Eu já havia lido muito a respeito das lilmitações eletrônicas dos mapas dar marchas da suzuki e sempre quis comprar um TRE, porém no Brasil a gente só encontra disponível aqueles mais simples, que não tem opção de "liga/desliga", você instala e ele fica o tempo todo ativo. Não quis instalar esse tipo, justamente por receio de correr um risco mais alto que o normal numa situação de pista molhada. Tenho inclusive um esquema eletrônico para montagem de um TRE desse tipo "sempre ligado", com a lista dos componentes eletronicos necessários, e diga-se de passagem é extremamente simples e barato de fazer.
Mas li a respeito desse Gipro no e-bay, porém, nunca comprei no e-bay e só arranho no inglês, então fiquei com receio de fazer o pedido. Esse sim é, como você disse, de ultima geração, microprocessado, com função on/off, opção de escolha de mais de um mapa e com o mostrador de marchas, que minha moto não tem, pois é uma Srad 750 2006.
É possível passar pra gente "todos os caminhos" para a compra direta como você fez? Sem querer ser indiscreto, mas se puder dizer por qual valor em reais saiu aqui ja entregue para você seria interessante. Quanto tempo você teve que aguardar pela chegada?
excelente matéria, parabéns.
esse dispositivo também possibilita tirar o limitador eletrônico de velocidade máxima? no caso da b-king e da nova v-max, que são limitadas.
Comprei um TRE desses, também direto da fábrica, via internet!
Vou postar aqui como correu tudo, pois muitos devem ter as mesmas dúvidas que eu tive antes de comprar.
O atendimento do pessoal é nota 10, comprei num dia e foi despachado no dia seguinte via correio aéreo. Solicitei via e-mail e eles informam até o código de rastreamento dos correios para acompanhamento. Aguardei 27 dias pela chagada, mas na verdade chegou no Brasil em apenas 7 dias, o restante ficou parado aqui na Aduana, segundo informações dos correios.
Mesmo assim, recebi o produto normalmente em casa, sem qualquer tributação.
Acompanha um manual com os procedimentos para a instalação, que é bastante simples.
Tirei várias dúvidas por e-mail e eles foram super atenciosos, respondiam sempre poucos munutos depois do mail enviado.
Depois de instalado, fiz a escolha do mapa adequado para minha moto e saí para testar.
O resultado é muito bom, o motor fica "solto", nota-se a diferença na hora.
A moto fica muito arisca na baixa, tem que tomar cuidado, a gente até estranha!
Como andei pouco, ainda não me acostumei com a nova dosagem de acelerador, que agora é bem menor que antes.
Tomei um pequeno susto numa saída de esquina, chegando a dar uma pequena rabeada, fica realmente arisca!
O funcionamento, fica super hiper liso, muito gostoso mesmo! Nota-se nitidamente que trabalha mais solto, até o efeito "freio-motor" ficou menos evidente!
Ainda não tive oportunidade para testar o final em 6a. marcha.
Também não deu para saber a respeito de consumo, mas como o aparelho trabalha no mapa de ignição e não de injeção e agora é preciso usar menos acelerador que antes, a lógica é que consuma ligeiramente menos.
DODGE®, o ganho é em baixa mesmo. notadamente abaixo de 5000 rpm e abaixo de 4a marchas. acima disso o comportamento não muda na maioria das motos.
Não sei se é o caso na sua moto, mas na Bandit 1250 desligar o fio preto da sonda lambda (fio #23 no modulo de injeção) deixou a moto "lisinha" mesmo. tá uma delicia. Foi uma dica lá da Healtech e que eu aprovei!
A questão dos índices de poluição MATUSA, e também para os inexperientes não se quebrarem visto que a moto fica bem mais esperta e respondendo muito rápida. Dá uma amansada no bicho.
EX - TITAN 150 ESD - Preta
Atual - Fazer 250 2006 - Vermelha
São Lepoldo - RS
Se com esse esquema a moto fica bem melhor, porque não vem de fábrica????
Na verdade é ao contrário, a fabrica introduz esse atraso de propósito para "amansar" as motos de alta potência em marchas curtas e rotações curtas, facilitando a vida dos menos habilidosos.
Não tem relação com poluição como o colega citou, porque é só o ponto de ignição que varia... o GIPRO que apresentei aqui tem a vantagem de ser "selecionavel". se não se sentir a vontade em andar com a moto "braba" em um paralelepipedo molhado, basta um toque no botão para voltar ao modo original, mas manso.
Eu, particularmente, adorei a moto "braba". delicia mesmo!
"O uso do retardo pelos fabricantes tem dois objetivos, um deles, como
eu disse, é deixar o motor mais dócil, dosando melhor a potencia em
marchas curtas evitando derrapagens, mas o outro é também reduzir as
emissões e se enquadrar nas normas de diversos países."
Isso juntamente com o Sistema PAIR.
Por isso achei que usando o produto removendo este retardo, os indices de emissão aumentariam um pouquinho.
EX - TITAN 150 ESD - Preta
Atual - Fazer 250 2006 - Vermelha
São Lepoldo - RS