Segue fotos da minha vela, acho q assim será melhor de se entender. Esta vela está com aproximadamente 800Km, no fim de semana alterei a folga para 0,8mm, segundo dica do Jduarte.
Pelo que se ve nas fotos, a mistura está pobre. Vc teria duas possibilidades:
1-Aumentar um pouco o volume de gasolina na regulagem do pistonete (+/- 0,3 mm acima do que está), andar mais uns 20 km no seu jeito de pilotar e ver novamente a coloração. ou
2-Colocar uma vela com grau térmico diferente (provavelmente grau 9).
Eu regularia a entrada de gasolina. Sua moto está com ou sem o restritor de ar do filtro?
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Eu já coloquei a arruela do pistonete para baixo do calça plastico.
Sim, o meu filtro de ar e o tubo que entra no carbura estão originais, vou exeprimentar regular novamente a mistura, senão der resultado, vou trocar por uma vela mais quente.
Com a moto original e o anel elastico no meio, mais a arruela por baixo, com o funil restritor de ar no lugar, não era para estar assim. Dá uma olhada se não existe furo ou rasgo no seu filtro de ar ou se o mesmo não esta muito seco. Não é para estar encharcado, mas ao se apertar o mesmo nas mãos, deve dar uma "meladinha". A sua moto esta com sintoma de muita entrada de ar.
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Ok Sérgio, não faz muito tempo eu mexi no filtro de ar a título de curiosidade, ao manusea-lo meus dedos ficaram melados de óleo, mais de qualquer forma vou examina-lo com mais cuidado.
Beleza Kuila, mais minha vela ao vivo é bem o que aparece na foto, achei incrível estar tão limpa a carêmica, vou olhar a vela velha para comparar, mais senão me engano, não está muito diferente desta kkkkk
Sou de Curitiba, acho q vai ser meio difícil, mais de qualquer forma muito obrigado pelas dicas afiadas.
Não falha, é redondinha, desde baixa até o fim do acelerador, apesar de ter a impressão de ser meio fraca as vezes, agora quanto a esquentar é difícil mensurar, pois não tenho parâmetros.
Vou zerar a regulagem do carburador e começar tudo denovo e acompanhar a coloração, como postei anteriormente, eu alterei a agulha do pistonete e na data tive a sensação de ter melhorado a tocada, mais em seguida me deu aquele problema com a vela e mexeram na concessionária. Conforme observações post os resultados e impressões.
vou tentar descobrir com alguém aqui na minha cidade sobre como se faz para tirar a vela e ver como está a coloração, vou ver também como se faz para colocar esse 0,8mm aí na vela (pq nem tenho idéia disso mas quero aprender)
a princípio estou fazendo 36km/l mas como tem muito sobe e desce na minha cidade e muito semáforo também então talvez a coisa até esteja bem regulada... mas quero aprender essas dicas de vcs para poder ficar sem depender sempre de mecânico né....
vcs vão falando e eu assimilando ok? hehehehehe
valeu!
No jogo de ferramentas da YES e da Intruder vem a chave para retirada da vela.
A vela em termos simples é com um parafuso, coloca a chave, tenha certeza de ter encaixado bem, gira-se no sentido anti-horário para retirar e horário para colocar, na hora de aperta-la novamente aperte bem mas sem exageros, pois pode danificar o cabeçote ou a vela.
A folga de 0,8mm é fácil de fazer, desde q vc tenha um cálibre de lâminas, ou vc pode usar um pedaço de serra de ferro, que te da uma folga de 0,7mm.
Na página 2 do fórum tem um TÓPICO com o nome VELA, nele o Jduarte postou uma foto de como regular a folga da vela.
Você está certo nada como mexer você mesmo na magrela, e podendo economizar em mecânico também é uma boa, fique tranquilo, devagar você pega o jeito, e, qualquer dúvida, pergunte, peça ajuda.
Hoje descobri o porque a vela das nossas queirdas YES, são tão caras, hoje fui comprar outra vela para minha dessa vez comprei NGK, paguei R$27,50 a bendita, ai perguntei o porque de serem caras, pois na cocessionário paguei R$27,00, a explicação, a YES usa a mesma vela das suas irmãs mais potentes com as de 750cc 1000cc e 1100cc e motos de corrida.
Conclusão: Nossas motinhas são tão nervosas que não é qualquer vela que da certo, tem que ser velas especiais, de motos brabas. kkkkkkkkkkkkkkkk
Para quem quiser ou estiver pensando em comprar vela, segue a numeração da NGK, para não se baterem como eu