GIPro w/ATRE - Sabe o que é isso?

19 Nov 2010 23:28 #16 por Paulo Couto
Pesca, de fato isso existe na teoria, mas na prática faz pouca diferença. deixa eu explicar porque:
1) os testes de emissões são estáticos, ou seja, coloca-se o motor em uma certa rotação fixa e mede-se a combustão. Em teoria, um motor que tem a ignição "mais tarde que o ponto ótimo" gera menos potencia e polui mais porque há combustivel não queimado completamente, mas como a injeção é toda automatizada a mistura fica automaticamente mais pobre porque a sonda lambda imediatamente se ajusta ao excesso não queimado. ou seja, nessas motos injetadas a uma data rotação um motor "atrasado" rende menos cavalos, portanto a EFI injeta menos combustivel, e como consequencia deixa menos residuos. e a moto é aprovada nas emissões.

2) só que na prática, no uso diario, tal "queima perfeita" não acontece porque não se usa rotações estáticas (constantes). o piloto tende a variar a aceleração continuamente, portanto "na vida real" não há redução significativa de poluentes. pelo que andei lendo, a moto fica apenas mais fraca. não há efeitos significativos nem em consumo. eliminando o atraso a moto volta a ficar esperta e produz mais cavalos naquela mesma rotação (um dos graficos que vi dava 15cv a mais nessas rotações baixas) e é de se imaginar que se há mais potencia, há mais combustivel sendo queimado e portanto mais poluentes. mas por estar no "ponto ótimo" eu acredito que a queima seja mais completa, gerando menos residuos...

estamos falando de residuos por grama de combustivel, ou seja, algo que só dá pra confirmar em laboratorio, o que eu estou explicando aqui (e é o que eu acredito) foi o que eu li e me pareceu fazer sentido.
Paulo Couto40502.063912037

Paulo Couto

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19 Nov 2010 23:50 #17 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico GIPro w/ATRE - Sabe o que é isso?
Sou mais ter uma moto com potência e torque, do que ir ao supermercado, trazer um monte de sacolinhas plásticas, garrafas PET, fraldas descartáveis, outras embalagens, e jogá-las fora.

Ambientalistas que me perdoem, faço minha parte mas não venham me dizer que minha moto polui mais do que certas ações de muitos.

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20 Nov 2010 08:57 #18 por Pesca
Respondido por Pesca no tópico GIPro w/ATRE - Sabe o que é isso?
Beleza Paulo...
Com esse explicação concordo com você.
E você também está certo Matusa.

Então é só para os marinheiros de primeira viajem não se arrebentarem mesmo.
Pois sabemos que tem muitos que saem da 125 da autoescola e pegam uma moto dessas.
Pesca40502.4576967593

EX - TITAN 150 ESD - Preta
Atual - Fazer 250 2006 - Vermelha
São Lepoldo - RS

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22 Nov 2010 03:08 #19 por DODGE®

Paulo Couto escreveu: DODGE®, o ganho é em baixa mesmo. notadamente abaixo de 5000 rpm e abaixo de 4a marchas. acima disso o comportamento não muda na maioria das motos.

Não sei se é o caso na sua moto, mas na Bandit 1250 desligar o fio preto da sonda lambda (fio #23 no modulo de injeção) deixou a moto "lisinha" mesmo. tá uma delicia. Foi uma dica lá da Healtech e que eu aprovei!


Então, Paulo, foi justamente nessas marchas que notei diferença. Porém, a 6a. da 750 é meio "xoxa", segundo o que andei pesquisando, a 6a. marcha tem um limite de cerca de 450 RPM a menos que as demais marchas.
Ainda não tive a oportunidade de fazer o teste, mas acredito que essa limitãção também seja eliminada com o TRE.
O modelo que comprei foi o X-TRE, também da Healtech, para a moto que já tem o mostrador de marchas original, então o modo de seleção é menos prático, há um procedimento a seguir em liga/desliga e deixar a marcha que se pretende seja carregado o mapa engatada, logicamente, isso deve ser feito com a moto parada. Bem que podia ser num toque de botão, como o Gipro.
Como eu imaginei, ela ficou ligeiramente mais econômica na cidade.

Só animei comprar depois que li o artigo e to gostando muito do resultado. Foi um investimento pequeno que deixou a moto uma delícia de pilotar.

