LUCHO >> CARA a minha historia n é muito diferente da sua , tenho uma xlx 350 ano 88 cabeçote da sahara ,essa e só p tirar um lazer de fim de semana , adooorooo, e uma ybr para o trampo , moto sem muito tork ,mas é muito mais economica que as honda 125, e tbem nao é muito visada , esse foi o fator que levei mais em conta a minha segurança. Agora as xl´zelonas nao tem esse problema pq os mala qdo ve uma deve pensar `cara `como vou levar essa moto ,rsrsrsrsrsrsr ainda bem . boa sorte e ate mais.
JO14:6_Jesus como preletor diz:Eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguem ira ao pai senao por mim.
Lucho,Eu tive muitas XL's, e também tinha outra moto para o dia a dia.Minha sugestão é: Compre uma Intrudinha para o dia a dia.Motinha muito boa, confiável, robusta, econômica e rápida, muito rápida para uma 125 cc e sem contar que uma segunda mão é bem barata e os vagabundos também não querem.Compre uma Inruder, é tão divertida quando a XLona.
Nafilho! É por aí que eu vou levar. Vi, pelos teus posts outros, que tu, assim como o Correa, manjam bastante da guria em questão. Se ela se bobear ou bater uma TPM das brabas, vou gritar um help aí!
Correa! Pois é man, mas eu tenho 1,82 e 100 kg e a intruder,
apesar de eu achar bem bacaninha, dá a impressão que vai sumir no meio de mim.
Já a mirage parece que deu um pulo na academia uns dois meses antes do verão
pra se preparar.
Meu nome é Edgar, sou mecanico de automóveis e participo de outros fóruns na internet (sou moderador no RenaultClube, participo do Oficina Brasil e FordHP também).
Estou cogitando a aquisição de uma moto mais alta (para ter maior visão a
frente, maior conforto e não pretendo usá-la em trilhas) e com mais
motor (para rodar mais km sem ficar com pulso colado e barulho em
demasia). Como a grana anda curta, pensei numa Sahara ou uma XLX, apesar de ter lido outros comentários sobre outras motos... as quais estão abaixo.
- XLX 350R (é a preferida por tudo o que já li nestas 33 páginas de discussão)
- Sahara (consumo alto e não é tão robusta quanto a XLX)
- TDM 225
- NX 200
- XT 225
- XR 200
- Lander 250
Bom, já tenho um carro convertido para GN (Mégane 1.6-16v), então a moto
seria meu brinquedo de finais de semana (já que minha esposa não quer
mais ver moto e não tem estatura suficiente para manter moto grande em
pé), porém, não cogito de começar a usar ela diariamente também para ir ao trabalho. Como ainda não tenho a carta pra dirigir moto... por enquanto é procurar uma e depois desmanchar para reparos.
Gostaria de saber de quem já manja do assunto, já que meu ramo é automóvel e não moto, algumas informações, como custos
de manutenção (o que desgasta mais facilmente e custos, onde o bicho
pega, como manter e talz) e consumo médio das outras (da XLX, já está gravado na memória).
Do que já li (e aguardo alguém confirmar), a XLX tem algum probleminha quanto a pré-ignição (creio que gasolina Pódium resolva) e superaquecimento (isto procede?). Já li, também, que o ideal é manter os pneus originais na XLona (para não interferir no comportamento dinamico dela) e com xenon há melhorias de iluminação. Quanto a melhoria de motor (não vou usar álcool; carburador da Sahara deixa ela melhor de guiar), o que pode ser feito para aumentar cilindrada (há maneira?) e se é possível dar um teco a mais de tacha (originais 8,9:1 para... 9,5:1) e não li nada a respeito de alongar a relação dela (pinhão menor atrás, para ter melhor consumo em estrada; isto é possível?).
Desde já agradeço e um abraço a todos.
E parabéns pelo tópico e fórum!
edgar_rs2012-02-14 12:47:42
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Novo Hamburgo/RS
Bem vindo ao MO,O problema com as motos antigas é a reposição de partes, pois as originais estão difíceis de encontrar, paralelo encontra, mas dura um terço da peça original.A Sahara é a mesma coisa xa XLX, não perde nada em robustes, apenas ganha em conforta com a partida elétrica.A XLX não tem problema de pré-ignição.Para aumentar a cilindrada, o melhor é comprar uma Falcon.Hoje, eu procuraria uma Sahara, ainda é capaz de se encontrar umas bem inteiras e com bom preço.Sim, mantenha os pneus com desenho, marca e medidas originais do modelo.Encontre uma Sahara inteira e divirta-se.
