Os caminhos inversos...

16 Jan 2008 10:17 #1 por Jduarte
olá pessoal...


acho que a maioria sabe que eu uso o carburador a vácuo na minha Yes, o BS26, que equipava originalmente a Intruder 125. E que eu considero esse como o carburador certo para ela.


Bom, recentemente fiz novamente um caminho inverso:


há um tempo atrás, meu amigo Elio Filho queria experimentar o carburador da Yes, o VM22, na Intruder 2005 dele, e eu até o desestimulava por considerar o original melhor que esse.


Bom, fiz isso, coloquei o carburador original da minha Yes, na minha Intruder 2004, e o resultado é dos melhores!... Agora eu estou considerando o carburador VM22 como o melhor para a Intruder, mas anterior ao modelo 2007, ou seja, todas que usavam o carburador vácuo (elas têm o pistão e cabeçote diferentes das novas)... desde que o LuisRS colocou as mensagens dele aqui no fórum, relatando a experiência com o carburador da Ybr 125 eu vinha querendo fazer isso.


A troca, para mim, não foi difícil, já que eu tinha o coletor de admissão original da Yes guardado, bem como o tubo condutor também. Ambos são diferentes, de uma moto para a outra. Eu tive que comprar o coletor da Intruder para poder usar o seu carburador na Yes, então, o coletor da Yes estava disponível. E por falta do cabo de acelerador certo, acabei usando o cado da Yes mesmo, mas está muito curto e terá que ser substituido.


Uma das dificuldades que a Intruder com carburador vácuo tinha, eram os micro-afogamentos que aconteciam em desacelerações seguidas de re-aceleração. Isso simplesmente acabou até me assustando nas primeiras andadas com a moto, pq ao reacelerar ela obedece imediatamente dando uma puxada fortinha para a frente, sem a "apagada" de 1 segundo que frequentemente acontecia (os micro-afogamentos devido a gasolina em estado líquido que era golfada para fora do misturador, parando boa parte dela na borboleta do carburador).


A aceleração é linear e consistente, coisa que o BS26 também faz mas só depois de bem sintonizado o afastamento do tubo condutor (com o tubo na posição original a aceleração do BS26 oscila bastante). E uma coisa que acho bem curiosa: o motor agora parece ter muito mais vontade de passar dos 10 mil rpm com esse carburador... ainda não abusei da rotação à toa, mas já percebí isso.


Quanto ao consumo, na primeira sequência de 3 dias de trabalho em que fui com ela, andando frequentemente nos 100 km/h, ainda enfrentando ventos consideráveis, ficou em 35,5 km/l, mantendo uma paridade com o BS26. Num dos meus bate-volta no quiosque, garupado e com os já tradicionais ventos contra, fez pouco mais de 28 km/l, mas com a primeira regulagem que fiz, e que mudei após a viagem...


Resumindo? baaaala! Preta Garbo mais vigorosa que nunca!


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2008 11:12 #2 por mantabodyboarde
Respondido por mantabodyboarde no tópico Os caminhos inversos...
JDuarte,

Sempre que sou obrigado a levar pra "revisão" da garantia, a moto volta com esses afogamentos.

Chegou no cúmulo de fazer 36km/l nessa ultima vez!
Eu desisti da garantia, não vale a grana que eu gasto de besta e o trabalho que tenho pra acertar toda a moto outra vez. Dessa vez mexeram na agulha, com certeza, pq não acertei mais o ponto, a moto acabou ficando menos manca, mas longe do que era antes da revisão dos 9000km.

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2008 12:14 #3 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Os caminhos inversos...
JD ENTONCES O VM22 É MELHOR DO QUE O BS6 PRA INTRUDER MESMO??? ENTÃO A SUZUKI FEZ CERTO EM TROCA-LOS A PARTIR DE 2007???

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2008 12:24 #4 por Intruder Birous
Respondido por Intruder Birous no tópico Os caminhos inversos...
Só é salgado o preço...

Dirceu

Intruder Birous ano 2005 preta - 30.000 km Rodados



CEARÁ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2008 12:55 #5 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Os caminhos inversos...

GuilhermeRS escreveu: JD ENTONCES O VM22 É MELHOR DO QUE O BS6 PRA INTRUDER MESMO??? ENTÃO A SUZUKI FEZ CERTO EM TROCA-LOS A PARTIR DE 2007???



não!...


eu acredito que as 2007 se beneficiariam do BS26... assim como a Yes também (frisando, livres do problema do tubo!).


