olá pessoal...
acho que a maioria sabe que eu uso o carburador a vácuo na minha Yes, o BS26, que equipava originalmente a Intruder 125. E que eu considero esse como o carburador certo para ela.
Bom, recentemente fiz novamente um caminho inverso:
há um tempo atrás, meu amigo Elio Filho queria experimentar o carburador da Yes, o VM22, na Intruder 2005 dele, e eu até o desestimulava por considerar o original melhor que esse.
Bom, fiz isso, coloquei o carburador original da minha Yes, na minha Intruder 2004, e o resultado é dos melhores!... Agora eu estou considerando o carburador VM22 como o melhor para a Intruder, mas anterior ao modelo 2007, ou seja, todas que usavam o carburador vácuo (elas têm o pistão e cabeçote diferentes das novas)... desde que o LuisRS colocou as mensagens dele aqui no fórum, relatando a experiência com o carburador da Ybr 125 eu vinha querendo fazer isso.
A troca, para mim, não foi difícil, já que eu tinha o coletor de admissão original da Yes guardado, bem como o tubo condutor também. Ambos são diferentes, de uma moto para a outra. Eu tive que comprar o coletor da Intruder para poder usar o seu carburador na Yes, então, o coletor da Yes estava disponível. E por falta do cabo de acelerador certo, acabei usando o cado da Yes mesmo, mas está muito curto e terá que ser substituido.
Uma das dificuldades que a Intruder com carburador vácuo tinha, eram os micro-afogamentos que aconteciam em desacelerações seguidas de re-aceleração. Isso simplesmente acabou até me assustando nas primeiras andadas com a moto, pq ao reacelerar ela obedece imediatamente dando uma puxada fortinha para a frente, sem a "apagada" de 1 segundo que frequentemente acontecia (os micro-afogamentos devido a gasolina em estado líquido que era golfada para fora do misturador, parando boa parte dela na borboleta do carburador).
A aceleração é linear e consistente, coisa que o BS26 também faz mas só depois de bem sintonizado o afastamento do tubo condutor (com o tubo na posição original a aceleração do BS26 oscila bastante). E uma coisa que acho bem curiosa: o motor agora parece ter muito mais vontade de passar dos 10 mil rpm com esse carburador... ainda não abusei da rotação à toa, mas já percebí isso.
Quanto ao consumo, na primeira sequência de 3 dias de trabalho em que fui com ela, andando frequentemente nos 100 km/h, ainda enfrentando ventos consideráveis, ficou em 35,5 km/l, mantendo uma paridade com o BS26. Num dos meus bate-volta no quiosque, garupado e com os já tradicionais ventos contra, fez pouco mais de 28 km/l, mas com a primeira regulagem que fiz, e que mudei após a viagem...
Resumindo? baaaala!
Preta Garbo mais vigorosa que nunca!