corrente, limpeza e lubrificação

10 Set 2007 21:31 #16 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico corrente, limpeza e lubrificação
o meu ritual é mais simples na limpeza, mas mais trabalhoso na lubrificação.


Limpo a corrente com estopa, e uma escova de dentes nas plaquetas laterais.


Depois pingo uma gota de óleo para corrente (Jerod) no canto de cada rolete, girando-o a seguir, para o óleo já entrar.


Após fazer isso em todos os roletes, pingo uma gota de óleo motor (estou usando uma sobra de Castrol Actevo, atualmente) entre cada plaqueta lateral, mantendo-as ligeiramente afastadas com uma pequena chave de fenda, para que o óleo chegue aos pinos.


E por último, passo um bom fio de graxa branca, ou grafitada, por cima dos roletes, e depois giro-os novamente e retiro o excesso das pontas dos dentes da coroa. Essa é a que vai lubrificar o colo dos dentes da coroa e do pinhão.


Faço isso a cada 3 ou 5 dias. Se chover nesse meio tempo, aplico apenas a graxa de acordo com a necessidade.


Dá trabalho?, sim. Faz alguma sujeira?, sim... mas a primeira relação da Yes foi até os 23.500 km, quando resolví colocar a coroa 42, e a segunda rodou 28 mil.



Jduarte39336,0222453704

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Set 2007 06:20 #17 por rockenbach
Eu prefiro trocar a relação de 15k em 15k que passar todo esse trabalho JD, muita mão isso a cada 3 ou 5 dias. Fazer quando lava, a cada 15 ou trinta dias esse processo todo até tudo bem. Eu só lubrifico com óleo de motor mesmo, o sae 20.

abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Set 2007 06:29 #18 por BLZ-Ctba
Respondido por BLZ-Ctba no tópico corrente, limpeza e lubrificação
tenho 1 litro de SAE 40 em casa, cheinho, que usava pra lubrificar a corrente da minha bike. vou testar usar ele pra ver como fica!


abraços

Suzuki Intruder 125 07/07 Bordô



Curitiba-PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Set 2007 07:00 #19 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico corrente, limpeza e lubrificação
rockenbach,


é que no meu caso não é apenas a economia e longevidade da relação. Desses 5 dias que mencionei, 3 eu ando na rodovia Dutra, ida e volta, de Sampa a Guarulhos. Então, esse conjunto tem que estar funcionando direitinho!... para mim é obrigatório cuidar até mesmo com exagero da transmissão.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Set 2007 07:04 #20 por rockenbach
a bom, ai si mesmo, tem que estar com ela sempre em dia, perfeitinha, por que rodovia qualquer probleminha pode gerar um problemão, sei disso por que passei um ano +- andando na BR-116 que a mais movimentada aqui na minha, cidade, andava uns 60 km nela todos os dias, em percursos de 15 km cada, e rodovia deve-se ter atenção redobrada.

abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Set 2007 11:59 #21 por kuila
Respondido por kuila no tópico corrente, limpeza e lubrificação
concordo com o JD, nem é tanto por causa da durabilidade, mas sim da segurança e conforto que aumenta mantendo o conjunto sempre em ordem.

até a vibração diminui com o conjunto bem lubrificado.

por incrível que pareça gosto de aplicar oleo 10 (o famoso singer) e completar com graxa branca ou produto específico de lubrificação de correntes.

o óleo 10 penetra facilmente nos elos e se aplicado com cuidado não faz sujeira, sem contar que o bico do frasco singer ajuda muito na aplicação.



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Set 2007 18:21 #22 por jabsb
Respondido por jabsb no tópico corrente, limpeza e lubrificação
Já testei alguns macetes, e até agora o melhor foi o seguinte:

Providencie 2 recipientes (eu uso pote de sorvete... vazio, claro!), 2 pincéis e muito jornal velho.

Pegue um dos recipientes e coloque querosene. Vá até a motoca, forre tudo com jornal (para não melecar a garagem) e com um dos pincéis passe o querosene na corrente, mantendo o pote embaixo para escorrer nele. Assim você suja menos a garagem...

Depois, pegue jornal e "seque" a corrente.

Daí pegue o outro recipiente e coloque óleo SAE 90 (óleo de câmbio de automóveis). Uma lâmina resolve e sobra. Pegue o outro pincel e passe. Deixe quieto uns 10 minutos e é só brincar!

Aconselho a trocar o jornal assim que terminar de espalhar o óleo SAE 90, pois o querosene faz uma meleira danada. Se deixar pra trocar no final vai ter uma surpresinha quando for sair com a motoca... ehehehe.

Quanto ao trabalho vs. preço da relação, digo que a moto fica mais econômica e confortável. Também sinto ela responder melhor. Não posso me dar ao luxo de deixar para lá, são 150km/dia em média...

[]s!jabsb39338,8907407407

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Set 2007 18:59 #23 por BLZ-Ctba
Respondido por BLZ-Ctba no tópico corrente, limpeza e lubrificação
meu processo é o seguinte. limpo a corrente a cada 1000 km rodados (so rodo em asfalto, e aqui em curitiba nao tem muita poeira). minha moto está com 2330 km rodados, portanto, limpei a corrente 2 vezes). pra limpar, faço um processo parecido com o do joão. pego um pote de sorvete e coloco embaixo da corrente. pego um copo descartavel de refrigerante, daqueles de plástico, e coloco um pouco de querosene. (não se preocupem, não corroi o plastico, pelo menos no tempo necessário de se limpar a corrente). pego um pincelzinho que uso especificamente para esse fim. vou passando no querosene e na corrente, a fim de tirar o grosso da sujeira. o excesso vai pingando dentro do pote de sorvete. depois disso, pego um pano (daqueles perfex ou similares, pois o mesmo tera que ser jogado fora depois da operação), molho no querosene vou limpando a corrente, aos poucos. isso deixa a corrente limpissima, sem residuos de sujeira ou oleo.


após isso, espero secar por um tempinho, depois, pego o recipiente de óleo SAE 90 que eu comprei (Ipigerol, da Ipiranga). pego outro copinho descartável desses, coloco um fundinho (bem pouca coisa mesmo) e com outro pincel, igual ao primeiro, passo na corrente toda. na parte de dentro, de fora e nas laterais (passo pouco e espalho bem, assim evita de espirrar oleo na moto toda). o segredo é espalhar bem e não deixar acumular em algumas partes EVITEM O EXCESSO!!!!! mantem a moto limpa! passar oleo com pincel e no copinho vc gasta pouquissimo oleo, pois quase nada é desperdiçado!


esse processo de passar óleo eu faço semanalmente ou a cada 100-150km, o q vier primeiro. estou querendo por, alem do óleo, a graxa branca da jerrod n parte interna.


abraços a todos e espero ter ajudado!!

Suzuki Intruder 125 07/07 Bordô



Curitiba-PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Set 2007 20:24 #24 por Norse Rider
Eu lavo a corrente sempre que lavo a moto. Faço isso 2 vezes por mês mais ou menos. Passo querosene com um pincel e enchago com água. Depois que a moto está lavada, lubrifico com óleo 20-50. Passo óleo sempre que acho q a corrente está secando, entre lavagens.



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.168 segundos