O que eu percebí é que no motor da minha, esse carburador VM22 deixou-a mais forte...


As diferenças do motor das Intruder que tinham carburador a vácuo para as novas e para a Yes, é pistão, cabeçote e CDI... o CDI especificamente tem curva de avanço bem diferente, e a combinação do VM22 com esse CDI (e pistão) anterior ficou muito boa...
Jduarte39463,6229282407

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2008 13:09 #6 por tone_cet
Respondido por tone_cet no tópico Os caminhos inversos...
Jduarte, a minha intruder é modelo 2007. Vc acha que trocando o CDI melhora alguma coisa?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2008 13:22 #7 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Os caminhos inversos...
Amigos, no sábado estive verificando preços de motos novas. Uma Intruder 125 modelo 2008 está em R$ 5.650 numa loja aqui de POA, mais emplacamento, o que daria um preço final de R$ 6.100.
Estava pensando se vale a pena trocar a minha Intruder 2006 à vácuo por esse modelo 2008 com melhorias de carburação, CDI, acabamento, etc.
A diferença de preço seria entre 2 ou 2.500 reais que teria que dar (minha moto mais volta à vista).
Será que vale a pena?
Alguém teve Intruder com BS 26 e agora tem Intruder com VM 22 para dar um parecer sobre diferença de desempenho e consumo?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2008 13:32 #8 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Os caminhos inversos...
também tenho curiosidade de saber se mais alguém já colocou isso em prática, antes...




tone_cet escreveu: Jduarte, a minha intruder é modelo 2007. Vc acha que trocando o CDI melhora alguma coisa?



não, Tone... esse conjunto CDI pistão/cabeçote da 2007 está bem acertado.


* edição:


ah, eu tinha entendido errado a pergunta do Piccoli.
Jduarte39463,7959722222

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2008 21:15 #9 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Os caminhos inversos...
JD A MINHA TRUDI COM O NOVO CDI CORTA A IGNIÇÃO E 10500RPM
ISSO É O NORMAL OU ESTÁ MUITO BAIXO??? LOGO QUE ENTRA NO VERMELHO ELA JÁ CORTA... DETALHE EU TENHO ALARME POSITRON G4 INSTALADO, NÃO SEI SE INFLUENCIA...

PELO QUE VI O PESSOAL FALANDO DAS TRUDIS PASSANDO DE 110 SEM TER QUE FAZER MALABARISMO EM CIMA...
A IMPRESSÃO QUE DÁ É QUE AS NOVAS TEM MAIS ARRANCADA E MENOS FINAL... OU MENOS ARRANCADA E MENOS FINAL...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2008 23:10 #10 por AceDaniel
Respondido por AceDaniel no tópico Os caminhos inversos...
AI Jd em relaçao ao pistão mudou oq nas 2004 pras 2008?
mudou a taxa de compressao tb?

falow...

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2008 07:18 #11 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Os caminhos inversos...
GuilhermeRS, há pouco tempo ví um site do fabricante do CDI... aquele que parecia ser o CDI da Yes (e das Intruder novas), tinha informação de corte aos 10.500 rpm. Mas eu não tive certeza de que esse fosse realmente o CDI certo. E baseado no que a minha Yes mostra (comparado também aos cálculos de velocidade e rpm), eu considero que o corte seja aos 12 mil, mesmo.


O seu alarme pode realmente estar interferindo. A Yes do Tiagoulart andava tendo cortes nessa mesma rotação, e eram causados pelo módulo do alarme.


O CDI da Intruder vácuo tem corte aos 12.000 rpm.


Daniel, eu não observei a taxa de compressão... depois vou xeretar isso.


O pistão da Intruder anterior à 2007 era "cabeçudo", ou seja, tem um ressalto, uma elevação no meio dele, e cavas para acomodação das válvulas. Os pistões atuais são planos, mas também têm pequenas cavas (vide foto do meu pistão, http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=4057&a mp;KW=estouro&PN=0&TPN=4 ).


O cabeçote anterior também tinha câmara de combustão adequada ao tipo de pistão usado. Depois vejo se consigo fotos ou ilustrações deles, para comparação...


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2008 09:03 #12 por creckboy
Respondido por creckboy no tópico Os caminhos inversos...
Minha Intruder 2004 nunca fez mais que 28Km/l desde zero e atualmente está com quase 60000 Km rodados.
Minha média de consumo é sempre a seguinte encho o tanque zero o hodometro e ela sempre pede reserva entre 220 e 240 Km rodados isso desde nova já após inúmeras revisões.
Ou seja o BS26 nas 2004 consome muito e rodo a maioria do tempo sem garupa e nunca passei dos 28Km/l

Minhas Três Crianças:

Intruder 125 2004

Dafra Super 100 2008

Fiat Oggi 1984

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2008 09:22 #13 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Os caminhos inversos...
Creckboy, experimente mexer na posição da caixa do filtro de ar.


