Alugue sua própria moto

17 Jun 2007 15:52 #2 por André Garcia
Respondido por André Garcia no tópico Alugue sua própria moto
Paulo, parabéns pela didática!!
sou advogado e minha especialidade é direito bancário. Enfrento as questões dos juros e capitalizações, diariamente.
Esse TAC é um assalto!!! Coisas da Lisarb!!!
Cobrança de boleto bancário é outro assalto!! É vedado pelo Código de Defesa do Consumidor, mas continuam cobrando!!! Nessas horas que gostaria de saber, onde está nosso Ministérió Público!!!

um abraço

André Garcia

São Paulo - SP

visite meu BLOG

Twitter


&lt

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jun 2007 16:29 #3 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Alugue sua própria moto
sabe o que é curioso nessa história, quanto mais exclusiva a motocicleta, mais barato (percentualmente) é o seu "aluguel".

vejam: uma BMW ou Harley, por exemplo, depreciam pouco, tem custo de seguro baixo (da ordem de 3% do valor), e custo de manutenção baixo (custo por km rodado, em função da durabilidade dos componentes que requerem trocas periódicas). Consequentemente o valor do "aluguel" é percentualmente muito baixo.

mas por outro lado, o valor a pagar a vista para a conta fechar é bem mais alto, que acaba "custando" (por causa da renda fixa) mais por mês.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jun 2007 20:09 #4 por euller souza
Respondido por euller souza no tópico Alugue sua própria moto
P*@?# que p$#%&*, detonou....
Olha Paulo, você arrasa viu, muito bom mesmo, parabéns.

AME-O OU DEIXE-O





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jun 2007 21:21 #5 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Alugue sua própria moto
não sei se ficou confuso no texto, mas "aluguel" pressupõe que o bem não é seu, voce só paga para usar. fazendo uma analogia entre um carro alugado, sabemos que todos os custos de manutenção, seguros, depreciação do veiculo, margem de lucro do proprietário que aluga, etc, tudo isso está incluso no custo do "aluguel".

portanto, para chegar à mesma conta alugando sua própria moto, voce precisa apurar o seguinte:

1) valor da depreciação estimada, e financiar ela por um perido fixo conforme expliquei no texto, para apurar o valor da "prestação" mensal dessa depreciação.
2) calcular o custo de mão de obra e peças para fazer a manutenção programada para esse mesmo periodo (tipicamente pneus, velas, transmissão, oleo, demais fluidos, pastilhas de freio, etc). pegue todos esses custos e divida por 12 para calcular o valor mensal da manutenção programada.
3) calcule o seguro da moto, anual, e divida por 12 para apurar o valor mensal
4) calcule o custo de licenciamento (IPVA) anual, e divida por 12 para calcular o valor mensal.

some tudo isso, e voce tem o seu "aluguel" mensal, de forma que o valor à vista da moto possa ser recuperado integralmente quando a mesma estive quitada, zerando a operação.

ou fazer um "looping" de financiamento, trocando de moto a cada 4 anos e dando a sua como entrada no financiamento, já que o valor dela quitada é o mesmo que voce pagou na primeira vez.

esses calculos mostram algumas coisas:

1) de todas as despesas que voce tem para manter uma moto por 4 anos nesse esquema do aluguel, os juros da operação de financiamento não é o mais importante porque incide em uma parcela pequena do valor da moto.

2) manter uma moto, não importa qual seja, custa muito mais do que voces imaginavam se todas as despesas previstas (seguros, revisões, etc) forem feitas.

3) escolher uma moto com baixo valor de revenda aumenta consideravelmente o custo da operação. o mesmo vale para motos com manutenção cara.

4) se voce não vai fazer seguro. a diferença entre os custos de comprar e manter uma tornado 2007 0KM e uma usada 2003 são apenas 103 reais mensais. vale a pena pensar em comprar uma moto zero, mesmo que só tenha dinheiro no momento por uma usada.


é essa cultura do financiamento que eu quero trazer pra voces. aqui no brasil veiculos usados são supervalorizados sem nenhuma razão. se todos passassem a comprar veiculos novos financiados o mercado dos usados iria se ajustar. Imagine, tem gente vendendo bandit 1200 com 10 anos de uso por 10 mil reais a menos do que a nova. Quer dizer que o cara compra a moto, usa por 10 anos, roda um monte e só deprecia 10 mil reais na hora de vender? que isso!

pois eu compro uma zero pelo mesmo valor, fico com ela por 4 anos e pago por esse "prazer" apenas 281 reais mensais nesse periodo. e quando ela estiver quitada, é uma moto com 4 anos de uso e não 14 anos...

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2007 05:32 #6 por drpj
Respondido por drpj no tópico Alugue sua própria moto
Parabéns Paulo, novamente excelente sua coluna. Porém acho que precisa ainda alguns milhões de textos semelhantes distribuídos em faróis, ônibus e metros, por uns 10 anos seguidos, para haver mudança e comportamento neste Lisarb.

