Opa galera, sou novato aki, mais ja acompanho a uns 2 meses, tenho uma yes 07/07, tava lendo uma reportagem do tite e la fala sobre ar rarefeito, tava falando duma viagem q ele fez.. bem pq o ar rarefeito pode fazer furar o pistão????? eu fiz o corte do tubo restritor sera q pode contribuir de alguma forma p mistura ficar pobre?
Pode sim, se não ajustar a mistura. A gasolina tem também a função de refrigerar o cilindro e pistão, se a mistura estiver pobre faz com que a temperatura se eleve em alguns pontos, como um maçarico.
mais vc concorda q ar rarefeito é pouco ar? entao a mistura dele tava com mta gasosa e pouco ar.... certo? entao tava lubrificando... nao consegui entender ainda
DJ4ngo, o ar rarefeito é um ar com maior dificuldade de queima e altamente instável na sua massa, por ex.:
o ar no nível do mar tem uma massa de aprox.: 1kg enquanto numa altitude de 3km terá aprox 700g, sem contar que terá baixa pressão atmosférica e baixa concentração de gases.
*******
quanto ao tubo restritor, toda e qualquer alteração que vise aumento do volume de ar pode sim danificar caso não se faça o correto ajuste da carburação.
o corte no restritor de ruído não visa aumentar volume de ar (e nem faz isso). Esse corte apenas elimina uma curva e suaviza outra, que o fluxo de ar tem obrigatóriamente que fazer, e que provocam perda de eficiência.
E quanto ao ar rarefeito, lembrem-se que a gasolina depende de depressão no ponto certo do carburador, para ser aspirada. Se há menos ar, também haverá menos gasolina sendo misturada. Então, o volume de mistura pode se tornar menor que o necessário, tornando-se insuficiente a ponto de virar uma mistura bem pobre.
Nos sistemas de injeção não se chega a esse ponto devido aos sensores que informam vários parâmetros à centralina, e esta comanda a injeção de combustível na quantidade mais adequada possível.