Caros colegas.
Sou novato aqui no forum, mas a muito tempo venho acompanhando os Transalpeiros aqui no motonline e já me sinto parte da família.
Bom vamos lá, tenho visto ultimamente alguns relatos de colegas sobre problemas de vibração e/ou outros ruídos na dianteira da TA e tendo em vista que também passei por problema semelhante, vou relatar o mesmo, pois pode ajudar vcs.
Primeiro vou esclarecer que uso a moto praticamente só para lazer e também foi raro o uso em estrada de terra. Quando venceu o prazo para revisão de 1 ano a kilometragem era de 4000km.
Em julho/12, levei na CC Honda para revisão de 1 ano e relatei o problema da vibração ao mecânico, expliquei que além da vibração ela fazia um barulho próximo ao guidão, normalmente em paralelepipedos e/ou em frenagens mais fortes em pisos irregulares. O mecânico me disse que provavelmente seria algo relacionado com o pneu dianteiro, pressão ou balanceamento, poderia também ser desgaste irregular do pneu dianteiro, mas iria verificar se estava tudo em ordem. Bom ao retirar a moto da revisão percebi que ela continuava com a vibração/barulho. Ao pesquisar na net, verifiquei que alguns proprietários da TA reclamavam da vibração e relataram que era desgaste do pneu dianteiro, alguns inclusive citaram que após trocar o pneu o problema sumiu. Pensei, bom só me resta aguardar e na troca do pneu eu vejo se resolvo o problema.
Entretanto, passado alguns dias, a vibração persistia, mas o estalos ficaram bem mais fortes, quando eu trafegava em pisos irregulares o comportamento da moto ficava horrível, o guidão transmitia uma sensação de meio que com folga.
Voltei na CC Honda e fui atendido por um outro mecânico que explicou que era normal vibrações e a impressão de estalo era por causa de uma bucha que serve justamente para absorver impactos. Eu insisti que não era normal, pois o comportamento da moto mudou nos últimos meses em comparação quando comprei ela. Inclusive falei que andei em outra TA que não fazia isso, a do meu irmão. Ele ao ouvir isso começou a checar se poderia haver algo errado. Começou a empurrar a moto para frente e brecar bruscamente, ao fazer esse movimento, ele percebeu uma folga na caixa de direção, levou a moto para oficina e apertou a porca principal. Ao sair da CC percebi que sumiu o estalo, pensei que ótimo, era folga na caixa então. Porém percebi que o comportamento da moto mudou, principalmente em curvas de baixa, parecia dura. No dia seguinte retornei na CC e o mecânico ao levantar a roda dianteira, puxando a moto apoiada no cavalete lateral, movimentou o guidão de um lado ao outro e percebeu que algo estava "pegando" e me disse que iria reduzir o aperto e tentaria deixar num meio termo, mas se o problema persistisse eu teria que trocar os rolamentos da caixa.
O meio termo funcionou por pouco tempo, mas depois os estalos voltaram, na semana seguinte, já começo de setembro, fui na CC e encomendei as peças. Levaram 3 semanas para chegar e neste período deixei de usar a TA,
Bom resumindo, depois de gastar R$ 738,61 na troca dos componentes da caixa de direção a TA renasceu e voltou a me dar prazer em pilota-la. Só fiquei irritado
, pelo fato do problema já existir antes da revisão e portanto dentro da garantia, ou seja, como demorou para ser diagnosticado fiquei no prejuízo. Penso que não era minha obrigação, no dia da revisão de 1 ano, dar o diagnóstico e falar o que precisava ser feito, pelo contrário, o mecânico que deveria ter descoberto o problema.
Cheguei a conclusão de dois problemas distintos que enfrentei, um é a leve vibração que persiste até hoje e com certeza é causada pelo desgaste do pneu dianteiro e o outro foi da caixa de direção que produzia um barulho metálico, uma sensação de metal batendo, um estalo, em pisos irregulares e segundo o mecânico, o fato de existir a folga com o uso ela criou um "calo" na caixa, mais especificamente nos rolamentos.