Roda tracionando no Neutro

20 Nov 2007 13:10 #1 por BSM
Minha moto tem umas coisas estranhas que ninguém acha solução.... agora mais uma...

Meu câmbio também começou a ficar ruim.
A 1ª e 2ª marcha estavam críticas, agarrando o tempo todo, e sentia que as engrenagens se atritavam nas trocas de marchas. Pensei que fosse o óleo. Depois da revisão o câmbio ficou mais macio, porém, ainda tinha o atrito.

Hoje coloquei a moto no descanso central, e percebi que mesmo estando no Neutro a roda traciona, e quanto mais acelerava, mais ela gira. Mas se segurar a roda a moto não morre, se soltar ela volta a girar.

Alguma idéia do que possa ser?

A autorizada vai dar uma olhada, mas só tinha horário pra 2ª feira. É um longo período de espera... e nesse tempo a moto vai rodar no mínimo 500km... será que vai detonar as engrenagens lá dentro?

B12 / Factor 125
BH / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2007 13:16 #2 por kuila
Respondido por kuila no tópico Roda tracionando no Neutro
algo errado no seu câmbio, seria normal a roda girar se estivesse com a embreagem acionada e engrenada, mas no neutro não era pra acontecer não.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2007 13:20 #3 por Ivan RJ
Respondido por Ivan RJ no tópico Roda tracionando no Neutro
Eu não vejo problema nenhum, pois, ela estará andando. Eu já tive uma moto que acontecia isso e nunca me liguei, a moto foi vendida com mais de 40.000km e não estragou nada. Não vejo motivo para que ela fique parada até 2ª feira, mas leve na autorizada para que vejam se isso é algum defeito. Como eu disse, comigo não aconteceu nada, porém a época era outra e a tecnologia evoluiu muito. Vamos aguardar outras opiniões de irmãos que entendam de embreagem. Um grande abraço BSM.

YES 2006 Azul - Rio de Janeiro
Alone On Road MG
Só temos uma regra, não ter regras.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2007 13:33 #4 por kuila
Respondido por kuila no tópico Roda tracionando no Neutro
por aí ivan, mas se a moto está no neutro não é para tracionar, se fosse a moto engatada e com a embreagem acionada aí sim, mas neste caso parece que as engrenagens não estão devidamente posicionadas, coisa pra quem entende mais dessa área analisar.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2007 13:49 #5 por BSM
Respondido por BSM no tópico Roda tracionando no Neutro
O fato dela tracionar nem é o problema maior...

Mas quando paro e está no neutro (em um semáforo por exemplo), na hora de arrancar, e a 1ª é engatada, a moto dá um pulo, como quando agente gira a chave com a 1ª engatada.

Por isso eu acho que as engrenagens devem estar se roçando lá dentro...


B12 / Factor 125
BH / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2007 14:04 #6 por kuila
Respondido por kuila no tópico Roda tracionando no Neutro
é o mais provável BSM, deve ter algo desajustado nas engrenagens, pois enquanto está no neutro lá dentro deve estar levemente engrenada na primeira, dando o tapa no completar da troca.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2007 14:50 #7 por rvcezar
Respondido por rvcezar no tópico Roda tracionando no Neutro
poxa....

e a minha que desde zero tracionava no neutro???

eu sempre imaginei que aquilo fosse normal...

a pouco tempo atrás que eu coloquei ela no cavalete e no neutro e a roda não girou... ainda fiquei pensando pq dessa vez não tinha girado mas nem dei muita bola...

vê que coisa!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2007 15:58 #8 por netocampeiro
Respondido por netocampeiro no tópico Roda tracionando no Neutro
A minha segue o comportamento que o Kuila descreveu:

Neutro - zero
Embreagem - gira pouco

Se no neutrão está tracionando, não aceitem... tem algo errado aí, mandem pra autorizada conferir, especialmente se está na garantia.

Se o mexânico se fizer de bobo, fala com o gerente da oficina direto, em separado.