Abrasss...

GSX-R 750

Gixxer Rule

Uberlândia-MG

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14 Dez 2010 19:24 #20 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico GIPro w/ATRE - Sabe o que é isso?
BOICOTE AO DPVAT JÁ !!!!!
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Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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16 Dez 2010 10:10 #21 por RDO2
Respondido por RDO2 no tópico GIPro w/ATRE - Sabe o que é isso?
Olá Paulo. Parabéns pela materia. Gostei tanto que comprei 01 GIPRO w/ATRE para instalar na minha B1250.


Instalei tudo conforme manual, mas infelizmente não notei nenhum ganho de torque. Está indicando as marchas corretamente e a luz de neutro também está funcionando, por isso descartei erro de ligação. Estou usando o mapa 5. Comprei o modelo: Gipro S02-RD e minha moto é o modelo 09/10.


O que pode estar ocorrendo?

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16 Dez 2010 10:32 #22 por Paulo Couto
RDO2, remova a seleção do mapa (desative o ATRE) e rode em um circuito determinado onde você predominantemente anda abaixo de 4000 rpms exigindo do torque (marchas longas, subidas, etc). depois ative o mapa 5 e refaça o circuito. veja se nota a diferença. use a mesma gasolina e o mesmo trajeto nesse teste.

o retardo da ignição que o ATRE remove só atua em baixas rotações, e como a bandit já é muito forte a sensação do torque extra só é sentida se você comparar em igualdades de condições o ANTES e o DEPOIS.

Se estiver tudo instalado corretamente, eu acredito que fazendo esse teste você vai sentir. sua moto é igual a minha, e a diferença foi bem perceptivel pra mim.

Paulo Couto

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16 Dez 2010 15:39 #23 por RDO2
Respondido por RDO2 no tópico GIPro w/ATRE - Sabe o que é isso?

Paulo Couto escreveu: DODGE®, o ganho é em baixa mesmo. notadamente abaixo de 5000 rpm e abaixo de 4a marchas. acima disso o comportamento não muda na maioria das motos.

Não sei se é o caso na sua moto, mas na Bandit 1250 desligar o fio preto da sonda lambda (fio #23 no modulo de injeção) deixou a moto "lisinha" mesmo. tá uma delicia. Foi uma dica lá da Healtech e que eu aprovei!



Valeu Paulo. O pessoal da healtech me sugeriu usar o mapa 6 para teste.


Você poderia detalhar esta modificação do fio #23? Anula a sonda lamda?

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17 Dez 2010 15:52 #24 por Paulo Couto
sim, anula o retorno da sonda.
o problema da implementação da suzuki está no PAIR (sistema que injeta ar no escapamento), por causa dele, em baixas rotações, a sonda acaba mandando sinal "está pobre" porque tem muito ar (e isso não é totalmente linear) e a mistura acaba ficando estranha, oscilando um pouco.

cortando o fio 23 do conector pequeno (eu coloquei um interruptor, pra ligar de novo se for o caso) a moto fica mais lisa, e não pipoca no escapamento (pelo menos no meu).

Paulo Couto

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18 Dez 2010 02:50 #25 por RDO2
Respondido por RDO2 no tópico GIPro w/ATRE - Sabe o que é isso?

Paulo Couto escreveu: sim, anula o retorno da sonda.

o problema da implementação da suzuki está no PAIR (sistema que injeta ar no escapamento), por causa dele, em baixas rotações, a sonda acaba mandando sinal "está pobre" porque tem muito ar (e isso não é totalmente linear) e a mistura acaba ficando estranha, oscilando um pouco.



cortando o fio 23 do conector pequeno (eu coloquei um interruptor, pra ligar de novo se for o caso) a moto fica mais lisa, e não pipoca no escapamento (pelo menos no meu).


Paulo, dei uma fuçada aqui no manual de serviço da Bandit...
O cabo #23 é o sinal do sensor GP (gear position) que é o sinal interceptado pelo GIPRO para indicar as marchas e "enganar" a ECM.
Pelo manual se interromper este cabo será gerado o alarme C31 "GP Switch Circuit Malfunction" (tensão < 0,6V).
Os cabos de sinal da sonda lambda são 12 e 42 (29 e 17 são alimentação), que também é monitorado pela ECM. Neste caso o alarme C44 é gerado quando não há sinal: "HO2 sensor output voltage is not input to ECM
during engine operation and running condition".
Quando o alarme C44 é gerado a ECM entra em modo de falha e passa a operar com taxa fixa de ar/combustível: "Feedback compensation is inhibited. (Air/fuel ratio is fixed to normal.)".
Em baixa acho que a moto vai funcionar mais redonda, sem influência do PAIR. Mas será que em alta não vai ficar manca?

