Quem reclama de falta de velocidade/agilidade e das rodas, olhe as maxi scooters.
Citycom, B400, B650, e outras que tem lá fora com rodas aro 15-16".
Buraco só assusta se for muito grande, do tipo que arranca, mas aí vc desvia... certo...
No meu caso o depoimento vem de um cara que só andou em moto grande a passeio na estrada, nunca usou moto no dia-a-dia, e usava carro direto, me enchi dos congestionamentos e gasto excessivo de combustível e fui atrás de uma moto para a cidade.
Na hora de comprar, estava entre street, sport, trail e scooter, todas de 250-300cc para ter um consumo legal na cidade e poder pegar a estrada sem me incomodar com caminhões e veículos pesados, carro estressado e moto sport que passe e siga em paz
O que me fez pegar a scooter:
Não sujar pernas e sapatos (bom chegar no trabalho mais seco do que quem vem a pé do estacionamento até a sala), proteção contra o vento sem dúvida, Curitiba é frio então todo o vento que evita, evita visitas ao médico haha e a preguiça, como é bom não trocar de marchas, sobra atenção para evitar sustos no trânsito e tudo mais.
Só positivos para o cvt
sem trancos, sem barulho, sem manutenção e cuidados exagerados.
Nmho motos podiam ter câmbio automatizado, na cidade não vejo qq motivo para se gostar de trocar marcha, pista e afins ok, câmbio manual ajuda a correr... na cidade não tem pq.
E de agilidade digo que nunca atrapalhei ninguém desde cgs e entregadores apressados, até sujeitos de street 300 que sofrem de problemas de auto-estima e insistem em tentar ultrapassar o que já está rápido demais haha sem zoação, moto com câmbio arranca ligeiramente mais rápido que scooter pq pode sair moendo o motor, depois de 40km/h é tudo igual (falando de potências similares) e só gasta mais combustível, qq arrancada de scooter é tranquilo para sair na frente dos carros e não se assustar.
Outro ponto bacana, bagageiro sob o banco, mochila, notebook e afins vão fechadinhos e tranquilos ali.
O bauleto ajuda a carregar mais umas coisas, ainda se pode levar sacolas no quadro, em dias de compras no supermercado já utilizei todos os espaços possíveis, tudo chegou seguro em casa.
A marca, tinha minhas ressalvas com a Dafra, mas fui baseado nos depoimentos sobre a scooter que li lá fora, gente com scooter que rodou mais de 30 mil km sem problemas me deu a confiança, já que para ter probs aqui só se montassem tudo errado e com areia no motor, até o momento ( rodei quase 5mil ) nenhum problema para comentar, e ainda fiz uns upgrades bacanas para o frio, manoplas aquecidas, aí sem pegar muito vento e c/ o aquecimento, não passei frio nenhum no inverno aqui
aliás, até chuva incomoda menos, a parte debaixo da luva não ensopa tanto.
Então no fim me tornei um usuário muito satisfeito de scooter, só teria outra moto para ter uma trail de 600 ou um pouco mais para estrada e viagens longas, uma sport para esticadas curtas de fim de semana e pista, mas para viagens curtas/médias a scooter dá conta sem crise.
E nem falem de estrada de terra, lama é para jipes e trail (com pneu de terra), trail com pneu de asfalto tb não se dá bem nesse tipo de terreno.
Mas andando devagar se não tiver lama, a scooter ainda vai a estradas de terra, mas não recomendo trajetos longos, é judiar da scooter no ambiente aonde ela não devia estar hehe
Espero ajudar e não criar tumulto no tópico hehe