Nada de esperar a próxima revisão, senão se der problema maior vão alegar:

´ah, mas era pra ter trazido logo que deu defeito...´

Esse pessoal das autorizadas tem que levar na ponta da faca, se deixar por conta deles não fazem nada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2007 15:59 #9 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Roda tracionando no Neutro
É normal a roda girar no neutro quando apoiada no cavalete central, se o motor estiver frio ou morninho. A pressão do óleo na transmissão faz a roda girar. Mas em geral, apertando o freio ou segurando a roda com a mão mesmo, ela pára.
Se a roda traciona mesmo com motor quente e também oferece resistência, muito provavelmente a embreagem está baixa demais.
Com o motor quente, verifique a folga da embreagem pela extremidade do manete, ele deve mover livremente algo em torno de uns 2 cm, medindo na pontinha dele. Se for mais que isso, ajuste a embreagem para 1,5 ou 2 cm. Não precisa ser exato, essa medida é uma referência.
Outra possibilidade seria terem colocado óleo com especificação bem diferente da recomendada, mas isso acredito que não, se a concessionária recém trocou óleo, imagino que eles tenham posto óleo 20W50, JASO MA, API SG, conforme a J. Toledo recomenda.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2007 21:41 #10 por BSM
Respondido por BSM no tópico Roda tracionando no Neutro
Lá eles só colocam o Lubrax recomendado.

A folga está correta.

E sei que normal o câmbio não está.

O que detonou é só ter horário na 2ª feira para verificar a moto.

Vou mandar um email para a Suzuki relatando o caso.

Daí vou ter um documento datado. E amanhã vou passar na autorizada e pedir uma declaração que só vai ter horário para atendimento na 2ª.

Tô com receio gigante dessa câmbio estourar nesse período... altos ruídos cabulosos!!!

B12 / Factor 125
BH / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2007 08:00 #11 por arthurbonilha
Bom ... minha Yes nunca fez isso nao, des de zerada com o motor frio, morno ou quente, em neutro embreada ou nao, a roda nao gira nem um pouquinho quando eu acelero ...
Eu ja ví inumeras motos com motor grande, tipo uma CB 500 que no neutro se acelerar a roda gira um pouquinho, agora .. motos com 125cc nunca vi nao ...
Abraços a todos !!

Yamaha XTZ 250X - Sem palavras para descrever como é !!

"Para quem tem não é necessário explicar; Para quem não tem, nem adianta tentar explicar"

Osvaldo Cruz - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2007 08:18 #12 por kuila
Respondido por kuila no tópico Roda tracionando no Neutro
BSM, mande um e-mail já com os dados da moto e dados da concessionária pois já abrem um acompanhamento.

***********

artur, no neutro e acelerando é aceitável devido à vibração e outras coisinhs, mas sem acelerar, só na rotação de neutro mesmo é complicado.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2007 08:55 #13 por BSM
Respondido por BSM no tópico Roda tracionando no Neutro
Email já enviado... agora vou aguardar e ver o que acontece...

B12 / Factor 125
BH / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Nov 2007 06:58 #14 por BSM
Respondido por BSM no tópico Roda tracionando no Neutro
Email já respondido...


Prezado Bruno,

agradecemos o envio de seu e-mail.



Por gentileza, encaminhe sua motocicleta a uma Concessionária Autorizada Suzuki e solicite que o responsável pela assistência técnica entre em contato com o Departamento de Serviços da J Toledo. Trabalhando em conjunto, fábrica e concessionária analisarão e solucionarão o problema apresentado por seu veículo.



Atenciosamente,

Central de Atendimento ao Cliente - Suzuki
J Toledo Suzuki Motos do Brasil




Será que vou ter que deixar a moto lá de um dia pro outro??? Vai ser complicado ficar a pé...

B12 / Factor 125
BH / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Nov 2007 09:15 #15 por arthurbonilha
Sim .. é aceitavel sim .... ela gira pela vibraçao mas mto pouco ...
Legal é ver uma B12 no cavalete, ligar ela e acelerar no neutro ... gira pra c*r*lh* a roda rsrsrsrs

*ps: Tive a oportunidade de ligar uma B12 sem ponteira e sem tubo coletor ..... sai cada labarede q chega dar meeedo rsrsrsr

*ps2: Tive q fazer uma consulta no otorrino no dia posterior, n estava escutando NADA rsrsrsrsr

Yamaha XTZ 250X - Sem palavras para descrever como é !!

"Para quem tem não é necessário explicar; Para quem não tem, nem adianta tentar explicar"

Osvaldo Cruz - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.198 segundos