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18 Dez 2010 03:07 #26 por RDO2
Respondido por RDO2 no tópico GIPro w/ATRE - Sabe o que é isso?

RDO2 escreveu:

Paulo Couto escreveu: sim, anula o retorno da sonda.

o problema da implementação da suzuki está no PAIR (sistema que injeta ar no escapamento), por causa dele, em baixas rotações, a sonda acaba mandando sinal "está pobre" porque tem muito ar (e isso não é totalmente linear) e a mistura acaba ficando estranha, oscilando um pouco.



cortando o fio 23 do conector pequeno (eu coloquei um interruptor, pra ligar de novo se for o caso) a moto fica mais lisa, e não pipoca no escapamento (pelo menos no meu).


Paulo, dei uma fuçada aqui no manual de serviço da Bandit...
O cabo #23 é o sinal do sensor GP (gear position) que é o sinal interceptado pelo GIPRO para indicar as marchas e "enganar" a ECM.
Pelo manual se interromper este cabo será gerado o alarme C31 "GP Switch Circuit Malfunction" (tensão < 0,6V).
Os cabos de sinal da sonda lambda são 12 e 42 (29 e 17 são alimentação), que também é monitorado pela ECM. Neste caso o alarme C44 é gerado quando não há sinal: "HO2 sensor output voltage is not input to ECM
during engine operation and running condition".
Quando o alarme C44 é gerado a ECM entra em modo de falha e passa a operar com taxa fixa de ar/combustível: "Feedback compensation is inhibited. (Air/fuel ratio is fixed to normal.)".
Em baixa acho que a moto vai funcionar mais redonda, sem influência do PAIR. Mas será que em alta não vai ficar manca?


Em tempo...sinal sonda lambda: cabos 12 e 40 (e não 42).

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19 Dez 2010 16:18 #27 por Paulo Couto
RDO2, tem alguma coisa errada aí. Se o #23 fosse isso, teria dado erro na minha. e não deu, pelo contrário, tá perfeita.

email da Healtech: - Also recommended to bypass the lambda sensor. You can remove the wire terminal from the ECM connector: Small ECM connector, pin #23.

Outro email: Disable the O2 sensor control, if it has not been done before.To do this, find the Small ECM plug, pin #23, Black/White wire and cut 1-2" away from the connector. Isolate the wire ends with tape.
Cutting the wire will not induce an FI error and will not cause anyproblems.
It is a common procedure to bypass the O2 sensor when installing an FI module.

Quando fiz isso, mandei as fotos dos conectores pra lá, e o Norbert me ajudou a identificar cada cabo. no meu caso, era identica a versão européia.

você pegou o manual de serviço certo? o modelo 2009/2010 daqui é o 2008 europeu.
Paulo Couto40531.7631597222

Paulo Couto

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20 Dez 2010 04:18 #28 por RDO2
Respondido por RDO2 no tópico GIPro w/ATRE - Sabe o que é isso?
O manual que tenho aqui é o modelo 2007, mas acho que para Bandit 1250 2008 e 2009 não houve alterações (só para 650).

i1234.photobucket.com/albums/ff418/RDO5/esquemaeletri coBandit.jpg

i1234.photobucket.com/albums/ff418/RDO5/conectorECM.j pg

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20 Dez 2010 04:39 #29 por RDO2

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20 Fev 2011 17:09 #30 por Paulo Couto
RDO2, só pra complementar sua informação. falei esses dias com o pessoal da Healtech e o fio #23 do conector pequeno nesse esquema é o #57 da tabela (basta fazer a conta, no conector pequeno o topo a direita seria o 1) e você pode ver que na tabela o #57 não tem nada.

trata-se de um recurso não documentado, mas disponivel para o pessoal de competições de dealers que trocam o escapamento por versões esportivas. Pode cortar o fio.

Paulo Couto

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