ou 250 cc, nunca mais teria necessidade de trocá-la.
Mas em termos de rendimento não existe milagre: desde os tempos da Suzuki Katana 125, esse motor que equipa a Intruder tem como ponto forte a resistência e a durabilidade, mas desempenho, não.
Se você quer pegar estrada com regularidade, começe a pensar numa Fazer, Twister, Tornado, Lander, etc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2008 10:52 #11 por mr_fahrrad
Então JDuarte,
- não mexi na altura da águlha do pistonete
- ainda não medi a altura do nível da bóia (falta de tempo, porém nas duas últimas semanas eu tive um tempinho, então não tenho desculpas pra não ter medido...rs.. vou ver se no carnaval tiro um dia inteiro pra fuçar na poderosa)
- Mudei a posição da caixa de ar e não percebi diferença.
- A vela é a DR8EA ou algo assim, não mexi na vela, então a folga do eletrodo é a padrão.

Esse carburador por menos de R$150 compensa mesmo, eu cheguei a ver um novo na concessionária e estava um pouco menos que R$500, aí não compensa. Vou ver se acho um desses aqui em curitiba.

No momento, eu estou mais aberto a fazer investimentos na poderosa, estou vendo com um grande amigo meu e provavelmente assim que eu trocar de moto ele irá comprar a poderosa! assim fico mais tranquilo em investir um pouco nela pois os investimentos não serão perdidos (afinal, vou vender pra um amigo) e é até bom vendê-la bem regulada, assim nas viagens que fizermos a moto poderá ir com mais força e não ser 'a mula empacadora da história" .. hehe

Sua presença é muito aguardada aqui em curitiba! tanto por mim quanto por outros colegas!

Piccoli,

As mais antigas têm 1cv a menos e 40% menos torque, uma baita diferênça!! e pra mim é a mesma coisa, se fosse umas 200cc eu não iria trocar tão cedo, pois eu gosto muito da moto, o que me desanima às vezes é essa falta de força mesmo.

Abraços.

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2008 11:10 #12 por Jduarte
foi interessante o Piccoli citar a Katana 125...


propaganda enganosa ou não, vcs se lembram qual era a potência declarada para o motor dela?...


sim, 14 cv.


Nos melhores acertos e momentos que tive com o carburador à vácuo na minha Intruder, eu podia jurar que ela tinha a mesma força da Yes...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2008 11:43 #13 por Mauricio
Fala JD! ahá, 0,8mm fica difícil de acelerar além dos 10.000rpm é??? hehe

tou brincando. essa semana peguei estrada com a minha yes e o desempenho dela foi praticamente o mesmo. tive a impressão que enquanto o motor tava meio frio ela tinha dificuldade de superar 9.000rpm, mas depois de uns 10 minutos na estrada ela voltou a atingir os 11.000rpm de sempre... hehehe...

só que nessa condição extrema de pilotagem ela consome 1/4 do tanque a cada viagem que faço (cerca de 70km), segundo aquele marcador de combustível maluco que mente pra carai... também, são 20km na boa e 50km a 11.000rpm sem parar...

foi mal pelo desvio do assunto...

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2008 13:51 #14 por luisrs
mr_fahrrad em viagem vc tem q trocar de marchas não tenha dó.


A 80 km/h = 7000 giros(RPM) em subida vai descer o giro mesmo mete a 4ª e assim por diante. A tua é igual a minha (2005) carbura avácuo (BS26) o carbura é bom mas acho que é falta de potência, por isso giro tem q ser radical. Qdo viajo ando 8500 a 9000 giro toca ficha ela gosta.


Agora (q faz tempo) estou com carbura da YBR (VM20) com filtro esportivo a trudy ficou bem melhou. As novas Trudy tem o carbura mecanico claro VM 22 e relação 15x43, potencia maior por o giro delas vem mais cedo, contra da antiga 14x43 por o giro la em cima, e com VM 20 (YBR) ficou mais macia resposde mesmo e mais rápido não tem engasgo. Paguei 80 reis deve ta mais caro mas so um pouquinho nada de se impressionar . Acho q ajudei.. UFA...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2008 14:37 #15 por mr_fahrrad
luisrs,

Não tive dó de trocar marchas nessa viagem, mantive sempre o giro lá em cima mas notei que não tinha chance alguma de acompanhar a 'mau-falada cg fan'...

Como falei em outro fórum, vou ir atrás desse VM20 e quem sabe faça o teste!

Há um tempo atrás eu estava analisando a possibilidade de por um motor de strada na poderosa, com 200cc eu ficaria satisfeito por um bom tempo!

Vou a busca do vm22, vm20(ybr) e motor de strada (motor + carburador + não sei o que)

Abraços.

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.221 segundos