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2007 06:46 #7 por André Garcia
Respondido por André Garcia no tópico Alugue sua própria moto
Paulo, concordo com vc! Falando em aluguel:
Seria legal se tivéssemos a operação LEASING verdadeiramente.
O leasing no Brasil é ridículo, todavia, o valor residual que "é o valor do bem", que poderia ou não ser pago ao final da operação, as instituições financerias embutem nas parcelas, ou seja, antecipando o VRG.
Então o caráter de leasing, que é aluguel, deixa de existir.
Isso acontece, porque ao final da operação o bem deveria sofrer o percentual de depreciação, nos termos da Receita Federal, mas o banqueiros brasileiros, ao contrário dos da América do Norte e Europa, não se contentam com pouco, tem que ganhar em tudo!!!
Qualquer advogado meia boca nos Estados Unidos, anda de Lexus, pois vai pagando o leasing e ao final da operaçào troca por outro novo - 0Km, continuando a pagar o aluguel.
Agora veja que interessante: se ao final da operação vc optar por devolver o bem, aqui no Brasil, o correto seria o banco lhe devolver tudo que foi pago a título do VRG, devidamente corrigido, todavia, foi antecipado.
Vc já viu isso acontecer??
Infelizmente, quem poderia resolver isso, com o perdão da palavra, não tem "culhão", é covarde!! De quem estou falando? Nosso Poder Judiciário.
No Leasing não há incidência de IOF. Todavia, na prática se torna mera operação de financiamento.
Se o VRG é antecipado, não há dúvida de que é financiamento. A receita federal já quis cobrar isso, mas não conseguiu.
Nos outros países, leasing é dedutível do IR, pra qualquer pessoa, física ou jurídica. Aqui....só palhaçada!!
Vc imagina se houvesse o Leasing, como as concessionárias venderiam mais motos acima de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais). Sim venderiam, pois o banco compra e aluga (leasing) para o arrendatário. Mas em LISARB tudo não passa de sonho!!!
um abraço

André Garcia

São Paulo - SP

visite meu BLOG

Twitter


&lt

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2007 08:46 #8 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Alugue sua própria moto
André, concordo com voce em genero, numero e grau. mas se o mercado não funciona assim, não há o que possa ser feito. é preciso mudar a legislação tributária (IR), reduzir o risco do seguro (para VRG com baixo risco) e ajustar os juros reais para que os bancos comecem a se interessar por essa operação.

mas podemos fazer o aluguel por conta propria, conforme eu mostrei no artigo, assumindo certos riscos/condições da operação, como por exemplo, o VRG antecipado (pagamento a vista do valor futuro do bem).

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2007 09:27 #9 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Alugue sua própria moto
Excelente, como sempre!

Lendo uma parte da matéria onde você diz:

Ou seja, existe um “ponto ótimo” nessas opções, que é financiar aquela
moto que deprecia pouco, tem garantia longa, seguro baixo, custo baixo
de peças de manutenção, etc. Quanto mais distante desse ponto ideal,
mais cara percentualmente é a prestação do nosso “aluguel”.

Fiquei pensando numa matéria que tive na faculdade com o nome de Algebra Linear onde o objetivo era justamente encontrar esse ponto ótimo: Maximizar lucro ou minimizar custo baseado num conjunto de restrições...

Aí fiquei matutando...

Será possível montar um conjunto de restrições tal que cheguemos a valores bastante próximos do que acontece na realidade? Ou seja: calcularmos que iremos gastar X por mês com moto e acertar?

Se for, estava pensando em fazer um sistema para calcular isso para as diversas motos do mercado. Incluir aí as tabelas de manutenção que implicam na troca prevista de determinadas peças (estejam boas ou não) e por aí a fora para que as pessoas pudessem identificar com mais certeza quais motos cabem dentro dos seus sonhos... E, caso funcione, porque não expandir esse tipo de cálculo para outros bens como carros, computadores, televisões, etc...

Ou... já existe algo assim? Parece algo tão fantástico do ponto de vista de utilidade que soa estranho ainda não existir nada semelhante...

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2007 09:56 #10 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Alugue sua própria moto
VinnyRun, seria fantástico um banco de dados desse tipo. imagine poder relacionar as principais variaveis para tomar uma decisão economica:

1) depreciação estimada (12, 24, 36 e 48 meses)
2) custo do seguro (anual)
3) custo da manutenção periodica (12, 24, 36 e 48 meses supondo uma média de 20 mil km por ano)
4) valor da moto (tabela fipe)

uma planilha excel combinando esses valores resultariam em conclusões muito interessantes, como por exemplo descobrir qual moto na faixa das 250cc (10 a 12 mil reais) é a mais "economica" (aluguel mais baixo) em um periodo de 4 anos de uso.