Edgar seja bem vindo.
tenho uma x´zelona ano 88, com cabeçote da sahara, que é com descompressor interno.
Dificil recomendar uma moto tao antiga como ela , ja no meu caso é um namoro antigo, ´mas de 20anos que conheço a maquina , acabei viciando em xlx, que estou querendo dizer que para você é só tendo uma , se você gostar, vai ficar mais facil entender esses doidos por xl´s, ja a sahara é sahara nao é xl.
Em relaçao a peças é dificil mesmo ,principalmente do motor , mas nada que centro de sp nao resolva , carburador dela inteiro ( da xlx 350) é quase mosca branca eu recomendo o da sahara , de twister usam por ae, mas nao recomendo.
JO14:6_Jesus como preletor diz:Eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguem ira ao pai senao por mim.
edgar_rs escreveu: Quanto a melhoria de motor (não vou usar álcool; carburador da Sahara deixa ela melhor de guiar), o que pode ser feito para aumentar cilindrada (há maneira?) e se é possível dar um teco a mais de tacha (originais 8,9:1 para... 9,5:1) e não li nada a respeito de alongar a relação dela (pinhão menor atrás, para ter melhor consumo em estrada; isto é possível?).
Eu devo ser o único que não gosta de velocidade, então nunca pensei em velocidade numa moto, ainda mais numa off-road....
Mas me intereço muito por economia, mas a Sahara anda muito e levanta facil, então já acho que ela tem o que precisa em termos de velocidade.
Tenho interesse em colocar uma vela iridium e um filtro de ar K&N pra ver se ganho alguma coisa, preciso saber se alguém já fez isso.
EDGAR_ cara se preocupar com velocidade em uma off-road é meio estranho visto as off nao sao projetadas para veloc...
sao motos com tork ( força) principalmente em terrenos oscilantes, e mexer , é perder o que ela tem de melhor o tork, agora em relaçao ao aumento da taxa de compreensao ela nao precisa tanto a xlx qto a sahara elas tem tork suficiente , em relaçao a consumo se vc nao levar em um mecanico especializado vai ter dor de cabeça princ... na xlx que é complicado, a nao ser q vc consiga um carb.. original e inteiro para dar uma boa regulagem sem ter dor de cabeça.
JO14:6_Jesus como preletor diz:Eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguem ira ao pai senao por mim.
EDGAR--_ Esse é o meu trator , dei uma pintada, agora só falta um bura... qro por o da sahara , to andando
com o da falcon ,mas to achando ela muitao presa.
nafilho2012-02-14 21:05:19
JO14:6_Jesus como preletor diz:Eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguem ira ao pai senao por mim.
Não penso em usar a XLX para velocidade, sei que o habitat dela não é estrada... é como falei, penso em moto mais alta pelo conforto e ter motor de sobra para manter 100/h na estrada. Questão de aumento de performance, bom... sabe como é, meus pensamentos são sempre para melhorar a máquina. Tipo, se tiver que abrir motor... já vai pistão sobremedida
Cros, tu que é de POA, como tá o mercado de peças de reposição (de qualidade) aqui no RS? Tens umas lojas a indicar por aqui que tenham bons produtos a venda?
Quanto a velas Iridium... assim, em carros ORIGINAIS não dá tanta diferença, você tem mais cilindros, injeção eletronica fazendo correções e por aí vai. Numa moto, com menos cilindros e carburada, qualquer gasolina podre colocada você já nota diferença, então a vela já pode trazer algum benefício. O meu fogão a GN eu uso as velas originais, troco a cada 15k km e calibro eletrodo a cada 10k km.
Filtro de ar dar performance e melhorar consumo... eu também truco.
Abraços!
Ps.: questão da moto, na boa... facilita eu monto um sistema de injeção, ou pelo menos uma sonda wide-band para conferir queima, hahaha!
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Novo Hamburgo/RS