Nos dois suportes de fixação superior há um pequeno espaço que permite levar a caixa um pouquinho para trás. Faça apenas essa experiência...


Na Preta Garbo, posição da caixa um pouquinho levantada proporcionou uma diferença de 2 km a mais por litro, mantendo a mesma regulagem (a que eu mostro no tópico do BS26). Eu levantei um pouco as duas abas do chassí (cuidadosamente com um alicate), e limei um pedaço da caixa do filtro de ar, onde o parafuso é apertado, para que ela levantasse um pouco.


Parece bobagem?, mas experimente só soltar os parafusos e empurrar a caixa o máximo para trás e apertá-los novamente... depois saia com a moto e veja se o acelerador continua respondendo do mesmo jeito...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2008 09:27 #14 por mr_fahrrad
Respondido por mr_fahrrad no tópico Os caminhos inversos...
A minha, 2004 também, está fazendo algo em torno de 28km/h. No inicio fazia 30-31km/l aí depois de umas regulagens caiu pra 28km/l.

Eu ainda estou na dúvida se caiu para 28km/l devido as regulagens ou devido ao estilo de pilotagem, percurso e transito. Vou explicar:
- No inicio eu tinha a mão um pouco mais leve (apesar de que ainda tenho a mão leve, apenas estou arrancando um pouquinho mais forte) além da mão mais leve, eu, pela inexperiência, evitava horários de trânsito mais carregado e com isso pegava o transito mais livre (ou seja, menos arranca e pára). Bem no começo, também evitava subidas com medo de deixar a moto morrer. Na fase incial, fazia uns 31km/l, uma vez fez 36km/l!
- Depois da fase inicial, comecei a arrancar mais forte, pegar mais trânsito, andar garupado e enfrentar mais subidas. Aí o consumo foi para 27-28km/l ... uma vez fez 24km/l.

Agora no fim do ano, o pessoal entra em férias, todo mundo vai viajar e o transito fica mais livre, além, é claro, das férias escolares. Faz um mês que eu estou sentindo o transito estar bem mais livre, faço o percurso em menos tempo e páro e arranco menos (igual ao início -- quando fazia uns 31km/l) e meus últimos dois abastecimentos deram 30,38km/l e 30,12km/l. Então fico pensando se é realmente a desregulagem da moto que está fazendo consumir bastante, pois com o trânsito mais livre ela voltou a consumir como antes.

Além disso, a temperatura está mais elevada, pode ser soma desses fatores também.

JDuarte, sei muito bem dessas afogadinhas, eu e o mecânico ficamos uma tarde inteira fuçando na moto e não conseguimos deixá-la com uma aceleração linear!

JDuarte e checkboy, vocês tem a mesma moto que eu (ano 2004), o que vocês acham de apenas 11,5 cv e 0,86kgfm@8500rpm de torque ? acham muito pouco? além disso, esse BS26 geralmente não está bem regulado, o que faz ficar mais fraca ainda... Eu dei uma volta na quadra com uma 2007 e senti uma enorme diferença!

Abraços.

EDIT: JDuarte, irei fazer essa experiência. aliás, em breve espero ter tempo para me dedicar às regulagens da 'poderosa'
mr_fahrrad39464,4798148148

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2008 11:29 #15 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Os caminhos inversos...
Ô JD! Essa dica de afastar a caixa de ar, seria o mesmo que afastar o tubo, não é? Afrouxa o anel que prende o tubo ao carburador, afrouxa a caixa de ar, ajeita para trás. O efeito seria o mesmo do "macete do tubo"?


Ô Fahrrad! Fale mais aí sobre essa voltinha na Intruder 2007! Eu estou à procura de alguém que compare desempenho da Intruder com BS 26, com a Intruder nova com o carburador VM 22.
Com certeza melhorou, porque a Intruder nova está com relação 15 X 43, alongada. Isso é um claro indício de que o torque do motor evoluiu a ponto da Suzuki decidir alongar a relação, o que não deixa de ser um risco de comprometer a força da motinho, num Brasil cheio de ladeiras em que as pessoas gostam de arrancadas rápidas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.235 segundos