ou ainda, se vale a pena gastar 25 mil em uma Yamaha 660r, drag 450 ou harley 883. qual delas é a mais "barata" a longo prazo.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2007 11:36 #11 por André Garcia
Respondido por André Garcia no tópico Alugue sua própria moto
Não funciona pq nosso POder Judiciário é conivente com os banqueiros.
A taxa de juros de mercado, nada tem haver com a taxa selic do governo!!
A taxa selic é aquela história:"banqueiro financie minha dívida que lhe remunero por x ao ano."
A taxa de mercado é a captação que os banqueiros fazem no mercado dos pequenos, médios e grandes aplicadores.
Quanto remuneram no CDB?
1%, então as taxas de financiamento, de cheque especial, entre outros produtos não poderiam ser superiores a 1,20%!
Por que tanta ira com o Código de Defesa do Consumidor? Porque a lei permitiu abrir a porta, mas não discutir os juros, como argumentaram naquela famigerada ADIN proposta no Supremo Tribunal Federal!!
As Leis 1521/51, 4595/64 determinam que o SPREAD bancário não pode ser superior a 20%!! O decreto-lei 22626/33 veda a USURA.
E nossa lei de LEASING é boa, todavia, o POder Judiciário deu a interpretação que os banqueiros queriam!! Ou seja, eles fazem um financiamento travecado de aluguel, foge do IOF e sai dando risada!!
O ajuste necessário no LEASING só no âmbito do IR, para se deduzir, no entanto, se o LEASING não é LEASING, fica difícil.
Veja vc, um renomado jurista, carioca, sustentou que o termo "limitar" (se não me falha a memória) no art. 4º da Lei 4595/64 quer dizer liberar, é mole?? E tem Juiz que acata!!! Isso que é pior!!
Aí vem o banqueiro dizer que não consegue trabalhar com um SPREAD desse, devido ao risco? Oras! O financiamento com desconto na folha de pagamento gira em torno de 2% a 4%!!! Qual o risco numa operação dessa??
Não existe no Brasil análise de crédito sério! Esse é um dos problemas, mas também não há interesse do sistema financeiro mudar isso, que consiste em cruzar dados, pra saber se determinado CPF tem mais de um financiamento e qual o comprometimento dele com o salário ou a renda, além do patrimônio deste CPF.

Deixa eu ficar por aqui, pois adoro esse assunto...

um abraço

André Garcia

São Paulo - SP

visite meu BLOG

Twitter


&lt

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Jun 2007 11:01 #12 por JeanCB
Respondido por JeanCB no tópico Alugue sua própria moto
Paulo,

Fiquei pensando sobre essas suas matérias (ambas fantásticas por sinal), mas acabei ficando na dúvida no seguinte:


Qual seria a entrada proporcional ideal para um consorcio?
Eu sei que no caso do financiamento, quanto mais melhor, mas e pro consorcio?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Jun 2007 21:58 #13 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Alugue sua própria moto
Não é bem assim "quanto mais melhor". para cada situação há um ponto ótimo.

quanto ao consorcio, eu não gosto desse modelo. vou te fazer a mesma pergunta que já me fizeram uma vez: em um consórcio é melhor pegar o bem no inicio e pagar as prestações ou pegar o bem no final?

pense: como a prestação é uma proporção do valor da moto zero, se voce pegar no inicio voce pagará por 50 meses uma parte (1/50 + taxa de administração) de uma moto zero sendo que ela no final do consórcio terá mais de 4 anos de uso.

leve em consideração que: se voce pegar a moto no final, voce pagará por 50 meses por algo que voce não tem. mas vai receber a moto zero km já quitada.

não esqueça que: o preço do consorcio só sobe, mesmo que o fabricante esteja aplicando descontos a vista. é por isso que as motos pequenas nunca caem de preço, mesmo com o dolar baixo. se o preço cair, o fabricante teria que devolver parte do dinheiro aos membros do consórcio. João Tadeu39255,3866666667

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jun 2007 05:55 #14 por Harada
Respondido por Harada no tópico Alugue sua própria moto
Para as administradoras, interessam juros altos de financimento no mercado, pois "diminui" e força o valor da taxa de administração para baixo.

Como os juros de financiamentos caíram, resta para as administradoras oferecerem maior prazo...correndo mais riscos de mudança de modelos e suas complicações.

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2007 07:14 #15 por André Garcia
Respondido por André Garcia no tópico Alugue sua própria moto
O grande problema do prazo que estão oferecendo, é que o cidadão brasileiro na hora da empolgação fecha negócio, sem pensar na manutenção.
Já pensaram um carro 0Km, daqui uns 2 ou 3 anos? Tendo mais 48 meses de prestações?? O cara vai ficar maluco com o custo da manutenção e a parcela do financiamento!!
O mesmo vale pra moto!!!
Aliás, fica a sugestão para o PC fazer uma simulação do quanto custará uma compra 100% financiada + manutenção dalí alguns meses.

um abraço

André Garcia

São Paulo - SP

visite meu BLOG

Twitter


&lt

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.204 segundos